Ir para conteúdo

Pesquisa - Melhor horário para pesca do Tucunaré


BeserraJr

Posts Recomendados

Olá pessoal,

 

Pois é, sempre pesquei os bocudos em lagos com bastante êxito nos seguintes horários: 06:00 às 10:00 e 16:30 às 18:15. Além de ser bem produtivo, o sol não castiga quanto aos outros horário.

No entanto, meu troféu foi pego, em uma pescaria atípica, às 13:30, o que me faz refletir sobre o melhor horário para pesca.

E vocês, em suas experiências, qual o melhor horário para pegar os maiores bocudos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beserra....boa pergunta.

Muita coisa está envolvida nesse "horário".
Em represas de água clara, acredito q esse horário do início da manhã e do final da tarde sejam realmente os melhores. Isso pq o sol estará "deitado" no horizonte, dando reflexo na água, não deixando q vejamos muito fundo. Isso ocorre ao contrário tb, ou seja, o peixe não nos vê tão facilmente e não se acha tão vulnerável.
Com o sol de meio dia, a luz incide direto na água. Conseguimos ver nitidamente o fundo com 3m, 4m de profundidade... e isso torna o peixe mais vulnerável (q se esconde mais e se movimenta menos).
Com os peixes mais "cismados", eles andam mais encardumados...e é aí q o macho alfa, ou o grandão do grupo, fica mais alerta. Acho q por isso pegamos os maiores do cardume. A grande maioria dos peixes grandes que peguei estavam fora deste horário mais promissor.

Já para os tucunarés do norte...a coisa muda um pouco. Lá a água é muito, mas muito turva. 30cm são suficientes para vc não conseguir mais ver o peixe sob a linha dágua.
Como os lagos são muito rasos (1.5m e média, ou menos), a água esquenta muito nos horários mais quentes...e é aí q o peixe grande vai para centro do lago e pontos mais fundos. 
Na AM se pega peixes grandes durante todo o dia, mas entre 9h e 16h é o horário mais promissor....sendo de 11h às 14h, o horário em q fico mais agoniado esperando uma porrada monstra no meio do lagos ou nas sombras estratégicas...rsrsr

Tudo o q digo acima é fruto de observação e achismos...rsrs...blz?!?!
Estou partindo do pré suposto de que todos os outros fatores estão favoráveis, como nível, temperatura, pouca pressão de pesca, peixe ativo e por aí vai. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigo, tudo bem?

 

O Fabricio disse tudo, existe em condições normais uma pré tendência do peixe a ser mais ativo em determinado horário. O que eu vejo em minhas pescarias que mais importante que a hora em si é a temperatura da agua, como nosso amigo acima falou, o peixe procura uma temperatura mais agradável durante o dia, se movimentando. Ná duvida siga a regra do amazonas, pesque o dia todo sem parar kkkkkkkk.

 

Abraços e boas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Beserra....boa pergunta.

Muita coisa está envolvida nesse "horário".
Em represas de água clara, acredito q esse horário do início da manhã e do final da tarde sejam realmente os melhores. Isso pq o sol estará "deitado" no horizonte, dando reflexo na água, não deixando q vejamos muito fundo. Isso ocorre ao contrário tb, ou seja, o peixe não nos vê tão facilmente e não se acha tão vulnerável.
Com o sol de meio dia, a luz incide direto na água. Conseguimos ver nitidamente o fundo com 3m, 4m de profundidade... e isso torna o peixe mais vulnerável (q se esconde mais e se movimenta menos).
Com os peixes mais "cismados", eles andam mais encardumados...e é aí q o macho alfa, ou o grandão do grupo, fica mais alerta. Acho q por isso pegamos os maiores do cardume. A grande maioria dos peixes grandes que peguei estavam fora deste horário mais promissor.

