Ir para conteúdo

SOS RIO GRANDE. ASSALTANDO OS PESCADORES. O QUE FAZER?


Posts Recomendados

Bom dia senhores!

Venho hoje fazer um alerta sobre situação extremamente grave que vem ocorrendo no Rio Grande, interior de SP e MG.

Há uma quadrilha de assaltantes atuando na região, andam fortemente armados, estão abordando pescadores no rio, levam tudo celulares tralha de pesca, motor de popa elétrico e até embarcação toda, deixando a vítima ilhada na margem. 

Nos últimos 40 dias ficamos sabendo de 2 casos, o primeiro na região de Planura (UHE Porto Colombia), onde levaram toda a tralha e embarcação de 2 grupos de pescadores. A mais recente em Guaraci (UHE Marimbondo), assalto a motor de popa, parece que houve até troca de tiros.

Venho alertar para que evitem pescar nessa região, ou se for, andem em grandes grupos. 

Gostaria de saber como poderíamos agir para coibir essa situação, se for necessário montar um grupo de pescadores e cobrar ação da Policia Militar e Florestal, a região do Rio Grande compreende centenas de municipios e muitos bons "points" de pesca que são o lazer de milhares de pescadores, incluem Furnas, Capitolio, Estreito, Delfinopolis, Rifaina, Jaguara, Igarapava, Delta, Miguelopolis, Guaira, Volta Grande, Planura, Porto Colombia, Guaraci, Fronteira, Orindiuva, Paulo de Faria, Cardoso, AParecida do Taboado.... etc

Não podemos permitir que a bandidagem e a impunidade prevaleçam, se isso virar moda estamos perdidos, além de perder toda a tralha (carretillhas varas iscas celulares barcos motor bass boat etc), o pior pode mesmo acontecer!

Como poderíamos agir??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nerooo, de fato a coisa esta muito preocupante, essas quadrilhas evoluiram de assaltos a lojas, oficinas, casas, ranchos e agora estao trazendo o horror para dentro dos rios tb.

 

É importante que saibamos que nao se tratam de nóias roubando pra sustentar o vício, são quadrilhas ! Organizadas e bem armadas e conhecedoras do que estão buscando.

 

Para combate-las, é fazer BO, conversar com policiais e delegados, pedir espaço nos jornais de suas cidades, forças midias sociais  e especialmente, publicar os relatos em foruns etc.

 

Outro meio disso é jamais comprar um motor, sem documentacao (na falta dela, ir em cartorio e pedir para assinar um documento de compra e venda com todos os documentos etc), mesma coisa pra barcos.

 

Esta em todos os rios acontecendo isso, de Sta Fé do Sul ate São Paulo estamos escutando relatos iguais, são notoriamente produtos de alto giro ou valor agregado, como barcos especificos, motores, etc, coisas que sao vendidas por um bom valor. 

 

Ha relatos de lojas que tiveram mais de 6 motores e ferramental todo da oficina roubados, ora ! Isso é encomenda! Alguma loja escondida ai esta montando sua oficina e estoque com esses motores e barcos. Lucrando alto!

 

E tenho dito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foda isso...

Na verdade é muito, mas muito mais ladrões q pessoa honestas...aff...Tá difícil combater essa turma.

Mas ideia é essa mesmo, Gustavo...É reunir uma turma de pescadores, reunir os q foram lesados, e cobrar mesmo. Se conseguirem reunir muita gente pode ser q o jornal local se interesse em divulgar a prática. Bem, a área é grande, a fiscalização é pequena (ou quase nula), e é ladrão q não falta.

Ah, soltar cartazes de alerta nas marinas, lojas de peças e manutenção de barcos e por aí vai...:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho casa nessa região,em Colombia-SP, e posso afirmar que esse tipo de crime sempre existiu por essas bandas,porém sempre praticados por alguns "pescadores profissionais vagabunbos" (sem generalizar) que cometiam esses furtos pra venderem á troco de banana,normalmente para comprar drogas.Mas me parece que a coisa vem evoluindo,e já  não são os mesmos "nóias" que estão fazendo isso.Como foi dito, esse tipo de crime vem se aperfeiçoando.Alguém "maior" parece estar por trás disso.

Alerta principalmente a rancheiros e pousadas...Esses são os mais vulneráveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Affi cara a vontade é andar armado  e passar todos eles, mas não é correto né?! E nós que queremos praticar nosso esporte, que trabalhamos tanto por esses momentos de lazer, sofremos as consequências. 

Mas é isto que já foi dito, buscar o caminho da lei e se organizar.

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara isso ai é Phodis viu, sair para pescar e ser assaltado no meio do rio. E pior ter sua tralha levada por vagabundos. ::nada:: 

Pena que não podemos sentar o dedo nesses vagabundos.suici::

Mas o jeito é fazer BO mesmo e ver no que dá né!:diablo:

Até lá vamos divulgando para a moçada ir vendo o que se pode ser feito a respeito, pois os donos de pousada são os que mais podem ajudar nessa questão. joia::: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nerooo É meu amigo, a coisa chegou no fundo do poço. Ontem pesquei desembarcado la em guaraci, em pleno feiradao, das 7 da manha as 5 da tarde, nao vi um barco sem quer, o medo esta tomando conta, a proposito desse segundo caso em guaraci, voce sabe me dizer c foi daqui de nossa cidade as vitimas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá difícil, e não é só no sudeste, já ouvi vários relatos de assaltos tb na Serra da Mesa e Corumbá 4.

