Ir para conteúdo

Anúncios

Sport Náutica Foz

Seu navegador não roda arquivos SWF. Utilize algo mais moderno!

Planeta IscasClassificados de Barcoslife of fishBarcos Calaça

Seu navegador não roda arquivos SWF. Utilize algo mais moderno!

REDAI - Varas especiais.Pousada GermanoBurinam - A sua loja de pesca virtual

Foto

serra da mesa, reportagem

• Por favor, faça o login para responder
15 respostas neste tópico

#1 Adhemar

Adhemar

Super Membro

• Tucunas do Cerrado
  • PipPipPipPip
  • 4.987 posts
  • LocalizaçãoTaguatinga / Brasilia - DF

Postado 05/05/2008 - 15:15

Publicado em: 21h - 23/10/2007

Lago morto

Represa de Serra da Mesa sofre com a pesca predatória. Turistas e moradores reclamam do desaparecimento de várias espécies. Fiscalização no Estado de Goiás é insuficiente

Ponto de atração de pescadores de todo o país, a represa da Hidrelétrica de Serra da Mesa, no Estado de Goiás, sofre nos últimos anos com a escassez de peixes, segundo queixa de turistas e moradores da região. Distante cerca de 300km de Brasília, o lago é vítima da pesca predatória. Alegando falta de recursos materiais e humanos, os responsáveis pelos órgãos fiscalizadores assumem a incapacidade de ações eficazes na área.

A barragem de Serra da Mesa está situada no curso principal do rio Tocantins, mas também conta com contribuição dos rios Traíras e Maranhão. É o maior reservatório artificial em volume de água do Brasil, com área de 1.784 quilômetros quadrados e 5,4 bilhões de metros cúbicos. Em alguns trechos tem até 10km de largura e 160m de profundidade. É rodeado pelos municípios de Minaçu, Niquelândia, Colinas do Sul, Uruaçu, Campinorte, Campinaçu, Barro Alto e São Luiz Norte.

Apesar de não existir um estudo oficial a respeito do caso, de acordo com freqüentadores do lago, o tucunaré, uma das espécies mais cobiçadas pelos pescadores, está no topo da lista de exemplares ameaçados de extinção. Surubim, pintado, caranha e outros peixes também sofrem bastante pressão. Edlei Costa, gerente de uma pousada à beira da represa, denuncia a pesca predatória como responsável pelo desaparecimento da fauna aquática.

?Há quatro anos, andávamos de barco por 20 minutos e já era possível atingir a cota (5kg + 1 exemplar por pessoa). Hoje, é preciso navegar por mais de uma hora para encontrar um bom peixe. Em nossa pousada, apenas aceitamos hóspedes que pratiquem a pesca esportiva, no sistema pesque-e-solte. Infelizmente, essa não é a realidade dominante em Serra da Mesa. Vários pescadores montam acampamentos à margem do lago, onde permanecem durante vários dias, armam redes, realizam arrastões e depois comercializam os peixes capturados até em restaurantes de Goiânia. Já vi uma camionete sair daqui carregada com quase 600kg de peixes?, reclama Edlei. Desde 13 de janeiro de 1997, a lei estadual n° 13.025 proíbe o comércio de pescado nativo em todo o Goiás.

De acordo com Roberto Róbson, chefe do escritório do Ibama em Uruaçu, a falta de gestão compartilhada entre os oito municípios que cercam o lago de Serra da Mesa é um dos principais problemas para impedir a pesca predatória. ?Alguns municípios sequer possuem uma Secretaria de Meio Ambiente. A fiscalização é dificultada pela dimensão e formato do lago, que tem diversas ilhas e reentrâncias. Além disso, o número de fiscais também é pequeno. Em Uruaçu, por exemplo, temos apenas um fiscal?.

