Ir para conteúdo

[NMEA 2000] Aprenda a instalar no seu motor Mercury Optimax.


Posts Recomendados

Amigos, sempre fui um fã de tecnologia e, por conta disto, sempre admirei os motores da Evinrude (ETEC) pelo fato deles terem, nativamente, a função/rede NMEA 2000.
 
Tanto os motores Yamaha, quanto os Mercury, utilizam outro tipo de rede. Estas tentaram criar redes próprias e na verdade o "tiro saiu pela culatra", vez que a a esmagadora linha de acessórios náuticos disponíveis no mercado utilizam a rede NMEA 2000 para se comunicar.
 
Antes de começar o nosso tutorial é bom explicar para aqueles q não sabem, O QUE É UMA REDE NMEA 2000???
Para exemplificar, usarei como exemplo a rede de computadores da sua casa/trabalho, q usa uma linguagem chamada TCP/IP. É justamente esta rede TCP/IP q permite q o seu laptop comunique com a sua impressora de rede, com a sua TV Smart na rede, com o seu smartphone ou tablet, até mesmo para se comunicar na internet nossos computadores usam a TCP/IP e por aí vai. Toda uma rede de computadores precisa usar uma mesma linguagem para todas as máquinas consigam "falar" entre sim.
 

No caso dos nossos barcos, os sonares, GPS, player de música, sensores, câmeras e etc, podem/usam essa rede NMEA 2000 para se comunicar entre si. Sacaram?!?!
 
E quando vc compra um motor de popa Etec da Evinrude (115hp pra cima), essa rede NMEA já vem nativa nele.

Vou citar algumas vantagens de usar a rede NMEA 2000, mas saibam q são uma infinidade...

- Sensores individuais como um anemômetro, sensor de inclinação do barco, de altura do TRIM, de flaps, de consumo e nível do tanque de combustíveis, tudo isso pode ser instalado separadamente na embarcação e tais informações serem exibidas na tela do seu sonar/GPS.
- Ligar o som do seu barco (SonicHub da Lowrance) e controlar todas as funções (volume, faixas e etc) diretamente na tela do seu GPS/sonar.
- Ligar câmeras de vigilância (no caso de grandes embarcações) sendo q a imagem das câmeras são vistas na tela do GPS/sonar.
- Ligar sensores externos de GPS para melhorar a recepção de satélites (no caso de grandes barcos).
- Ver informações de parelha de motores (ou mais) em apenas 1 tela.
- Ligar radares.
- Ligar transducers especiais.
- LIgar rádio de comunicação na rede e usa-lo pela tela do GPS/sonar em modo viva voz.
arrow:: - e o q acho muito interessante para o nosso caso, q usa embarcações de pesca, a possibilidade de compartilhar as informações dos nossos motores de popa ( rede Smartcraft da Mercury) com a rede NMEA e visualizar todas as informações do nosso motor diretamente na tela do nosso GPS/sonar. 
 
Nesta imagem abaixo vc entenderá visualmente como funciona a rede NMEA 2000.
nmea_01.jpg
 
 
Sempre q comprava um combo (GPS + Sonar) top de linha via que tinha a possibilidade de se instalar ele na NMEA 2000 e consultar as informações do meu motor de popa na tela...mas por usar Mercury, nunca conseguia fazer esta ligação.    morto::
 
nmea_02.jpg
 
 
Já havia visto a NMEA num ETEC do Moacyr e fiquei louco pra usar esta rede. Tb liguei uma rede NMEA 2000 num Mercury 250hp do nosso amigo Cristiano Júlio, mas pra isso tivemos q adquirir um kit chamado MercMonitor. A ligação ficou perfeita, mas além do kit ser caro, o relógio do kit é um pouco diferente dos relógios do motor...mas é tudo de top q existe.
 
Cheguei a enviar uma mensagem para a Mercury do Brasil perguntando como fazia para se ligar esta rede e eles simplesmente me ignoraram...mas com a ajuda do nosso amigo Raul Neto aqui do fórum, q me ensinou passo a passo todas as peças a serem utilizadas, q consegui fazer tudo funcionar. Vlw Raul....   aplauso::
 
Então...foi aí q trocamos algumas idéias e vimos q dá pra substituir o combo do painel por uma tela de tablet.
Sim, ao invés de gastar R$ 10.000,00 num grande sonar e deixá-lo no painel, vc instala apenas um tablet no painel do seu barco. Lá na frente sim, vc precisa de um sonar para q ele envie tudo o q está na tela dele, para a tela do seu tablet no painel...E o melhor, dá pra fazer tudo isso via Wi-Fi (para Lowrance e Furuno).    :choquei:
 
Calma, não precisa apavorar...vou ensinar primeiro o passo a passo pra vcs de como se instala a rede NMEA, depois farei outro tutorial ensinando o lance do tablet no painel.    ::tudo::
 
arrow:: Lembrando o seguinte, esse tutorial é para os proprietários de motores Mercury Optimax de 115hp pra cima (e q tenha SmartCraft).
arrow:: O Verado jé tem a NMEA nele.
 
Vou passar o q é preciso para ligar o motor Mercury na rede NMEA 2000.
 
- 01 Junction Box de 04 vias (#87-8492k14) $70
- 01 Female to Female Hardness (#84-892453A01) $15
- 01 Single and Multiples Engine N2K Gateway (#84-8M0065207) $370
- 01 Kit Start NMEA 2000 (N2K-EXP-RD-2 pra Lowrance e o 010-11442-00 para Garmin ) $70
 
Com "apenas" estas peças acima vc consegue fazer o seu motor Mercury exibir as informações dele na tela do seu GPS/Sonar (claro q o combo precisa ter a função NMEA - consulte no manual do aparelho).
 
Vamos agora pra ligação (que é muito simples e tudo por encaixe).
 
nmea_bbb_01.jpg
 
 
Bem, assim termino esse tutorial. 
Espero q a turma tenha gostado, achado simples e que possa aproveitá-lo.
 
Instalei tudo no meu barco e funcionou perfeitamente.
 
nmea_04.jpg
 
   :bompost: 
 
Abraços e até o próximo tutorial.
Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício, onde encontro este componentes relacionados no seu tópico.. e outra coisa, é possível me enviar suas dicas da instalação do tablet?

 

Ivan...vc consegue comprar pelo Ebay e lojas gringas de acessórios náuticos.

 

E já criei o tópico do tablet. Aqui o link.

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/35871-tablet-no-painel-com-as-informa%C3%A7%C3%B5es-do-seu-combo-sim-saiba-como/#entry411489

 

 

 

Show fabricio bela explicação !!!! Realmente e muito legal ter as informaçoes do motor no painel com grande visibilidade ainda mais num tablet !!! Show

 

Puxa Barata....uma pena vc não estar nesta. Foram noites e noites trocando idéias sobre a melhor forma de instalar esse tréco, tipo quando batemos cabeça com o seu MercMonitor....hehee..

Mas vlw... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...