Lei do desarmamento é uma bosta, o ideal q que tds andassem nos seus barcos armados, a única solução que eu vejo, a certeza da vítima estar desarmado deixa os bandidos cada vez mais ousados.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Thiago Seco disse:

@Nerooo É meu amigo, a coisa chegou no fundo do poço. Ontem pesquei desembarcado la em guaraci, em pleno feiradao, das 7 da manha as 5 da tarde, nao vi um barco sem quer, o medo esta tomando conta, a proposito desse segundo caso em guaraci, voce sabe me dizer c foi daqui de nossa cidade as vitimas?

Thiago em Guaraci eu não sei quem foi, mas em planura parece que foi o Clayton nosso parceiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
5 horas atrás, Astra-Taranis disse:

alguma novidade a respeito? como esta orindiuva?

Em Orindiúva não houve nenhum registro desses assaltos e em Guaira e Miguelópolis,onde houveram os casos mais recentes,a policia descobriu um rancho em Volta Grande onde estavam 2 barcos e motores de popa que foram roubados recentemente.Os fdp não foram encontrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem algum rancho la que consigo descer meu barco (1.60m de boca) ? liguei num outro dia e disse q soh descia canoa (embora o meu seja canoa ele disse q nao descia mas achei q era mah vontade mesmo). 

qro ir num bate e volta sabado agora. como esta o rio la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra,rodando com lambari sai algum barbado,com tuvira e muita sorte algum pintado e na pescaria de ceva com caranguejo de isca,sai algum piauçu,piau três pintas,uma ou outra piapara e pacu-caranha.Pescarias sempre de muita insistência devido a pressão de pesca.

Sobre as rampas realmente não sei te dizer,mas acho que dá pra descer seu barco sim,mesmo com 1,60m de boca.

Lá em Orindiúva os únicos locais pra descer os barcos são nas pousadas que tem aquelas rampas elétricas.Não sei em qual você ligou,mas os lugares pra você desencarretar lá são:

POUSADA DO PINTADO

17-99756-2302

POUSADA DO JAÚ

POUSADA DO GIBA

POUSADA PIONEIRO

17-3816-1247

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, 

Existe um troço chamado "desobediência civil". Nem preciso dizer que essa hipótese ocorre quando um certo grupo de pessoas ou uma nação inteira decide por não dar pelota a certas leis que só lhes trazem prejuízos, suprimam direitos e/ou ameacem suas vidas. Estamos diante disso. O Estado, em razão de lei, deixa a população à mercê de bandidos, porém pouco ou nada faz para protegê-la. Logo, entendo que o negócio é ignorar tal lei e, em circunstâncias que assim recomendem, portar armamento para defender a si e seu patrimônio. Pode até ser ilegal, mas é legítimo.

Viajo pelos rios da Amazônia, e os assaltos a barcos, inclusive de passageiros, já estão se tornando cada vez mais frequentes. Não viajo despreparado, sempre tenho uma "bocuda" por perto, escondida da Polícia. Peço a Deus que nunca precise usar, mas se for necessário, não vai dar nega, vai ser "porva" pra todo lado. É o único jeito de me sentir seguro.

Abraços do Gilbertinho da Amazônia    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Astra-Taranis disse:

cristiano foi faz tempo la? ta ruim de sair ou ainda da tranquilo? nao to afim de pescar na rodadinha, quero de espera... o q acha?

Estive lá a alguns dias atrás conversando com amigos,mas nem pesquei.Mas é aquilo mesmo que te disse,tem bastante gente pescando de ceva,e peixe ta saindo,mas tem que insistir bastante,acertar o ponto e principalmente a isca.Leve um pouco de tudo,milho cozido,minhoca,massa e principalmente massa amarela e se encontrar,carangueijo.

Um bom trato também é importante,mas geralmente tem nessas pousadas pra vender.De uma ligada antes.

 A maioria dos peixes são piaus 3 pintas,mas vira e mexe sai alguma piapara,piauçu e pacu-caranha.

Em Colombia,a situação é a mesma,com a diferença de estar saindo umas boas corvinas.Em ambos as cidades da pra se pescar di boa,sem medo de assaltos.

Abço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13 de março de 2017 at 10:27, Cristiano Rochinha disse:

Estive lá a alguns dias atrás conversando com amigos,mas nem pesquei.Mas é aquilo mesmo que te disse,tem bastante gente pescando de ceva,e peixe ta saindo,mas tem que insistir bastante,acertar o ponto e principalmente a isca.Leve um pouco de tudo,milho cozido,minhoca,massa e principalmente massa amarela e se encontrar,carangueijo.

Um bom trato também é importante,mas geralmente tem nessas pousadas pra vender.De uma ligada antes.

 A maioria dos peixes são piaus 3 pintas,mas vira e mexe sai alguma piapara,piauçu e pacu-caranha.

Em Colombia,a situação é a mesma,com a diferença de estar saindo umas boas corvinas.Em ambos as cidades da pra se pescar di boa,sem medo de assaltos.

Abço!

Saindo alguns barbados e piaus, maioria fora da medida, e uma matança absurda... Não recomenda procurar a região de orindiuva agora, quando abre a pesca o negócio fica pior que o Maracanã lotado.... 

Sobre os assaltos, concentram-se no eixo miguelopolis, guaira planura, até onde sei a PM capturou uma quadrilha de lanchas na região, um colega chegou até a citar, mas pelo que sabemos não são os vagabundos que estão assaltando os pescadores.

as investigações continuam a passos de tartaruga como tudo nesse país, eu e muitos colegas já paramos de freqüentar a região, infelizmente, por enquanto é o mais seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...