Ir para conteúdo

Dúvida - Isca x Vara - Foco em Barcelos


Eder Nascimento

Posts Recomendados

Olá amigos pescadores. 

Esse é meu primeiro post aqui e conto com auxilio de vocês.

É o seguinte, em janeiro de 2017 estou indo para Barcelos atras dos grandes Tucunáres Açus. Minha dúvida é em relação ao peso das iscas que vou usar x o peso que a vara diz que arremessa. A maioria das varas que são usadas lá são de até 25 lb e essas várias em sua grande maioria na discrição diz arremessar iscas de 28-32 gr. Porem, em Barcelos irei usa isca de até 45g, então gostaria de saber se tem algum problema. 

Claro que eu podeira fazer um teste antes e de fato vou fazer, mas nunca pesquei açus, só pesco os amarelos com iscas de no máximo 18g.

Alguém pode me esclarecer esse dúvida e até mesmo indicar boas varas para Barcelos (nada de vara de mil reais)

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eder Nascimento disse:

Olá amigos pescadores. 

Esse é meu primeiro post aqui e conto com auxilio de vocês.

É o seguinte, em janeiro de 2017 estou indo para Barcelos atras dos grandes Tucunáres Açus. Minha dúvida é em relação ao peso das iscas que vou usar x o peso que a vara diz que arremessa. A maioria das varas que são usadas lá são de até 25 lb e essas várias em sua grande maioria na discrição diz arremessar iscas de 28-32 gr. Porem, em Barcelos irei usa isca de até 45g, então gostaria de saber se tem algum problema. 

Claro que eu podeira fazer um teste antes e de fato vou fazer, mas nunca pesquei açus, só pesco os amarelos com iscas de no máximo 18g.

Alguém pode me esclarecer esse dúvida e até mesmo indicar boas varas para Barcelos (nada de vara de mil reais)

Obrigado

Eder, tudo bem??

acho que 2 varas para você ver com um preço mais baixo e que arremessam iscas tranquilamente são a Enzo 3 e a rapla gold. Mas varas de pesca são algo muito pessoal, vai depender muita da ação que você gosta e para tipo de isca que pretende utilizar...

A maioria das varas vem com o casting especificado que significa a margem de segurança do blank para arremesso das iscas, mas muitos deles aguentam mais .... mas depende muito da forma e que é usado e dos cuidados do pescador...

se quiser perder um tempinho eu tenho um blog que coloquei algumas dicas de iscas, linhas e etc, segue endereço: http://www.nossaspescarias.com.br/index.php?r=site/dicas

abraços e boa sorte nas escolhas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eder,

Você vai precisar de varas mais longas para arremessar iscas tão pesadas. Uma vara de 25 lb com 6'6" tem um casting maior do que uma de mesma marca, modelo e mesma libragem com 30 cm a menos (5'6"). Você vai arremessar uma isca de 50 g como se tivesse metade do peso (comparando com o arremesso de uma isca de 25 g em uma vara curtíssima como 5'6"). Além disso, uma vara mais comprida é muito mais confortável para trabalhar a isca e o peixe. Não, a ponta não bate na água, é só ajustar a inclinação da sua mão, que vai ficar muito mais ergonômico do que apontando para baixo.

Outra opção é usar uma vara com libragem ainda mais alta. Novamente, estará promovendo desgaste acentuado das suas articulações sem nenhuma necessidade.

A que estou usando atualmente é a Rapala Platinum 25 lb 6'6". Custa em torno dos 600 Reais (modelo novo, a minha é da antiga, que ficava na faixa dos 500, mas não se encontra mais), é muito leve e resistente. Pode ir tranquilo.

Você ainda pode mandar fazer uma com blank resistente, passadores Fuji Alconite (barato e excelente) e uma montagem simples e barata. Também vai ficar abaixo dos mil. Aqui no Amazonas não precisa de luxo, e sim de resistência e qualidade para pescar.

Precisando, é só chamar.

Abraço e boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigo Ferreira Cordeiro disse:

Eder, tudo bem??

acho que 2 varas para você ver com um preço mais baixo e que arremessam iscas tranquilamente são a Enzo 3 e a rapla gold. Mas varas de pesca são algo muito pessoal, vai depender muita da ação que você gosta e para tipo de isca que pretende utilizar...

A maioria das varas vem com o casting especificado que significa a margem de segurança do blank para arremesso das iscas, mas muitos deles aguentam mais .... mas depende muito da forma e que é usado e dos cuidados do pescador...

se quiser perder um tempinho eu tenho um blog que coloquei algumas dicas de iscas, linhas e etc, segue endereço: http://www.nossaspescarias.com.br/index.php?r=site/dicas

abraços e boa sorte nas escolhas 

Muito obrigado Rodrigo Ferreiro com certeza não vou perder tempo, pelo contrário, vou ganhar tempo. Toda informação é válida e eu gosto muito deste tipo de leitura. 

