Ir para conteúdo

Piapara em Castilho e Paulicéia. Pq sumiram??


Posts Recomendados

é meus amigos, não bem assim não!

  • nesta região que falei sempre fizemos boas pescarias de piaparas, mas no ano passado achamos que foi a falta de chuva, só que na piracema de 2015/2016 choveu muito aqui na nossa região!
  • e este ano ja fomos duas vezes e com poucos peixes.
  • acho que tem alguma explicação técnica ou climática sobre este sumiço do peixe por todo este tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sim Mauro uma explicação bem simples !!!

Pesco exatamente nesse local a cerca de 12 anos, todo ano sem excessão, umas 2 vezes por ano.

Pressão de pesca muito grande... muito grande.

Primeira vez que fui pegamos peixe, na segunda menos, na terceira menos ainda (e olha que essa época ainda chovia) e nas últimas quase não se pega pra fritar um peixe pra comer na beira do barranco. E olha que não trago peixe pra casa, consumimos lá e soltamos 99%.

Na região do Jupiazinho, local mais conhecido entre os pescadores, já cheguei a contar (quem quiser acreditar, acredite, senão também ...) mais de 300 barcos poitados.

Agora imagine se cada barco desse pegar 3 piaparas por dia... acho que não preciso terminar de fazer a conta né !!!

E 3 ainda estou sendo bonzinho tá.... pois na primeira vez que fui, a 12 anos atrás, dava pra pegar umas 15 no dia tranquilo, na maciota.

Acho que da pra entender porque não se pega mais peixe lá !!!

O tempo influencia com certeza, nesses rios represados (que não tem enchente), nem tanto, pois o peixe não precisa dela pra subir, desova nos alagados, lá, com certeza, desova no labirinto (local cheio de ilhas que fica em frente de Paulicéia).

Mas que a pressão de pesca tem acabado com os peixes dessa região de Castilho e Paulicéia, disso não tenho a menor dúvida.

É uma pena que 95% dos pescadores ainda vão para lá com a mentalidade de trazer tudo que conseguir pra casa... ai da pro vizinho, pro irmão, pro zé do bar.... ou senão vendem pra pagar a proxima pescaria.... conheço alguns assim.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o que o Thiago falou, infelizmente a grande maioria dos pescadores de piapara ali na região matam tudo que pegam, pousadas não incentivam pesca esportiva, e exibem enormes fieiras de peixes mortos para atrair clientes.

Quando se pegava peixe era comum nas pousadas ver pescadores saindo com caixas de isopor cheias de piaparas, dourados, tucunarés e pacús, falta de conciência dos pescadores, piloteiros, pousadas e falta de fiscalização.

Faz alguns tempo que não vou para lá e não tenho a menor vontade de voltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os peixes estão sumindo porque a natureza não consegue, e nunca vai conseguir, repor os estoques pesqueiros, na mesma velocidade que estão sendo tirados...isso é em água doce e também no mar...é muita pressão de pesca, tanto amadora como (pior ainda) a comercial... infelizmente pouquíssimos pescadores tem consciência em praticar o pesque e solte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou todo ano pra Castilho no minimo 4 vezes no ano, conheço todos por la! O q nosso amigo Thiago disse é pura verdade!

Infelizmente eu fui um desses, Já cheguei a trazer 200 kg de piapara em 4 dias de pesca suici::

HJ não vou dizer q solto td, porq seria mentira, mas não passo mais da cota, eu respeito a opiniaõ de quem é a favor da cota zero, mas eu sempre trago peixe para comer dar uns pro sogro e acho q quem acaba com os peixes são as pousadas q não cobram a cota, os mergulhadores e os profissionais!  Mês  passado estive la e pegamos boas piaparas, estavamos em dois e trouxemos nossa cota, mas oq eu vi la dessa vez me decepcionou muito, tinha 3 ribeirinhos esperando nos sairmos do ponto pra passar arrastão com redes, como estava pegando mais atardezinha quase d noite, eles ficavam encostados no barranco só esperando, até conheço eles são piloteiros lá!

