Ir para conteúdo

" O Retorno da Sapateira às "Tilapinhas" que Exigiam Fly"


Posts Recomendados

Tempos atrás, ainda me atrapalhava toda com a vara e linha de Fly (às vezes ainda acontece), qdo a modalidade já me surpreendia com exemplares doutras espécies, e me dava "dias de Glória" junto às pequenas tilápias.

6271a587-df04-497e-958b-03571e4c9da9.jpgfc398b43-5a42-41eb-a6e8-0c634da8b707.jpgf9ed07fe-91e1-4652-92a0-4bc2a6aadd9e.jpg5b5ad956-77f1-422c-ba5a-12cc182c23d3.jpgOi.jpg

 

 

Depois, comecei ansiar por "tilapinhas de respeito"; pelo desafio e  por achá-las lindas d+. Mapeava locais promissores, num amplo raio de distância, até recente convite  até  um destes pontos, onde "alertada p/ dificuldade de capturas" :

 

1º Dia: " S- a- p- a- t- e- i- r- a " . morto::   E, na volta, marido apontando para as farmácias , após já ter perguntado se devíamos parar nalguma... : bang::  

 

O forte vento-contra atrapalhando os casteios, necessariamente longos, não foram a única causa; e não poderiam ser "desculpa". Antes de eu deixar o local, um idoso Sr.  super gentil ( cujo nome a memória me furta) , penalizado com meu insucesso e persistência , neste dia  de Sol escaldante, passou valiosas dicas  ( de casteios à preparação e apresentação dos materiais  ) específicas a seu quintal.

 

Novata sem nível pra adotar todas as dicas, porém motivada; alterei-as , adaptando-as até  onde consegui . E embora marido insistisse que eu deveria  me aperfeiçoar + , antes da "revanche com as matreiras";  antecipei meu " O Retorno "  ::evil:: 

 

- Tentei ocultar local : a pedido dos anfitriões ( embora julgasse desnecessário, pela dificuldade de se fisgar estas ariscas ).

- Manhosas, "saíam raro e no fly; quase nunca noutra modalidade" , informavam e percebi nos 02 dias em lá estive.

 

OBS: Mais que os tamanhos (foco inicial), emocionava visualizar seu suaves e, às vezes, destemidos "risings"acertar a "exata fração de seg" p/ a fisgada rápida, mas leve... ou "babau"  (como  a inexperiência e emoção fizeram umas vezes acontecer)! :( .  ...Visualizar sua aproximação, torcendo pela "pegada". E sentir, na espinha,  a tensão  e  vibração, qdo  a fisgada se seguia  efetiva  .

 

Depois: muitos "palmers" e tomadas de linha, paciência e sorte pro lider fino e longo,  + tippet finííííssimo como cabelo (mono 0,15mm) , não romperem. Ou pro  "nano" anzol do micro isco, em imitação grosseira aos  do Gentil Sr. citado,  não escapar na lida. Que de demorada ficava monótona, qdo já ansiava por novo casteio-rising-batida- fisgada.

 

Total: Só 03 Tilapinhas ( alguma saiu em + de uma foto)  . E outras poucas perdidas no "time" da fisgada e alguma na  lida.

Qdo aproximei a 1ª, tive medo e precisei de ajuda p contê-la e erguê-la.

 

.--Luva Imensa  LXGG de Eletricista Faz Peixes Parecerem Menores. Mas...

Alavanca do cotovelo junto ao corpo; mesmo com eventuais ajudas iniciais,  não garantia  erguer nem manter os peixes, cf expressões "desesperadas"  negativo:: :

 

Entre dentes :"_(B) AAAaate  (L)   oogo...  essa (f) OOOooto!!"

Tirapinha1-OcultarLoc-1.jpg

 

 

Ãinght!

Tirapinha02Ocultar-Coacutepia.jpg

 

Ãunngfs!!! 

386f9e26-d604-48e4-ba1b-aedcca93b359.jpg

                                              

                                                      ... ou em êxtase! alegre:: 

Ahhhh!!!

0f244dd5-c7a3-4200-95b0-7290fefcc7d3.jpg

 

Mais perto:

4f9f1691-a778-4a95-99eb-a8f913dfa120.jpg

 

Peso: Não peso peixes. Considero absurdo pendurá-los na vertical (  muito me arrependo das vezes em que o fiz) ; preferindo usar o grip apenas p/ contensão, evitando quedas dos peixes. E mesmo noutros métodos, é questionável acréscimo ao tempo que os deixamos  fora d'água.

 

"Ela" aprovou : _ "Issaeeeehhhh...!!" ::tudo:: 

d14ce480-38b6-4c05-a762-3c30f2f39b9a.jpg

 

Faz Cara de Mau, Faz !

 

a2669d2e-d667-44e8-b1cf-5f4a1b645b1b.jpg

 

PS: Por imprevistos desencontrando agendas, os   "Tilapeiros Bragas de Caraguá" não estiveram presentes. Mas na próxima !

 

Durante os momentos, ou após cada destas vivências simples, porém emocionantes e alegres, a lembrança e gratidão  com todos que, dentro ou fora dos fóruns,  contribuíram com  ensinos ou incentivos + que facilitadores. E com os quais, outra alegria é "dividi-las".

