Ir para conteúdo

Tucunaré Amazônico. Como obter sucesso? Saiba tudo aqui.


Posts Recomendados

Olá amigos do Fórum.

Após responder a centenas de e-mails de amigos pescadores, interessados em descobrir formas de ter sucesso nas suas pescarias de tucunaré na Amazônia, resolvi criar esse conjunto de dicas.

Inicialmente, gostaria de dizer que essas dicas são fruto da minha observação, experiência, e pesquisa, e que elas estão sendo disponibilizadas no intuíto único de auxiliar qualquer pescador que vá se aventurar em capturar os tucunarés gigantes, e tenha paciência de ler tanta informação ( é muita informação ).

Que fique claro que quando digo "gigante", quero dizer peixes com mais de 10kg de peso.

Imagem Postada

Cabe lembrar que cada pescaria é diferente da outra.

Cada dia é diferente do outro, e cada momento é único.

A versatilidade do ser humano é a maior de todas as armas para a captura, ou melhor, para a caçada de um grande tucunaré.

Portanto, esteja pronto a ouvir a tudo e a todos na região onde estiver pescando, e tenha certeza que apenas uma coisa é certa e exata, que é : "ninguém sabe tudo de tudo"...

Estamos aprendendo a cada segundo !

Talvez, daqui a cinco anos, todas essas dicas poderão não valer mais nada.

Repito, só quero ajudar com aquilo que aprendi, seja por experiência própria, observação e tempo de pesca...

Antes de entrarmos na parte das dicas propriamente ditas, ressalto que é muito complicado ( pra mim ). "ousar", ou me "atrever" a postar essas observações aqui, já que possivelmente muitos dos leitores têm ótimas experiências e vivências nesta "difícil arte" de enfrentar os "brutos" !

Imagem Postada

Gostaria de dizer que não é fácil capturar os gigantes.

Dedicação, esforço, perseverança, sorte, e várias outras questões serão sempre exigidas dos aventureiros, em grau máximo. Estar no "paraíso dos grandes" não quer dizer que você terá sucesso !

Os casos de grupos que não pegam grandes peixes é muito maior que os grupos / pescadores que pegam os gigantes.

Com esse conjunto de "dicas" espero responder a várias questões que se passam na cabeça daqueles menos afortunados, como eu, que buscam o sucesso e o prazer de se pescar o maior de todos os peixes esportivos de água doce.

Estar nos confins da Amazônia com um gigante na ponta da sua linha é uma sensação tão intensa, mas tão intensa, que não me atreveria a tentar jogar no "papel" !

Só quem já passou por isso sabe do que estou falando !

Imagem Postada

Deixando de blá-blá-blá... aqui vai o meu conjunto de dicas de como se deve fazer para capturar os grandes tucunarés amazônicos.

 

 

Basta clicar em cima de cada um desses links abaixo para ter acesso as informações.

arrow:: Dica 1 = Onde pescar os maiores tucunarés do mundo - CLIQUE AQUI - joia:::

arrow:: Dica 2 = Qual a melhor data para fisgá-los? - CLIQUE AQUI - joia:::

arrow:: Dica 3 = A tralha recomendada - CLIQUE AQUI. joia:::

arrow:: Dica 4 = Observação. Uma grande aliada! - CLIQUE AQUI - joia:::

arrow:: Dica 5 = Como fisgar o peixe - CLIQUE AQUI - joia:::

arrow:: Dica 6 = Saiba como manter a calma - CLIQUE AQUI - joia:::

 

Imagem Postada

Quero que se lembrem que esse é um material em constante atualização, e aos poucos, com base nas informações e/ou contribuições que forem sendo dadas, irei ajustando essas "dicas".

Espero ter ajudado aos interessados, e qualquer dúvida pode ser questionada a qualquer momento !

Respondendo diretamente no tópico, para que todos possam interagir, ou através de MP's, se assim lhe convir.

Falar de pescaria para mim, é sempre um prazer .

Bom proveito !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Fantastico!!!

Parabéns pelo magnifico "manual". Ficou bem completo, acho que não faltou nada.

Melhor que isso, só se vc acompanhar cada um de nós individualmente nessa batalha. hehehehe

Resolveu 99% das minhas dúvidas. Pode ter certeza que vou decorar cada linha que vc escreveu e tentarei a cada segundo me lembrar delas...

Um forte abraço amigão,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse foi o melhor tópico q eu vi sobre o auxílio e "auto-ajuda" na pesca de tucunarés amazônicos.... uma grande apostila virtual ....

Fabrício... parabéns....sem dúvida.. a tua experiência agregada neste tópico vai ajudar muitas pessoas q tem o interesse de pescar tucunas gigantes por aí...

parabéns !!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fabrício,

Parabéns por mais essa iniciativa sua, são por momentos como esse q o fórum faz a cada dia mais e mais sucesso...compartilhar experiências, achar um consenso comum e aprender sempre...esse é o segredo do sucesso em toda a nossa vida!

