Ir para conteúdo

Nova constante numérica do POWER de uma vara!


Beto Caranha

Posts Recomendados

  • Respostas 205
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Amigos, traduzi um texto de um site de rod builders americano, contendo explicações sobre a potência e ação de blanks de varas, acho que pode ajudar a esclarecer o ponto:

A ação de um blank pode ser melhor descrita como a porção de uma estrutura de vara que se dobra durante um arremesso. Em um blank extra-rápido, o blank vai se curvar mais nos seus 25% iniciais. No caso de um blank de ação rápida, o blank vai dobrar em cerca de 33% de sua porção superior, se você está arremessando com um blank de ação moderada irá verificar que a vara irá flexionar nos 50% superiores do blank. Enquanto uma vara de ação lenta revelaria uma curva contínua ao longo da haste do blank.

Esta é a versão curta da questão envolvendo a ação de varas. Há muito mais aqui do que os olhos podem ver, como em breve vamos revelar.

Contudo, vamos primeiro tentar descrever a potência da vara. Você vai ver claramente a diferença entre ação e potência..

A potência de um blank é simplesmente uma classificação. Com base nas características de design de um determinado blank.

As categorias de potência são os seguintes:

• UL- Ultra-Light

• Light

• ML-Med/Light

• Medium

• Medium Heavy

• Heavy

• Extra Heavy

• Ultra Heavy

Agora, potência simplesmente descreve a rigidez geral de um blank e a sua capacidade de reação. A razão para classificação da potência é porque há grandes e pequenos peixes a serem pescados. Você não usaria um blank Ultra-Light para fazer arremessos flip em busca de basses de 10lb em área de vegetação pesada. Por outro lado, você não usaria um blank Mag Heavy, projetado para pesca de Muskie, para pescar uma pequena tilápia. Você até poderia, mas seria um exagero. Essa é a base por trás das classificações da potência de varas.

Então, vamos voltar à ação da vara. A ação da vara está mais relacionada com a técnica de pesca. Lembra-se dos termos, extra-rápido, rápido, moderado e lento? Esses termos referem-se à quantidade de tempo necessário para um blank atingir a carga máxima, ou em linguagem simples, a quantidade de tempo que um blank leva para ir de uma posição totalmente carregada (flexionada) para estar em linha reta novamente. (Esta última frase é trecho de um post feito por Craig Baugher)

Uma ação de blank é criada pelo design do cone das folhas de grafite! Hein? À medida que escrevo isso, os fabricantes de blanks usam ambos os cones que são concebidos nos mandris em torno do qual o material é enrolado, na forma de blank, e o material do cone é então enrolado em torno dos mandris.

O quê? Eles usam múltiplos mandris cónicos e materiais de cone diversos. Assim é como eles podem projetar muitos modelos diferentes de blanks. Simplesmente alterando o mandril onde o material é enrolado, eles podem alterar a ação do blank. Além disso, alterando o material do blank e o afunilamento, eles também podem mudar a ação de um blank.

Basicamente - um blank de ação lenta ou moderada terá o material cortado em um cone mais reto.

Enquanto um blank de ação rápida ou extra-rápida poderá ter múltiplos compostos de cone com menos material na ponta do blank. Como será rápida a ação da vara? Dependerá dos pontos nos quais as alterações na conicidade ocorrerem. Lembre-se que uma vara de ação rápida deverá flexionar na porção 33% superior do blank.

Portanto, agora temos o início de uma vaga idéia não somente de como a ação funciona, mas de como é criada em um blank.

Aqui o texto original pode ser acessado: http://www.rofb.net/faq/faq_rodaction.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste tempo todo de montagem isso é uma pergunta muito feita, o que é o Power?

A ação da vara quase todo mundo sabe o que é, o João respondeu certo dizendo que é o tanto que o blank enverga na ponta, quanto mais para o meio da vara mais lenta é a vara.

Já o Power é o que indica para que tipo de pescaria ela serve, isca que ela pode arremessar e linha que pode ser utilizada.

Nós aqui do fórum bigua gostamos bastante dos blanks da st Croix, se você for lá no site deles e reparar um detalhe vai perceber o que estou falando. O power ele é divido em letras:

• UL - Ultra-Light

• L - Light

• ML - Med / Light

• M - Medium

• MH - Heavy Médio

• H - Heavy

• XH - Extra Heavy

• UH - Heavy Ultra

E Essas letras elas estão diretamente ligadas a libragem da vara e não com a ação.