No ano passado, durante a realização de três operações de fiscalização, o município de Uruaçu apreendeu 500kg de pescado, além de 20 redes e tarrafas. Foram expedidos 25 autos de infração, com aplicação de multas que variam de R$ 1.000 a R$ 3.000. Os números poderiam ser bastante superiores. Há ainda relatos de ação de piratas, que roubam barcos, carros e equipamentos de pesca na região.

Chefe da Divisão de Gestão e Proteção Ambiental do escritório do Ibama em Goiânia, Pedro Alberto Bignelli lamenta a não renovação do convênio com a maioria dos batalhões ambientais da PM de Goiás, mas diz que esse fato e o baixo de número de fiscais não podem ser usados como desculpa para a crescente degradação. ?Há outros caminhos, como a ação cooperada com a Polícia Rodoviária Federal e a própria Polícia Federal. Além disso, o Ibama lançou o Programa de Revisão, Regularização e Monitoramento das Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais (Prolegal), que é uma espécie de levantamento, com auxílio de satélite, da situação fundiária de todo o Estado de Goiás. Boa parte das ocupações em torno do lago de Serra da Mesa está em Áreas de Proteção Permanente (APP). A tendência é notificar e retirar os ocupantes?. Por conta das invasões nas margens da represa, a vegetação nativa tem dado lugar ao pasto, impedindo que frutos das árvores caiam no lago e alimentem os peixes.

Daniel Vieira Crepaldi, analista ambiental do Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora (PNDPA), diz que estão em fase de elaboração projetos para a região de Serra da Mesa. ?Infelizmente, a paralisação do Ibama durante o primeiro semestre (devido aos protestos por conta da reestruturação do órgão, promovida pelo Governo Federal) atrasou todo o nosso cronograma. Mas temos grande interesse naquela área e em breve esperamos ter condições de agir?, justifica.

Na ausência de ações mais imediatas, os próprios turistas adeptos da pesca esportiva se encarregam de eliminar alguns riscos aos peixes. ?Sempre que achamos redes ou tarrafas no lago, fazemos a retirada e destruímos tudo. Já encontrei até tartaruga morta nas redes que ficam armadas durante vários dias. Diversos peixes pequenos também acabam sacrificados por pessoas que não respeitam sequer o período de defeso da piracema (época de reprodução dos peixes, quando a pesca é totalmente proibida por lei)?, diz o empresário Marcus Vinícius.

Evidentemente, o voluntariado de alguns turistas e moradores da região é insuficiente para deter os crimes ambientais. Sem efetivas políticas de desenvolvimento sustentável para a região, o futuro de muitos se vê ameaçado em detrimento do lucro e ganância de alguns.

Para pescar legal:

Texto: Fernando Brito

ass111.jpg df-1.gif

Adhemar Barbosa - Taguatinga-DF - Tucunas do Cerrado

#2 Marquinhos

Marquinhos

Super Membro

• Administrador
  • 3.680 posts
  • LocalizaçãoSamambaia - DF

Postado 05/05/2008 - 15:20

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
O capitalismo acabou com a vida em Marte!

#3 Fábio Neves

Fábio Neves

Super Membro

• Biguá Team
  • PipPipPipPip
  • 1.025 posts
  • LocalizaçãoRibeirão Preto - SP

Postado 05/05/2008 - 17:08

Parece um Déjà vu...

Vamos enumerar:
Tupaciguara, Miguelópolis, Emborcacação, Nova Ponte, Epitácio...etc.
A história é sempre a mesma...todas vítimas destes gafanhotos.
Há 20 anos, Tupaciguara era a Serra da Mesa de 5 anos atrás!

Dúvidas:
- Por que as comunidades locais permitem (ou praticam) este tipo de atividade predatória? Será que não sabem que os recursos são finitos?
- Por que a população compra o pescado de procedência duvidosa?
- Por que as pousadas não se organizam e bancam a fiscalização, visto que é fundamental para a manutenção do negócio? (*)

(*) Apesar do discurso politicamente correto dos donos de pousadas, quem tiver oportunidade, dê uma olhadinha no freezer destas. Sempre que espionei tinha peixe morto de todos os tamanhos e espécies. Em algumas vezes, encontrei até tartaruga e jacaré!!

bannerfabio_in.gif sp-1-1-2-1-1-1-1.gif
Pesque e Solte! Traga apenas boas recordações.