 

Preciso aperfeiçoar tudo , antes de "O Retorno 2" ( com os Bragas). Mas acho que vlw a ousadia 

 

9ad87347-43a5-4eb3-9b13-f4d2c9a5ed36.jpg

 

Dados:

 

 

Falha: Rebite saliente, na junção aro-cabo do passaguá, andou machucando tilápias e carpas http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/33227-frank-cicaratas-nas-carpnar%C3%A9s-assustadi%C3%A7as/ ,sempre próx à cauda, qdo de suas introduções no passaguá, logo baixado ao chão,  cf as fotos nos revelariam. Posteriormente rebatemos o rebite; e a Junção envolvida em tiras de EVA coladas.

 

-V. TFO prof #6, linha TT, tippet 0,15mm (exigência das manhosas, em dia de água muito limpa, até o momento da ventania).

-Temperatura: > 30º

-hpa:  média-alta ( entre 1016 e 1014)

 

Iscas:

. 99% milimicro rações artifconstruídas em anzóis Owner Pin Hook #8 e #9, e Sasame Keiryu Ringed #6. Fininhos e fortes, facilitavam casteio; mas tb o escape se tencionasse muito a linha. 

. "coisa" (mosca inseto Frank, que já era e ficou mais estrupiada qdo desenganchada do passaguá)...Só usada pós ventania que atirou muitos microorganismos na água (cf se vê na anti-penúltima foto), e principalmente próx às árvores :  só pegou 01 peixe.

 

Críticas e dicas são + que bem vindas!

 

Abç. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico IIza, tilaponas de respeito!! Realmente é o peixe mais sistemático e sismado de água doce que eu conheço! E Ainda mais quando se tornam selvagens, aí que lascou, ninguém pega mesmo, nem na rede kkkkkkkkk !!! Belíssimos troféus, Parabéns!!!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belas tilápias, o fly é mesmo mágico... Parabéns

Bota "mágico" nisso, João Neto!

Aceito o parabéns pela "persistência e ousadia". Não por qualquer mérito que precisarei de outra encarnação pra adquirir...hehe.

Vlw ! legal::  

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já vi este relato, Ilza??

 

De qualquer forma, que tilápias enormes!! Se no começo foi difícil, agora tá arrebentando!!

 

Parabéns pelas capturas!!

 

Abraxx

 

 

Edu

Fala, Gde Sone ! smile::

No local onde tinhas visto, já postei com meses de atraso ( pesca se deu em dez /2013 , acho). Pois sempre reluto em postar; cedendo qdo muito incentivada ( ou seria "intimada" ? ) por família e amigos, como é o caso desta no FTB. Com mil papéis e limitações, não dou conta de acessar vários fóruns... doeu::

 

Dificuldade persiste! Após muito "bater cabeça" ; e com alguma ajuda na "leitura" do local, a dificuldade só diminuiu "um pco" .  Sou "novata aprendiz " ; são muitas as variáveis a identificar como determinantes; e as "rainhas prateadas" parecem muito  "temperamentais  raivinha::  "

Abção! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico IIza, tilaponas de respeito!! Realmente é o peixe mais sistemático e sismado de água doce que eu conheço! E Ainda mais quando se tornam selvagens, aí que lascou, ninguém pega mesmo, nem na rede kkkkkkkkk !!! Belíssimos troféus, Parabéns!!!!! 

Opa, Rafael Pulicia!

Lindonas, né ?

 

Mas se estas são "sistemáticas" ; que dizer das carpas , qdo se tenta pescá-las no fly, e com moscas "secas" ( de superfície)  ?!!!! Aí é que a porca torce o rabo!!!! Dão de 10x0 nas tilápias; seja pelo quão desconfiadas, ou pela briga que proporcionam!  Editando, em 12/05 : Vide  http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/33227-frank-cicaratas-nas-carpnar%C3%A9s-assustadi%C3%A7as/#entry382837

Grata pelo incentivo! joia:::  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diz o Matheus: "Ah rrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaa""

 

Arrasou "Cumadri"!!!!!!!!!!!

Que B I T E L A S ...

 

Vamos marcar uma saída sim.

Nós iremos de UL e agora de Tenkara também.

 

Grandes Abraços a Todos !!!!!!!!!!!!!

Ah e abracinhos do Matheus ...

 

Gde Cupadi, smile::

Não fossem uns probls saúde e imprevistos familiares demandando atenções, já teríamos ido. Quem sabe breve? 

Queremos ver tua Tenkara em ação; mas receamos que a varinha seja rebocada pelas "rainhas" à um passeio pelo lago... medo:: Melhor levar tb o UL...E, como já citado noutra Casa, se preparar pra passar madrugada trabalhando uma 'tilapinha' desta , até tirá-la no UL.  seila::

 Abção "proceis" e bjoka no Matheus!  tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so tilapias de responsa ,e no fly entao ,puts e magico.parabens

 

Blz, Geovane!

Me assustei qdo vi a 1ª ! E tive medo na hora de erguê-la, mesmo com ajudas iniciais...rs.

O Fly , além da vontade, foi "exigência local", pelos informes da eficácia junto às manhosas.

Muito "massa" !

Grata pelo comentário! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...