Ir para conteúdo

Linha Multifilamento x Freio Dedão


Douglas Fernando

Posts Recomendados

Boa Tarde Pessoal,

Tenho uma duvida em relação a linhas de multifilamento "macias" e queria uma opinião dos membros mais experientes. Uso em minha carretilha a linha Vexter 0,19mm 8x, no meu ponto de vista ela é bem macia e devido a isso eu sinto uma certa dificuldade de sentir a linha raspando no dedão no momento de qualquer tipo de arremesso. Estou tentando aprimorar esse recurso de usar o freio dedão e estou com essa dificuldade, não sei se é impressão minha ou tem alguma coisa a ver com o equipamento em si. Tenho uma Brisa GTO 8000, nela deixo apenas 1 centrifugo acionado, magnético no zero e a sintonia fina toda aberta (sem deixar jogo no carretel). Consigo arremessar sem fazer cabeleira, porém quando a mesma começa a se formar não consigo sentir no dedão para "freiar" um pouco e não deixar agravar a mesma. Ta certo que é um curto período de tempo, mas mesmo assim, acredito que tem como usar o dedão para freiar.

Então, gostaria da opinião dos mais experientes, será que é a linha?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas eu não tenho experiencia para opinar, mas uma carretilha toda aberta não fica mais difícil? Ainda mais com uma linha tão fina?

Já testou com carretilha um pouco mais travada? 

Eu demorei um pouco para adquirir essa sensibilidade de deixar a linha correr no dedão e frear na hora certa, mas agora eu nem percebo.

Bom em alguns instantes aparece um mais experiente e desculpe por não poder ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é questão de adaptação mesmo .

Eu por exemplo , pesco com qualquer carretilha sem nenhum freio ativado . Só no dedão mesmo .

No começo eu quase desisti das multi , só passava raiva kkk . Ainda bem que eu não desisti danca::, só boa agora .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião: linha fina e falta de treino. Aumente a linha para no mínimo 0,28mm e treine. Quando estiver craque diminua para 0,25mm, quando estiver mestre diminua para 0,23mm, e quando estiver mestre ninja, daí sim vc passe para 0,19mm...rs. Eu pesco com 0,27mm aqui no sudeste e não me ocorre nó de vento e nem vejo necessidade de diminuir a espessura da linha. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo também sempre pesco com toda a carreta destravada, quanto mais fina a linha, mais difícil fica o arremesso, porem isso em questões de alguns arremessos já se consegue ir ajustando o equipa com nosso corpo, e resolvendo esse problema, e muito importante quanto vc senti que a linha esta mau distribuída na carretilha, isso acontece por muitos arremessos, ou um peixe que se pega e puxa muita a linha, quando acontece isso, e fundamental, descarregar toda a linha da carreta e ir recolhendo com a linha bem esticada... outro coisa que acho muito importante e quando for colocar a linha na carreta, sempre deixar alguém segurando o carretel e ir recolhendo com a linha bem esticada, assim diminui muito a quantidade de cabeleira, resolvendo esse problema

essa linha que vc falou eu nunca usei, então não posso te dizer se o problema esta na linha, mais certamente uma linha top, faz toda a diferença. uso linha gsoll ygk, essa linha p mim e a melhor que já usei ate hoje... já usei uma linha intergrenn 8 fios que dava cabeleira...

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Eder Nascimento disse:

Douglas eu não tenho experiencia para opinar, mas uma carretilha toda aberta não fica mais difícil? Ainda mais com uma linha tão fina?

Já testou com carretilha um pouco mais travada? 

Eu demorei um pouco para adquirir essa sensibilidade de deixar a linha correr no dedão e frear na hora certa, mas agora eu nem percebo.

Bom em alguns instantes aparece um mais experiente e desculpe por não poder ajudar.

Valeu pela opinião Eder. Já que estou a um tempo treinando, consigo usa-la sem freio já, só preciso tomar cuidado com a força no arremesso (ação da vara) e fazer o movimento dos tipos de lançamento correto, se por desatenção fazer o movimento errado, a probabilidade de aparecer cabeleira é maior. Com ela com mais freio, uso bem pouco o dedão, por isso eu abri esse tópico, para ver opiniões diferentes. Mas valeu pela ajuda. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Jorel disse:

Treinar .....treina.. e treinar só assim vc vai conseguir tal sensibilidade, só uma correção o nome desse freio que no meu modo de ver é o mais eficiente  não é freio dedão e sim freio digital, boa sorte.

Valeu Jorel, o negócio é continuar nos treinos. Sobre o nome até sei que é chamado nesses dois tipos, só não coloquei freio digital para não gerar confusão. Valeu pela ajuda. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Diogo Andreassa Borges disse:

Acho que é questão de adaptação mesmo .

Eu por exemplo , pesco com qualquer carretilha sem nenhum freio ativado . Só no dedão mesmo .

No começo eu quase desisti das multi , só passava raiva kkk . Ainda bem que eu não desisti danca::, só boa agora .

Pelo jeito é treinar, valeu pela força. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Felipe sanches disse:

Não costumo usar muito freio tb, mas a sintonia fina deve estar bem regulada senão eu não pesco, fico o dia todo fazendo penteado na linha kkk.