#4 Joelson

Joelson

Super Membro

• Tucunas Brasil Fishing Team
  • PipPipPipPip
  • 9.293 posts
  • LocalizaçãoTaguatinga - DF

Postado 05/05/2008 - 17:25

Parece um Déjà vu...

Vamos enumerar:
Tupaciguara, Miguelópolis, Emborcacação, Nova Ponte, Epitácio...etc.
A história é sempre a mesma...todas vítimas destes gafanhotos.
Há 20 anos, Tupaciguara era a Serra da Mesa de 5 anos atrás!

Dúvidas:
- Por que as comunidades locais permitem (ou praticam) este tipo de atividade predatória? Será que não sabem que os recursos são finitos?
- Por que a população compra o pescado de procedência duvidosa?
- Por que as pousadas não se organizam e bancam a fiscalização, visto que é fundamental para a manutenção do negócio? (*)

(*) Apesar do discurso politicamente correto dos donos de pousadas, quem tiver oportunidade, dê uma olhadinha no freezer destas. Sempre que espionei tinha peixe morto de todos os tamanhos e espécies. Em algumas vezes, encontrei até tartaruga e jacaré!!

Vc disse tudo... Eu tb já olhei desses freezer... Até mesmo daqueles, que dizem estimular a "pesca esportiva".

Demorei um pouco a me converter do pescar e soltar, o hj vejo o quanto é importante....

asg_joelson_anim-1.gif             df-1.gif

#5 Kid M

Kid M

Super Membro

• Moderador
  • 9.277 posts
  • LocalizaçãoSalvador - Ba

Postado 05/05/2008 - 17:43

Fábio,
:arrow: Só um ( meu ) "ponto de vista"....
Imagem Postada

Dúvidas:

Praticam possivelmente pelo grau de esclarecimento e impunidade que grassa no nosso País... infelizmente !

Dúvidas:
[- Por que a população compra o pescado de procedência duvidosa?

Para a "fome", não há procedência, ou se quiser algo "menos dramático", a resposta anterior também se encaixa aqui...

Dúvidas:
- Por que as pousadas não se organizam e bancam a fiscalização, visto que é fundamental para a manutenção do negócio?

Como é essa questão de "bancam a fiscalização" ? A depender do local, além de parte desse processo ser noturno, as áreas são muito grandes, e a "fiscalização" acaba custando um dinheiro que termina sendo repassado ao cliente ( em última análise ). Se quiser, pode também aproveitar a 1ª resposta !

:arrow: Não tenho pousada, nem barco hotel, ou qualquer coisa do gênero ! Apenas pratico o que considero pesca esportiva ! Há tempos me manifesto abertamente que a primeira medida a ser implementada é a proibição de comercialização de pescado silvestre ! Com isso, grande parte dos problemas serão praticamente extintos... ( claro que estou simplificando a questão ao extremo... mas é por ai mesmo ! ).

:arrow: O 2º aspecto, até mesmo como cidadão é absolutamente inconcebível que tenhamos uma degradação desse porte, com impunidade em praticamente tudo nesse País ! Pesca é uma delas, mas não a única ! Acrescentem ao problema das redes e pesca profissional, "pesca com bomba" ! Isso ainda é praticado ( apesar da repressão ) em plena Baía de Todos os Santos, onde se localiza Salvador, e esses fatos são corriqueiros na zona dos subúrbios da capital... E aí ?

