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Hélice de Superfície.


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@Fabio Giovanoni Atualmente estou utilizando gasolina comum com índice de octano 87, ou seja esse "mijo de gato" que vendem por ai...

Mas em breve irei fazer um upgrade com avanço de ignição, instalação de palhetas de torque em carbono e rebaixamento de cabeçote e essa última alteração elevará minha compressão de 135 para ~180psi máx. o que impossibilitará o uso de gasolina comum (ao menos os gringos não recomendam devido ao risco de autodetonação), portanto, a partir do upgrade, apenas BR Premium ou Podium (91~95).

Sabe como é, tá difícil ultrapassar as 70mph com apenas 75hp  :gorfei::gorfei:

 

Esse tema tb é interessante e importante, renderia um novo tópico.joia:::

 

Abraço dr!

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SRS  = Ñ ENTNENDO DO ASUNTO NEM SOU EXPERT  NO TEMA OK  =

   grande DR . /  parceiro  ñ sei ai na sua regiao   = mas aqui  eu chamo o combustivel de lixo ok  / kkkk  =  e cançado de repetir  =  a mior parte das zicas nos motores 2t  é o combustivel ok / 

sobre  a preparaçao  =  paulista  =  vç sabe muito melhor do q eu ; que  tem muito erros nessas  testes e  comparaçoes de octanas  = MON   /   ROM  / NO     né  ????

nem tem como comparar nosso combustivel  c/ outros paises  = mas  tentamos fazer de tudo  ok  /  

tanbem ñ significa  que o melhor combustivel  ou qualidade   = seja de maior octanas  ok  

a qualidade da gasolina  é = definida c/ varios testes e rigorosos  experimentos  e varias especificaçoes tecnicas  = e Ñ SÓ A OCTANAGEM OK / 

TAMBEM TEM OS METODOS  DE = DE DETERMINAÇAO DE =NO  E SUAS VARIAVEIS  (  E POR AI VAI  ; BEM COMPLEXOS  )  .....

combustiveis de maior = NO  = DEVE SER USADO EM MOTORES QUE TRABALHA  C/ MAIOR RAZAO DE CONPRESSAO OK  =

ASSIM = POSSIBILITA UMA  COMBUSTAO Ñ DETONANTE = EVITANDO  DANOS  NO MOTOR  OK / =  

E O MAIS IMPORTANTE  QUE BUSCAMOS  SEMPRE =  AUMENTO DE TORK ;  POTENCIA ; E  MAIS ECONOMIA  CONFORME O  CASO  OK  /  

mas  na minha opiniao  DR =  sei  que  estamos no brasil  ok  =   mas  msmo  usando fuel =  PREMIUM  / PODIUM   = QUE AQUI  É MAIS ALCOOL DOQ TUDO  ....  KKKKKK    =  

MSMO ASSIM VAMOS  TER PERDA  OK  ////  

SOBRE  AS PALHETAS  =  FICA  MUITO  BOM  OK PAULISTA = E SE RETRABALHAR  A PIRAMIDE  E ADMISSAO  = GANHAMOS  ALGO  TAMBEM VÇ SABE NÉ ?  / 

TEMOS QUE CALCULAR  E CALCULAR  = DEPOIS TESTAR E TESTAR  =   JA SABE NÉ PARCEIRO  KKKKK  

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 uma ideia meia maluca  que tenho paulista  =  se caso  preparar   um motor  =  p/ metanol mineral  X oleo X nitro  =   oq vç axa na sua opinioa  =  agenta ?? vira  ??/

p/ dar partida  = teria que ser  c/ gasolina  né ???    depois   = SÓ POR DEUS   KKKKKKKKKKKKK......   (  PAULISTA = pelo amor de deus só = uma ideia maluca minha aqui  apenas ok = parceiro kkkkk.......)