Eles estavam passando rede em frente a primeira ilha q fica perto da ilha do saranzinho, ali é um lugar mais razo e estava puxando muito piapara, no terceiro dia não puxava mais eles arrastaram todos os dias q eu estava la, via eles todo dia! Até um dia todos os barcos q estavam la começaram a xingar eles de longe, com gritos etc... Uma pena!!::nada::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 19/08/2016 at 11:35, Angelo Vieira disse:

Eu vou todo ano pra Castilho no minimo 4 vezes no ano, conheço todos por la! O q nosso amigo Thiago disse é pura verdade!

Infelizmente eu fui um desses, Já cheguei a trazer 200 kg de piapara em 4 dias de pesca suici::

HJ não vou dizer q solto td, porq seria mentira, mas não passo mais da cota, eu respeito a opiniaõ de quem é a favor da cota zero, mas eu sempre trago peixe para comer dar uns pro sogro e acho q quem acaba com os peixes são as pousadas q não cobram a cota, os mergulhadores e os profissionais!  Mês  passado estive la e pegamos boas piaparas, estavamos em dois e trouxemos nossa cota, mas oq eu vi la dessa vez me decepcionou muito, tinha 3 ribeirinhos esperando nos sairmos do ponto pra passar arrastão com redes, como estava pegando mais atardezinha quase d noite, eles ficavam encostados no barranco só esperando, até conheço eles são piloteiros lá!

Eles estavam passando rede em frente a primeira ilha q fica perto da ilha do saranzinho, ali é um lugar mais razo e estava puxando muito piapara, no terceiro dia não puxava mais eles arrastaram todos os dias q eu estava la, via eles todo dia! Até um dia todos os barcos q estavam la começaram a xingar eles de longe, com gritos etc... Uma pena!!::nada::

Sempre ia pelo menos duas vezes ao ano neste mesmo local.

 

Perdi a vontade de ir tb, os peixes estão acabando e ninguém toma providencia.

Tb queria saber informação como está esse ano lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sumiram , pois assim como em outros varios locais do Brasil, os matadores não perdoam nada.....

Matam tudo que vem pela frente.

Não se contentam em se divertir, pescar e soltar ou levar alguns poucos peixes para casa para consumo

Tem que levar o rio nas costas, cambada de vagabundos vigaristas.

Não tem lei, não tem fiscalização.

Por isso estão acabando, tudo, tudo em tudo quanto e canto do pais

Desculpe o desabafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava planejando conhecer Castilho este ano mas devido aos vários relatos de amigos aqui do fórum, até desisti. Pesco em no rio são Francisco há cerca de 10 anos de três Marias até Ibiai e o peixe simplesmente acabou até quando nossos rios vão aguentar? Graças a Deus me curei desse vício de matar tudo pois infelizmente já fui um desses assassinos  que acabam com nossos rios, queria que mais pescadores também enxergassem isso,mas  acho que isso está longe de acontecer mas não vamos desistir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
5 horas atrás, Ricardo Ivanoff disse:

Depois de um ano, alguém foi para lá de novo estes últimos meses (ate novembro) e como está agora que abriu a pesca, alguma informação?

To pensando em ir só pra tomar uma cerveja e fazer churrasco no rancho, sem expectativa de peixe.