:arrow: Finalmente, mas não conclusivamente, se não instalarmos uma nova mentalidade no nosso povo ( independente de camada social ), ligada às necessidades de preservação ambiental, a coisa vai - realmente - se acabar ! A questão da educação é fator primordial a qualquer comunidade que se preza e que deseje ser respeitada !

logoFTB-variaes2-1-1-1-2-1-1-1-2-1-1-3-3
Forte abraço - ( 24 viagens ) - Participante da Equipe de Moderação

#6 Adão

Adão

Super Membro

• Tucunas do Cerrado
  • PipPipPipPip
  • 3.448 posts
  • LocalizaçãoSamambaia - Brasília - DF

Postado 05/05/2008 - 18:51

Realmente Nova Ponte e Tupaciguara (as quais frequento) já não são as mesmas a muito tempo...Sempre que ia na feira dos importados dava uma passada nas bancas de pesca, e sempre era aquele papo que SM tem tucunaré demais, que o peixe nunca ia acabar, isso e aquilo..deu no que deu.... hoje eu vou pra SM de teimoso e fominha que sou,e confesso que já joguei muita pedra no meu telhado, mas como meu amigo joelson mesmo disse, me converti a muito tempo. Concordo que a impunidade é um grande atrativo aos criminosos (não consigo achar outra palavra para descrever o certas pessoas fazem por lá) e vamos torcer pra que tudo mude um dia...já ouvi falar em até excesso de mercurio na águas...

ass9.jpg   df-1.gif
Pesque, fotografe e solte...

#7 Bruca

Bruca

Super Membro

• PipPipPipPip
  • 4.778 posts
  • LocalizaçãoBrasília - DF

Postado 05/05/2008 - 19:18

Na minha opnião os algumas espécies de peixeis comercializados em peixeirarias deveriam ser TODOS de criatório. Nos EUA mais precisamente na Flórida - Miami - Key West algumas espécies de peixes esportivos como Robalo (Snooker fish), Tarpom e bone fish são totalmente protegidos a sua comercialização, esclusivos para pesca esportiva. Isso é muito bom. Tucunaré é um peixe de fácil criação, assim como Tilápia, Pacus, Tambaquis e etc... Pela sua esportividade ele representa muito para o Brasil, deveria ter um controle diferenciado pelo órgãos ambientais responsáveis.

asg_bruca_anim-156.gif    df-1.gif
Born to fish!!! Forced to Work!! hehehehe

#8 Joelson

Joelson

Super Membro

• PipPipPipPip
  • 9.293 posts
  • LocalizaçãoTaguatinga - DF

Postado 05/05/2008 - 19:23

Adão,

Sabe adão...

Quando cheguei em casa, no sabado a noite, após o retorno do corumba IV, fui mostrar as fotos da pescaria para minha familia....

Meu filho pequeno me perguntou:

- Pai vc soltou os peixes...

Respondi que sim.

Não esqueço da carinha dele... esfregando a mão dizendo... então vou pegar ele, quando ele crescer..

Será que meus filhos vão ter essa oportunidade?

Lembro da epoca em que meu pai ia pescar... cada peixão...

Hj em dia... Não pengamos mais os peixes, que eram pegos a tempos atras...

O que mudou?

Sei que não vou mudar o mundo nem as pessoas mas estou fazendo minha parte.

asg_joelson_anim-1.gif             df-1.gif

#9 Adão

Adão

Super Membro

• Tucunas do Cerrado
  • PipPipPipPip
  • 3.448 posts
  • LocalizaçãoSamambaia - Brasília - DF

Postado 05/05/2008 - 22:16

Esta semana deu em tudo que foi lugar que o Brasil esta se tornando um país sério....Essa foi a piada do ano...sério pra quem? Que se pode investir sem medo...investir o que? Ninguém tem nada...Não tem união, não tem comida, não tem educação, não tem jeito....Vc dizendo isso joelson meu amigo realmente emociona a gente, tomara que a esperança de seu filho não seja em vão....e não vai ser se depender de pessoas como vcs....

ass9.jpg   df-1.gif
Pesque, fotografe e solte...

