Ir para conteúdo

Como diferenciar um blank bom de um ruim?


Posts Recomendados

Como diferenciar um blank bom de um ruim?

A pergunta parece meio besta, mas eu vou expliar melhor o que quero saber...

Normalmente, blank bom pra mim é aquele que atende perfeitamente ao meu estilo de pescar... Ele deve ser leve, fino, arremessar bem sem esforço e com precisão as iscas que utilizo, etc...

Mas minha dúvida é a seguinte:

Digamos que eu tenha em mãos 2 blanks de 25lbs, mesmo tamanho, que possuem a mesma espessura - o mesmo diametro do but, ação parecidíssimas( ao testar vergando ou com peso de isca vc sente que eles agem da mesma forma.) Enfim, todas as características perceptiveis à um pescador comum são iguais nos 2 blanks...

Porém, eu sei que um dos blanks é feito por uma empresa famosa no ramo e que o blank é tido pelos pescadores mais experientes e principalmente pelos montadores de vara como "Top de linha"

Já o segundo é produzido ou comercializado por uma empresa "xing ling" qualquer... sem expressão no mercado...

Minha pergunta é: Quais caracteristicas estão presentes num blank "Top de Linha" que não tem nos outros semelhantes? O que caracteriza um blank top de linha? Qual caraterística desse blank vai mais aparecer após a montagem de uma boa vara?

Desde já agradeço,

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, essa reposta é ampla demais...

Qualidade em material primeiro... não é pelo nome só... por exemplo G Loomis ou Lamiglas ou St Croix... eles tem inúmeros modelos e medidas... são divididos por classes... o problema hj é q tudo é TOP... até MS e Sumax... ou querem que sejam TOP... o conceito TOP seria o melhor de cada marca... não diminuindo de marca para marca... mas há marcas que são direcionadas para o publico A, B ou C... nem sempre o TOP da marca C, vai chegar a ter a mesma qualidade que o mediano da marca A...

Sobre os blanks... tem a questão de sua matéria prima... Carbono, Graphite... ligas de Epoxi, Metálicas, Resinas...

Na montagem... Passadores, Ponteiras, Resinas, Grips, Reel Seat...

Na estética... Chevron, Craquelado, Waves, Acabamentinhos...

Esse conceito seu:

Normalmente, blank bom pra mim é aquele que atende perfeitamente ao meu estilo de pescar... Ele deve ser leve, fino, arremessar bem sem esforço e com precisão as iscas que utilizo, etc...

Eu considero o melhor... TOP é tudo aquilo que te dá conforto e agrega um custo x benefício para seu bolso!!!

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o José Luiz, hoje temos muitos blanks TOP em termos de especificações, se estas forem verdadeiras, é claro. Eu confio mais nas marcas mais conhecidas, como St Croix, G Loomis, Lamiglas, mas há bons blanks custom bem menos conhecidos, como CUI, GUSA, Pacific Bay, eu penso que geralmente o preço é um indicativo da melhor qualidade dos materiais utilizados no Blank, com um pouco do componente "marca" e as despesas inerentes à publicidade e marketing de uma marca famosa, tbém acho que as marcas mais conhecidas possuem, a princípio, um melhor controle de qualidade, mas qualquer blank pode vir com defeitos internos, isso decorre do processo fabril. Falava-se muito de problemas nas varas sumax, com quebra de blanks, mas agora há pouco eu vi um relato de quebra de um blank rapala shift 20 lbs no arremesso de uma isca de 14 gramas, isso tem de ser defeito de fabricação, o que indica que qualquer marca pode dar problema. Par dar um exemplo, a vara 25 lbs de ação rápida (amazônica) que eu mais gosto é uma feita pela CBM com um blank coreano que nem marca tinha, segundo o marcão, mas é um blank show, muito leve e resistente, que já aguentou açus e dourados brutos, e eu tenho rapala shift 25 lbs, lamiglas 25 lbs. etc...

Parece que a própria Shimano estva encomendamjdo blanks para suas varas TOP no mercado chinês, claro que são blanks fabricados com materiais da melhor qualidade e em especificações excelentes, mas não deixam de ser "blanks chineses". Na verdade, qualquer país tem possibilidade de importar tecnologia, materiais de ponta e mão-de-obra qualificada, garantindo a fabricação de produtos TOP, o que vem acontecendo com a China em muitos setores.

Assim, fica mesmo bastante difícil definir o que é TOP ou não em termos de varas ou blanks, mas um lamiglas ou G Loomis tem, por trás, toda a respeitabilidade de uma marca já firmada no mercado há muito tempo, o que é um indicativo de qualidade, sem sombra de dúvida.