As informações são muito úteis, principalmente com seus vários anos de ''casa'', ajudarão e mto aos ''marinheiros de primeira viagem'' e tbém aos que sonham em ir pescar esses gigantes (como eu)...estou me preparando para ir lá no próximo ano, espero q as finanças estejam em dia...rs e cada informação q tiver e puder absorver melhor será...sei q cada pescaria é diferente uma da outra, mas a experiência em saber o q fazer é o q faz a diferença entre o sucesso e uma frustação.

Mais uma vez parabéns e obrigado pelas informações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Topicasso

Não é a toa que você é o pescador que é, essas dicas ilustram bem a sua preocupação em estudar o peixe nos seus minímos detalhes, é por isso que você sempre vem com o seu memory stick lotado de fotos hehehe.

Valeu mesmo :wink:

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É galera...realmente eu também tenho aprendido muitas coisas com as dicas do Fabrício.

Eu me lembro, que, quando ele tinha 4 anos de idade, lá pelas bandas do Rio Macaquinho, eu passava meio dia tirando anzol engarranchado da copa das árvores.

Hoje o homem tá ensinando a gente pescar de verdade.

Aliás, hoje sou obrigado a admitir que estou aprendendo com os dois.. (Fabrício e Fabiano), mas, por favor, não deixem que eles saibam disso. Valeu?

Um abraço a todos

João Bigua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitíssimo obrigado, turma...é muito gratificante saber q vcs gostaram. :wink:

Atrever-se a dar qualquer dica de como pegar os gigantões é extremamente complicado...O q não faltam são bons pescadores em nosso País.

O texto ficou muito grande...Para quem não pensa em pescar lá pra cima (acho q estão perdendo..hehee)...fica meio massante...mas para os verdadeiros interessados pode ser q alguma coisa sirva. Eu estou aprendendo a cada dia, e a cada segundo, e a maior dica de todas é estar com a mente aberta ao aprendizado.

Só saindo do assunto...esses dias aprendi uma com a secretária q trabalha na casa do meu pai... :lol:

Ela, vendo meu pai se preparando para ir para um pesqueiro, escutou ele dizer q a massinha q estava preparando estava muito mole e soltaria com facilidade do anzol....Rapidamente ela disse..."Sêu João, pq o sr. não coloca algodão na massa!!!" ...Nós ficamos com cara de idiota...refletimos, refletimos...e vimos q idéia brilhante ela tinha dado...:mrgreen:

Jogamos um pouco de algodão na massa...e o peixe para soltá-la do anzol tinha quase q ficar chupando-a o dia todo...kkkk...

Como nós quase não vamos a pesqueiros...aprendemos mais uma excelente dica...kkkk....

Voltando....

Qualquer dúvida, ou crítica ao texto tb será muito bem vinda.

E vamos nos falando... :wink:

Abs.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezadíssimo Fabricio,

Foi com grande satisfação que li, reli e certamente voltarei a reler, suas reflexões sobre a busca dos troféus da Amazônia. Texto completo ( não definitivo, como vc mesmo afirmou, mas em boa parte IRRETOCÁVEL ) que revela um observador arguto da prática da pescaria esportiva.

Revela, ainda, a sincera satisfação de compartilhar conhecimentos e experiências ( coisa de mestre ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos....Agradeço a mensagem de cada um de vcs... :wink:

Robertão...fala sério...vc é o cara..Pesca no Rio Negro desde 1832 e fica escondendo o ouro aí...kkkkk.... :twisted: (zuei)....kkkk...

Brincadeira...Tenho certeza q aprenderei, e muito, com vc em nossa pescaria...e essas dicas ficarão ainda melhores... :wink:

O melhor de tudo foi despertar o interesse de vários pescadores esportivos em conhecerem aquela região...Recebi vários e-mails solicitando informações, e espero ter respondido a altura... :wink:

Qualquer problema é só falaram...

Obrigado novamente...

Abs. Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Fabrício,

Fiz questão de esperar pelos diversos comentários já recebidos, até para não ficar de "puxa saco" nessa estória. Muitos de nós aqui no Fórum, já tivemos o privilégio de ir atrás dos grandes tucunas do Norte, e talvez até por conta disso, é que podemos avaliar com um pouco mais de "conhecimento de causa" os conceitos e/ou "dicas" que postou aqui no Fórum. Continuo achando - e já me manifestei soobre isso antes - que é material para ser exibido com absoluto destaque, tal o preciosismo de suas observações nos diversos sub-tópcos que ficaram "lincados"

Praticamente tudo o que disse é um fato inquestionável, e o que "sobra", e que é mínimo, passa ser um mero detalhe... Minha intenção não será discordar ou concordar com seu posicionamento, mas tão somente parabenizá-lo por algo tão completo como o próprio artigo.

Acredito que num futuro não muito distante, poderemos elaborar uma seção que trate exclusivamente desse tipo de comentário, na linha de informação / aprendizado de um foco direcionado, como a pesca dos "grandes tucunas", dos "grandes bagres", grandes "pescarias" e por aí vai...

