Ir para conteúdo

Facas de sobrevivência


Lamana

Posts Recomendados

  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Lamana, mesmo esperando aquela eterna cerveja, vou dar uns pitacos ...

Ouso dizer que entendo um pouquinho, mas não vou polemizar.

Há facas renomadíssimas que são realmente boas, mas vc paga mais pelo nome que pela faca.

Faca deve

- ser full tang (aquelas ocas, com bússola, palito de dente, camisinha pode esquecer ...);

- ser portável, ou seja, não adianta uma faca enorme, com espessura de um trilho, ou um facão ... tem que ser que nem um bom revólver, ou uma pistola; simples, que se leve na cintura o mais confortável possível ... pra levar na cintura não adianta ter um fuzil, ou uma escopeta ...

- não ser uma faquinha, por motivos óbvios; por mais que alguém diga que uma faca de 12 ou 14 cm foi fabricada com o aço da espada do He-Man, ou do Lion, na hora de sobreviver, vc vai somente sobre ...

- tem que ter um serrotinho, ou um serrilhado dente de tubarão capaz de rasgar facilmente a lataria de um carro ou abrir a fuselagem de um avião;

- tem que suportar o dono sobre ela quando fincada em uma árvore, muro etc.

- tem que ter uma boa empunhadura, com material bem resistente;

- acho que tem que ter um quebracrânio, por óbvio e para quebrar coquinhos, além de vidros de carro, por exemplo, e eventualmente cabeças (de animais, of course ...);

- tem que ser com uma lâmina muito afiada, com excelente retenção de corte e facilmente afiável;

- tem que ter uma lâmina de um aço muito resistente e de boa espessura (5mm em diante), que suporte os mais variados esforços sem se deformar ou deformando-se pouco, que dê pra desentortar.

- alguns gostam de facas que vêem com pedras de amolar; eu não curto; tenho meu próprio e portátil amolador (até pra anzóis e garatéias);

- tem que ter uma boa bainha; eu prefiro as de couro;

- prefiro aço carbono por um monte de razões; mas dá pra ir de aço inox tranquilo;

- eu adoro o aço damasco … muito bonito …

- tempera do aço entre 58 e 62 HRC, tentando atender às infindáveis exigências a que são submetidas as lâminas.

Importante: embora muitos sites e pessoas, profissionais ou não, digam que portar uma lâmina com tamanho superior a 10 cm não é mais crime, nem contravenção penal, porque um revogou o outro que repristinou ... vixe ... não caiam nessa. O Ministério Público tem denunciado e, mesmo após vinte mil recursos com choros e lamentações, o Superior Tribunal de Justiça - STJ - tem confirmado até ontem pelo menos a posição do Ministério Público; é Contravenção Penal e pronto.

Bem, parceiro, já dá pra vc ir matutando … vou esperar a turma que vem por aí e que sabe muito mais que este pobre vosso amigo que aguarda eternamente a vossa companhia para aquela cerveja …

Forte abraço,

Wellington …

PS: se quiser, dá uma adiantada aí:

http://www.facasmilitares.com

http://www.zakharov.com

http://www.silveiraknives.net - traz qq faca de qq lugar, mas é muito enrolado pra entregar; mas entrega

http://www.cutelariafiveladeouro.com.br

http://www.mercadolivre.com.br

http://www.casaknife.com - aço damasco custom e cutelaria custom …

Há vários cuteleiros que fazem excelentes peças por encomenda e personalizadas …

Vixe … depois continuo … (acredita que foi tudo de cabeça?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tiro meu chapéu para a aula do grande violeiro do brasil central, que além de artista talentoso é entendido em cutelaria ::tudo::

Como tbém acho legal esse tema vou dar uns pitacos, seguindo a linha do mestre wellington.

Amigo Lamana, eu indicaria 2 marcas renomadas e com lãminas muito boas, são a Gerber e a SOG.

