Ir para conteúdo

Upgrade Mercury/Tohatsu 40hp para 50hp


Posts Recomendados

Boa tarde pessoal,

já vi o tópico e o vídeo do Reginaldo da Ti Nautica, e tb já li bastante coisa sobre esse motor, Mercury 40hp.

Possuo um a pouco tempo, já fiz a alteração no acelerador dele onde ele passa a abrir as borboletas totalmente após a primeira revisão, o motor fica bem mais forte,

mas não contente e como gosto de ler, resolvi procurar na internet sobre a real alteração do mercury, ou tohatsu 40hp para o 50hp, já que o bloco do motor é o mesmo, também 3 carburadores... e etc

Encontrei em um fórum gringo onde aqui vou traduzir por um programa(tradução não fica 100%), mas verifica-se que as mudanças não é complicada, pois são poucas peças, mas são peças importantes que demanda conhecimento e também dinheiro, veja abaixo as 7 alterações a ser feita que seu mercury 40hp passara a ser um legitimo 50hp:

1) Carburadores (maior barril e jatos e borboleta totalmente aberta no modelo 50 hp)
2) coletor de admissão (furos maiores para combinar com os barris do carburador maior)
3) conjuntos de válvulas Reed (Acontece que a única diferença aqui é as placas que limitam o quão longe os valvulas podem abrir - placas permitem valvulas para abrir mais adiante 50 modelo hp)
4) silenciador Air (furos maiores para combinar barris carburador maiores)
5) Acelerador (forma diferente para abrir borboleta totalmente em 50 modelo hp)
6) As velas (BR8HS-10 para 50 hp modelo vs BR7HS-10 para o modelo de 40 cv)
7) Ajuste do tempo ligação (mesma parte, mas ajustado mais curto para 50 hp modelo e, portanto, o tempo é mais avançado em relação ao modelo de 40 cv)

Peço, se possível aos amigos do fórum e tb a quem conhece e sempre comenta sobre esse assunto, @Guto Pinto, ao @Fabio Giovanoni, e ao próprio @Reginaldo Ti Náutica a escreverem sobre o assunto!!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel  essas mudanças são as reais diferenças entre o 40 e o 50, ou seja carburadores com venturi maiores e gigles maiores , coletor de admissão e escape diferentes, velas diferentes  ,  hastes de aceleração , etc.... ou seja praticamente tem que se trocar toda alimentação do motor, apenas o bloco sendo o mesmo, o que financeiramente é totalmente inviável sendo mais fácil comprar um Tohatsu 50hp de uma vez.   O que se faz aqui , é basicamente entortar o batente de aceleração fazer uma mudança na haste do acelerador com isso se conseguirá que as borboletas se abram totalmente , porém com isso não se consegue regular a marcha lenta tendo que colocar um regulador de ar da lenta em cada carburador e regulá la  em cada carburador.   Tb se trocam as velas.

Portanto as mudanças feitas aqui aumentam sem duvida a potência do motor mas ele não será igual ao 50hp original, pelo menos na construçao, em desempenho não posso falar pois nunca andei num 40 transformado, o Regnaldo faz essas mudanças , na verdade não sei se é só isso, mas compensa pelos resultado de desempenho.    Eu pesquei esse ano com um Tohatsu 50hp e fiz um video dele contra um  40 3cilindros, a diferença  é bem grande e de consumo tb, o Mercury 40 é muto econômico quando original fazendo até menos que 15 litros/h, já o Tohatsu 50 beira 20 Litros/h.  Vou ver se passo o vídeo para o youtube e coloco aqui. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha opiniao   =  sobre   os sete passos  citados  ai em cima  =  

   1 =   no 50hp =  carburadores  c/ diametro maior  do venturi  e concequentemente  borboletas  maior  =  tambem difusores e giles diferentes  do motres original  = 40 hp 

    2=  coletor  c/ diametro  igual ao venturi  dos carburadores  = por onde entra o mix / coletor a peça intermediaria que fica entre o carburador e a valvula red  do motor  = ADMISSAO  /

   3 = abertura das palhetas da valvula red   do 40 hp  abre menos  que no 50hp  ( entra mais  mistura  no 50hp  )  pelas palhetas  /

   4= escape  = c/ furos maior p/ sair mais gases  no 50hp  ( ja´que entra mais ; tambem tem que sair mais ok / 