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TAMOS NESSA DR;  ABRAÇAO /:good:

IMG01055.jpg

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DR = outra coisa  parceiro  =

sobre minha opiniao  =

nas valvulas red e palhetas  de tork =  joia:::

sendo palhetas  de carbono  = cso se quebre ñ danifica o motor  ok  joia:::

mais leve  e resistente  = admitindo  mais  ok joia:::

chikkkkk  =  mas tambem se pegar  uma micra  de objeto estranho  = fodeu  ???  mas prefiro  msmo assim ok joia:::

 exelentes  top  ao meu ver  ok  

tamos  ai  DR  .  

abraçao  :good:

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  • 3 semanas depois...

@Fabio Giovanoni

Dr. acredito que a pequena diferença entre o peso das hélices não influencia muito no desempenho final. O que influencia mesmo é espessura e hidrodinâmica das pás, diâmetro e hidrodinâmica do torpedo, profundidade da rabeta na água, essas coisas (Veja abaixo o cinquentão que todos já conhecem com uma rabeta específica p velocidade).

O menor peso dos componentes girantes influencia diretamente no tempo de aceleração e desaceleração (menor peso=menor momento de inércia). Os competidores costumam substituir o volante original do motor por um de alumínio (imagem abaixo) para obter melhores resultados nesse sentido. Claro que uma hélice gigante e pesada prejudicaria o desempenho, mas ai já não é devido ao peso da hélice né?

Abaixo temos duas hélices compatíveis com o mesmo motor, uma Cleaver para maior velocidade e uma comum em alumínio para maior empuxo, embora tenham dimensões bem diferentes, possuem praticamente o mesmo peso (Aço inox é muito mais denso). Acredito que uma hélice comum em inox seria mais pesada porém não menos eficiente devido a sua boa hidrodinâmica.

Creio que o @Alex Prime terá mais informações sobre o peso das hélices.

 

Abraço dr!

HELICES.jpg

flywheel.JPG

trinityfinal021.jpg

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DR  = por isso  que perguntei   =  tipo  material  x peso  x espessura x empuxo e tals ,,,,

tipo = espessura  ; quanto  mais fina = mais  ela jambra ; meche ; ou quebra ??   

tipo = a densidade do material  ;  ALUMINIO ; BRONZE ; INOX ???   E  O PESO ??

sobre os componentes girantes  =  o lance aqui  no volante do motor  ;  seria aliviar peso  ok  ??

como tambem encurtar  rabeta e preparar   trasmissao  ok  ???

finalizando  c/ o  acerto do    =  HELICE  OK ??

grato pela atençao DR .:good:

abraço parceiro :good:

 

 

 

 

 

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  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

galera speed  ;;;;;;::bassboat::  

voltando ao tema do topico  =  O HELICE  DE SUPERFICIE      joia:::

olha  esse video  pessoal   =   bem explicativo  ok  palmas::

reparem nos tensores  amarrando a rabeta  ;  ao meu  ver  um conjunto perfeito  =    casco x motor   =    rabeta / torpedo x   relaçao   x helice    x jack  =   TOP  ;;;;;;::bassboat::

muito bom o acerto  ; bacana  ;;;;;;;::bassboat::

abraço  turma   :good:

 

  

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Paulista, Dileto Engenheiro;

Você deitou e rolou nesse assunto, deixou muitos de nós boquiabertos, e uma das razões que me levaram recentemente a aderir ao FTB é precisamente a troca e assimilação de informações valiosas sobre as temáticas pesqueira e náutica.

Salvo engano, você deve ser efetivamente paulista, agora radicado em Cuiabá. Se assim for, saiba que também sou paulista e morei em Rondonópolis durante 17 anos, onde esteve sob meu comando as atividades de controle ambiental, especialmente no que se referia aos recursos pesqueiros do estado, então governado pelo saudoso cacerense Dante de Oliveira.