Quando analisamos os dados de blanks vemos essa ligação de libragem e power muito clara, quanto mais baixa a libragem menor o power. Nunca vamos encontrar uma vara de 6 libras com um power HEAVY, ou seja isso ajuda a decidir qual blank para qual tipo de pescaria. Pensa comigo vamos pescar tucunaré na amazônia. Levando em conta a coerência e não o gosto particular de cada um.

Levamos iscas de até 50 gr.

Linha de 50 a 70 lbs

E vamos à busca de peixes explosivos.

Qual a melhor vara a ser utilizada?

Uma vara de 20 a 25 lbs com power de MEDIUM HEAVY ou HEAVY, já ação que é o quer ser padronizado pelo Betão é escolha de cada um.

O power de um blank é praticamente impossível de padronizar pois estamos falando de algo que vai depender de fabricante para fabricante. Já ação é algo que é padronizado pois para ela existe um gráfico e todos fabricantes levam em conta isso.

Outro detalhe muito importante é que para cada tipo de pescaria existe um blank projetado,( uma coisa que digo sempre, não existe a vara coringa e sim a nossa mania de achar que com um tipo de vara agente pesca tudo e todos) , um blank para pesca de salmão ele pode ter a mesma especificação que um blank de bass, mas o mandril é totalmente diferente. Os blanks para montagem de varas de carretilha e os de molinetes também são bem diferentes e o que vai mudar é o mandril utilizado para enrolar as mantas de carbono, temos um exemplo bem clássico: os blanks para a pesca com crank-bait são extremamente moles, mas de power bem elevado.

Hoje temos uma variedade de Blanks muito grande e os fabricantes estão direcionando para cada tipo de pescaria, acredito que o Beto quer medir a ação do blank e não o power.

Posso dizer também que existe sempre exceções, mas na grande parte dos blanks é assim: o power esta ligado a libragem quanto mais baixa menor será o power. Em palavras simples, quanto mais baixa a libragem menor será a força dela para arremessar a isca, também a linha que você vai usar ou o peixe que você vai pescar.

Acredito que vão ter pessoas que vão dizer que este errado porque elas utilizam varas de 14 e 17 lbs na Amazônia e não tem problema algum, esta tudo bem, pois como disse antes gosto é gosto, mas uma vara de 14 a 17 lbs ela basicamente vai ter um power bem inferior que uma de 20 ou 25. E é por isso que dizemos que com uma vara de libragem baixa e power baixo você estará ultrapassando a capacidade do blank.

Bom pessoal é o que eu aprendi e o que tomo para minhas varas.

Abraços Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcão Betão não quer medir a Ação ele quer transformar o POWER em números mesmo, por isso ele está fazendo este coeficiente! Eu achei legal pois encontramos varas com a mesma relação em letras estilo duas XH de diferentes fabricantes e notamos que uma está mais para H que a outra, esse coeficiente nos ajudaria pois saberíamos realmente quais seriam melhores para determinado uso. Tem muita gente que chama muita vara aí de "TOCO" que virou moda na hélice e na verdade tá mais para molongó! HAUHAUAHUAHAUAHUAH

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas humildes contribuições ...

Utilizei uma T20 com 20,04 g e refiz 3 vezes o teste, aqui colocando somente o número absoluto maior ...

Tentei descrever a situação de cada vara ... todas as varas, sem exceção, foram customizadas ...

A que eu mais gosto pro geral é a Custom by Fernando com blank South Bend 5'8" ... ainda não testei a Falcon ... a PB 30 lb é a preferida para hélices acima de 40 g, isso se sair focado nestas; se não, a SB ... pra zaras, as Enzo 2 e 1 (arremesso iscas de 34 g tranquilamente com a enzo 1 - é a preferida pras grandes zaras, pois trabalho as iscas sentado) ... as Enzo 3 são boas pra tudo e tão sempre, por hora, na reserva ...