A Gerber tem os clássicos modelos BMF e LMF http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ivncia-_JM que são tudo que o wellington referiu, facas que servem para o básico, para sobreviver, sem as frescuras estilo McGyver, e mais recentemente lançou um modelo interessante, mais barato, pq é fabricado na China, eu acho, a Tactical Survival Knife série Bear Grylls, desenhada pelo carinha do 'a prova de tudo', é full tang, tem pomo de aço, vem com pederneira para fazer fogo e afiador, mas não é grandona, seria um tamanho médio para pequena, lãmina de 12 cms, veja aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -prova-_JM parece ser legalzinha, embora não seja made in USA.

Da SOG eu indicaria a Seal Team http://sogknives.com/store/S37.html tbém sem frescuras, básica, em tamanho maior, lãmina de 18 cms, e em tamanho menor, com lamina de 12 cms, teria a Sog Seal Pup ELITE http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gratis-_JM e http://sogknives.com/store/E37T.html eu tenho uma dessas e é uma faca show, compacta mas muito resistente, não é por nada que é o modelo oficial dos Navy Seals, a unidade de elite da marinha dos USA. Mas não tem pomo de aço, é mais uma faca tática e de combate que de sobrevivencia, embora faça as vezes.

Há muitas outras boas opções, mas estas são bem confiáveis, facas de marcas consagradas com ótimas laminas ::tudo::

Abs :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, pretendo agregar a tralha uma destas facas, de preferência com Wi Fi, Tv a cabo com o brasileirão, air bag, controle remoto, ar condicionado, frigobar, em suma tudo que precisamos p sobreviver :gorfei:

Desculpem a brincadeira :amigo: , aceitando opinões joia:::

Lamana, gosto muito de facas, como boa parte do meu trabalho é na mata e na água, pesquisei bastante, ouvi diversas opiniões, inclusive de amigos policiais, militares, etc, aquiri várias, mas gostei realmente de duas marcas, são caras, cerca de US$ 100.00 uma faca, mas vale a pena, comprei no eBay.

A primeira marca é a Ka-bar, fabricada nos EUA, é a mesma faca utilizada pelo exército americano, tem em várias configurações, com lamina serrilhada, lisa, ponta tanto, normal, etc. Tem um acabamento impecável e o aço é ótimo, não perde o fio facilmente, ela vem afiada como uma navalha. Essa é minha faca principal, valeu o preço que paguei.

Em segundo vem a marca Cold Steel, fabricação americana, ótima qualidade, acabamento muito bom, excelente aço, parece uma navalha.

MAS COMO É PRA AGREGAR A TRALHA, indico multi utilitários, uso muito, além da faca, o preço é salgado, marca Leatherman, fabricada nos EUA, essa marca é top lá fora em matéria de multiutilitários, utilizado nas principais forças policiais e militares no mundo, na minha opinião vence a Victorinox.

Sites relacionados:

www.kabar.com

www.coldsteel.com

www.leatherman.com

Todas elas vc pode encontrar no eBay.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Este é um tipico tópico que não poderia estar vendo! Lindas facas da FASB e lindas swords da Cold Steel!

Preço muito salgado!

Eu pratico arco e flecha, teve relatos que pessoal que importou arcos do EUA tiveram os arcos pegos na receita pelo exercido, para averiguação, o produto não é aprendido pelo que entendi, mas chega a demorar mais para a entrega, com facas/adagas/espadas/armas de fogo(principalmente, isso é se passar) pode acontecer a mesma coisa.

PS.: Acho meus dois Hobbies são alguns dos mais caros que tem aqui no Brasil, já que uma flecha profissional de carbono pode chegar a custar 50 reais aqui no Brasil, enquanto nos EUA você compra a duzia por 60 doletas! Arco profissional então... 1200 o mais simples, já achei por 69,99 libras o mesmo, tem um que custava 380 libras, nem faço ideia do preço de um deste no Brasil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, pretendo agregar a tralha uma destas facas, de preferência com Wi Fi, Tv a cabo com o brasileirão, air bag, controle remoto, ar condicionado, frigobar, em suma tudo que precisamos p sobreviver :gorfei:

Desculpem a brincadeira :amigo: , aceitando opinões joia:::

Lamana, gosto muito de facas, como boa parte do meu trabalho é na mata e na água, pesquisei bastante, ouvi diversas opiniões, inclusive de amigos policiais, militares, etc, aquiri várias, mas gostei realmente de duas marcas, são caras, cerca de US$ 100.00 uma faca, mas vale a pena, comprei no eBay.

