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Carlos Berta

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Sobre Carlos Berta

  • Rank
    Já consegue zarar
  • Data de Nascimento 20-11-1963

Informações de Perfil

  • Localização
    Araraquara - SP
  1. Boa tarde, amigos. Alguém tem alguma informação sobre os motores Suzuki 30 hp 2t ? Vi que a Martinelli está comercializando esse modelo, com partida elétrica de fábrica e achei o preço até interessante. Mas alguém sabe informar velocidade e consumo desses motores? São mais pesados que os concorrentes Mercury/Tohatsu e Yamaha. Seriam melhores para andar? E a manutenção?
  2. Junior UDI, por gentileza confirma o modelo da vela de ignição que se encontra instalada no seu motor.
  3. Bom dia Leonardo. Interessa a troca num Mercury Seapro 25 2010? Não é o motor que você procura, mas talvez seja mais fácil de ser vendido, em razão da diferença de preço para um novo. Estou com esse motor há cinco anos e comprei de um usuário aqui do Fórum (Carlos Henrique). Já recebeu as modificações referentes ao 30 hp e está em perfeitas condições, ressalvadas pequenas marcas decorrentes do uso. Estou muito satisfeito com esse motor pois atende perfeitamente minhas necessidades, mas essa seria uma boa oportunidade para comprar um motor quase "zero". Abraço
  4. Se você não quer ter aborrecimentos, esgotar o motor é FUNDAMENTAL. Além de formar aquela borra nojenta que entope o carburador, tem também o efeito corrosivo do álcool que pode danificar rolamentos, virabrequim e bielas. Álcool tem água e água causa ferrugem. Estogando completamente o motor, até o último gole, esse efeito é minimizado. O ideal seria funcionar um pouco o motor, antes de guardar, com gasolina de aviação e mistura 20/1. Assim, seria eliminado por completo todo o álcool existente no "sistema". Entretanto, é um saco andar com tanque reservam, além de complicado conseguir gasolina de aviação.
  5. 2T ou 4T, até 40/50hp? Então, responde você Giovanoni: 1. quantos anos tem; 2. quantas hernias de disco e bicos de papagaio já possui; 3, vai deixar o motor fixo no barco; 4. quanto $ pretende a gastar 5. costuma navegar grandes distâncias; 6. se importa em gastar um pouco mais de combustível; Falarei por mim.Tenho 52 anos, uma hérnia de disco pronta e outra a caminho, além de alguns bicos de papagaio; como alugo barcos em pousadas, fixar o motor não é uma opção; não quero gastar muita grana num motor; costumo navegar grandes distâncias nas pescarias (entre 10 e 40 km); não me incomodo em gastar um pouco mais de combustível, mesmo porque, vou dividir a despesa como o parceiro. Assim, o que se ajusta às minhas necessidades é um motor 25hp 2t. Tenho um seapro e estou plenamente satisfeito.
  6. Em qualquer situação (barco maior, mais pesado, mais largo, com maior calado) o hélice de passo 12 vai melhorar a performance do motor, porque o motor trabalha com giro mais alto. Fica redondo. Tenho certeza que é o hélice ideal para maioria das situações de uso que fazemos com nossos motores. Testei também o hélice passo 11. O giro sobe muito, inclusive ultrapassando 6 mil, o que é danoso para o motor, mas e a velocidade diminui ao invés de aumentar. Conclui que somente valeria a pena usar a 11 se o barco estivesse extremamente pesado.
  7. Feliz Aniversário Carlos Berta!