1. Enzo 2 ponta quebrada - de 5'6" para 5'4" - 20 mm

2. Falcon Cara Pacock Bass 30/60 lb cabo bipartido com passadores low rider 5’7” - 24 mm

3. Milenium Impacto Pesca Brasil 5'5" - 15/30 lb - 0,8 mm

4. Enzo 3 ponta quebrada - de 5'6" para 5'4" - 12 mm

5. Enzo 3 - de 5'6" - 19 mm

6. Enzo 2 - 5'3" - 24 mm

7. Milenium Impacto Pesca Brasil 5'5" - 10/20 lb - 24 mm

8. Custom by Fernando - 5'8" - 12/25 lb - 20 mm

9. Enzo 1 5' - 25 mm

É isso.

Forte abraço a todos,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcão Betão não quer medir a Ação ele quer transformar o POWER em números mesmo, por isso ele está fazendo este coeficiente! Eu achei legal pois encontramos varas com a mesma relação em letras estilo duas XH de diferentes fabricantes e notamos que uma está mais para H que a outra, esse coeficiente nos ajudaria pois saberíamos realmente quais seriam melhores para determinado uso. Tem muita gente que chama muita vara aí de "TOCO" que virou moda na hélice e na verdade tá mais para molongó! HAUHAUAHUAHAUAHUAH

Abração!

O aprendizado, se possível, sempre é salutar e desejável ...

MAS, o barato aqui, como disse aí Meu Brother Pinguim, são medidas e números única e exclusivamente, pois o resultado só levará em conta os resultados numéricos ... nada mais ...

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu e meu irmão usamos as varas para as seguintes iscas na Amazônia:

Enzo III - Hélices

V-Fox T-Blade - Jig e meia-água (barbela)

Hunter Fish Z - Zaras e Sticks

Daiwa Procaster - Twitch baits (Subsuperfície)

Shimano Convergence - Subsuperfície e meia-água

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcão, show de bola sua contribuição...

Mas aind tô achando que tô medindo alguma coisa referente ao power (referente ao peso da isca) e não em relação à força dele vergado com um peixe na ponta da linha...

Ação seria medir apartir de que ponto o blank começou a vergar... Tipo, uma vara fast vergou da ponteira ao segundo passador abaixo dela... e a lenta vergou, da ponteira até o ultimo passador...

No meu caso, eu posso ter 2 varas que tiveram constante de 20mm, só que uma vergou só na pontinha enquanto que outra vergou todo blank.

Sei lá... Mas deixa isso pra lá...

Vamos fazer essas medidas e ver o resultado final...Acho que vai ser produtivo!!!

Desde já agradeço a todos pelas contribuições!!!!

Sei que é chato parar para medir e tudo mais... Mas acho que vamos colher frutos no futuro com isso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Betão... o que mais gera dúvida entre os pescadores é a ação das varas... isso ai.. cada um fala uma coisa. Penso que a ação da vara para lançamento de iscas e trabalho é mais importante que seu power. Vamos aguardar mais resultados na sua pesquisa. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, muito obrigado pelas respostas a coisa vai tomar forma com certeza... Já tô vendo as vara puxadoras de helice com constante em torno de 20, e as de zaras/sticks entre 25 e 30... Mas vamos juntar mais respostas...

Vejam mais um exemplo em defesa dessa padronização que sugeri:

Em geral, todo pescador brasileiro que vai pescar na Amazonia procura: Vara 5'6'' 25lbs Fast ( A potencia em geral pouco importa no monento da compra- Tanto faz "MH" como "H")

Assim eu fiz, quando comprei uma Rapala Platinum 5'6'' 25lbs do modelo antigo.

Pra falar a verdade, eu não resistir ao ler "Peacock Bass" no blank...Meu subconsiente deve ter funcionado assim: "Coisa TOP de americano para pescar exatamente o Tucunaré- Tô dentro"

Comprei a vara, paguei 650 reais e levei ela virgem para a pescaria.

Chegando lá, não conseguia pescar com vara... A vara não vergava um tiquinho se quer... Os borboletas coitados sofreram... Eu trazia todos na tora...Botava a ponta da vara para cima e rebocava eles...

Acabei vendendo a vara quase 0km a preço de usada para um amigo aqui do forum, pq não me adaptei a ela... E segundo as especificações, tava tudo correto- 5'6'' 25lbs fast

Nesse caso, seu eu soubesse "a constante da Jumping Minnow", nunca teria comprado essa vara...