A primeira marca é a Ka-bar, fabricada nos EUA, é a mesma faca utilizada pelo exército americano, tem em várias configurações, com lamina serrilhada, lisa, ponta tanto, normal, etc. Tem um acabamento impecável e o aço é ótimo, não perde o fio facilmente, ela vem afiada como uma navalha. Essa é minha faca principal, valeu o preço que paguei.

Em segundo vem a marca Cold Steel, fabricação americana, ótima qualidade, acabamento muito bom, excelente aço, parece uma navalha.

MAS COMO É PRA AGREGAR A TRALHA, indico multi utilitários, uso muito, além da faca, o preço é salgado, marca Leatherman, fabricada nos EUA, essa marca é top lá fora em matéria de multiutilitários, utilizado nas principais forças policiais e militares no mundo, na minha opinião vence a Victorinox.

Sites relacionados:

http://www.kabar.com

http://www.coldsteel.com

http://www.leatherman.com

Todas elas vc pode encontrar no eBay.

Afif,

Um primo me emprestou há pouco tempo uma Kabar e me apresentou exatamente como você, que era a faca do exército americano e tals.

Fiquei impressionado com a qualidade da faca, e acho que o modelo que ele me mostrou era um dos mais simples, tanto que estou escolhendo uma, mas são tantas opções de modelo que ainda não consegui me decidir.

No meu pouco conhecimento do assunto, é A FACA! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem falar muito, sou um colecionador ...

Por muitos motivos, esta é a minha faca, a que passeia comigo pra todo lado, apesar de ter e gostar muito da Kabar BK2:

http://www.facasmilitares.com/warplus.html

A faca de combate WAR foi criada com inspiração nas famosas facas desenhadas pelo americano Chris Reeves. O projeto dessa faca é inteiramente artesanal.

Possui 30cm de comprimento, sendo 19cm de Lâmina, peça Full Tang confeccionada totalmente monobloco a partir de um único pedaço de aço proporcionando maior resistência.

Essa faca possui 6,5mm de espessura em aço carbono 6150C, com cerca de 58 Hockwell de dureza.

No dorso possui serrilhado Dente-de-Tubarão, especial para serrar latarias ou cordas, além de um poderoso Quebra-Crânio.

O acabamento é feito com Teflon preto Anti-reflexo, empunhadura em G10 Dual Color, com passante para Fiel e parafuso para fixação das talas da empunhadura.

Acompanha bainha em couro.

Especificações:

Comprimento - 30 cm

Espessura - 6,5 mm

Lâmina - 16 cm

Acabamento - Preto Fosco com Teflon anti-reflexo

Aço Carbono 6150C

Serrilhado Dente-de-Tubarão

Empunhadura em G10 Dual Color

Brasão gravado à laser (à escolha do cliente)

Acompanha bainha em couro

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana, o que seria legal vc ter em mente na hora de escolher são as características que o Wellington listou, e dentro delas selecionar as características que mais se adaptem a vc. Por exemplo: Gosto muito da Ka-bar, tenho uma e já fiz todo tipo de teste com a coitada... a empunhadura de discos de couro é sensacional, aguenta abuso, retém corte, mas é uma faca de combate. Era de fato a faca dos fuzileiros navais americanos na segunda guerra mundial. Grande e pesada, não "casa" bem com a minha mão, que não é grande. Hoje eu escolheria uma faca um pouco mais leve, também full tang, de boa espessura de dorso, mas dispensaria qualquer serrilhado (opinião pessoal), de até 25 cm de comprimento total, não mais que isso. A SOG e a do bear gryllis que o Lusardo citou é bem interessante, a wotan que o Paulo citou também, As do Serapião que o Thiago mencionou são verdadeiras obras de arte... Aí vc tem modelos de vários tipos e faixas de preço, é importante citar. Boas opções podem variar entre 30 reais e quase 1000 reais, vai do que vc estiver disposto a gastar.

