Ir para conteúdo

Carlos Berta

Membro
  • Postagens

    69
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Carlos Berta postou

  1. Pois é... defeito de fábrica ou marcação errada. Se quiser mesmo possuir e testar uma passo 11, relate o ocorrido para o fabricante e peça a troca da hélice. Creio que a SORABO terá todo interesse do mundo em descobrir o que deu errado.
  2. Ou a hélice saiu com defeito de fábrica ou saiu com a marcação de "passo" errada, porque seria IMPOSSÍVEL a passo 11" ocasionar RPM mais baixo no motor. Eu tenho uma passo 11" (uso normalmente a 12") e posso garantir que ela aumenta muito o RPM, ultrapassando 6200 rotações. Dá mais giro, mas a velocidade é menor. Serve apenas para embarcações MUITO pesadas.
  3. Olá Guto. O peso e formato do barco são fundamentais para o desempenho. Sem falar que usar sempre a mesma embarcação facilita muito o acerto do conjunto. Esses motores tohatsu são maravilhosos pela robustez e baixo consumo mas, como foram projetados para usar gasolina (e não esse troço brasileiro), sempre dão o que falar. A maioria dos usuários nem percebe essas oscilações do rpm. Aceleram e vão embora. Mas meu ouvido de músico é muito afiado kkk Engraçado que o 25 americano de 400 cc funciona redondo em qualquer horário do dia. Anda só um pouquinho menos que os tohatsu's e é impressionantemente superior em economia. É uma pena que foram descontinuados. Esse seria meu sonho de consumo
  4. Venho observando que meu Mercury 25/30 apresenta variação de rpm ao longo do dia, sem que haja qualquer mudança no peso na embarcação ou no local da navegação. Ao amanhecer o motor está sempre mais nervoso, atingindo o máximo em rpm (5.550). Às vezes, no meio do dia e também no final da tarde, cai um pouco a rotação (100, 200 e até 300 rpm). Andei lendo sobre a influência da pressão atmosférica sobre a combustão e estou me convencendo que essa variação de rpm pode sim estar relacionada às alterações ao longo do dia. Temperatura mais baixa e maior umidade relativa do ar elevam a pressão atmosférica na parte da manhã, o que permite aos motores aspiraram maior quantidade de ar. O "arrasto" de combustível é maior, levando a um aumento na potência. Alguém já observou esse fenômeno? Ou tem outra explicação para a ocorrência?
  5. 5.700 rpm está maravilhoso. O meu não passa de 5.550. Sabe dizer a medida do giglê? Quem acertou seu motor?
  6. Sendo também carburado, é impossível um motor de 496 cc (yamaha) gastar menos que um motor de 430 cc (mercury/tohatsu), a menos que a yamaha tenha '"reinventado a roda". Quanto a andar mais, aí já é outra história. Acho não só possível, como também provável. Na propaganda a yamaha menciona que o motor foi desenvolvido para a gasolina brasileira (ou seja, é quase movido a álcool kkk) e isso pode fazer muita diferença. Como sabemos, é um "parto" acertar os giclês dos motores tohatsu para nossa "gasolina". Mas quando esse serviço é feito pelos engenheiros da própria fabricante, o papo fica diferente. Vamos esperar alguém postar testes.
  7. Boa noite, Tallys. Interessa troca com chronarch 50 (japan) seminova ?
  8. Boa noite, Francisco. Tenho uma chronarch 50 (japan) seminova. Usei umas seis vezes em pescarias no rio paraná. Minha mão é grande e não me adapto com o tamanho do carretel. Vou vendê-la para comprar uma curado que tem o carretel mais largo. Se houver interesse avise e discutimos o preço.
  9. Boa tarde, amigos. Alguém tem alguma informação sobre os motores Suzuki 30 hp 2t ? Vi que a Martinelli está comercializando esse modelo, com partida elétrica de fábrica e achei o preço até interessante. Mas alguém sabe informar velocidade e consumo desses motores? São mais pesados que os concorrentes Mercury/Tohatsu e Yamaha. Seriam melhores para andar? E a manutenção?