   5 = acelerador c/ kame e regulagens diferentes  do 40hp p/ o 50hp  / 

   6 = velas  8 no 50hp  ;    e 7    no 40hp  =  ( pela mudança  no ponto de igniçao  e grau termico da vela ok )  ; mantendo a calibragem dos eletrodos  ok / 

   7 = avanço do ponto de igniçao   no 50hp ;  diferente do 40hp   ok  /  

resumindo  os 7 itens  aqui =  

tem que entrar mais combustivel   e ar    ;   (  carburador ;  e coletor  =  junto c/ a valvula e palhetas  )     no motor  ; tem que queimar ;  e tem que sair o que foi queimado  = proporcionalmente  ok  

p/  a queima ideal =  dessa  entrada de mix   ;  a mais ;  por ser motor  de 50hp   = tem que adiantar o ponto de igniçao  p/ maior queima ;  e regulagens  compativel p/ 50hp  como citado acima ok / 

basicamente   esse é os 7  passos  que vç citou  DANIEL /

espero ter colaborado  amigao 

abraço:good:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o vídeo, estávamos em 4 no barco contra 3 do Mercury, barco bem parecidos.  Apesar que  o Tohatsu  era zero já oMercury tava um pouco surrado. Motores de guias lá do Araguaia

https://www.youtube.com/watch?v=wL0MMGEyrhY&feature=youtu.be

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ricardo Arrais disse:

:blush: MP ....

Boa!!

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Daniel  essas mudanças são as reais diferenças entre o 40 e o 50, ou seja carburadores com venturi maiores e gigles maiores , coletor de admissão e escape diferentes, velas diferentes  ,  hastes de aceleração , etc.... ou seja praticamente tem que se trocar toda alimentação do motor, apenas o bloco sendo o mesmo, o que financeiramente é totalmente inviável sendo mais fácil comprar um Tohatsu 50hp de uma vez.   O que se faz aqui , é basicamente entortar o batente de aceleração fazer uma mudança na haste do acelerador com isso se conseguirá que as borboletas se abram totalmente , porém com isso não se consegue regular a marcha lenta tendo que colocar um regulador de ar da lenta em cada carburador e regulá la  em cada carburador.   Tb se trocam as velas.

Portanto as mudanças feitas aqui aumentam sem duvida a potência do motor mas ele não será igual ao 50hp original, pelo menos na construçao, em desempenho não posso falar pois nunca andei num 40 transformado, o Regnaldo faz essas mudanças , na verdade não sei se é só isso, mas compensa pelos resultado de desempenho.    Eu pesquei esse ano com um Tohatsu 50hp e fiz um video dele contra um  40 3cilindros, a diferença  é bem grande e de consumo tb, o Mercury 40 é muto econômico quando original fazendo até menos que 15 litros/h, já o Tohatsu 50 beira 20 Litros/h.  Vou ver se passo o vídeo para o youtube e coloco aqui. 

 

Entendi, mexer só nas regulagens do carburador, sem troca-lo, consegue-se uma melhora? ou ele já trabalha no limite? junto com admissão e escape...

Aliás, admissão e escape desses motores são de que material? plastico? 

1 hora atrás, Fabio Giovanoni disse:

minha opiniao   =  sobre   os sete passos  citados  ai em cima  =  

   1 =   no 50hp =  carburadores  c/ diametro maior  do venturi  e concequentemente  borboletas  maior  =  tambem difusores e giles diferentes  do motres original  = 40 hp 

    2=  coletor  c/ diametro  igual ao venturi  dos carburadores  = por onde entra o mix / coletor a peça intermediaria que fica entre o carburador e a valvula red  do motor  = ADMISSAO  /

   3 = abertura das palhetas da valvula red   do 40 hp  abre menos  que no 50hp  ( entra mais  mistura  no 50hp  )  pelas palhetas  /

   4= escape  = c/ furos maior p/ sair mais gases  no 50hp  ( ja´que entra mais ; tambem tem que sair mais ok / 

   5 = acelerador c/ kame e regulagens diferentes  do 40hp p/ o 50hp  / 

   6 = velas  8 no 50hp  ;    e 7    no 40hp  =  ( pela mudança  no ponto de igniçao  e grau termico da vela ok )  ; mantendo a calibragem dos eletrodos  ok / 

   7 = avanço do ponto de igniçao   no 50hp ;  diferente do 40hp   ok  /  

resumindo  os 7 itens  aqui =  

tem que entrar mais combustivel   e ar    ;   (  carburador ;  e coletor  =  junto c/ a valvula e palhetas  )     no motor  ; tem que queimar ;  e tem que sair o que foi queimado  = proporcionalmente  ok  

p/  a queima ideal =  dessa  entrada de mix   ;  a mais ;  por ser motor  de 50hp   = tem que adiantar o ponto de igniçao  p/ maior queima ;  e regulagens  compativel p/ 50hp  como citado acima ok / 

basicamente   esse é os 7  passos  que vç citou  DANIEL /

espero ter colaborado  amigao 

abraço:good:

 

 

Boa Fabião...