Se alguem tiver uma Rapala Platinum 5'6'' do modelo antigo... Por favor meça a constante...

Deve dá uns 8mm...

Vejam, não estou dizendo que a vara é ruim... Pelo contrario, a vara é muito boa, mas não para meu estilo e finalidade que queria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, vc confirma as informações desse blank(S. Coix 25 SCV 10-25 => 22)... Pq só tinha visto S. Croix 12-25 ou 14-25. Não tinha visto ainda 10-25...

Tá aí Betão.

Não se esqueça que papel aceita tudo.

Imagem Postada

No geral acredito que a confusão é devido aos termos importados.

Em português, flexibilidade e resistência.

Esta vara tem uma flexibilidade de 22mm quando submetida a um esforço de 20g e uma flexibilidade de 63mm quando submetida a um esforço de 1kg.

A resistência (capacidade de carga do blanc) está prometida pelo fabricante em 25 libras.

Quanto ao gráfico acima postado e que fala em frações do blanc, explica muito mal as coisas, pois sendo o blanc cônico, sofrerá influencia do esforço de uma forma generalizada.

Com estas medições coletadas pelo Beto, podemos ver que se corrige esse engano. A medida que daí surge é o flex lateral (desvio da ponta) e não terços ao longo do blanc. Está definindo os mm das diversa pontas deste gráfico.

abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Eloy, a flexão referida quando se trata da ação da vara não é a constante, como a aplicada com a colocação de um peso na ponta, mas a flexão de quando a vara é usada no arremesso, na chicotada. Mesmo a olho nu é possível perceber que certas varas quando flexionadas em forma de arremesso mexem quase que só a ponta, ao passo que outras movimentam até a metade do blank...

E mais um dado, conforme o texto traduzido que eu postei, a classificação das ações em extra-rápida, rápida, moderada, lenta, etc... decorre diretamente do tempo que a vara leva para voltar à sua posição normal após ser flexionada em arremesso, ou seja, a vara rápida flexiona os 25% superiores do blank, na ponta, quando do arremesso, e volta à posição normal mais rapidamente que uma moderada, que irá flexionar até 33% da porção superior do blank, e esta, por sua vez, volta à posição natural mais rapidamente que a lenta, que flexiona até 50% da porção superior do blank.

Estas são categorias criadas pelos inventores das varas de pesca, os gringos, e que geralmente não são bem analisadas e entendidas por nós doeu:: .

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, segundo a medição que fiz, a vara rápida de 25 lb vai se flexionar toda, quando você aplicar nela uma força de chicote de 1 kg.

Todas as que testei, flexionaram até o cabo, mesmo sendo um peso inerte.

Não sabemos a quantas gramas chega uma JM na hora do chicote, mas certamente ela vai flexionar a vara toda, mormente estas que cederam mais de 20mm com ela estática.

Veja que são muitos fatores.

Se eu moderar a força no chicote, ou arremessar sem fazer o chicote, posso ultrapassar o casting sem quebrar a vara.

Creio que entendo melhor a tese do Betão, que é trocar % e letrinhas (tudo relativo) por mm. Não esgota o assunto mas dá uma idéia mais precisa.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre, eu tenho impressão que é tudo uma questão de percepção, eu consigo perceber a ação de uma vara na chicotada do arremesso, sem isca, consigo ver mais ou menos o quanto dela verga. A sua medição com 1 kg de peso não foi na chicotada de arremesso, mas estática, colocando o peso na ponta da vara somente. No movimento do arremesso a atuação da vara é diferente, seja com o peso de 20 gr ou mesmo sem isca alguma. A minha MHX 25 lbs, igual à sua, p. ex., verga muito pouco no arremesso, o que não a faz ser ruim de arremesso, mas a faz ser melhor para arremessar as iscas mais pesadas, acima de 30 gramas, isso claro pela minha percepção. Já uma varinha que eu tenho, de blank MHX tbém, mas de molinete, 6'6", 2-6 lbs, verga quase toda no arremesso. Mas ambos os blanks, se aplicarmos um peso estático na ponteira, devem vergar por toda a extensão da vara. São situações distintas.