Já para os tucunarés do norte...a coisa muda um pouco. Lá a água é muito, mas muito turva. 30cm são suficientes para vc não conseguir mais ver o peixe sob a linha dágua.
Como os lagos são muito rasos (1.5m e média, ou menos), a água esquenta muito nos horários mais quentes...e é aí q o peixe grande vai para centro do lago e pontos mais fundos. 
Na AM se pega peixes grandes durante todo o dia, mas entre 9h e 16h é o horário mais promissor....sendo de 11h às 14h, o horário em q fico mais agoniado esperando uma porrada monstra no meio do lagos ou nas sombras estratégicas...rsrsr

Tudo o q digo acima é fruto de observação e achismos...rsrs...blz?!?!
Estou partindo do pré suposto de que todos os outros fatores estão favoráveis, como nível, temperatura, pouca pressão de pesca, peixe ativo e por aí vai. :good:

Perfeito fabricio!

Acho que sua análise tem fundamento. Venho acompanhando alguns relatos e os troféus realmente tem saído entre 11 e 15 horas, exatamente no momento mais quente. Obrigado pelo relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Fala amigo, tudo bem?

 

O Fabricio disse tudo, existe em condições normais uma pré tendência do peixe a ser mais ativo em determinado horário. O que eu vejo em minhas pescarias que mais importante que a hora em si é a temperatura da agua, como nosso amigo acima falou, o peixe procura uma temperatura mais agradável durante o dia, se movimentando. Ná duvida siga a regra do amazonas, pesque o dia todo sem parar kkkkkkkk.

 

Abraços e boas pescarias.

Vou seguir seu conselho, até porque somos pescadores e não desistimos nunca. Sempre achamos que na próxima ele vai entrar.... Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Jorel disse:

Pescando com um guia (male-male) no lago do peixe depois do almoço a gente tinha q quase arrastar ele pra pesca pq ele ficava insistindo que não dava peixe aquele horário, contando isso pra um guia (top)  em Epitácio ele disse, acho que é falta de coragem de trabalhar pois o meio do dia com o sol quente é muito bom rss

Pois é Jorel, na turma que pesco é consenso que nos períodos de manhã cedo e final da tarde é o melhor período, já que sempre (pelo menos comigo) foi altamente produtivo. Mais será que é mais provável que o grandão saia nesse horário mais quente... O que o Fabrício relatou tem lógica... sobre a claridade da água... "o grandão do grupo fica mais alerta" quando em cardume... por isso a agressividade e probabilidade de aparecer.... seu troféu inesquecível saiu em que horário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Beserra....boa pergunta.

Muita coisa está envolvida nesse "horário".
Em represas de água clara, acredito q esse horário do início da manhã e do final da tarde sejam realmente os melhores. Isso pq o sol estará "deitado" no horizonte, dando reflexo na água, não deixando q vejamos muito fundo. Isso ocorre ao contrário tb, ou seja, o peixe não nos vê tão facilmente e não se acha tão vulnerável.
Com o sol de meio dia, a luz incide direto na água. Conseguimos ver nitidamente o fundo com 3m, 4m de profundidade... e isso torna o peixe mais vulnerável (q se esconde mais e se movimenta menos).
Com os peixes mais "cismados", eles andam mais encardumados...e é aí q o macho alfa, ou o grandão do grupo, fica mais alerta. Acho q por isso pegamos os maiores do cardume. A grande maioria dos peixes grandes que peguei estavam fora deste horário mais promissor.

