Ir para conteúdo

Facas de sobrevivência


Lamana

Posts Recomendados

amigos, permitam-me fazer-lhes uma pergunta e contar-lhes uma história:

pergunta: estou com uma faca encomendada na cutelaria VCA, do João Alexandre Voss, voces conhecem ? Pelo menos no sites dele, tem umas facas lindas!!!!

agora a história: não entendo nada de aço e facas como li dos amigos ai em cima, mas tenho uma faca corneta, que era o antigo facão do meu sogro ( quebrou a parte do cabo num acidente com carro de boi que não sei contar toda a história ). Essa facão foi comprado na cidade de Goiás Velho na década de 70, pois meu sogro sempre dizia que tinha a idade da minha véia, que é de 1974!

Aço muito bom, difícil é amolar, estraga lima nova! pra ficar bom só no esmeril !

Essa bicha pode não ser de sobrevivência, mas já me valeu por duas vezes: uma, com uma manada de porcão aqui

na Sudoeste ( lugar muito conhecido aqui na minha região) e a outra quando um sucuri enrolou nas minhas pernas

num corrego aqui de minha cidade. Tenho um carinho todo especial por ela...Hoje tá com o cabo todo enrolado de fita isolante a bichinha, mas é pau pra toda obra!!!!!!! :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Discutir sobre facas é um caminho sem volta , a verdade é que cada um tem um gosto ou preferencia por um estilo ou modelo

mas a verdade é que faca tem que ser full tang , simples , forte , resistente ,manter um bom fio mesmo em uso extremo,  seu

tamanho deve permitir seu bom uso ,na pratica facas grandes são desajeitas para alguns trabalhos pequenos e as pequenas nem

sempre dão conta de grandes serviços . Então antes de se escolher qual faca comprar , deve-se ter em mente qual será o seu uso.

 

Essa é uma das minhas ..Bowie Black Bear fabricada pelo meu amigo Serapião.

 

406352_496198520394695_1488807951_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu conheço o trabalho do Voss ,VCA , faz excelentes facas ao estilo bushcraft inclusive , não possuo nenhuma dele no momento

mas ja vi um par delas e são rústicas e de muito boa qualidade .

 

549488_313967688712610_796192572_n.jpg

432345_313735618735817_849743821_n.jpg

O trabalho do Voss é realmente Magnifico !!!

Uma coisa que me incomoda bastante é o fato de não aceitar encomendas....  Ficar vendo as facas dele e não poder ter uma é sacanagem.

Estou Observando agora como o trabalho do Cuteleiro Ariel Goulart  Carneiro vêem crescendo, as facas deles são top.

E o preço é simplesmente FANTÁSTICO, cabe no bolso de qualquer pescador.   Pretendo garantir umas duas peças enquanto nao inflaciona.

E o melhor, ele aceita encomendas !!!    o blog dele é esse :    http://acafacasartesanais.blogspot.com.br/   

Essa primeira faca que cabo branco que aparece, esta em minha mira,   ja que tenho uma Grande e uma media, preciso de uma pequena pra serviços menores.

Tipo, limpar um peixinho,   shaushaushaushauhsauhauhau :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as minhas faquinhas sao essas.... Logico que não estao mais perfeitinhas assim pq ja usei elas.

Essa é bem grande, tem 37 cm, é quase um facão.... uma faca campeira.
10338870_1425115871090525_49631389151231

Essa é uma Kabar, nao uso muito pois é de uso militar, se me pegarem com ela no carro com certeza irão me tomar.

10390525_1425115571090555_46291281729865

E essa é uma pequena que comprei de um Inicante na arte de cutelaria, paguei bem barato, mas larguei mao de usa-la, pois nao segura fio. mesmo sendo de aço carbono.   Creio que a dureza dela deve ter ficado muito baixa, por  isso perde fio com uma usada.

10306549_1425115424423903_47996945249435

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não querendo mudar o foco do tópico (se for atrapalhar me avisem que abre um novo). Mas eu queria uma faca meio Multi-Uso para Churrasco/Cozinha. Sei que vão falar que preciso de mais de uma.. OK OK.. eu sei.. Mas para a primeira faca, qual seria indicada? Eu estava vendo umas Zakharov Chef.. mas sei lá.. não entendo nada disso.. Uns dizem que são ótimas facas, outros dizem que se perder o fio só um profissional para faze-lo novamente de tão duro que é o aço.. É muito difícil manter uma lamina de carbono em ordem? E sobre as Victorinox? Qual tamanho indicado para um uso misto? (churrasco e cozinha) Formato da Lamina etc etc... dificil escolha hein. rsrsrs Desculpem novamente mudar o rumo do tópico.. mas é que como minha dúvida é sobre faca.. e o pessoal aqui entende muito... postei por aqui. Gde Abs

Parrilho... a primeira faca é sempre uma peixeira...kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia pessoal !

 

Li o tópico inteiro e restam algumas dúvidas:

 

1) Apesar de vários relatos de uso pessoal sobre uma determinada marca ou outra, me parece que as da marca Ka-Bar despontam como líderes da preferência.

 

Gostaria de adquirir uma faca que, não sei se isso é possível (sou completamente desprovido de conhecimento sobre o assunto), fosse possível tanto limpar um peixe quanto rasgar uma lataria ou picotar uma pequena arvore caída para fazer uma folgueira por exemplo ou cortar um bambu, ou seja, os extremos.

 

Gostei da Ka-Bar BK2, ela serve para esse fim ? Caso sim, onde posso encontrar um vendedor "ponta firme" no ML por exemplo ou algum outro lugar onde posso comprar sem risco de levar um "cano" na entrega ou ainda, também não sei pode acontecer, a faca seja "falsa". Hoje em dia falsificam tantas coisas que vai saber né !

 

2) O tópico não fala sobre facão nem sobre machadinho, alguém pode indicar alguma marca legal que também aguente o tranco nos acampamentos ? Pra cortar uma madeira, bambu, arbusto, coisas do tipo.

 

3) Tem alguns sites gringos que vendem algumas facas de marca e que acabam saindo com um preço acessível, sera que posso ter algum problema com a Receita Federal ou ainda pior, exército, sei lá... por se tratar de uma "faca".

 

Agradeço antecipadamente.

 

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, 

 

Tinha a mesma duvida que vc. A melhor solução ( mais simples) que encontrei foi utilizar um facão jacaré para cortar mato e uma faca zakharov (bowie) para outros pequenos serviços. Ambos bem afiados resolvem qualquer parada,com uma boa relação custo beneficio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...