O que quero neste contato é explorar um pouco do seu conhecimento técnico, e desde logo adianto os devidos agradecimentos. É que, como se sabe, a tecnologia marítima é a que menos evoluiu nos últimos 100 anos, afinal, está aí o principal sistema propulsor de barcos a firmar tal entendimento. Minha formação acadêmica é em geografia e direito ambiental, e nas exatas declaro ter apenas uma visão superficial dos temas que envolvem grandezas da física, aero e hidrodinâmica, e assim por diante. 

Assim, como leigo declarado nessas ciências, me flagro indagando por qual razão (ou quais) não se vê universalizado o uso de turbinas aeronáuticas na propulsão de embarcações. Reflito se é devido a alguma grandeza física ou a soma de várias, como hidrodinâmica, arrasto, resistência hídrica, atrito e por aí afora. No pensar de um leigo, especulo se é possível instalar uma turbina de pequena dimensão numa lancha, por exemplo, e daí extrair algum resultado diferenciado da tecnologia atual, baseada principalmente na propulsão a hélice.

Tenho algumas lanchas, e uma delas é propelida à turbina hidráulica. O desempenho é significativo, porém o consumo é bastante alto. Já assisti vídeos apresentando aerobarcos, muito interessantes, porém baseados em motores automobilísticos, e um ou outro modelo mais assemelhado a aviões, porém quanto a turbinas aeronáuticas vi apenas alguns barcos de maior porte em fase experimental.

Pode me ajudar a conhecer um pouco mais sobre esse tema?

Abraço do Gilbertinho da Amazônia (hoje moro em Caracaraí (Roraima)               

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  • 2 semanas depois...

Salve salve @Gilbertinho da Amazônia! 

Fico feliz em saber que vc tb gosta dessa troca de informações que igualmente considero valiosa, aprendo muito aqui com os demais participantes. Agradeço o “deitou e rolou” mas apenas contribuí um pouco com esse tema que adoro e tenho aprendido por curiosidade ...motonáutica!
Sim, sou paulista nascido em Birigui e estou a 16 anos em Cuiabá-MT, cheguei um pouco antes de prenderem o Comendador rs


Bom, indo p técnica já vou tentando responder aos seus questionamentos... 

TURBINAS AERONÁUTICAS
As turbinas aeronáuticas não são muito (existem algumas embarcações com essa propulsão) utilizadas creio que devido a fatores como alto valor para aquisição e principalmente manutenção e ainda devemos lembrar que as turbinas não aceitam bem a presença de corpos estranhos durante seu funcionamento, uma pequena chumbada poderia causar um estrago e tanto!
De qualquer forma é totalmente possível o uso de turbinas como propulsão de embarcações, basta que se tenha alguns cuidados com o equipamento. Outra informação importante é que mesmo utilizando turbinas de grande potência (~3000hp), umas das embarcações mais rápidas do mundo utilizam hélices de superfície como propulsão final, ou seja, turbinas aeronáuticas tocando hélices de superfície, veja no vídeo abaixo: 

 

 

HIDROJATO

Quanto ao uso da turbina hidráulica como propulsão, o conhecido e largamente utilizado hidrojato, podemos dizer que trata-se de um sistema com muitas qualidades e defeitos, assim como qualquer outro. Um Jet Boat (seu caso) é mto funcional p manobras, navega em águas rasas, tem velocidade satisfatória mas vamos aos problemas:

  • Grande atrito entre a água e o sistema de propulsão (A água entra pelo captor abaixo do casco, passa por um duto até ser bombeada pelo rotor e finalmente ser direcionada na saída do hidrojato com alta pressão).
  • Grande atrito do casco com a água: Já parou p pensar que quanto mais você acelera mais a embarcação cola na água? Qualquer projeto de desempenho visa diminuir o atrito entre o casco e a água e no sistema hidrojato isso é impossível pois quanto mais vc exige da bomba hidráulica mais ela puxa água do fundo do casco e mais gruda o coitado na água, limitando muito a velocidade final.... (quem tem embarcação de alta performance sabe a diferença de se navegar com o casco todo na água ou apenas com uma pequena área da popa)
  • Risco em águas “sujas”: Caso se navegue em áreas com vegetação ou qualquer outra “sujeira” estas podem entrar na turbina e danificar o sistema (no mínimo a cinta que envolve a “hélice”) porém não possuem rabeta para bater em tocos rs