Quanto à conicidade, imaginemos o seguinte: o cone vem até a metade da vara afunilando em uma proporção constante, a partir de 2/3 do blank a razão de afunilamento aumenta, afinando mais rapidamente até a ponta, esse blank, pela lógica, deve vergar mais na porção da ponta , no arremesso, pq a construção do cone do blank foi alterada nesta parte. Outra possibilidade é a modificação da manta de carbono/grafite, colocando-se uma manta com maior proporção de carbono nos 25% superior da vara teremos uma maior dureza e rigidez no material, o que deve conferir uma menor flexibilidade na ponta. Há também blanks com ponteiras de carbono sólida, que são por natureza mais flexíveis, o que modifica a ação da vara. São muitas variáveis a atuar na composição e construção dos blanks.

Outra questão, para complicar ainda mais a discussão: uma vara para crankbait, como a minha vara titular para corrico na argentina, com blank de carbono sólido (o mesmo blank da MS Evolution) 6'5", de 15-30 lbs, que já tirou surubi de 37 kgs. Seria ela de potência alta? A princípio sim, porque comporta uma pesca mais pesada, com iscas também de maior peso, possuindo potência para trabalhar grandes peixes. Mas se aplicarnos a contante JM nela ela vai flexionar muito mais que qualquer uma das testadas até agora, eis que é bem mais flexível... E aí? Muda-se o critério para julgamento da potência a partir da composição do blank?

Abs. :amigo:

João, segundo a medição que fiz, a vara rápida de 25 lb vai se flexionar toda, quando você aplicar nela uma força de chicote de 1 kg.

Todas as que testei, flexionaram até o cabo, mesmo sendo um peso inerte.

Não sabemos a quantas gramas chega uma JM na hora do chicote, mas certamente ela vai flexionar a vara toda, mormente estas que cederam mais de 20mm com ela estática.

Veja que são muitos fatores.

Se eu moderar a força no chicote, ou arremessar sem fazer o chicote, posso ultrapassar o casting sem quebrar a vara.

Creio que entendo melhor a tese do Betão, que é trocar % e letrinhas (tudo relativo) por mm. Não esgota o assunto mas dá uma idéia mais precisa.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre, eu tenho impressão que é tudo uma questão de percepção, eu consigo perceber a ação de uma vara na chicotada do arremesso, sem isca, consigo ver mais ou menos o quanto dela verga. A sua medição com 1 kg de peso não foi na chicotada de arremesso, mas estática, colocando o peso na ponta da vara somente. No movimento do arremesso a atuação da vara é diferente, seja com o peso de 20 gr ou mesmo sem isca alguma. A minha MHX 25 lbs, igual à sua, p. ex., verga muito pouco no arremesso, o que não a faz ser ruim de arremesso, mas a faz ser melhor para arremessar as iscas mais pesadas, acima de 30 gramas, isso claro pela minha percepção. Já uma varinha que eu tenho, de blank MHX tbém, mas de molinete, 6'6", 2-6 lbs, verga quase toda no arremesso. Mas ambos os blanks, se aplicarmos um peso estático na ponteira, devem vergar por toda a extensão da vara. São situações distintas.

Quanto à conicidade, imaginemos o seguinte: o cone vem até a metade da vara afunilando em uma proporção constante, a partir de 2/3 do blank a razão de afunilamento aumenta, afinando mais rapidamente até a ponta, esse blank, pela lógica, deve vergar mais na porção da ponta , no arremesso, pq a construção do cone do blank foi alterada nesta parte. Outra possibilidade é a modificação da manta de carbono/grafite, colocando-se uma manta com maior proporção de carbono nos 25% superior da vara teremos uma maior dureza e rigidez no material, o que deve conferir uma menor flexibilidade na ponta. Há também blanks com ponteiras de carbono sólida, que são por natureza mais flexíveis, o que modifica a ação da vara. São muitas variáveis a atuar na composição e construção dos blanks.

Outra questão, para complicar ainda mais a discussão: uma vara para crankbait, como a minha vara titular para corrico na argentina, com blank de carbono sólido (o mesmo blank da MS Evolution) 6'5", de 15-30 lbs, que já tirou surubi de 37 kgs. Seria ela de potência alta? A princípio sim, porque comporta uma pesca mais pesada, com iscas também de maior peso, possuindo potência para trabalhar grandes peixes. Mas se aplicarnos a contante JM nela ela vai flexionar muito mais que qualquer uma das testadas até agora, eis que é bem mais flexível... E aí? Muda-se o critério para julgamento da potência a partir da composição do blank?