Pra finalizar: Escolhido o modelo, em qualquer situação que vc possa precisar dela (pescarias e acampamentos, o que gostamos de fazer) na minha opinião ela deve estar NA CINTURA!! Vc pode passar várias horas pesquisando modelos, gastar os tubos na compra da ferramenta... mas se por acaso seu barco virar no meio do rio e a faca estiver na bolsa de pesca, ela não serve pra nada... só pra ajudar a afundar a tralha! :gorfei:

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro antes de decidir de uma olhada nas vantagens da Wotan sobre as outras opções apresentadas.

O mais importante para sobrevivência são nossas mentes.

Embora o sentido do tópico não seja a Sobrevivência, aproveito a observação pra dizer que sem o preparo físico adequado, não há mente que sobreviva ... corpo são, mente sã ... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo,

Não sou nenhum expert em facas e muito menos em facas de sobrevivência, mas adquiri a faca do Bear Grylss da Gerber. Estou satisfeito com a compra, a faca é relativamente pequena, lâmina muito boa, fácil de transportar, possui o fire starter, afiador, pomo rígido e apito.

Para os fins que realmente precisaremos ( tomara que nunce precisemos), acho que é bem razoável e justa.

Com certeza não é a melhor e mais segura faca de sobreviência do mundo e tal, mas vale a pena conferir!

Grande abraço tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem falar muito, sou um colecionador ...

Por muitos motivos, esta é a minha faca, a que passeia comigo pra todo lado, apesar de ter e gostar muito da Kabar BK2:

http://www.facasmilitares.com/warplus.html

A faca de combate WAR foi criada com inspiração nas famosas facas desenhadas pelo americano Chris Reeves. O projeto dessa faca é inteiramente artesanal.

Possui 30cm de comprimento, sendo 19cm de Lâmina, peça Full Tang confeccionada totalmente monobloco a partir de um único pedaço de aço proporcionando maior resistência.

Essa faca possui 6,5mm de espessura em aço carbono 6150C, com cerca de 58 Hockwell de dureza.

No dorso possui serrilhado Dente-de-Tubarão, especial para serrar latarias ou cordas, além de um poderoso Quebra-Crânio.

O acabamento é feito com Teflon preto Anti-reflexo, empunhadura em G10 Dual Color, com passante para Fiel e parafuso para fixação das talas da empunhadura.

Acompanha bainha em couro.

Especificações:

Comprimento - 30 cm

Espessura - 6,5 mm

Lâmina - 16 cm

Acabamento - Preto Fosco com Teflon anti-reflexo

Aço Carbono 6150C

Serrilhado Dente-de-Tubarão

Empunhadura em G10 Dual Color

Brasão gravado à laser (à escolha do cliente)

Acompanha bainha em couro

Imagem Postada

Velho!...esta faca na sua mão só serve para cortar salaminho e queijo...rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagem Postada

Velho!...esta faca na sua mão só serve para cortar salaminho e queijo...rsrsr

Véinho, num sei se ocê se lembra, mas fui guerreiro de selva e servi três anos perto de Rio Preto da Eva, no caminho pra Itacoatiara ...

Eu E R A fodão ... surtei:: surtei:: surtei::

Agora, pra salaminho e queijo, só a kyocera - cerâmica ... danca:: - sô 'metido' a chef ... danca:: danca:: danca::

Véinho, nessa vc se finosse ... :gorfei: :gorfei:

Forte abraço, Meu Grande Irmão (nada de BBB), e fique com Deus,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Não querendo mudar o foco do tópico (se for atrapalhar me avisem que abre um novo).

Mas eu queria uma faca meio Multi-Uso para Churrasco/Cozinha.

Sei que vão falar que preciso de mais de uma.. OK OK.. eu sei.. Mas para a primeira faca, qual seria indicada?

Eu estava vendo umas Zakharov Chef.. mas sei lá.. não entendo nada disso.. Uns dizem que são ótimas facas, outros dizem que se perder o fio só um profissional para faze-lo novamente de tão duro que é o aço..

É muito difícil manter uma lamina de carbono em ordem?

E sobre as Victorinox?