Obrigado pela atenção e pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcel Werner disse:

Eder,

Você vai precisar de varas mais longas para arremessar iscas tão pesadas. Uma vara de 25 lb com 6'6" tem um casting maior do que uma de mesma marca, modelo e mesma libragem com 30 cm a menos (5'6"). Você vai arremessar uma isca de 50 g como se tivesse metade do peso (comparando com o arremesso de uma isca de 25 g em uma vara curtíssima como 5'6"). Além disso, uma vara mais comprida é muito mais confortável para trabalhar a isca e o peixe. Não, a ponta não bate na água, é só ajustar a inclinação da sua mão, que vai ficar muito mais ergonômico do que apontando para baixo.

Outra opção é usar uma vara com libragem ainda mais alta. Novamente, estará promovendo desgaste acentuado das suas articulações sem nenhuma necessidade.

A que estou usando atualmente é a Rapala Platinum 25 lb 6'6". Custa em torno dos 600 Reais (modelo novo, a minha é da antiga, que ficava na faixa dos 500, mas não se encontra mais), é muito leve e resistente. Pode ir tranquilo.

Você ainda pode mandar fazer uma com blank resistente, passadores Fuji Alconite (barato e excelente) e uma montagem simples e barata. Também vai ficar abaixo dos mil. Aqui no Amazonas não precisa de luxo, e sim de resistência e qualidade para pescar.

Precisando, é só chamar.

Abraço e boas pescarias!

Muito obrigado pelas excelentes dicas. Não gosto muito de varas acima de 1,80m. Pelo que você citou acho que uma desta medida pode me atender bem, confere?

Bom agora em Julho estou indo para o Pantanal e passar um dia na Bolívia, provavelmente lá devo encontrar boas varas e com custo em conta. Então já quero ir sabendo tudo, inclusive com os preços praticados aqui no Brasil para comparar com os de lá. Essa vara da Rapala já esta nos meus planos algum tempo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem a Saint Plus tucuna pró que o Casting é por volta de 80g já versão 1.8m e sub 500 reais, e tem a falcon cara que vou comprar para hélices que o Casting e alto também, não me lembro quanto.

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Ricardo de A S N Marques disse:

Tem a Saint Plus tucuna pró que o Casting é por volta de 80g já versão 1.8m e sub 500 reais, e tem a falcon cara que vou comprar para hélices que o Casting e alto também, não me lembro quanto.

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk

Obrigado Ricardo estou dando uma olhada nas varas da Saint também, vou olha especificamente essa que vc citou. Já estou listando as varas com seus respectivos preços e sites, depois poderá servir até como base de orçamento para quem precisar aqui no fórum.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Marcel Werner disse:

Atende, sim. 1,80 m ou 6' já é uma medida suficiente. Porém, algumas varas podem estar no limite - ou mesmo acima. Uma que fica no limite é a Falcon Cará 25 lb.

Obrigado Marcel, vou pegar pelo menos duas nesta medida entre 1,8 m a 1,9m para helice e popper e mais duas menores para zara  e jigs. 

Falcon vou dar uma orçada e vai entrar na lista.

Queira mesmo uma redai mas ai eu teria que ir a pé de BH a Manaus, kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Ricardo estou dando uma olhada nas varas da Saint também, vou olha especificamente essa que vc citou. Já estou listando as varas com seus respectivos preços e sites, depois poderá servir até como base de orçamento para quem precisar aqui no fórum.

Abraço

Essa é a que vou levar para SIRN para as Zaras, sticks e Poppers. Show de bola! Tem na juninho Pesca se te ajudar!

Abs

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ricardo de A S N Marques disse:

Essa é a que vou levar para SIRN para as Zaras, sticks e Poppers. Show de bola! Tem na juninho Pesca se te ajudar!

Abs

Enviado de meu E6603 usando Tapatalk

EIRAAAAA Só pega peixe quem pesca !!!! Exatamente no site do Juninho que estou olhando esta. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em ‎13‎/‎06‎/‎2016 at 13:38, Marcel Werner disse:

Atende, sim. 1,80 m ou 6' já é uma medida suficiente. Porém, algumas varas podem estar no limite - ou mesmo acima. Uma que fica no limite é a Falcon Cará 25 lb.

Marcel/Rodrigo,

 

Estou indo pela primeira vez em outubro e estou com uma duvida na montagem dos equipamentos.

Estou entre a Enzo 25LB e a Rapala Gold 25LB para Hélices (encontrei ambas abaixo de 500), mas minha maior duvida está na vara para zaras, sticks e Etc, considero a mesma libragem(25lb)? quais opções sugere? ou pego uma de 20LB?

Hoje tenho uma Okuma carbono cube 25LB que ganhei do meu pai, mas nunca ouvi ninguém falar desta vara, então vou levar como reserva.

grato,

 

Guilherme Barion

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, 

Ambas são boas. Você pode levar uma de cada, a fim de verificar qual gosta mais, ou pegar logo duas iguais. 

Estas varas podem ser usadas para todos os tipos de iscas. Apenas escolher as mais longas e fortes quando usar hélices e poppers acima dos 30, 35 g mais ou menos. Este esforço extra você compensa usando uma vara mais longa ao invés de se sacrificar. 

Em outubro, não costuma estar tudo torrado, a última temporada foi atípica. Então pode não estar favorável à utilização de material mais leve, como 20 lb. Só se faz isso na ausência de estruturas, ou seja, rio muito seco.

Abraços e boas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...