Abs. :amigo:

João, segundo a medição que fiz, a vara rápida de 25 lb vai se flexionar toda, quando você aplicar nela uma força de chicote de 1 kg.

Todas as que testei, flexionaram até o cabo, mesmo sendo um peso inerte.

Não sabemos a quantas gramas chega uma JM na hora do chicote, mas certamente ela vai flexionar a vara toda, mormente estas que cederam mais de 20mm com ela estática.

Veja que são muitos fatores.

Se eu moderar a força no chicote, ou arremessar sem fazer o chicote, posso ultrapassar o casting sem quebrar a vara.

Creio que entendo melhor a tese do Betão, que é trocar % e letrinhas (tudo relativo) por mm. Não esgota o assunto mas dá uma idéia mais precisa.

Abrax

Mas aí já muda de vara tubular para carbono sólido... tudo é diferente...

Sei não... Essa discursão nunca tem fim...rsrs

Mas tô ansioso para ver resultado final...Varas de pelo menos 100 usuários do FTB!!

Vamos ver se conseguimos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha intenção é só contribuir com as varas que uso pra pescar açusnão sou um grande investidor em novidades do mercado

Meu gosto é um pouco diferente da maioria, tanto no tamanho, qto na libragem das varas (sim eu uso varas 20lbs - como o Eloy bem disse, o papel aceita tudo e eu escolho as varas ao manipulá-las)

Informações originais do blank de cada uma e os resultados

Fenwick HMX 6' 10-25lb Power: MH 1/4 1 1/4 oz IM7 - 40mm

Convergence 6' 10-20lb Power: MH 1/4 3/4 oz IM6 - 40 mm

Intergreen Esmeralda 6' 10-20lb 5/16 1 oz - 25 mm

Hunter Fish 5'6'' Medium Heavy nylon 15-30lb multi 30-50lb - 26mm (carbono sólido)

agora uma foto da Esmeralda (que cedeu 25mm - o menor resultado entre minhas varas) durante um arremesso com uma Rip Roller 6,25''

eu sentia que a vara quase não vergava durante o arremesso... qdo vi isso achei muito interessante

Imagem Postada

Foto By Marcio Cruz

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neco, legal demais sua contribuição e que Top essa foto!

Uma pergunta: Quel é o modelo de sua Fenwick? É aquela que tem cortiça no meio do reel seat?

A minha é uma dessas 25 lbs blank marrom e que tem cortiça no meio do reel seat. Só que ela foi customizada, de 6' para 5'8''(mais foi encurtado na parte de baixo)... Na minha deu 27mm...

Interessante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BETO PARA SUA ENQUETE.

LAMIGLAS CERTIFIED PRO, POWER 7, 15-30LB, 6´ - 13mm

RAPALA R TYPE, EXTRA FAST ,12- 25 LB , 5´8´´ - 18mm

RAPALA GOLD, 8-17 LB , 5´ 3´´ - 20mm

Luiz, legal os dados. Você poderia informar como você usa as varas. Tipo "Gosto da vara tal com zaras para tucunaré na amazônia"

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Segue minha modesta contribuição:

Vara Daiwa megaforce 25 lbs 6' : 28 mm

Vara Sumax savior 20 lbs 6' : 23 mm

Vara MS Lubina 25 lbs 6' 6": 30 mm

Estou achando muito interessante e acompanhando atentamente, pois estarei indo pela primeira vez a Barcelos em outubro e estou precisando complementar meu material .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo me chamou a atenção por mp e vou repassar.

É importante manter o cabo da vara fixo no mesmo ponto durante as 2 medidas. Para que vejamos somente o quanto cedeu a ponta com a colocação do peso(jumping minnow-20gramas)

Pq se vc faz um medida e depois tira a vara do lugar para fazer a segunda medida, pode acontecer que ela não fique exatamente como estava na primeira posição e tenha alguma inclinação ocorrendo erro no teste.

Fiz um desenho meio tosco no paint para tentar ajudar:

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...