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Olha o vídeo, estávamos em 4 no barco contra 3 do Mercury, barco bem parecidos.  Apesar que  o Tohatsu  era zero já oMercury tava um pouco surrado. Motores de guias lá do Araguaia

https://www.youtube.com/watch?v=wL0MMGEyrhY&feature=youtu.be

Mto bom o video, o 50 anda bem mais... será que o 40 estava com o cabo do acelerador já alterado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

conclusao  =   ñ é viavel   como ja´ citado  /

resumindo  =  de 40hp  p/ transformar  p/   50hp  = entra mais mistura  ; queima mais mistura ; sai mais gases queimado da mistura  ; anda mais ; gasta mais  ;;;;; e ñ fica igual o original  = é fato ok

minha opiniao  =  ou compra um  40hp /  ou /  50hp  ou 60hp   /  

ñ entendi muito bem a duvida sobre material = admissao  / escape  ???  

bom oq eu entnendi é  = de que material é admissao e sistema escap  ; sao fabricados  ??

na admissao = carbura aluminio  ; depois  conexao ou coletor  pode ser de material plastico ; baquelite ; ou aluminio  ou borracha ; depois  vem a valvula rede que tem o corpo de aluminio c/ as palhetas de inox ou fibra de carbono  =   depedendo do motor e modelo  ok / 

nos coletor e dutos  escape  = aluminio  ;  podendo ter alguma gaxeta  nas juntas ok /

acho que é isso  a duvida né daniel  ??  /  

espero ter ajudado  amigao joia:::

abraço :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel como disse nunca andei num 40 "tunado", mas que há melhora não resta duvida, se tivesse o motor faria a mudança e  é uma boa melhora, o teste que o Reginaldo fez comprova isso, só não sei se ele chega ao desempenho do Tohatsu 50 pois como disse apesar do bloco ser o mesmo os "adjacentes" são diferentes.  No vídeo o era um Mercury 40 original sem mudança.

Falo pra vc eu tenho um Mercury 18hp XD motor com mesmo bloco do 25hp, eu troquei o carburador dele pelo do 25, o venturi do 18 é menor , motor rende bem mais mas mesmo assim não rende os 25hp pois o escapamento do 25 é mais largo, acredito que de seus 23hp .  