Se você diz que “O desempenho é significativo, porém o consumo é bastante alto” vc está dizendo que o sistema é ineficiente pois gasta-se muito combustível para realizar o trabalho o que é fato levando em conta o grande atrito com a água.

Uma grande vantagem do hidrojato é que devido a esse sistema “sugar” água do fundo do casco e consequentemente mantê-lo “colado na água” o usuário poderá, sem grandes problemas, mudar sua trajetória sem perder o controle (desde que esteja com a bomba sugando e forte!) como acontece em algumas embarcações de desempenho (como uma que tenho usando hélice de superfície) que ficam sem muito atrito com a água quando estão em alta velocidade (se eu precisar mudar a trajetória bruscamente acima de 60mph fudeu!).
Veja este vídeo que mostra justamente uma embarcação dotada de hidrojato com uma incrível capacidade de manobra. Perceba também que o piloto acelera nas curvas para que o casco tenha velocidade, porém o mais importante, para que o casco não perca o atrito e saia deslizando lateralmente rs

 

 

AEROBARCOS

E pra fechar essa resposta vamos aos Aerobarcos, ou barcos movidos a hélice de avião rs
Projeto muito bacana, com muitas qualidades e muitos defeitos como qualquer outro, pensado para andar em Pântanos, com propulsão totalmente independente da água. Já vi vários “engenheiros mecânicos com pós doutorado” gastarem uma grana tentando construir um no fundo do quintal sem êxito, quais seriam os motivos?
Primeiro, barco não é avião e a força do motor do avião não é o que o sustenta no ar, a asa da aeronave que tem essa missão, o empuxo da hélice do avião é pequeno, incomparável com um motor de popa comum com a mesma potência. Exemplificando, um conjunto de 150hp aeronáutico tem uma velocidade teórica de 250km/h a 5000rpm e este mesmo motor em formato “outboard” tem uma velocidade teórica de 70km/h, o escorregamento - slip - de uma hélice na água é muito menor tb) portanto com a mesma potência em velocidade teórica reduzida temos um maior empuxo e é disso que precisamos para deslanchar, decolar ou ainda “tirar do arrasto” uma embarcação. 
Muitos constroem aerobarcos com motores pequenos dotados de hélices aeronáuticas usuais e nem conseguem “sair do arrasto” pois não há empuxo suficiente.
Quer sucesso na construção de um aerobarco? Casco pequeno, leve, motor grande, hélice com velocidade teórica baixa e projetada para muito empuxo! Só assim vc vai conseguir sair do arrasto e obter a tão desejada velocidade. Ah! O centro de gravidade tb é muito importante, nada de peso na frente pois Aerobarco não tem “trim”, o casco deve planar com o maior peso atrás.
Abaixo um vídeo da competição de Airboats nos EUA e um link do tipo de motor empregado para esses modelos (Bloco 6.2 V8 556hp)

 

 

http://americanairboats.com/product/lsa-6-2l-556hp-v8/


Então nada de montar Aerobarco com motor de fusca e hélice de ultraleve ok? (A não ser que o casco tenha 2m x 1,5m e pouquíssimo peso) 
 

Espero ter contribuído para diminuir suas dúvidas e aguçar sua curiosidade!

Caso queira construir algo ai no fundo do seu quintal abra um tópico e vamos discutindo o tema com os outros interessados do fórum joia:::

Abraço dr!