  10. Junior UDI, por gentileza confirma o modelo da vela de ignição que se encontra instalada no seu motor.
  11. Bom dia Leonardo. Interessa a troca num Mercury Seapro 25 2010? Não é o motor que você procura, mas talvez seja mais fácil de ser vendido, em razão da diferença de preço para um novo. Estou com esse motor há cinco anos e comprei de um usuário aqui do Fórum (Carlos Henrique). Já recebeu as modificações referentes ao 30 hp e está em perfeitas condições, ressalvadas pequenas marcas decorrentes do uso. Estou muito satisfeito com esse motor pois atende perfeitamente minhas necessidades, mas essa seria uma boa oportunidade para comprar um motor quase "zero". Abraço
  12. Se você não quer ter aborrecimentos, esgotar o motor é FUNDAMENTAL. Além de formar aquela borra nojenta que entope o carburador, tem também o efeito corrosivo do álcool que pode danificar rolamentos, virabrequim e bielas. Álcool tem água e água causa ferrugem. Estogando completamente o motor, até o último gole, esse efeito é minimizado. O ideal seria funcionar um pouco o motor, antes de guardar, com gasolina de aviação e mistura 20/1. Assim, seria eliminado por completo todo o álcool existente no "sistema". Entretanto, é um saco andar com tanque reservam, além de complicado conseguir gasolina de aviação.
  13. 2T ou 4T, até 40/50hp? Então, responde você Giovanoni: 1. quantos anos tem; 2. quantas hernias de disco e bicos de papagaio já possui; 3, vai deixar o motor fixo no barco; 4. quanto $ pretende a gastar 5. costuma navegar grandes distâncias; 6. se importa em gastar um pouco mais de combustível; Falarei por mim.Tenho 52 anos, uma hérnia de disco pronta e outra a caminho, além de alguns bicos de papagaio; como alugo barcos em pousadas, fixar o motor não é uma opção; não quero gastar muita grana num motor; costumo navegar grandes distâncias nas pescarias (entre 10 e 40 km); não me incomodo em gastar um pouco mais de combustível, mesmo porque, vou dividir a despesa como o parceiro. Assim, o que se ajusta às minhas necessidades é um motor 25hp 2t. Tenho um seapro e estou plenamente satisfeito.
  14. Em qualquer situação (barco maior, mais pesado, mais largo, com maior calado) o hélice de passo 12 vai melhorar a performance do motor, porque o motor trabalha com giro mais alto. Fica redondo. Tenho certeza que é o hélice ideal para maioria das situações de uso que fazemos com nossos motores. Testei também o hélice passo 11. O giro sobe muito, inclusive ultrapassando 6 mil, o que é danoso para o motor, mas e a velocidade diminui ao invés de aumentar. Conclui que somente valeria a pena usar a 11 se o barco estivesse extremamente pesado.
  15. Usei esse barco numa pousada em Agua Clara-MS (pousada WM) e fiquei impressionado com a performance. Meu 25 Sea Pro virou o bicho; pareceria que estava "cheirado" kkkkk Teve um excelente desempenho, mesmo quando naveguei com cinco adultos a bordo, o que não se recomenda, é claro. Pena que naquele momento não estava com o GPS. Acabei medindo a velocidade somente quando naveguei sozinho. Subindo o Rio Verde, que tem forte correnteza, como sabem aqueles que o conhecem, somente eu no piloto (101 kg) e nenhuma outra carga, o GPS registrou 48 km/h. Descendo, sequer dava para olhar o GPS. O barco "cavalgava" muito e ficava extremamente instável, mas acreditem se quiserem, chegou a marca 57 km/h. Fiquei assombrado, principalmente porque era um barco de seis metros e borda alta. Tentei encontrar o fábrica pela internet, mas não achei. Queria saber informações mais detalhadas sobre o fundo, boca, calado, peso. Achei um barco excelente para pesca e navegação, exceto pelo fato de não caber o tanque de combustível dentro do banco traseiro. Se alguém souber outras informações sobre o fabricante, peço a gentiliza de compartilhar.