Ricardo,se o objetivo é só diversão mesmo,sem foco no peixe,pode ir despreocupado....Pra arejar a cabeça a região ainda é muito boa....Beira rio tem esse dom mesmo rsrsr....Agora sobre pescaria,continua na mesma situação.....Uma semana acerta peixe,na outra não....Principalmente esses peixes de ceva....Devido a pressão de pesca na região,toda pescaria lá virou loteria...Se tiver sorte de estar na semana certa lá pode ainda acertar bons peixes sim,principalmente piauçus e pacus....Mas infelizmente é mais fácil errar do que acertar...Agora,por lá ainda tem bastante tucunaré também...Costuma ser mais certeiro do que piapara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2019 em 16:00, Cristiano Rochinha disse:

Ricardo,se o objetivo é só diversão mesmo,sem foco no peixe,pode ir despreocupado....Pra arejar a cabeça a região ainda é muito boa....Beira rio tem esse dom mesmo rsrsr....Agora sobre pescaria,continua na mesma situação.....Uma semana acerta peixe,na outra não....Principalmente esses peixes de ceva....Devido a pressão de pesca na região,toda pescaria lá virou loteria...Se tiver sorte de estar na semana certa lá pode ainda acertar bons peixes sim,principalmente piauçus e pacus....Mas infelizmente é mais fácil errar do que acertar...Agora,por lá ainda tem bastante tucunaré também...Costuma ser mais certeiro do que piapara.

Veleu Cristiano, acho que vou na próxima semana, vou tentar uma piapara.

Qualquer coisa fico no churrasco e cerveja mesmo, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sumiu, assim como outros varios locais no Brasil, por causa da pressão de pesca. Gente que vai pescar e leva tudo embora, que não se preocupa em soltar o peixe e preservar.

Gente que tem que levar peixe para dar aos vizinhos, parentes, encher os freezers.

Enquanto não tiver leis mais duras no Estado de Sao Paulo, cada vez vai piorar mais, infelizmente é uma verdade.

Na argentina tem Dourados enormes de 10 -15 kg no mesmo rio aqui do Brasil, onde não tem mais nada, porque lá eles preservam.

Desculpem o desabafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não volto em Castilho tão cedo, fui lá há uns 5 anos, besteira!! São dois paredões de 250 barcos cada, eh qse como uma enorme rede de margem a margem, eh ridículo... Qdo sai (pq eh raro sair há anos.. Mas as pousadas e piloteiros ficam sempre repetindo a mesma coisa que semana passada saíram grandes, mais de 100 cada pescador, só gigantes, q teve dois barcos que qse afundaram de tanto peso etc... Sempre semana passada....), qdo sai eh matança desesperada. 

Castilho e Jupia já foram excelentes mas isso tem mais de 5 anos, qdo fui lá já deu pra sacar o esquema, nas duas fileiras de 250 barcos , Nenhum, repito: nenhum pegou nada, nem piloteiros nada!! Meu amigo, duzentos e cinqüenta barcos em cada fileira e neeeeenhum pegar nada??? 

Só não enxerga  qm não QR... Era Pra ficarmos 3 dias, voltamos no mesmo dia...

 

Ahhh mas semana passada pegou até sem anzol.... Ahan. Depois os peixes entraram em regime...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2019 em 11:53, Astra-Taranis disse:

Eu não volto em Castilho tão cedo, fui lá há uns 5 anos, besteira!! São dois paredões de 250 barcos cada, eh qse como uma enorme rede de margem a margem, eh ridículo... Qdo sai (pq eh raro sair há anos.. Mas as pousadas e piloteiros ficam sempre repetindo a mesma coisa que semana passada saíram grandes, mais de 100 cada pescador, só gigantes, q teve dois barcos que qse afundaram de tanto peso etc... Sempre semana passada....), qdo sai eh matança desesperada. 

Castilho e Jupia já foram excelentes mas isso tem mais de 5 anos, qdo fui lá já deu pra sacar o esquema, nas duas fileiras de 250 barcos , Nenhum, repito: nenhum pegou nada, nem piloteiros nada!! Meu amigo, duzentos e cinqüenta barcos em cada fileira e neeeeenhum pegar nada??? 

Só não enxerga  qm não QR... Era Pra ficarmos 3 dias, voltamos no mesmo dia...

 

Ahhh mas semana passada pegou até sem anzol.... Ahan. Depois os peixes entraram em regime...

É isso ai parceiro...................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...