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  MUITO BACANA RAPAZ  palmas:: 

 vou te contar meu irmao  =  NEM NA MARINHA  APRENDE  ESSES DADOS TÉCNICOS  palmas::

  engenheiro   ; SHOW    de aula  parceiro ; manja  muito   mestre   palmas::

  parabens  ;  topico  chikkkkk  muito top  msmo  amigao    ;;;;;;;::bassboat::

abraço DR :amigo:

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paulista, tem alguma dica pra calcular helice ideal para motores de popa usando as seguintes informacoes?

motor 15hp, 

sozinho vel max 38kmh (mas daria pra conseguir mais 2 km se tivesse tirado todo peso do barco).

em dois mais tralha leve, 22kmh

helice passo 11...

 

minha ideia é passar pra helice passo 10 ou 9... so nao sei se o 9 realmente é possivel... 

acontece q 22kmh em dois é uma queda abrupta, quase 50%, em outros motores (que nao atingem talvez a mesma velocidade sozinho), nao caem nas mesmas condicoes mais que 4 ou 5 km... entao alguma coisa tem de errado... alguma luz?

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@Astra-Taranis Boa noite!

Cara, no caso de embarcação pequena não tem muito o que se fazer (a não ser que esse 15hp seja preparado para ganhar uns watts :gorfei:), o que precisamos ter em mente é que vc necessita de uma hélice que atenda com boa performance a sua condição real de uso (duas pessoas + tralha leve), embora vc não saiba com exatidão as rotações atingidas nas diferentes situações, fica claro que sua hélice está "pesada" para o seu uso, pois imagino esse barco com 3 pessoas p onde vai a velocidade...

Creio que a 10" já te ajude bastante pois vc já estará diminuindo o passo em ~10%, creio que a 9" (-18%) seja muito leve e seu motor excederá o giro quando estiver vazio.

Outro fator que altera muito a relação teoria / prática é o fabricante da hélice pois vc hoje pode estar com uma 11" Original e substituirá por uma 10" Paralela (muitas hélices ruins hj no mercado) e não atingirá o resultado esperado. 

Outra coisa que vc pode verificar no seu conjunto é a altura de instalação do motor, mas normalmente ninguém dá atenção p isso quando se fala em motores de popa portáteis.

As informações necessárias para o estudo do comportamento e performance do conjunto seriam:

  • Rotação do motor
  • Dimensões da hélice
  • Relação de transmissão (rabeta)
  • Velocidade atingida

Com isso conseguimos calcular o escorregamento (slip) e baseado na potencia do motor e peso do conjunto conseguimos avaliar por cima a máxima velocidade possível através de fórmulas... 

E te deixo uma pergunta: Como está a compressão desse seu 15hp? O motor pode estar fraco e daí não adianta mto gastar com hélice, tem que gastar com retífica :gorfei:danca::Dê uma geral na carburação e verifique a compressão, velas... tenha ctz que a máquina está 100% joia:::

 

Sucesso dr!

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concluindo  aqui ;  astra parceiro  =

ñ se deve esquecer  antes de tudo; q seu motor   é  ;  DE FLUXO CRUZADO  = motor de força ;  e ñ velocidade  ok  

tambem ja´  ;  passei uma tabela de todos os helices  p/ cada configuraçao  do seu motor ok  = original  DO SEU MOTOR /

outra coisa   qdo vç me passou  o modelo  de seu motor  =  no modelo que me passou  =  seu motor tem rabeta  longa  ok /

mas segundo vç ;  trocou  por rabeta curta  ok  =  mas  é a relaçao ;  de trasmissao  ?  

outra coisa astra  =  qual o rpm ;  e giro do motor ;  c/ esses testes que ja´fez  ai ?  

outro detalhe  = testou  ;   navegar c/ outro casco  ja´ ??  

tudo certo ;  c/ a taxa de compressao  do motor  ? 

repito  motores  de fluxo cruzado  ; ñ  é p/ velocidade ok  ....

abraço galera  :good:

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astra parceiro  ; maior pau mais concegui achar

  demorou  p/ encontrar  ; mais  ´ta  anotado aqui meu irmao  joia:::

motor johnson 1988  mod. j15rlccs ; n; serie tals  ......

os helices ;  e suas configuraçoes  = 

motor 15hp  =

9   x  11,5 - al. 

