Ir para conteúdo

Pesca no Comandante Fontoura


Posts Recomendados

Olá amigos, sera que tem alguma alma caridosa ai que já tenha pescado no Rio Comandante Fontoura MT, pois soube que por lá existem monstros de Tucunaré, o rio é belíssimo e de grande variedades pe peixes.Caso houver, passe umas dicas de como chegar lá. Abraço Erasmo >))))º> :?:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz pescamos nesse rio o ano passado, para ser mais preciso, pescamos no encontro dele com o xingu.

Só q na epoca o rio tava muito baixo e com problemas na região.

Agora la tem uns tucunares pequenos e uns pexinhos conhecidos por destruir as iscas dos outros. :twisted: :twisted:

Se arrumar um lugar bacana pode ir na fé o lugar é lindo e tem bastante peixe, mas vai com o rio mas cheio.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Erasmo.... meu marido esteve lá há uns 10 anos.

Na Pousada do Gugu, ele foi para acompanhar 3 clientes. Na época ele achou um rio extremamente raso muito perigoso de se navegar, pouco peixe... mas de uma beleza incomparável com uma água cristalina, invejável. A maior bicuda de água doce ele pegou lá. Traírão de 10 / 11 e 13 kilos, temos as cabeças em Taxidermia na loja.

Os tucunarés não são grandes no máximo 4 até 5 kilos igual aos do Xingu. Esse rio é um afluente do Xingu. Ele se chama Comandante Fontora ou Rio Liberdade.

Estava tão ruim de peixe no Comandante Fontora, que o grupo precisou navegar por 5 horas até o Xingu para tentar peixes maiores. Eles não conseguiram pescar no Xingu pois teve um acontecimento que o traumatizou por longos anos. O Grupo foi perseguido pelo Rio Xingu por uns 10 minutos entre as pedras do Rio pelo Índios da Aldeia do Cacique Hauni (não sei se é assim que escreve). Eles sabiam que era reserva, mas os Piloteiros garantiram que não ia haver problemas. Só conseguiram escapar quando chegaram no Comandante Fontora onde os índios não tem autoridade nenhuma.

E na semana seguinte um grupo de outra cidade foi pega por esses Indios e ficaram reféns por vários dias. Se não me engano um pessoal de Avaré. Até a Polícia Federal / Globo e etc. estiveram no local.

Ele disse que a região é maravilhosa, a maior plantação de pimenta do Reino foi nesse local e se não me engano foi um projeto que fracassou.

Vale a pena conhecer esse local, não sei hoje, mas pela nossa experiência os peixes são pequenos. Existe local com peixes bem maiores.

Temos essa pescaria filmada em VHS, inclusive a perseguição dos índios.

Qualquer dúvida faça contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Fontoura apresenta grandes, trairões, excelentes cachorras e bicudas.

Rio raso, com cascalho na sua maior parte.

Eu conheço ele na barra com o Xingú, e já naveguei cerca de 10Km para dentro dele, o rio tem muuuuuuuuuuuuuuuito peixe.

É o melhor local do Xingú que já fui pra pegar trairões.

Vale a pena ir. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Erasmo,

Também já andei por lá, e creio até que na mesma Pousada ( Mata Verde ) que se referiu a Bete, e que hoje já não existe mais... ( os índios, na época, roubaram as coisas de lá e arrebentaram com tudo... ). Ela pertencia a algumas pessoas, dentre elas o Gugu ( hoje operando a Iriri ) e o Genésio ( nosso companheiro Mocorongo de algumas pescarias ).

Foi uma das pescarias mais interessantes que realizei em minha vida, com uma variedade de espécies absolutamente fantástica ! De fato, os tucunas não são grandes, chegando - no máximo - a uns 4,5 a 5 quilos, mas são valentes e andam ( quase sempre ) encardumados...

As bicudas é que dão um show a parte !

Pegamos diversas, sendo uma delas com quase 9 quilos !

Cachorras largas, trairões, matrinxãs, e por aí vai, com abundância !

O ponto ( entroncamento com o Xingu ) é um local muito bonito, e justifica a visita ! Quem "conhece tudo" nessa região é o Xandego, que volta e meia está "administrando" e acompanhando o crescimento dos peixes por lá ! O depoimento curto não revela todo seu conhecimento... aperta que ele diz mais...

A questão é sempre o acesso, sendo um desses lugares de "turismo de aventura"... mas é mais que recomendado, pode ficar certo ! :P :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá Bete, obrigado pelo relato, e te digo umas boas, o que seu marido passou a alguns anos, passei a mesma situação em 2006. Neste ano fomos visitar o Rio Javaés, entramos por Pium-TO rodamos 140 Km terra até um local chamado Cangussú, la montamos acampam. Na epoca, o rio estava muito baixo ( Agosto) e as "colegas" (piranhas) estava uma praga, resolvemos então descer um pouco pra ver o que ia dar, foi quando chegamos em uma gde vasante da ilha de Bananal, logo na entrada bateu um tuca emorme e animou a galera, quanto mais adentro, mais peixe.Foi en torno de 19hs quando resouvemos sair encontramos com uma chata enorme rebocando um barco com 25 hp, entrando com varios indios bebados e armados cheio de Tartaruga ( + de 20) e acenando como que saiam da frente, eu que tomava a dianteira ( dois Barcos c/30 hp) encostei fiz sinal para o 2º barco passar logo dei as costa para os embriagado e fui saindo devagar quando de repente ouvi um tiro e o levantar da agua bem proximo de nós, não é que haviam 2 indios nos persiguindo, só não fomos pego por estarmos com motores mais fortes e o canal ser muito sinuoso. Também ficamos muito assustados. abç Erasmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu amigo, acho que vou numa época meio esquisita, Agosto, o rio ja deve estar bem baixo, mas vale o passeio e a manguaçada afinal se estiver ruim de peixe, gastaremos menas iscas, gastando menas iscas consequentemente passaremos a maior parte do tempo no acampamento bebendo e é isso que prevalece. abç >))))º> Erasmo :D :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu amigo, acho que vou numa época meio esquisita, Agosto, o rio ja deve estar bem baixo, mas vale o passeio e a manguaçada afinal se estiver ruim de peixe, gastaremos menas iscas, gastando menas iscas consequentemente passaremos a maior parte do tempo no acampamento bebendo e é isso que prevalece. abç >))))º> Erasmo :D :roll:

Erasmo, em agosto eu fiz minhas melhores pescarias no Xingú/Fontoura. Pode ir tranquilo :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...