Já para os tucunarés do norte...a coisa muda um pouco. Lá a água é muito, mas muito turva. 30cm são suficientes para vc não conseguir mais ver o peixe sob a linha dágua.
Como os lagos são muito rasos (1.5m e média, ou menos), a água esquenta muito nos horários mais quentes...e é aí q o peixe grande vai para centro do lago e pontos mais fundos. 
Na AM se pega peixes grandes durante todo o dia, mas entre 9h e 16h é o horário mais promissor....sendo de 11h às 14h, o horário em q fico mais agoniado esperando uma porrada monstra no meio do lagos ou nas sombras estratégicas...rsrsr

Tudo o q digo acima é fruto de observação e achismos...rsrs...blz?!?!
Estou partindo do pré suposto de que todos os outros fatores estão favoráveis, como nível, temperatura, pouca pressão de pesca, peixe ativo e por aí vai. :good:

Perfeito! O amigo falou tudo. :good: Só faço um complemento, com relação a região Sudeste, no período do inverno, devido a água estar muito gelada, principalmente de manhã, tenho percebido que o melhor horário nessa condição é a tarde, a partir das 15:00 Hs até o sol se por.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito do Rio época e Região.  Se fosse pra escolher um horário é das 14 as 16h.  Mas já fui em pescaria na Bacia do Xingu e Tocantins que os bichos só pegavam as 7 as 10 e depois das 15h , na hora do sol quente sumiam, e nas represas do Sudeste nem adiantava sair cedo, era só depois das 11h  a hora que esquenta e para de ventar um pouco.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra mim não há uma regra. Tudo muda muito rápido no rio. 

Já pesquei bons peixes nos diversos horários.

MAs com certeza a observação do Chefe Biguá é quase unânime. Peixes grandes gostam do horário mais quente.

Adoro pescar no sol a pino naqueles dias quentes de verão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/21/2016 at 11:23, Guto Pinto disse:

Depende muito do Rio época e Região.  Se fosse pra escolher um horário é das 14 as 16h.  Mas já fui em pescaria na Bacia do Xingu e Tocantins que os bichos só pegavam as 7 as 10 e depois das 15h , na hora do sol quente sumiam, e nas represas do Sudeste nem adiantava sair cedo, era só depois das 11h  a hora que esquenta e para de ventar um pouco.  

Certo Guto, mais o seu troféu, aquele inesquecível, saiu que horas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/21/2016 at 18:33, Rodrigo Yamaki disse:

pra mim não há uma regra. Tudo muda muito rápido no rio. 

Já pesquei bons peixes nos diversos horários.

MAs com certeza a observação do Chefe Biguá é quase unânime. Peixes grandes gostam do horário mais quente.

Adoro pescar no sol a pino naqueles dias quentes de verão. 

Isso Rodrigo, a tese do fabricio tem fundamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, BeserraJr disse:

Certo Guto, mais o seu troféu, aquele inesquecível, saiu que horas?

 

4 horas atrás, BeserraJr disse:

Certo Guto, mais o seu troféu, aquele inesquecível, saiu que horas?

De tucunaré foi esse, Serra da Mesa Out 2012, As mais ou menos  16H, Isca Inna 90 cor  38 , depos de refugar uma T20.550686_314698078637997_2122003202_n.jpg?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre peguei os azulões da região centro oeste nos finais de tarde!! Porém na Amazônia os maiores açus peguei em horário e tempo adversos!!! O açu meu do avatar foi por pego por volta das 11:30 hs, chovendo e com uma isca rip roller 6.25 toda descascada de tanta porrada!! Tem explicação??? Hehehehe!!! Pra mim não...!! Como já comentaram, "esse" é o barato da pescaria!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Marcelo Macale disse:

Sempre peguei os azulões da região centro oeste nos finais de tarde!! Porém na Amazônia os maiores açus peguei em horário e tempo adversos!!! O açu meu do avatar foi por pego por volta das 11:30 hs, chovendo e com uma isca rip roller 6.25 toda descascada de tanta porrada!! Tem explicação??? Hehehehe!!! Pra mim não...!! Como já comentaram, "esse" é o barato da pescaria!!!!

Obrigado pelo relato Marcelo!

De fato, não tem explicação. Vejo que o pescador tem que ter preparo para o dia inteiro. Ou seja, aumentar as chances de pegar seu troféu, não podendo assim limitar-se a determinados horários.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...