9   1/2   x  10 - al.

10  x  5 - al. 

9   1/4  x  8 - al.

9   3/8  x  9 - sst

10 x 7,3 -    apenas  p/ modelos  =  ( blade al sel )

9 x 10 - al  

todas usadas  no 15 hp  ;  e suas configuraçoes  joia:::

_________________________________________________________________________

minha opiniao  astra  ;  sei que vç é casdo c/ seu jonsao ok  ; tambem curto os johnson antigos ; mas..... joia:::

acho que precisa  de mais  potencia né  parceiro  ;;;;;::bassboat::

qual é a carga total que navega sempre  astra ??  

outra coisa amigao ; se quiser o helice  msmo  = vai ter que importar  $$$   ; ñ sei se compensa  né ??? 

 

engenheiro  parceiro   =    oq acha  dessas medidas dos helices    ??

 tem  como melhorar  o 15  hp  do motor  ??  

sem diminuir  ;  o peso casco / carga total ??  

 espero ter ajudado  ok  galera joia:::

abraço :good:

 

 

 

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18 horas atrás, Paulista_Eng disse:

@Astra-Taranis Boa noite!

Cara, no caso de embarcação pequena não tem muito o que se fazer (a não ser que esse 15hp seja preparado para ganhar uns watts :gorfei:),

la fora é comum o preparo desse motor, ate pq ele vai tranquilo ate 7000rpm sem preparaces, mas o correto eh andar ate 6500 rpm.... so que aqui na bananalandia isso é tabu completamente

o que precisamos ter em mente é que vc necessita de uma hélice que atenda com boa performance a sua condição real de uso (duas pessoas + tralha leve), embora vc não saiba com exatidão as rotações atingidas nas diferentes situações, fica claro que sua hélice está "pesada" para o seu uso, pois imagino esse barco com 3 pessoas p onde vai a velocidade...

Creio que a 10" já te ajude bastante pois vc já estará diminuindo o passo em ~10%, creio que a 9" (-18%) seja muito leve e seu motor excederá o giro quando estiver vazio.

a 10 é original do motor, la fora é comum achar ate helice 6 pra ele, o que acho fora de proposito , vejo alguns videos com o pessoal usando uma sola de 9 , mas a sola é inox, entao a conversa é diferente. Penso que a 10 ira certamente melhorar, mas a duvida é se nao valeria a pena partir pra 9 (que nao existe , so sob medida), todo 15hp praticmanete so usa passo 9

Outro fator que altera muito a relação teoria / prática é o fabricante da hélice pois vc hoje pode estar com uma 11" Original e substituirá por uma 10" Paralela (muitas hélices ruins hj no mercado) e não atingirá o resultado esperado.

concordo com vc, hoje a minha passo 11 é da clipper, o que eu acho bem ruim, nao entendo sobre raco da helice , nem tamanho do diametro (poderia explicar isso pra gente?) mas acho que a clipper nao tem qualidade, a proxima sera sorabo. 

Outra coisa que vc pode verificar no seu conjunto é a altura de instalação do motor, mas normalmente ninguém dá atenção p isso quando se fala em motores de popa portáteis.

aqui td em ordem, conforme consta no manual dos tarados por motores ehhehe

As informações necessárias para o estudo do comportamento e performance do conjunto seriam:

  • Rotação do motor
  • Dimensões da hélice
  • Relação de transmissão (rabeta) estou embusca disso ha tempos, mas como o motor eh antigo, a net nao tem material sobre ele.
  • Velocidade atingida

Com isso conseguimos calcular o escorregamento (slip) e baseado na potencia do motor e peso do conjunto conseguimos avaliar por cima a máxima velocidade possível através de fórmulas... 

