Ir para conteúdo

Motor eletrico - onde instalar


Posts Recomendados

Oe pessoal, gostaria da opiniao de  vocês. Comprei o scorpion 175, 5m, boca 1,75 e fundo em V, pontal 75cm. Sem plataformas.

Vou utilizar 90% do tempo no litoral, seja na costa ou canais. O motor é 30 hp com kit de partida eletrica.

Gostaria de deixar o barco preparado para o motor elétrico.  Fiaçao, supirte, etc... Aí as dúvidas:

- devo instalar na popa ou na proa? Muitas vezes pesco sozinho. Quais os pros e contras? Ficar perto da popa seria desejável em caso de precisar sair rapido da arrebentação perto das encostas, não?

- tenho uma bateria de 105, penso em usar para os dois motores. Meu motor popa liga manualmente também, caso acabe a carga da bateria. O que acham? A carga duraria quanto? Ao retornar para casa sempre recarregareina bateria, não previso remove-la do barco. Está instalada na popa.

- qual a potência indicada para o elétrico? Sugerem marcas? Preciso de algum sistema especial de fixação ou ja vem neles? 

Eu tenho zero experiência  com eletricos, quero começar a usar para pescar robalos proximo as ilhas e vertical jig sobre estruturas.

Abraços 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenha os dois suportes, tanto na Popa qto na Proa..  Dia que está ventando pescar na popa é muito ruim pois o bico do barco é leve, já  na frente o motor puxa e não empurra, já atras em situaçoes pra apenas controlar o barco e que tenha que ficar perto do motor ou for pescar sozinho ajuda muito.   

Quanto ao motor, como seu barco tem 75cm de altura procure um com haste mais alta. O Phanton tem o modelo 54lbs que tem haste 13cm maior , e tem modelo marinizado, existe outras marcas melhores como Minnkota, motorguide, etc... mas o Phanton alem de mais barato  acha peça em qualquer lugar  e são resistentes. 

Normalmente os barcos vem com suporte na frente, se vc já pegou o barco sem suporte traseiro, no ML tem pra vender , se não me engano é a Maresias que faz,   fabricas como Levefort e Metalglas tb vendem:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-770187187-suporte-para-motor-eletricobarcoslanchasrobaleiros-_JM

Ou faça em casa como eu fiz, kkkk

14355671_1087191574721973_34104192148164

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Guto, realmente, por que não utilizar nos dois locais? Vou deixar a fiação pronta para isso.

Vou pesquisar essa marca que falou, marinizado.

Quanto ao suporte na popa vou olhar em alguns barcos primeiro, para entender melhor o funcionamento. como meu barco é alto para subir da água tive que colocar uma escadinha num dos lados da popa. Do outro colocaria a sonda, mas talvez a coloque por dentro do casco mesmo.

Muito obrigado,

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unico problema que acho nessa situação, motor na proa ou popa, é a posição do hélice. Na popa, ela trabalha melhor, claro, como o motor de popa, ou seja manche/acelerador pra frente e hélice pra trás. Já pra trabalhar com ele na proa, melhor posição é o inverso, manche/acelerador no mesmo sentido do posicionamento do hélice. No meu, mesmo quando pesco sozinho, prefiro o motor elétrico na proa, pelo que o Guto falou. Acho que fica mais equilibrado e distribuído com relação ao peso na canoa, principalmente em dia de vento. Agora, não confio muito no motor elétrico pra me tirar de uma situação de risco, melhor é correr e acionar o de popa pra sair rápido do local. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, apesar do Guto já ter dito tudo corretamente, vou só dar umas dicas,,, Use fios de "bitola grossa", coloque "tomadas" para facilitar as transições e como vç mesmo disse que vai usar na água salgada, experimente usar um "Isolante Liquido"...

Ex´s:

Resultado de imagem para fita isolante liquidaResultado de imagem para fita isolante liquida

Tomada Industrial :

Resultado de imagem para tomadas industriais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...