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto...gostei do post...e concordo com os comentários do José Luiz e do João Luiz, acrescentando também que o investimento realizado por marcas como Lamiglass, G-Loomis, St Croix, etc, na evolução e produção de seus produtos tb implica nos preços mais elevados. Recentemente um companheiro aqui do FTB falou em um tópico sobre nanotecnologia empregada no desenvolvimento de blanks...(Acho que foi o Silvio Rielo)...acredito que as marcas mais famosas no mercado devem bancar estes testes, e, após encontrarem suas fórmulas, são descaradamente copiados pelos chineses...será que estas cópias seguem os mesmos padrões em sua fabricação?...Concordo contigo que um bom blank é aquele que atende suas exigências e gostos pessoais...tenho, por exemplo, diversas varas que não são top de linha (de diversos fabricantes), e que me atendem muitíssimo bem...como também, já quebrei blanks considerados "lendas" em situações que não deveriam ocorrer...enfim...acho que custo benefício é o equilíbrio exato entre aquilo que se deseja e aquilo que se necessita...(e qto maior o bolso, maior o custo para o mesmo benefício... rindo3:: )...grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o José Luiz, hoje temos muitos blanks TOP em termos de especificações, se estas forem verdadeiras, é claro. Eu confio mais nas marcas mais conhecidas, como St Croix, G Loomis, Lamiglas, mas há bons blanks custom bem menos conhecidos, como CUI, GUSA, Pacific Bay, eu penso que geralmente o preço é um indicativo da melhor qualidade dos materiais utilizados no Blank, com um pouco do componente "marca" e as despesas inerentes à publicidade e marketing de uma marca famosa, tbém acho que as marcas mais conhecidas possuem, a princípio, um melhor controle de qualidade, mas qualquer blank pode vir com defeitos internos, isso decorre do processo fabril. Falava-se muito de problemas nas varas sumax, com quebra de blanks, mas agora há pouco eu vi um relato de quebra de um blank rapala shift 20 lbs no arremesso de uma isca de 14 gramas, isso tem de ser defeito de fabricação, o que indica que qualquer marca pode dar problema. Par dar um exemplo, a vara 25 lbs de ação rápida (amazônica) que eu mais gosto é uma feita pela CBM com um blank coreano que nem marca tinha, segundo o marcão, mas é um blank show, muito leve e resistente, que já aguentou açus e dourados brutos, e eu tenho rapala shift 25 lbs, lamiglas 25 lbs. etc...

Parece que a própria Shimano estva encomendamjdo blanks para suas varas TOP no mercado chinês, claro que são blanks fabricados com materiais da melhor qualidade e em especificações excelentes, mas não deixam de ser "blanks chineses". Na verdade, qualquer país tem possibilidade de importar tecnologia, materiais de ponta e mão-de-obra qualificada, garantindo a fabricação de produtos TOP, o que vem acontecendo com a China em muitos setores.

Assim, fica mesmo bastante difícil definir o que é TOP ou não em termos de varas ou blanks, mas um lamiglas ou G Loomis tem, por trás, toda a respeitabilidade de uma marca já firmada no mercado há muito tempo, o que é um indicativo de qualidade, sem sombra de dúvida.

Abs. ::tudo::

Opa Beto.

Soh p ilustar o que o Joao Luiz escreveu sobre a China,outro dia estava lendo o forum americano 360tuna(recomendo) e tinha um post falando que um dos melhores fabricantes de varas do mundo,a japonesa Smith,esta com parte da sua producao na China sem perder qualidade.Uns achando uma heresia mas a maioria dos consumidores(americanos) elogiando e testemunhando que a qualidade nao mudou.

Acho que da p diferenciar o ruim do top claramente:pelo produto em si,pela sua historia,pela sua evolucao e principalmente pelo testemunho dos seus usuarios.Sem querer puxar saco de ninguem,mas se a gente buscar aqui no FTB mesmo os trabalhos de apenas dois anos atras do Marcao e olhar o que ele esta fazendo hj,da p notar uma evidente evolucao.P mim isso eh ser top,sempre correr atras do melhor,olhando trabalhos do Marcao ou do Jansen por exemplo,da ver claramente que ali tem qualidade,os caras estao num nivel lah em cima.Alguem aceita um socio??? :gorfei: :gorfei:

Mas no final quem se ferra somos nos pescadores,haja $$$$$ para investir em tralha top. :gorfei: :gorfei:

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas respostas! Muito grato! Abriu um pouco a mente... mas ainda tenho um pouco titica nela...rsrs

Um exemplo prático:

Vou montar uma vara nova e quero que ela tem todos os componentes de primeira linha! Quero montar "a arma"!