#10 Walther Volpini

Walther Volpini

Super Membro

• Tucunas do Cerrado
  • PipPipPipPip
  • 4.426 posts
  • LocalizaçãoSão João del Rey - MG

Postado 06/05/2008 - 21:33

L A M E N T Á V E L ! ! ! ! ! !

Walther Volpini
TUCUNAS DO CERRADO

BannerTucunas-1.jpgPratiquePesqueeSolte.jpgOperaoRedeZero1.jpg   mg-1.gif

#11 João Biguá

João Biguá

Super Membro

• Biguá Team
  • PipPipPipPip
  • 2.302 posts

Postado 06/05/2008 - 22:53

Gente...não se esqueçam.... nossa terra é a melhor do mundo... o problema é que é tanta sacanagem que a gente desconfia de tudo e de todos. Mas, precisamos levar em consideração que a grande maioria do povo brasileiro é honesta, gente que trabalha, que luta pela sobrevivência no dia-a-dia. E ainda sobra tempo prá pescar. Eu estou, praticamente, com 60 anos de idade e estou vendo a geração do meu pai chegando ao fim. Mas, o que ele me passou de bom ninguém tira. E é o que eu estou passando para minha família. Vamos levantar a cabeça, deixar o pessimismo de lado, acreditar mais nas pessoas, meter o pé na bunda dos desonestos...vamos acreditar mais nas pessoas... Se eu fizer a minha parte alguma coisa tem que melhorar. Vamos tentar?

577bc0c1-8db4-4891-9879-a27fac4ea154_zps fe65a851-d06c-4a93-85d5-e63ae0c9c01c_zps c73cdeee-58f4-46f9-af49-2b46c179ca13_zps fe635765-8336-42df-88b5-8e36f83fdc28_zps df-1.gif

Quando eu pensava que sabia todas as respostas, veio a vida e mudou todas as perguntas !

#12 Adriano Luis

Adriano Luis

Novato

• Membro
  • Pip
  • 5 posts
    • :

Postado 07/07/2008 - 12:07

Importante é continuar acreditando, não desistir e procurar difundir cada vez mais a pesca esportiva. Ja consegui mudar alguns amigos de "predadores" para verdadeiros pescadores. Ate mesmo desisti de incluir nas minhas pescarias pessoas que insistem em querer levar peixe para casa. Vamos continuar acreditando e difundindo a pesca esportiva, continuar persistente como nas pescarias. Parabéns pela iniciativa do forum. Abraço.

#13 Pedro Dominguete

Pedro Dominguete

Membro Avançado

• Membro
  • PipPipPip
  • 955 posts
    • Tempo Online: 4h 36m 33s
  • LocalizaçãoVarginha - MG

Postado 09/01/2009 - 15:41

O bicho homem acaba com tudo mesmo, nao tem jeito..
Imagem Postada

#14 João Biguá

João Biguá

Super Membro

• Biguá Team
  • PipPipPipPip
  • 2.302 posts

Postado 10/01/2009 - 9:13

Realmente, Pedro, no dia em que o homem acabar com ele mesmo, aí a natureza vai ficar dando risadas.

#15 Felipe Teixeira

Felipe Teixeira

Super Membro

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 8.314 posts
    • Tempo Online: 1d 1h 53m 24s
  • LocalizaçãoPoços de Caldas - MG

Postado 10/01/2009 - 13:36

Realmente, Pedro, no dia em que o homem acabar com ele mesmo, aí a natureza vai ficar dando risadas.

E isso ja esta acontecendo Joao ... tem tda razao !

#16 Pedro Dominguete

Pedro Dominguete

Membro Avançado

• Membro
  • PipPipPip
  • 955 posts
    • Tempo Online: 4h 36m 33s
  • LocalizaçãoVarginha - MG

Postado 10/01/2009 - 14:33

Homem: Animal "racional" mais "IRRACIONAL" que existe!
Imagem Postada

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos