Ir para conteúdo

O que é um DRONE / VANT / RPA???


Posts Recomendados

Antes de começar a entrar nessa praia, é bom que você entenda um pouco a sopa de letrinhas que envolve os drones. Tentarei postar tudo de maneira o mais didático possível, ok?!?

DRONE = vem do inglês "zangão" ou "zumbido". No dia q vc tiver o seu drone vc entenderá o nome. O aparelho zumbe longe...rsrs. Então, chamamos de drone todo veículo aéreo não tripulado.

Agora vem o "pulo do gato" que todo mundo confunde.

Esse nome é utilizado de forma genérica (pela população civil) em todo o mundo. 

Ocorre que existe uma infinidade de modelos q custam desde $10, até os super drones de milhões de dólares (usados em guerras). Chamar um modelo de $10 de VANT chega a ser uma brincadeira...rsrs

Então, a fim de normatizar o nome DRONE de acordo com órgãos governamentais que gerem o espaço aéreo, os drones são chamados de VANT.

VANT = sigla para Veículo Aéreo Não Tripulado. Ou seja, VANT e DRONE são a mesma coisa. São veículos aéreos não tripulados.

Daí vc vai me perguntar onde é q está a diferença então?!?! Vamos lá...

VANT é nome de uma grande CATEGORIA e, abaixo dela, existem várias outras subcategorias q vão distribuindo os aparelhos de acordo com suas aplicações. Deixa eu explicar melhor pra vc entender.

No Brasil ainda NÃO É PERMITIDO o uso de drones que são controlados de forma autônoma (por programas de computadores). Aqui é necessário que um ser humano esteja PILOTANDO o aparelho.

Então, aqui no Brasil só são autorizados os voos de VANTs que se enquadram na subcategoria RPA.

RPA = sigla do inglês para Remotely Piloted Aircraft ou Aeronave Pilotada Remotamente... Sacaram então o que seria um VANT RPA?!?! Nada mais é q um drone pilotado por alguém.

Mas ainda tem mais...vamos lá.

A população civil mundial chama os VANTs de drones.... então, para fins RECREATIVOS (áreas isoladas, menos de 120m de altura, sem fins comerciais), todo mundo continua chamando os VANTs de drones.

Se um usuário recreativo for fazer o uso COMERCIAL do aparelho ele precisa atender as exigências dos órgãos responsáveis pelo espaço aéreo, afinal, um drone desgovernado pode machucar ou matar uma pessoa, pode danificar o patrimônio de alguém e pode, ainda, entrar em rota de colisão com uma aeronave comercial e fazer um estrago sem precedentes.

É aí que um usuário comum, depois de se informar junto a Aeronáutica e a ANAC, descobre que o drone dele, na verdade, é chamado de VANT modelo RPA.

Resumindo:

arrow:: DRONE = VANT

arrow:: DRONE = NOME "VULGAR"/ USO RECREATIVO / NÃO COMERCIAL.

arrow:: VANT RPA = UM DRONE DE USO COMERCIAL / PILOTADO REMOTAMENTE POR ALGUÉM.

 

Entenderam aí a sopa de letrinhas?!?! :good:

Qualquer dúvida poste abaixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...