Ir para conteúdo

Viveiro em barcos para competição


Posts Recomendados

Tenho sido um crítico sobre a forma que se fazem os viveiros nos bass boat fabricados no Brasil, pois acho importantíssimo pela experiência vivida nos USA em relação a essa embarcações que a água deve circular no compartimento, pois dessa forma mantém os peixes posicionados contra a corrente que se cria facilitando sua adaptação quando neles colocados aumentando em muito a condição de mante-los sem sequelas ao serem soltos. Não é exatamente uma solução simples, mas é um procedimento que deveria ser revisto modificando o atual sistema de quebrar o "espelho" de água com o chuveirinho que é usado atualmente. O uso de bombas para fazer a água entrar e sair provocando um corrente é o modelo ideal ao me ver para dar segurança de apresentar peixes vivos junto a pesagem final. 

 

Segue um video como exemplo: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pepe...sem sombra de dúvidas um viveiro em que haja recirculação de água deve ser show de bola. A sua dica é muito válida e já vi alguns bassboats brasileiros com essa bomba de recirculação.

Agora, na minha opinião, o maior diferencial do viveiro dos barcos gringos, é essa "boca" do viveiro. Repare q abaixo da tampa da plataforma (uns 5cm abaixo da tampa) há um material isolante. Esse material dificulta a transferência de calor entre a superfície da água do viveiro e a plataforma.
Ah, e repare tb q a boca do viveiro (q fica abaixo da tampa da plataforma) é bem menor. Alguns barcos gringos tem, inclusive, uma tampa de acrílico fechando essa boca do viveiro para dificultar ainda mais a transferência de calor.

Mas estamos chegando lá...:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

c/ licença srs  = 

sou leigo no tema e assunto  ok / minhas duvidas = 

 capitao  =  mas essa bomba ;  de que vçs falam  =  seria bomba submersa  ou qual ????  

  pepe  =   trabalha submersa  =  fazendo a agua circular de dentro p/ fora e fora p/ dentro  ???  é isso ???  

ou como seria ???  

abraço turma / 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Giovanoni...é um tipo de bomba própria pra viveiro (procure no google por Livewell Aerator q vc entenderá o q é)...mas é uma bomba q pega a água abaixo da linha da água e manda pra dentro do viveiro. Dentro do viveiro tem um cano levantado q dita a altura do nível da água dentro dele. Quando a água sobe demais, ela escapa por um "ladrão".

Abaixo um diagrama pra vc entender como funciona em 99% dos nossos bassboats.

livewell.jpg

 

E existem sistemas bem mais complexos e eficientes. O Pêpe se referiu a esse modelo abaixo.

livewell-2.jpg

 

E existem modelos ainda mais complexos....mas aí já é muito detalhe pra mim...rsrs

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grande capitao  = muito obrigado pela sua  atençao  /

agora  abriu a mente aqui  = sobre esse projeto  / 

como somos atrasados aqui ;  no brasil  né comandante  ???  

otimas dicas;   capitao fabricio  e pepe  = curti  esse viveiro e bomba  viu  .....  muito interessante msmo 

mais uma vez grato  pelas explicaçoes comandante / abraço / 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...