Ir para conteúdo

[NMEA 0183] Aproveite ao máximo o seu motor Yamaha VMAX SHO.


Posts Recomendados

Blz pura, turma.
 
Pois é...depois de trocar umas ideias com uns amigos, ler algumas dicas daqui e dali, descobri que os motores VMAX SHO 4T tem rede NMEA nativa. Pensava q apenas os Evinrude tinham essa rede nativamente, mas atualmente (2015), os motores Yamaha 4T (F, HDPI e SHO), Evinrude ETEC, e os Mercury Verado tem NMEA nativamente.
 
Já fiz um tutorial detalhado de como se faz para instalar essa rede nos motores Mercury Optimax (com a instalação de alguns acessórios). Quem quiser saber mais sobre essa instalação, o que é NMEA e tals, aqui vai o link.
http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/35861-nmea-2000-aprenda-a-instalar-no-seu-motor-mercury/
 
Quem estiver com preguiça de ler tudo sobre esse tipo de rede, saiba que é apenas um protocolo de comunicação entre o motor de popa, acessórios compatíveis e o seu GPS lá no painel do barco.
 
Agora vou ensinar como se faz para instalar/usar a NMEA nos motores VMAX SHO 4T (150, 200 e 250HP) e nos Yamaha HDPI 2T (modelo Z ou VZ / 150 a 300hp) e aproveitar melhor o seu motor de popa.
Pesquisei bastante sobre os motores SHO MAX (e puts, os motores são top de tudo)...mas eles tem apenas a rede NMEA 0183 nativamente.
A NMEA 2000 é um pouco mais moderna e permite um tráfego maior de informações, mas informações como velocidade, RPM, e vários outros sensores podem usar a NMEA 0183 tranquilamente, ou seja, para usar nos nossos bassboats a NMEA 0183 é mais q suficiente.
Para se instalar a rede NMEA 2000 é preciso de uma peça/cabo especial chamada Command Link Plus Gateway. Quem tiver interesse em saber mais sobre a peça, aqui vai o número dela (6Y9-8A2D0-20-00).
 
A Yamaha trabalha nestes motores usando um sistema chamado COMMAND LINK ou COMMAND LINK PLUS.
Esses  sistemas são na verdade relógios digitais e telas que mostram tudo sobre o motor. São verdadeiros computadores de bordo. Além de informações sobre o motor, esse sistema permite a ligação de parelhas (2 motores ou mais ligados em conjunto), ligação de comandos (manches) especiais, e por aí vai. É um sistema muito complexo e tecnológico.
Os motores SHO VMAX vem com sistema Command Link nativamente (são 02 relógios digitais + junction box), então, precisamos ligar esse sistema no GPS/Sonar do barco (Lowrance, Garmin, Humminbird, Raymarine, Furuno e etc) para vermos na tela do GPS todas as informações do motor.
 
Bom é q ao se comprar este motor aqui no Brasil vc receberá praticamente todos os itens necessários para fazer essa ligação.
 
Voltando a NMEA 0183 dos Yamaha, abaixo vai uma imagem q vale por mil palavras.
nmea_0183.jpg
 

 

 

Abaixo algumas dúvidas minhas q não tenho uma resposta definitiva, mas gostaria de passar pra vcs o q já sei sobre o assunto.

 

arrow::  É possível instalar relógios analógicos no motor SHO VMAX???

Sim, é possível. Basta instalar um cabo chamado Command Link Plus Analogic Gauge Interface. Assim vc poderá instalar vários relógios analógicos no seu painel. Aqui vai o número da peça (6Y9-8A2D0-30-00).

 

arrow::  É preciso instalar o Kit Starter para a rede NMEA 0183 funcionar?

Não tenho certeza (mas acho q sim). Na rede 2000 sei q é preciso energizar a rede para q tudo funcione (ligar a rede na bateria 12v), mas encontrei ligações simples dos Yamaha "F" onde se liga apenas um simples cabo lá no motor e basta ligar a outra ponta direto na rede q funciona (sem energizar), então, não sei se é preciso ou não usar o kit starter para fazer a 0183 funcionar.

 

arrow:: Então dá pra fazer essa ligação usando apenas 1 cabo especial?

Sim e Não...rs. Como esse soquete do motor do SHO é usado pra ligar a ignição/juncion box, não tem como vc usar a mesma saída. Então é preciso usar a Interface Engine da Yamaha (d) para q tudo seja ligado em conjunto.

 

 Bem, depois de ler bastante sobre o assunto achei uma grande vantagem da Yamaha frente aos Mercury Optimax. Mas achei as informações muito complexas e pouco objetivas. Encontrei muitas informações controversas sobre o assunto, o q pode gerar confusão na hora de comprar cabos, acessórios e ligar tudo isso. Portanto, pesquise bem antes de sair comprando e instalando itens desnecessários.

Mas vamos ao resumão.

- Mercury Optimax = não tem rede NMEA (mas é possível instalar a 2000 com o uso de um gateway).

- Mercury Verado = Tem NMEA 2000 nativamente.

- Mercury 4T de 40 a 115hp = não tem rede NMEA (mas é possível instalar a 2000 com o uso de um gateway).

 

- Yamaha 4T F de 50 a 250hp = tem NMEA 0183 nativamente (e é possível instalar a 2000 com o uso de um gateway).

- Yamaha 4T SHO VMAX de 150 a 250 = tem NMEA 0183 nativamente (e é possível instalar a 2000 com o uso de um gateway).

- Yamaha 2T HDPI de 150 a 350hp = tem NMEA 0183 nativamente (e é possível instalar a 2000 com o uso de um gateway).

 

- Evinrude Etec de 40 a 300Hp= Tem NMEA 2000 nativamente.

 

É isso. Espero q o tutorial acima possa ser útil para os amigos que querem ligar seus Yamaha´s no combo.  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...