E te deixo uma pergunta: Como está a compressão desse seu 15hp? O motor pode estar fraco e daí não adianta mto gastar com hélice, tem que gastar com retífica :gorfei:danca::Dê uma geral na carburação e verifique a compressão, velas... tenha ctz que a máquina está 100% joia:::

fiz uma medicao de compressao mas fiz errado, mesmo assim deu dentro dos padroes esperados, de qqr forma, o motor eh zero, nao tem 50 horas, toda vez q levo em um mecanico, ficam impressionados com o folego dele, especialmente, perto de outros johnsons por ai, ele puxa bem, ta um reloginho, a saude dele é das melhores ehehhe velas novissimas (so um uso), recem saido de 2 revisoes.

 

Sucesso dr!

vou postar em vermelho ok?

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11 horas atrás, Fabio Giovanoni disse:

concluindo  aqui ;  astra parceiro  =

ñ se deve esquecer  antes de tudo; q seu motor   é  ;  DE FLUXO CRUZADO  = motor de força ;  e ñ velocidade  ok  

tambem ja´  ;  passei uma tabela de todos os helices  p/ cada configuraçao  do seu motor ok  = original  DO SEU MOTOR /

outra coisa   qdo vç me passou  o modelo  de seu motor  =  no modelo que me passou  =  seu motor tem rabeta  longa  ok /

mas segundo vç ;  trocou  por rabeta curta  ok  =  mas  é a relaçao ;  de trasmissao  ?  

outra coisa astra  =  qual o rpm ;  e giro do motor ;  c/ esses testes que ja´fez  ai ?  

outro detalhe  = testou  ;   navegar c/ outro casco  ja´ ??  

tudo certo ;  c/ a taxa de compressao  do motor  ? 

repito  motores  de fluxo cruzado  ; ñ  é p/ velocidade ok  ....

abraço galera  :good:

iai fabiaO!! sim, ele eh fluxo cruzado, motor de forca, por isso memso a velocidade nao poderia cair tanto! nao deveria ser rapido como um yamaha 15, mas sozinho esta acima ou igual um yamaha mas em dois anda igual um 10hp ! 

qto a rabeta, a relacao é exatamente a mesma.

em outros cascos sempre andou bem, mas em dois, faz tempo q nao testo.

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1 hora atrás, Fabio Giovanoni disse:

astra parceiro  ; maior pau mais concegui achar

  demorou  p/ encontrar  ; mais  ´ta  anotado aqui meu irmao  joia:::

motor johnson 1988  mod. j15rlccs ; n; serie tals  ......

os helices ;  e suas configuraçoes  = 

motor 15hp  =

9   x  11,5 - al. 

9   1/2   x  10 - al.

10  x  5 - al. 

9   1/4  x  8 - al.

9   3/8  x  9 - sst

10 x 7,3 -    apenas  p/ modelos  =  ( blade al sel )

9 x 10 - al  

todas usadas  no 15 hp  ;  e suas configuraçoes  joia:::

_________________________________________________________________________

minha opiniao  astra  ;  sei que vç é casdo c/ seu jonsao ok  ; tambem curto os johnson antigos ; mas..... joia:::

acho que precisa  de mais  potencia né  parceiro  ;;;;;::bassboat::

qual é a carga total que navega sempre  astra ??  

outra coisa amigao ; se quiser o helice  msmo  = vai ter que importar  $$$   ; ñ sei se compensa  né ??? 

 

engenheiro  parceiro   =    oq acha  dessas medidas dos helices    ??

 tem  como melhorar  o 15  hp  do motor  ??  

sem diminuir  ;  o peso casco / carga total ??  

 espero ter ajudado  ok  galera joia:::

abraço :good:

 

 

 

mais tarde responde esse post, agora complicou aqui..

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