Qual tamanho indicado para um uso misto? (churrasco e cozinha) Formato da Lamina etc etc... dificil escolha hein. rsrsrs

Desculpem novamente mudar o rumo do tópico.. mas é que como minha dúvida é sobre faca.. e o pessoal aqui entende muito... postei por aqui.

Gde Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não querendo mudar o foco do tópico (se for atrapalhar me avisem que abre um novo).

Mas eu queria uma faca meio Multi-Uso para Churrasco/Cozinha.

Sei que vão falar que preciso de mais de uma.. OK OK.. eu sei.. Mas para a primeira faca, qual seria indicada?

Eu estava vendo umas Zakharov Chef.. mas sei lá.. não entendo nada disso.. Uns dizem que são ótimas facas, outros dizem que se perder o fio só um profissional para faze-lo novamente de tão duro que é o aço..

É muito difícil manter uma lamina de carbono em ordem?

E sobre as Victorinox?

Qual tamanho indicado para um uso misto? (churrasco e cozinha) Formato da Lamina etc etc... dificil escolha hein. rsrsrs

Desculpem novamente mudar o rumo do tópico.. mas é que como minha dúvida é sobre faca.. e o pessoal aqui entende muito... postei por aqui.

Gde Abs

Faca de uso misto - lâmina de 20 cm até 25 cm, de preferência.

Sobre as Zakharov, a modelo chef atende muito bem o seu desiderato - as de modelo tradicional são, pra mim, as mais indicadas (aço carbono). As de aço inox não conheço. Se gostas de lâmina um pouco maior, a modelo gaúcho é um show de faca com 25 cm. Quanto à afiação/amolação - as zakharov são excelentes de fio e retenção de fio; desde que bem cuidadas, chairadas antes e depois garantem um supercorte quase eterno. Se perder o fio, vc pode amolar, mandar amolar (o cara que amola alicates de unha por exemplo) ou basta mandar pra zakharov que eles deixam o fio novinho, de graça (vc paga os fretes).

Se o uso for muito maior no geral, uma lâmina de 20 cm atende muito mais ... o inverso também é válido.

Qual faca comprar?

Resposta simples: quanto quer gastar?

Só dando a Tramontina como exemplo, eu comerçaria com uma faca chef modelo century, por exemplo, até uma com lâmina em damasco a R$ 1280,00

Qual eu indicaria?

Isso é muito pessoal. Tenho muitos modelos ... a que eu mais gosto pra uso mais geral e um churrasco na churrasqueira elétrica é um modelo chef do cuteleiro Adelar Fillipon em aço damasco. Pra churrascos com costelão, por exemplo, gosto de lâminas pesadas/parrudas, com lâminas antigas, tipo 3 listras, em torno de 30 cm.

Outra coisa é a qualidade das alemãs: incontestável. Victorinox e as outras. A victorinox tem excelentes facas até R$ 500,00. A ZWILLING, vixe, facas chef de 200 até 2000.

Se vc quiser uma faca pro serviço sem se importar com status, a Zakharov é muito mais que suficiente.

Se sua faca tiver manuseio de outras pessoas, vc se surpreenderá com a tramontina century - excelente, ou avança um pouco mais na mesma tramontina, modelo Prochef - esta eu tenho na lida diária aqui em casa na mão da secretária e de todo mundo.

Daria pra escrever um livro só sobre uma faca chef ... se quer procurar verdadeiros tesouros, com preço proporcional, veja as facas francesas France Sabatier - algumas chegam a valores realmente astronômicos.

Boa sorte,

Abração,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava pensando em algo por volta de uns 200 mesmo viu Wellington.. Como é uma faca de uso misto e talz e a patroa vai acabar usando também.. Ai já viu onde começa o desespero né? :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Enrei no site http://www.cutelariafiveladeouro.com.br/ que você passou anteriormente e tem algumas das facas mencionadas.

Como você conhece muito, esse seria o melhor site para comprar essas facas digamos "Mais Normais" (R$200 - R$300) ?

Da Victorinox eu achei bacana essa:

http://www.cutelariafiveladeouro.com.br ... to=3225696

Apesar de fugir um pouco do valor que eu pretendo pagar.