Observe que não são "relatos" a que me refiro, mas - com o perdão da modéstia - alguns ensinamentos práticos vivenciados, e não apenas "teoria" ou coisas "em tese".

Refiro-me a realidade, coisas já comprovadas que podem ser considerados como "aprendizado" por aqueles que ainda não passaram por isso...

Temos - nós dois - estilos e preferências diferenciadas, mas inegavelmente um enorme ponto em comum, que são os tucunas, e quanto mais penso que os conheço, mas me surpreendo em verificar que sempre há o que aprender... Seu material é prova disso. Parabéns :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-- ------------------------------------------------------------------------------

Vou repetir o que disse num dos tópicos, apenas pra ficar registrado.

Fabrício

Você tá de parabéns por dividir com todos essas experiências.

Muito espírito voluntarioso de sua parte mesmo, pois não todas as pessoas que tem esse altruísmo.

Com certeza você ajudou centenas de pescadores como eu que sonham em ir pra Amazônia.

Só falta mais uma coisa, juntar todos os tópicos e tornar fixo rs.

Parabéns mesmo.

Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além de tudo o que já foi dito, acho que você é muito correto em suas colocações! Sempre mostra os dois lados ! Porém, vc sempre comprova o porquê de sua escolha.

Quando eu for pra Amazônia e tiver que montar meu equipamento, tenha certeza que ele vai ser composto por vara Fenwick 5'6'' 25 lbs, Carretilha Daiwa Zillion, Multi Tuff Line e uma isca Rip Roller cor Helloween na ponta!

Acho que as grandes marcas estão perdendo a oportunidade de ter um pescador como vc ao lado delas!!

Parabéns!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitíssimo obrigado, novamente... :mrgreen:

Estou ficando é sem graça... :oops: ...não esperava q o tópico tivesse toda essa proporção. Ainda teria muita coisa a acrescentar nos tópicos...como gráficos e estudos sobre tamanho, crescimento, gordura, captura e soltura, e por aí vai...mas acho q não é a hora...hehee...De qualquer forma....vlw, mesmo... :wink:

Kid...vlw...comentários feitos por vc são sempre bons de serem ouvidos...

Egberto...vlw...Se juntar tudo vai assustar quem abrir e ver o tamanho do tópico...hehee...Eu tb gosto de tudo junto...

Betão...vlw...hehee...bom conjunto esse q vc estará levando pra lá...hehee...Funciona..pode ter certeza... :wink:

Quem me dera estar ao lado de alguma marca...Um dia, quem sabe?!?!??

E vamos nos falando... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Fabríco,

Hoje foi a primeira vez que li o seu post por completo na íntegra. Quando vc colocou o post, li principalmente sobre equipamentos pra entender sobre a atualidade do assunto, pois tenho vários vídeos de pesca no amazonas, mas são antigos, do antigo troféu pesca do Dudu e outros, e os equipamentos, principalmente as linhas estão um pouco ultrapassados ou Não ( como diz Caetano, hehehehe ).

Porém, esse ano de 2007 meu foi marcado pelas grandes pescas na Serra da Mesa, em que tiveram meses que fui todo final de semana. Desde o ano passado que pesco com mais frequencia e esse ano, começei a minha saga, ao investir no assunto, tanto em conhecimento como em materiais.

Sempre tive o sonho de ir a Amazônia, pois gosto de natureza e depois quero fazer outra faculdade e que seja biologia, quero passar o resto da minha vida catalogando sapinhos na Amazônia, ou seja, quero viver com o que desde criança quis fazer.

Pois então, essa redação toda para dizer que a dois meses atrás, coloquei na minha cabeça que em 2008 vou pro Amazonas, já abri uma poupança para todo mês esquecer uma grana lá, e to começando a comprar os equipamentos, já comprei uma Zillion, algumas Rip Rollers, Buri, enfim, tudo que precisa, aos poucos chego lá...

No entando, ultimamente estou focado nisso, olhando materiais, relatos dos amigos, e pesquisando informações na internet.

Pois bem, estava protelando para ler seu relato, pois uma rápida lida que fiz..percebi muitas informações e se eu fosse ler tudo antes do momento certo, eu ficaria mais agoniado para ir lá...uahuahauhauha, além de ler e reler toda hora....

Então, hoje criei coragem e li tudo com muita calma e atenção, e te digo a sensação de ler, foi justamente o que eu imaginava que iria acontecer..... TO DOIDO...até olhar passagem pra Manuaus já olhei....credoooo...vou surtar.......

Por fim, digo que muito obrigado, vc ativou verdadeiramente a minha coragem de ir pescar os grandões no Amazônas e vou manter meu cronograma de ir na próxima temporada de 2008, para não fazer as coisas mal feitas e ficar frustrado, como a primeira vez de um garoto com a mulher que não planeja, e não curte o momento...heheheheheheheeheheheh, que comparação hein??? ehehehe

Obrigado Cara!!!!!!! Se Deus assim permitir, estarei compartilhando com vc e meus amigos essa aventura!!

Abraços, que Deus ilumine a família Biguá!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...