  16. Olá LUIZ VALE Antes de abrir o motor, verifique se o orifício por onde entra a água não está entupido. Se a água não puder entrar, obviamente não vai sair. Se o motor ficou parado muito tempo, é possível que formigas tenham feito ninho ou mesmo aquela vespinha que faz uma casinha de barro. Não custa verificar. Retire a grade plástica e dê uma olhada na de entrada.
  17. Não sou mecânico. Mas se quiser trazer seu motor, te indico a oficina do Adalto. Fica na Avenida Sete de Setembro entre as ruas Expedicionários do Brasil e Humaitá. Muito fácil de encontrar. Pode vir tranquilo que o Adalto é de confiança. Foi ele quem ajeitou meu mercury 8 hp. O sea pro 25 foi outro mecânico quem regulou (Haroldo), mas não consigo te explicar o endereço e não tenho nenhum cartão da oficina. O ponto de ignição deve ser avançado no máximo possível, pois assim ficará igual ao Tohatsu 30 hp. Não adianta só mandar mais combustível. É preciso também mandar mais "fogo". Entendeu ? Além da junta do carburador "estrangulada", essa é outra diferença entre os motores 25 e 30. A Tohatsu também possui as duas potências. Concordo que a cabeça de força e a rabeta são idênticos, mas é obvio que deve exister outras diferenças. Não faz sentido a diferença de 5 hp's de potência.
  18. 9 7/8 x 12. A marca não sei, pois joguei fora a caixa. Comprei na internet e provavelmente é da Sorabo. Confirme com seu mecânico se o avanço da ignição está no último possível. Não adianta somente trocar a junta do carburador. É imprescindível avançar a ignição. O meu motor ainda não está redondinho do jeito que eu gosto, mas está bom. Já atingiu 5.660 rpm no Rio Paraná com dois marmanjos e tralha pesada. Esses motores saem de fábrica (Japan) regulados para usar gasolina e aí chegam no Brasil. Dispensa comentários. Tenho também um 8 hp. Novo funcionava muito mal. Levei para oficina e ficou redondo.
  19. Tenho quatro hélices. A original, à qual atribuem rendimento inferior devido à menor saída de gases e outra também de passo 13 com maior saída; uma passo 12 e uma passo 11. Entre as duas passo treze (original e a outra), não constatei qualquer diferença de performance. Gastei dinheiro à toa. A hélice passo 11 é exageradamente curta e com duas pessoas, mesmo em barcos pesados e com toda tralha possível, faz com que o motor ultrapasse o limite de 6000 rpm e isso pode acarretar danos. Não vejo vantagem nessa hélice. Só usaria se fosse para carregar muita carga, por longa distância. Tenho usado apenas a hélice passo 12. No meu caso tem se mostrado a mais equilibrada. Uso barcos de marcas e modelos variados. Nem muito leves e nem muito pesados. O rpm oscila entre 5250 e 5500 e a velocidade varia entre 42/46 km/h. Para as minhas condições de uso, a passo 12 se mostrou mais equilibrada. Meu motor ainda apresenta uma pequena oscilação no giro, como outros usuários já relataram aqui no Fórum, mas bem de leve, nada que comprometa;
  20. Esse motor tem carburador e usa velas de ignição ?
  21. Mercury 25 HP sea pro, ano 2010 + levefort squalus 5m + 2 jumentos pesando aproximadamente (180 kg) - Rio Tietê Descendo 52 km Subindo 48 Km
  22. Será que aquele problema de oscilar/diminuir o giro em alta rotação, que o motor do Sebastião Andrade apresentou (e também o meu) pode estar relacionado com o ponto de ignição ? No meu caso, eu já tinha notado a falha mesmo antes do motor ser passado para 30 hp. O que voce diz CHICÃO ?
×
×
  • Criar Novo...