Alguns  motores usam a mesma cabeça de força , porém a alimentação é diferente, ao não ser Seapro de 25 pra 30 que apenas tem uma junta restritora e do novo Yamaha 25 pra 30 onde se tem um parafuso que limita o acelerador, o resto é tudo assim. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações aos amigos do fórum; fazem dois anos que busco dados da transformação sitada acima. concordo com todo o exposto e gostaria de colaborar informando as alterações que fiz buscando melhorar a performance do motor . inicialmente coloco que iniciei a gostosa atividade de navegar na década de 80 como atirador em caçadas aqui no sul do pais.No inicio da década de 90 deixei de ser atirador e passei a navegar e curtir com algum peixe. comecei com um motor monark 7.5 hp e a cada ano fui melhorando com honda 10 hp,monark 14, suzuki 15 ,yamaha 25 hp  meu primeiro zero. usei este motor por 17 anos e foram só alegrias mas  sou obeso e a tralha e companheiros ficava no limite do equipamento. No final de 2014 resolvi trocar barco e motor; houveram muitas opiniões porque a região não é propicia a mais potencia, rios pequenos e baixos, mas conversei com o pessoal da Fluvimar e realizaram algumas alterações no modelo boto lx e acabei comprando com eles. Na hora da troca do motor houve uma enorme decepção com a revenda Yamaha ' Motoryama' que no inicio de 2015 suspendeu as vendas do quarenta por conta da instabilidade do dólar;mesmo tendo garantido prazo de  cinco dias no terceiro dia fui executar o repasse e o funcionário simplesmente disse que o diretor de vendas suspendeu as vendas. Recorri ao senhor João Carlos da Martinelli ;que me socorreu e garantiu o preço do motor mercury 40 hp EO. Recebi tudo ok inclusive com bolsa de bride. Dez o atendimento e a atenção deste diretor de vendas. Lendo esse e outros fóruns vi que o maior problema é a sobra de gasolina nos carburadores e que esse motor só tem sinalização para baixo nivel de óleo e não tem proteção alguma para sobretemperatura . alem é claro dos relógios de rpm / velocidade serem imprecisos. Resolvi fazer adaptações . : 1º . retirei os parafusos de purga dos carburadores fui a um torneiro mecânico que fez três niples adaptadores de mangueira para ligar a tres registros pequenos de bicicleta com motor. que instalei em uma placa lateral dentro do capo do motor. utilizei algumas conexões para saida e uma peira de borracha para suquição . 2º  instalei um sensor de temperatura com programa e relé auxiliar para desligamento  R$ 100,00. O ajuste do rpm deixei em 3 p conforme dica do colega de forum de São João Del Rei. obs.: no yamaha 25 adaptei um sensor de temperatura da termostática do passat que opera em 86° para proteção de sobreaquecimento encima da termostática do motor de popa. Se ajustarmos carburação, ponto , hélice e angulo na popa chegaremos ao rendimento máximo de qualquer motor. retirar mais potencia acredito implicar  na vida útil desta maquina. para chegar a 50 hp temos de realizar muitas trocas e talvez não compense pelos riscos. um grande abraço. observem que a marca mercury tem 50 hp porem mais pesado. Nissan e tohatso entraram com o 50 hp neste mesmo bloco de motor mas não tenho encontrado relatos desses motores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, apesar de interessante essa "tunada" no quarentinha, não vejo futuro. É mais ou menos o que se vê nos carros de alta performance modificados nos EUA. Andam e quebram muito. É mais que óbvio que você pode "tunar" qualquer motor, como tbem é pra lá de evidente que a vida útil da máquina será bem mais curta, sem contar com o risco de quebra das principais peças móveis (virabrequim, bielas, rolamentos, etc), projetadas para resistir bem às exigências normais da potência instalada. Tem razão os colegas do fórum que não recomendam essa aventura, me faz lembrar o que se diz dos helicópteros: "não se pergunta se um helicóptero vai cair, a pergunta a fazer é quando vai cair".  Tenho um Mercury quarentinha zero, que dizem aceitar upgrade para 50 HP; um Evinrude E-Tec 115, seminovo, que dizem aceitar upgrade para 150, e um Jet Boat Yamaha, parelha de 135, que dizem aceitar upgrade para 320 HP no total. Por mim, fica do jeito que está, essa coisa de upgrade é conversa pra boi dormir. Vai dar no bolso e na cabeça.

      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto vc está um pouco enganado, não estamos falando em preparar ou superpontecializar um motor .   O 40 Mercury é exatamente mesmo motor que o Tohatsu 50, bielas, pistoes, vira, engrenagem do cambio, só muda alimentação, assim como ocorre com o Seapro 25hp que tem 30hp , mas é limitado por uma junta restritora e o 15 super  que usa o bloco do 18 só que um carburador menor   .    Vc que tem um 40hp Mercury veja que as borboletas dos carburadores não abrem totalmente, ou seja  o motor é limitado.    Fazendo isso só voltará a potencia "original" deles, sem comprometer vda util ou coisa parecida.  É mesma coisa  fazer um carro 2.0 que é limitado a 1.6 voltar a gerar os CV do 2.0,  e não fazer um 2.0 gerar a potencia de um 2.5. 

Se vc não viu os vídeos dá uma olhada. transformação do 15, 25 e 40 Mercurys, mto bem explicado pelo Reginaldo. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

  e qual velocidade que os amigos chega na maxima , com motor mercury 40 hp? atualmente?

  Poderiamos, fazer aqui um levantamento tipo assim:

  Barco.  modelo  aluminio , inflavel,  fibra.

  Peso.

   Numero pessoas abordo durante teste.

  motor original  , ou com algum ajuste  ( neste caso comentar a respeito de que foi feito.)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

resumindo  srs  =  guto disse  tudo  ;  ok  

gostei tambem  sobre a opiniao   e das adpataçoes  do sr, buzatti = bacana palmas::

mas  minha opiniao   continua a msma  =   quer  um motor  50hp  =  compre 50 hp  .....

ñ vira ;  e nem compensa   transformar   como ja fou citado  no topico     e  =  como manda o figurino  = é fato  ok /

agora   =  que  podemos melhorar ;  em acertos ;  e regulagens   = ai sim  joia:::

abraço pessoal :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...