Da Zakharov eu achei bacana as:

Chef Preferida

http://www.cutelariafiveladeouro.com.br ... to=2807351

Chef Tradição

http://www.cutelariafiveladeouro.com.br ... to=2832726

E ainda tem muitas outras facas que eu não faço idéia se são melhores ou piores que essas que eu coloquei os links.

Por exemplo:

Kershaw Chef

Tramontina Chef Century

Fico no aguardo.. vlw mesmo.

Você é o mestre das facas.. kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

esta é minha 2ª mensagem apenas, a anterior foi de apresentação, e para quem ainda não sabe nada de mim, destaco minha quase nula experiência na pesca.

Bem, desde muito pequeno sou apaixonado por lâminas, e as tenho por toda parte... na casa, no escritório, no carro, e óbvio, na cintura também... não me separo de meu "guepardo" como chamo um de meus canivetes,

e costumo carregar mais uma pequena faca no bolso 80% do tempo hehehe, não sou psicopata! Apenas gosto de lâminas e me sinto mais seguro com elas KKKKKKKKK além do mais um gaúcho que se presa não anda sem alguma "Bicuda" por perto!!!!!

Não sou muito adepto de facas muito caras, pois sei que teria dó de utilizá-las hehehe, e respondo a este tópico, no intuito de perguntar qual a utilização específica das facas na pesca (pode parecer absurda a pergunta, mas realmente não sei quase nada), além de limpar o peixe e cortar as linhas que empaçocam no molinete ? KKKKKKK

abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava pensando em algo por volta de uns 200 mesmo viu Wellington.. Como é uma faca de uso misto e talz e a patroa vai acabar usando também.. Ai já viu onde começa o desespero né? :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Enrei no site http://www.cutelariafiveladeouro.com.br/ que você passou anteriormente e tem algumas das facas mencionadas.

Como você conhece muito, esse seria o melhor site para comprar essas facas digamos "Mais Normais" (R$200 - R$300) ?

Da Victorinox eu achei bacana essa:

http://www.cutelariafiveladeouro.com.br ... to=3225696

Apesar de fugir um pouco do valor que eu pretendo pagar.

Da Zakharov eu achei bacana as:

Chef Preferida

http://www.cutelariafiveladeouro.com.br ... to=2807351

Chef Tradição

http://www.cutelariafiveladeouro.com.br ... to=2832726

E ainda tem muitas outras facas que eu não faço idéia se são melhores ou piores que essas que eu coloquei os links.

Por exemplo:

Kershaw Chef

Tramontina Chef Century

Fico no aguardo.. vlw mesmo.

Você é o mestre das facas.. kkkkk

Rapaz, sou mestre de nada, apenas passo adiante o que me foi tão bondosa e graciosamente ensinado. E longe de ter razão; são somente opiniões.

Mano, se vc pensou na possibilidade, feche o olho e vá de Victorinox; só compra pra patroa qualquer outra faca de R$ 1,99 e não deixa ninguém chegar perto da sua faca, muito menos a patroa - veja o possessivo: SUA faca.

Todas (todas mesmo) que vc citou são excelentes; estará muito bem servido com qualquer uma.

Aqui, facas com bons preços, incluindo as tramontinas e modelos victorinox mais em conta.

http://www.lazershop.com.br/casa-cozinh ... aria/faca/

Pras facas Zakharov, o próprio site - http://www.zakharov.com.br/

Aquele site que vc colocou, cutelariafiveladeouro é excelente.

Ah! Tem uma faca que em termos de empunhadura, leveza, corte e preço (R$ 77,00) é quase imbatível (uma boa alternativa pra patroa (tenho e indico):

- http://afiador.lojavirtualfc.com.br/pro ... er-precos-

Por fim, por favor, compre uma boa chaira. As tramontinas modelo profissional com ranhuras são BBB. Se puder gastar mais (ai, ai, ai):

- chaira de cerâmica - indico e uso

http://afiador.lojavirtualfc.com.br/pro ... e-ceramica

- Chaira diamantada - tramontina, bom custoXbenefício, victorinox, sem palavras - são as que eu conheço

Depois o amolador ... Ih! Isso é igual ou pior que pescaria.

Abração,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...