Ir para conteúdo

Local proibido totalmente?


Posts Recomendados

Fala ai galera, me desculpem se postei em local errado sou novato no forum, queria aproveitar para tirar uma duvida que esta me deixando louco. E o seguinte aqui na minha cidade no rio paranaiba, o rio era referencia quando o assunto eram peixes gigantes, porem veio tanto pescador profissional mais tantos que o rio praticamente acabou, so se pega com rede e isso nunca farei, porem tem alguns locais em que ainda ha muitos peixes, meu pai quando era mais novo e meu vô ha chegaram a pegar 4 surubins em duas horas para baixo de uma cachoeira onde era melhor ponto do municipio(nao tinham consciência na epoca), porem minha duvida e a seguinte, tenho apenas 17 anos e sou estudante, ja li e reli todas as leis ambientais sobre pesca e nao consegui tirar minha duvida, como voces sabem pelo omenos em Minas Gerais nao se pode pescar a 200metros para cima ou 200 metros para baixo de cachoeiras ou corredeiras, porem tenho muita vontade de pescar nessa cachoeira em que meu pai pescava na juventude, minha duvida e se posso praticar pesca e solta apenas com molinete uns 100 metros a baixo da cachoeira, pesca e solta, sem nenhum tipo de equipamento predatorio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao eh proibido o que vc quer, apenas se for local onde eh proibida a permanencia... mas cara, sinceramente, sobre as leis de minas gerais ? vai ter que viajar pra fora... porque um lugar onde se permite redes e espinheis, nao vai ter peixe pra pesca esportiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fazenda do meu pai e bastante extensa e corta o rio por varios km dos dois lados do rio, ja avisei pra varios pescadores que pelo omenos coloquem apenas rede, porem encheram de tambores, redes, cevas etc, eu quebro e corto tudo nao ligo pois nao respeitam a piracema, mais pode deixar mano irei praticar pesca e solta nesse local, ja que la nao e proibido ir, e mesmo que la seja proibido uns caras da bahia vao la direto e pegam tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro seja bem vindo Charlles!  joia:::

 

(nao tinham consciência na epoca) - mudou más foi "pouco"  negativo:: 

 

Não estou por dentro da legislação, pois faz alguns anos que estamos brincando apenas com os tucunas (permitido ano todo).

 

A alguns anos atras, devido a muitas dúvidas e informações desencontradas, fomos a sede da Policia Ambiental de nossa cidade para saber o que pode e não pode. Até entre os que nos atenderam havia divergências   lingua::  e pediram que aguardássemos o Comandante  ninja:: 

Refiz minhas indagações a este, que sem titubiar prontamente nos respondeu.

Tenho é medo de haver divergência numa eventual fiscalização, por isso quando tenho dúvida procuro por um órgão responsável local.

 

Quando o assunto é norma ambiental parece que nem tudo serve pra todo lugar  doeu::

 

:amigo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A verdade é que nem a autoridade sabe.

 

 

As leis são muitas e nas 3 esferas da administração.

Tem a lei federal, estadual e municipal.

Oque uma proíbe a outra não autoriza, porque se aplica o princípio da Máxima Proteção ambiental, então sempre prevalece a lei mais rígida/protetiva.

Neste caso não há hierarquia. MAs competência mútua.

 

Eu JAMAIS pescaria na dúvida. Mesmo pesque solte.

Porque pescar é pescar. Mesmo que soltando depois, e se a lei disse que não pode, não dê esse mole pro guarda ambiental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu medo também e esse, porem infelizmente vou ficar apenas pescando pequenos peixes, ja faz anos em que planejo ir com meu pai para o Mato Grosso porem ele nunca tem tempo, unica solução vai ser esperar ano que vem para eu mesmo ir sozinho, outra solução seria torcer para dar enchentes de verdade no rio pois no fundo de nossa fazenda nesse periodo e o unico bom, porem a chance e altissima de pegar dourados e surubins gigantes, procurem no Google, surubim gigante e solto em coromandel, foi a 100 metros de nossa fazenda. E obrigado pelas boas vindas amigos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Charlles , infelizmente o problema da rede não é exclusivo de MG , aqui para o lado de Epitácio está a mesma coisa , a turma predou tanto que hj em dia pegar um tucunaré de 1,5 kg é troféu , pegar 8 tricks em um dia de pescaria é praticamente milagre , e a turma vê o que está acontecendo e não faz nada a respeito , só vai mudar quando a galera fizer igual a turma do TO cota zero , aí sim veremos tucunas grandes e claro tantos outros tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na região tem varios fotos de jaus e surubins gigantes, 5 anos atras isso eu mesmo lembro, o problema era voce querer pegar um surubim de 40kgs e '' pequenos '' barbados de 4kg atrapalhando, meu vo pescava pois dependia da carne para sobreviver entao colocava pinda sempre quando nao tinha tempo, a decepcao era pindar para surubim e pegar pacu de 15kg, ao meu ver pesca para comer assim nao faz mal, o que acabou com o rio foram todos os pescadores de fora que levam 200kg de peixe de uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em MG existe, sim, a restricao de pescar proximo às cachoeiras .... 

 

mas, dá pra voce arriscar um pesque e solte, eu concordo ...

 

primeiro, porque dificilmente a fiscalizacao vai chegar ... e se chegar, voce pode argumentar que esta fazendo pesque e solte ..... enfim ... sao muitas variaveis sim .... mas, tudo é explicavel .. ou nao ... 

 

abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...