Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Nem eu mesmo acreditei quando postei a idade da foto..rsrs...Parece q foi ontem.

Aqui está a minha origem na pesca. Na verdade foi aqui q meu pai, eu e meu irmão começamos a pescar.

Meu pai era caçador, sendo que poucos anos antes, a caça foi proibida no Brasil. O véio teve q se aposentar dos tiros e passou a pescar desde então.

Essa fotos são da minha primeira pescaria de verdade (1986). Esse foi meu primeiro acampamento no meio do mato...Eu estava com 10 anos de idade nesta ocasião.

 

vintage01.JPG

 

Me lembro perfeitamente deste momento...rsrs...Até o local onde o barco estava eu me lembro...rsrs..

Neste ponto linguiçavamos atrás de pequenos surubins, bicos de pato e jurupocas. E como pegávamos.

E no saco ao lado do barco jogávamos os peixes que íamos pegando..

 

E nessa época já éramos conservacionistas...Sim, aqui matávamos apenas o q pegávamos no anzol...Isso, em uma época onde 90% dos pescadores usavam redes, tarrafas e espinhéis (tb usávamos alguns). Essa era uma época onde os pescadores armavam estas redes e iam para o acampamento chapar a cara..rsrs.

Mesmo assim, ainda matávamos muito...mas apenas o que "caía" no anzol.

Essa fazenda onde pescávamos fica na região de Flores do Goiás, no rio Macaco, sendo que neste local o rio era muito largo...Nesta fazenda não era permitido usar motores de popa, redes, tarrafas e etc.

Todos os dias passava um capataz da fazenda fiscalizando as famílias que lá estavam pescando. Eles chegavam a abrir as caixas de gelo para ver se alguém tinha matado peixes em excesso.

Isso era algo extremamente novo para a época.

 

E foi nesta pescaria q me apaixonei pelo tucunaré..Sim, foi logo na primeira pescaria.

Nós pescávamos muito de barranco. Um amigo do meu pai, e membro do fórum (Thélio Braumn), estava pescando do barranco com uma colher...A água do rio era muito clara...Dava pra ver a colher trabalhando de longe...E foi numa destas q vi um cardume de tucunarés partindo atrás dessa colher como um louco...rsrs...Quando vi aquilo fiquei impressionado. A partir deste dia, em todo lugar q dava tucunaré, eu levava minha colher...rsrsr

 

vintage02.JPG

 

Na foto não dá pra ver direito, mas eles tinham fisgado uns 5 bons tucunarés..rsrs

Bem...e foi assim q comecei a pescar de verdade.

Tenho várias outras fotos de várias pescarias q fizemos nessa região q estarei postando aos poucos.

 

Um dia estaremos rindo bastante dessas histórias.

Faça o mesmo, escaneie suas fotos e compartilhe a sua história conosco.

 

Grande abraço... palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Fabrício!   ::tudo::

 

Acredito que muitos de nós têm histórias parecidas, como por exemplo, antepassados caçadores migrando para a pesca após a proibição da caça no Brasil.

Outro ponto interessante levantado por você é a questão da pesca com anzol, que julgávamos "conservacionista" (independentemente de quantos peixes embarcássemos) em meio a tantos redeiros e tarrafeiros.

Uma das coisas que mais me alegram quando penso no meu passado na pesca, é o fato de ter conseguido trazer meu avô e meu pai para a pesca com anzol (vara e molinete, na época), deixando as redes e tarrafas.

Boas lembranças. 

 

Abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho ... coisa linda ...

 

Só tenho fotos a partir de 1992 ... mas até 2004 se perderam num casamento terminado ...

 

Eu só migrei para a pesca esportiva em 2003 e, definitivamente, em 2007 ... antes tarde do que nunca ...

 

É ...

 

E como diz Meu Amigo: "Vamo-que-vamo!"

 

Forte abraço a todos, você, o Pai e Fabiano ...

 

::bassboat::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...

É incrível como fotos antigas nos remetem à vislumbrar/imaginar coisas que, muitas vezes, nem vivemos. Fotos nos prendem. 

O relato foi demais! Mas ler e VER a foto é fantástico. 

Incrível como o tempo voa. Isso foi na época em que meus pais eram jovens. E hoje, eu, com vinte e tantos anos, iniciando a paixão pelos Tucunarés... Como esses bichos são... Rsrs Loucura! Gerações e gerações cativando pessoas de todo lugar e épocas. 

Não tenho histórias pra contar, mas alimento minha imaginação com as que são contadas por aqui. mestre::

Me lembro da história que minha mãe conta do meu tio - outro apaixonado pelos Tucunarés. Em meados dos anos 90, o coitado morava em São Paulo, sem dinheiro pra viajar pro interior (Pereira barreto, na casa dos meus avós), passava os dias lá, sonhando com os Tucunarés do rio tietê. Mas o fato de essa vontade dele ter se tornado "historia" para mim, é pelos detalhes que ela (minha mãe) me relatou, rindo, sobre as vezes que o pegou, na mesa da cozinha, desenhando os Tucunarés no rio, com varas e tudo mais. :gorfei:

Hoje, depois de muito sonho e insistência, ele conseguiu sair de São Paulo e ir pro interior, na Cidade "dos sonhos" dele. :gorfei::gorfei:

Já eu, pretendo aproveitar muuuuito desse único parente com a mesma paixão que a minha. Tô só esperando a faculdade me desafogar pra eu encher o saco dele! Kkkk ::fisherman::bassboat::

Enfim, show de histórias!! Isso é extremamente valioso! Adorei o tópico. 

Abraços :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...