Essa vara é pra ficar no lugar de uma que eu já uso e gosto. Porém essa vara que eu uso é montada num blank qualquer, sem "nome"...

Então, testei um blank tido como "de primeira" para fazer minha vara nova. O blank novo, top, se comporta igual ao velho("sem renome") em termos de ação, peso e espessura do blank.

O que esperar de minha vara nova? Com certeza ela será mais precisa que a velha? A envergadura do blank é melhor? Mais resistente?

Grato,

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto...acho que vc vai poder opinar a respeito da envergadura e da ação do blank em comparação à sua vara antiga porque terá chance de comparar...agora, falar em resistência, sempre é um tema complicado...vamos supor que o novo blank, que é top, seja submetido a uma situação nunca enfrentada pelo antigo...e que, por uma infelicidade, ele se quebre...como saber como teria se comportado o antigo nesta situação?...acho que o importante é que vc teve a oportunidade de experimentar o blank da vara que vai adquirir, e isso já lhe trará uma certa segurança no seu investimento...de resto, é curtir a arma nova em ação...até que se depare com algo melhor... :gorfei: (isso nunca para!)... ::tudo::

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Amigo, primeiro temos que definir o que é um blank "top" na sua concepção...

se vc tiver um blank barato e um extremamente caro que, dentro de sua capacidade de observação, vc não consiga notar qualquer diferença, fique com o mais barato, afinal pra vc eles são iguais...

porém acho muito dificil de achar um blank barato que se assemelhe em peso, ação e capacidade de arremesso aos tops de verdade...

não ha razão em se pagar caro por algo que vc não nota a diferença... adiquira o mais barato, apure sua tecnica... quando achar que este mais barato ja não acompanha seu desenvolvimento, aí sim vá atrás de um "top" e te garanto que vc notará na hora as diferenças...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, eu diria que vc pode esperar um ótimo desempenho dessa nova vara, se vc já testou o blank, de marca TOP, e aprovou a ação e o peso, a vara montada, a princípio, deve seguir a mesma linha e resultar num equipamento também TOP.

Mas eu penso que qualquer equipamento, se submetido a um stress exagerado, pode falhar, isso devemos ter sempre em mente.

Não existe equipamento à prova de falhas e a falha geralmente está na pessoa que usa o equipamento e o força além dos seus limites. Eu nunca quebrei uma vara em briga com peixe, já quebrei varas batendo no barco ou sendo pisada por um colega, mas nunca no uso ao qual foi destinada.

Mas, voltando ao desempenho do equipo, eu penso que, além do blank, a montagem é o que vai definir a vara, eu valorizo muito o trabalho do montador, ele é que analisa nossos pedidos, indica modificações, componentes, e une tudo na vara de pesca. Do trabalho do montador é que vai sair uma vara boa ou ruim, isso considerando o uso de componentes de boa qualidade.

Eu, por exemplo, me afino muito com o estilo de montagem do Léo e do Marcão, da CBM, gosto das soluções que eles encontram, inclusiva na parte estética, e sempre fiquei satisfeito com o trabalho apresentado por eles. Quando surge algum problema, este é prontamente resolvido pela CBM. Mas temos muitos profissionais de alto nível, como o Jansen e o Jorge Pozzobon, e acho que somos privilegiados em possuirmos estes profissionais no Brasil e podermos adquirir as varas fabricadas por eles ao preço de algumas de fábrica. Tenha a noção de que, se estivéssemos nos USA, o custo de montagem de uma vara dessas, especialmente no quesito mão-de-obra, seria muito maior. Nos USA a mão-de-obra altamente qualificada é muitíssimo bem remunerada.

Hoje eu não aceito mais varas de fábrica, depois de conhecer as custom, feitas ao meu gosto, com os materiais que eu escolho, fica difícil se contentar com o material fabricado em massa. A última vara de fábrica que comprei, uma Megabass, na verdade nem é bem uma vara de fábrica, é fabricada em linha mas não em massa, é um produto diferente e que reúne características das custom, isso, é claro, desde que o pescador se adapte bem ao modelo.

Penso que vc deve definir o estilo de montagem que gosta, procurar o custom que se enquadra nesse estilo e encomendar o serviço conforme as suas especificações, mas, a princípio, uma vez aprovado o blank TOP e escolhidos os materiais de qualidade, a montagem, feita ao seu gosto e por um bom custom, deve resultar no equipamento que vc espera, TOP e perfeitamente adequado para o seu uso.

Abs. ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...