  8. Usei esse barco numa pousada em Agua Clara-MS (pousada WM) e fiquei impressionado com a performance. Meu 25 Sea Pro virou o bicho; pareceria que estava "cheirado" kkkkk Teve um excelente desempenho, mesmo quando naveguei com cinco adultos a bordo, o que não se recomenda, é claro. Pena que naquele momento não estava com o GPS. Acabei medindo a velocidade somente quando naveguei sozinho. Subindo o Rio Verde, que tem forte correnteza, como sabem aqueles que o conhecem, somente eu no piloto (101 kg) e nenhuma outra carga, o GPS registrou 48 km/h. Descendo, sequer dava para olhar o GPS. O barco "cavalgava" muito e ficava extremamente instável, mas acreditem se quiserem, chegou a marca 57 km/h. Fiquei assombrado, principalmente porque era um barco de seis metros e borda alta. Tentei encontrar o fábrica pela internet, mas não achei. Queria saber informações mais detalhadas sobre o fundo, boca, calado, peso. Achei um barco excelente para pesca e navegação, exceto pelo fato de não caber o tanque de combustível dentro do banco traseiro. Se alguém souber outras informações sobre o fabricante, peço a gentiliza de compartilhar.
  9. Olá LUIZ VALE Antes de abrir o motor, verifique se o orifício por onde entra a água não está entupido. Se a água não puder entrar, obviamente não vai sair. Se o motor ficou parado muito tempo, é possível que formigas tenham feito ninho ou mesmo aquela vespinha que faz uma casinha de barro. Não custa verificar. Retire a grade plástica e dê uma olhada na de entrada.
  10. Também gostaria de saber a velocidade desse barco com o 25 Sea Pro. Conheci o Calaça na loja Multibarcos em MOCOCA. São barcos modernos, reforçados leves e MUITO bonitos, mas fiquei inseguro quanto à velocidade, usando um motor de 25 hp, principalmente porque tem 1,60 m de boca, muito embora o fundo seja 1,10 m. Se alguém tiver informação mais detalhada sobre a performance desses barcos, compartilhe. Estou muito longe de Goiania, senão ia até lá fazer um test drive.
  11. Não sou mecânico. Mas se quiser trazer seu motor, te indico a oficina do Adalto. Fica na Avenida Sete de Setembro entre as ruas Expedicionários do Brasil e Humaitá. Muito fácil de encontrar. Pode vir tranquilo que o Adalto é de confiança. Foi ele quem ajeitou meu mercury 8 hp. O sea pro 25 foi outro mecânico quem regulou (Haroldo), mas não consigo te explicar o endereço e não tenho nenhum cartão da oficina. O ponto de ignição deve ser avançado no máximo possível, pois assim ficará igual ao Tohatsu 30 hp. Não adianta só mandar mais combustível. É preciso também mandar mais "fogo". Entendeu ? Além da junta do carburador "estrangulada", essa é outra diferença entre os motores 25 e 30. A Tohatsu também possui as duas potências. Concordo que a cabeça de força e a rabeta são idênticos, mas é obvio que deve exister outras diferenças. Não faz sentido a diferença de 5 hp's de potência.
  12. 9 7/8 x 12. A marca não sei, pois joguei fora a caixa. Comprei na internet e provavelmente é da Sorabo. Confirme com seu mecânico se o avanço da ignição está no último possível. Não adianta somente trocar a junta do carburador. É imprescindível avançar a ignição. O meu motor ainda não está redondinho do jeito que eu gosto, mas está bom. Já atingiu 5.660 rpm no Rio Paraná com dois marmanjos e tralha pesada. Esses motores saem de fábrica (Japan) regulados para usar gasolina e aí chegam no Brasil. Dispensa comentários. Tenho também um 8 hp. Novo funcionava muito mal. Levei para oficina e ficou redondo.
  13. Tenho quatro hélices. A original, à qual atribuem rendimento inferior devido à menor saída de gases e outra também de passo 13 com maior saída; uma passo 12 e uma passo 11. Entre as duas passo treze (original e a outra), não constatei qualquer diferença de performance. Gastei dinheiro à toa. A hélice passo 11 é exageradamente curta e com duas pessoas, mesmo em barcos pesados e com toda tralha possível, faz com que o motor ultrapasse o limite de 6000 rpm e isso pode acarretar danos. Não vejo vantagem nessa hélice. Só usaria se fosse para carregar muita carga, por longa distância. Tenho usado apenas a hélice passo 12. No meu caso tem se mostrado a mais equilibrada. Uso barcos de marcas e modelos variados. Nem muito leves e nem muito pesados. O rpm oscila entre 5250 e 5500 e a velocidade varia entre 42/46 km/h. Para as minhas condições de uso, a passo 12 se mostrou mais equilibrada. Meu motor ainda apresenta uma pequena oscilação no giro, como outros usuários já relataram aqui no Fórum, mas bem de leve, nada que comprometa;
  14. Deve ser quatro tempos !

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O Fórum Turma do Biguá (FTB) surgiu no ano de 2006. Na época os poucos fóruns de pesca que existiam estavam voltados a divulgação de produtos e marcas, ocasião em que o FTB foi criado com a intenção de reunir amigos e grupos de pesca de todo o Brasil sem vinculação a qualquer empresa ou produto..

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