Valeu pela ajuda Felipe. Estou tentando ver se consigo sem usar os freios, com mais treino chego lá. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcelo Terra disse:

Experiente não sou rsrs más na minha opinião isso que tá acontecendo é o princípio do "nó de vento" hj não tenho esse tipo de problema por 2 fatores:

- New Black Widow GTS e linha samurai 31mm danca:: 

:good:

 

Eae Marcelo, com esses equipos ajuda bem mais rsrsrs. Mas vou treinando e me adaptando ainda mais. Valeu pela ajuda. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique Mendonça disse:

Minha opinião: linha fina e falta de treino. Aumente a linha para no mínimo 0,28mm e treine. Quando estiver craque diminua para 0,25mm, quando estiver mestre diminua para 0,23mm, e quando estiver mestre ninja, daí sim vc passe para 0,19mm...rs. Eu pesco com 0,27mm aqui no sudeste e não me ocorre nó de vento e nem vejo necessidade de diminuir a espessura da linha. Abraço.

Henrique quantos meses nesses níveis ninjas vou precisar? kkkkk Entendi a dica, mas fica caro a brincadeira, comprar diversas linhas com bitolas diferentes. Mas vou continuar treinando e chego no nivel master ninja. Valeu pela ajuda. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, FabianoTucunare disse:

amigo também sempre pesco com toda a carreta destravada, quanto mais fina a linha, mais difícil fica o arremesso, porem isso em questões de alguns arremessos já se consegue ir ajustando o equipa com nosso corpo, e resolvendo esse problema, e muito importante quanto vc senti que a linha esta mau distribuída na carretilha, isso acontece por muitos arremessos, ou um peixe que se pega e puxa muita a linha, quando acontece isso, e fundamental, descarregar toda a linha da carreta e ir recolhendo com a linha bem esticada... outro coisa que acho muito importante e quando for colocar a linha na carreta, sempre deixar alguém segurando o carretel e ir recolhendo com a linha bem esticada, assim diminui muito a quantidade de cabeleira, resolvendo esse problema

essa linha que vc falou eu nunca usei, então não posso te dizer se o problema esta na linha, mais certamente uma linha top, faz toda a diferença. uso linha gsoll ygk, essa linha p mim e a melhor que já usei ate hoje... já usei uma linha intergrenn 8 fios que dava cabeleira...

abs

Eae Fabiano, esse ajustando o equipamento com o nosso corpo, eu não entendi muito bem. Você fala que nosso corpo vai adaptando de uma forma automática com a situação?

Por eu treinar no "seco" eu não fico fazendo esse ajuste de desenrolar e enrolar a linha com força, eu sei que isso ajuda, mas ai eu perco muito tempo e nem sempre tem alguém por perto para ajudar. Isso não me atrapalha muito não, o que estou com dificuldade mesmo e sentir a linha raspando no dedo. Vou treinar mais e tentar prestar atenção mais nesse detalhe.

Valeu pela ajuda e abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uso multi a mais de  15 anos ... vce não tem que se preocupar em "sentir" a multi ... se preocupe em pegar o "timing" da isca ... distancia x força empregada = suavidade ... se o ajuste fino estiver correto e a força empregada idem , não preciso nem colocar o dedo ... 

faço o parâmetro com o barulho que a isca faz quando cai na agua ... quanto menor , melhor é o arremesso ...

inicie treinando 5 mts , depois vá pra 10 , depois pra 15 , depois 20 ... etc ...

tem muita gente preocupada com carretas que arremessam longe  , e não consegue acertar um pneu a 5 mts ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, o que eu quis dizer,  nosso corpo que nesse caso e o dedo, ele vai se adaptando e vc pega a forma certa  e mais eficiente de ir controlando com o dedo os arremessos, pelo menos isso acontece no meu caso...um tempo atrás fui pescar no lago do peixe, e coloquei uma linha bem fina na carretilha curado que eu tinha naquele momento para pescar, e uma carreta um pouco maior do que o ideal para o local, mais so tinha ela, ai coloquei,   250 metros de linha 0,20, e destravei toda a carreta, colquei isso tudo de linha, pois gosto de ver a carreta com o maximo de linha possivel que ela cabe, eu jogava tao longe que o guia falou que nunca tinha visto nada tao parecido.... rsrsrsrs... e detalhe não teve nenhuma  cabeleria, em 5 dias de pesca...

quanto a treinar arremessando no seco, não acho legal isso, pois a linha vai pegando sujeira e pode ir tendo dano por causa de coisas que vao enganxando nela... acho isso besteira, minha oipinao

quanto a desenrolar e enrolar denovo a linha bem firme, vc não precisa de alguém para te ajudar senão tem a pessoa disponível, bastar andar com o barco e ir dando linha e depois vem recolhendo tudo, com o motor funcionando em macha lenta, ou vc mesmo  enrola segurando a linha firme caso esteja desembarcado e sozinho,  assim ela já fica bem firme na carreta... não sei se conseguri explicar tudo como queria, tenho esse problema de não conseguir me expressar bem com a escrita, sei explicar bem na pratica, dentro do barco pescando rsrsrsrrs

abraços e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...