Ir para conteúdo

YAMAHA ENDURO 15 HP - BICOMBUSTÍVEL


Posts Recomendados

Pessoal, comprei um motor de popa yamaha 15 hp enduro fabricado no Japão, ele tem um tanque bipartido, o ex-dono disse que o motor era do pai dele e que o motor funcionava com querosene e gasolina, e que o motor dava partida na gasolina e funcionava na querosene. Eu achei isso estranho.

 

Alguém sabe dizer se o motor consome a gasolina e a querosene juntos ou se consome um dos combustíveis até certa velocidade e depois outro?

 

E o óleo 2t, misturo na gasolina e na querosene ou só na gasolina?

 

Se vc tem, já teve um Yamaha Enduro com tanque bipartido para dois combústíveis, ou é mecânico ou por qualquer razão tem conhecimento a respeito, deixe sua contribuição. Ficarei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal. Após o post acima, fiz algumas pesquisas e encontrei uma notícia de jornal de 1976 sobre o lançamento desse motor. Se alguém tiver curiosidade e quiser ver o link é esse:

 

http://news.google.com/newspapers?nid=1246&dat=19760121&id=YZMtAAAAIBAJ&sjid=Yg8EAAAAIBAJ&pg=6957,1878134

 

Nesse link aprendi que o tanque é de 24 litros, sendo 18 de querosene e 06 de gasolina, e que a gasolina é realmente só pra dar partida no motor.

 

 

Aí me surgiu outra dúvida. E se eu usar só gasolina, que além da partida no motor terá de funcionar o tempo todo com a gasolina, será que tem problema?

 

 

Mas se alguém tem experiência com ele e tem opinião prós ou contra, pode deixar sua contribuição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz um litro de querosene custa uns 10 reais hoje! é dificilimo de achar nos postos (de supermercado é batizado) embora queime mais lentamente que a gasolina, nao compensa de jeito nenhum... entrou numa fria...

 

a querosene vai bem com diesel, ja com 2t nao sei nao...

 

em 1970 / 80 haviam avigas, gasolina azul, querosene, gasolina comum e mais uns trabucos malucos da epoca... entao era barato, fora que um litro de gasolina custa 0.10R$

 

hoje a coisa mudou radicalmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba  blink::  sem nem o Guto conhece deve ser relíquia mesmo.

kkkkk, to pra levar meu 18hp essa semana no mecanico pra limpar o carburador, vou perguntar pois de motor antigo ele manja muito pois seu pai também era mecanico de motor de popa há mais de 40 anos.    Olha já vi até motor de popa a Diesel inclusive a Mariner soltou alguns no começo dos anos 90, mas a querosene nunca ouvi falar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante hein! vibra muuuito menos que meu johnson ... mas faz bastante barulho, um motor diesel com a tecnologia common rail de hoje deve ser fantastico! principalmente para motores acima de 75-90hp, ate pq esse 27 ai deve pesar o mesmo que um 50 hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri que ele é de 1974, modelo 15AK, YAMAHA, dá partida na gasolina e continua no querosene, ambas devem ser misturada com óleo 2t, na proporção de 30:1. Ele tava parado a nove anos. Eu lavei ele e dei partida só na gasolina e ele pegou. Só que está muito acelerado deve estar com o carburador desregulado. Eu soube que em Cuiabá, 140 km daqui, tem um mecânico que já mexeu num desses, eu vou levar pra fazer uma revisão e regular o carburador amanhã. Vou aproveitar pra perguntar se eu posso usá-lo só na gasolina nos dois carburadores e nas duas repartições do tanque ou fechar o carburador do querosene e usar só o da gasolina.

E mais, se alguém tiver curiosidade e quiser ver o manual desse motor Yamaha 15AK, dá ver o sistema de carburação dele, ele é ano 1974, eu encontrei o manual em PDF no seguinte link: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CCEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fgjoel-marinecenter.dk%2Fupload%2FYAMAHA_MODELLER%2F15%2F6502819802.pdf&ei=2Qi4VJiNJvPisATBsoKwAg&usg=AFQjCNFpVMhbtTsd2qAe2HUZtpYXkpZv7A&bvm=bv.83640239,d.cWc

Podem copiar e colar na barra de endereços e dar enter que o manual será baixado relativo ao 12A, 15A (gasolina) e 15AK (Gasolina e Querosene).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava procurando um 15 barato de até R$ 2.000,00 pra deixar na casa do meu pai em outra cidade. Aí apareceu esse por R$ 1.400,00 parcela do em 3x ou R$ 1200,00 a vista. Aí eu ofertei R$ 1000,00 e o cara aceitou. Um colega disse que ele vale uns R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00, pq ele é japonês e é muito forte e resistente. Amanhã vou levá-lo pra revisão depois verei quanto vou gastar pra deixá-lo no ponto.

Quando foi lançado era pra gastar 3,5 litros de querosene por hora. Se não der pra deixá - lo só na gasolina vou de querosene mesmo. Lá onde meu pai mora a querosene custa R$ R $ 5,80 o litro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive na oficina Moraes em Cuiabá sexta - feira e o mecânico disse que conserta motor de popa desde 1972 e que esse Yamaha 15 bicombustível tem dois carburadores, mas dá pra anular um deles e regular o outro só pra gasolina. Inclusive, disse que no querosene esse motor tem desempenho de um 20 hp. Já na gasolina ele não sabe se tem o mesmo desempenho de um 20 hp, mas é um excelente motor. A única coisa ruim é que ele o hélice dele é pinado, aí a gente tem de levar pinos reserva e chave eventual necessidade de troca.

Então estou muito ansioso para vê-lo funcionando só com gasolina pra gente por ele na água e fazer um teste nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá boa tarde colegas, até que enfim o motor bicombustível descrito no tópico deste fórum ficou pronto. Tive sorte, o Moraes, mecânico proprietário da "Oficina Moraes" em Cuiabá/MT, oficina especializada só de motores de popa e que trabalha com motores desde 1972, já havia arrumado um desses e então não foi difícil pra ele. Ele isolou a parte da querosene, retirando o filtro e a parte do carburador responsável pela injeção da querosene no motor e deixou só a parte da gasolina, sanando aquela dúvida que eu tinha no início. Agora já testei ele na gasolina e apesar da idade tá perfeito.

 

Inclusive fiz um vídeo navegando com ele em uma barco de 3,5 ou 4,0 metros, em duas pessoas, se quiserem ver podem visualizar:

 

 

Eu prefiro visualizar diretamente no Youtube, parece que trava menos.

 

Portanto, valeu o risco do investimento, que pra alguns foi uma loucura, pois além de ser uma relíquia, o motor está funcionando perfeitamente. Além das alterações nos carburadores, só tive de trocar o rotor da bomba d'água, o pino do hélice, e o engate da gasolina. Mas tudo isso incluindo a mão-de-obra de revisão me custou R$ 621,00. Ou seja, estou com um motor antigo, mas bem conservado, que só me custou R$ 1.621,00, e que só será usado duas ou três vezes no ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso aí! 

 

esta te satisfazendo? entao ta otimo!

 

pra mim andou que nem um 15 deveria ter andado mesmo, se tudo esta perfeito, funcionando, valeu entao ! 

 

sobre querosene chegar nos 20, pode ser realidade, pois a querosene tem uma queima diferente da gasolina e gera uns pocotós a mais, nao sei se chegaria aos 20, mas rende alguma coisa a mais sim.

 

Mas se ta jóia na gasolina, manda ver só nela e seja feliz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...