Ir para conteúdo

Pescaria tão sonhada Rio Araguaia e Cristalino Peixe Inédito e opção de pousada


Posts Recomendados

Bom meus amigos, venho postergando a escrita deste relato faz um ano, muito em razão da chegada da minha filha. Mas tentando retribuir a ajuda que recebi dos amigos e apresentar uma ótima opção de pousada pouco comentada em fóruns, resolvi aproveitar essa folga e compartilhar com vocês.

Essa foi a minha primeira viagem de pesca fora do estado de Minas Gerais e a dificuldade na escolha do destino foi grande. Sou um apaixonado pela pesca de tucunarés e como a maioria sonho com a famigerada pescaria do tucunará açu. Entretanto, como teria meu pai como companheiro e ele não é 100% fan da pesca com iscas artificiais, optamos pelo Araguaia em função da diversidade de peixes e excelentes relatos vistos no fórum.

Uma primeira dúvida que tivemos foi em relação a pousadas na região do Cristalino. Se formos considerar apenas as pesquisas na internet parece que só temos como opção a Pousada Asa Branca na região. Felizmente descobrimos um excelente opção que é a Pousada Cristal do Val.

Nessa empreitada fomos Eu, Meu pai e mais dois amigos. Decidimos ir de carro saindo de Minas e tivemos uma viagem muito tranquila (tirando a cidade de Brasília no horário de pico) até a primeira parada em Barro Alto.

Mapa Rota.png

Lindas paisagens do estado de Goiás

Foto Paisagem.JPG

 

O calor apertava mesmo e o ar condicionado é um item essencial

DSC00568.JPG

Após uma grande chuva optamos por antecipar a parada e tivemos uma excelente noite de sono na cidade de Barro Alto, onde encontramos uma pousada em frente a igreja com ótimo café e por uma preço muito amigável

DSCF1554.JPG

Cidade de Barro Alto Centro

Cafe da manha na pousada.jpg

DSCF1553.JPG

Chegamos em Luis Alves no horário do almoço e tivemos nosso primeiro contato com o rio

DSCF1571.JPG

Fomos procurar um lugar para almoçar e abastecer o carro e ai vem um dica. Só tem um posto muito fraco na cidade, o ideal é abastecer em São Miguel do Araguaia antes de pegar a estrada de chão

 

Ficamos um pouco impressionados com o nível baixo do Rio e na chegada em Fio Velasco ficamos mais impressionados ainda. A área de mato abaixo fica cheia na época das chuvas

DSCF1580.JPG

Saindo de Fio Velasco para a Pousada Cristal e vislumbrando com as paisagens e bichos. Aqui cabe ressaltar que no início da viagem estavamos achando o máximo ver os botos nadando e o Guia Zé nos disse "Todo mundo chega amando os botos e sai odiando kkkkk". Mal sabiamos que esse seria o personagem da nossa pescaria

DSCF1590.JPG

DSCF1600.JPG

DSCF1657.JPG

Chegando na pousada Cristal

DSCF1618.JPG

DSCF1624.JPG

DSCF1621.JPG

Vista da praia em frente a pousada

DSCF1619.JPG

Algumas fotos de pescaria no Rio Cristalino

DSC00005.JPG

DSC00727.JPG

DSC00794.JPGDSCF1662.JPGDSCF1666.JPG

DSCF2193.JPGDSCF2194.JPG

DSCF2196.JPG

DSCF1670.JPG

Pegamos até jacaré

DSC00686.JPG

Meu companheiro e ídolo de pesca 

DSCF2022.JPG

DSCF1672.JPG

 

Pausa pro almoço e o famoso peixe assado 

DSC00781.JPG

Algumas fotos do Rio Araguaia (acabamos explorando pouco o Rio para pescar no Cristalino)

DSC00736.JPGDSC00746.JPG

 

Neste dia tivemos a única ação de pirarara e a culpa foi minha por não ter na caixa o anzol 12/0, tentei pescar com o 10/0 e o peixe acabou não fisgando

DSC00010.JPG

DSCF2109.JPG

DSCF2125.JPG

DSCF2136.JPG

DSCF2123.JPG

Numa das pescarias no Araguaia nosso amigo Cristiano realiza uma proeza e acaba fisgando aquele que nos importunou a pescaria todo. O BOTO agora é nosso kkkkkkkkkk

Fomos apelidados de Turma do Boto é mole?

DSCN2022-1.JPG

Última noite fomos tomar um caldo de piranha e comer um belo churrasco de peixe e piranha oferecidos pela pousada

DSCF2143.JPGDSCF2159.JPGDSCF2164.JPG

Bom meus amigos, desculpe se o relato ficou extenso, mas coloquei o minimo de fotos para não ficar cansativo

Para aqueles que pescam tucunarés no sudeste os equipamentos para o Cristalino são idênticos, nao precisando de fazer altos investimos. A pescaria impressiona pela quantidade e diversidade de peixes pegamos tucunaré azul, pitanga, cachorra, corvina, piranha, bicuda, aruanã, jacundá e traíra na artificial

Pescamos quase 100% com superfície e a Zig Zarinha, Zetta Marine Sports e Firestick cor osso, prateada e verde limão foram as matadeiras

Para as piraras usamos equipamentos com linha 0,80 MAX, Varas de 100Lbs e o Anzol tem que ser o 12/0

Fica a dica da pousada que tem uma estrutura excelente e o pessoal nota mil, 2017 estamos lá de novo com a graça de Deus

Um abraco

Almoço no rio araguaia.jpg

 

DSC00593.JPG

 

 

DSCF2085.JPG

 

DSCF2066.JPG

DSCF2067.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescaria bem legal, com diversidade de peixes e alguma fartura !

Rio abaixo do cota mínima desejada deve ter criado problemas de acesso em alguns lugares...

Não vi falar das piranhas, que com essa quantidade de água, deveriam estar mais que ativas !

Parabéns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo relato, mas esses botos do Araguaia tem atrapalhado muito, motivo pelo qual eu não animei em investir em uma pescaria por esses lados ainda, preferi guardar para Amazônia, meu pai já esteve no Araguaia duas vezes este ano e nas duas o astro foi o boto. kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Odirlei Borin disse:

PARABÉNS PELA PESCARIA...EXCELENTE RELATO..

O ARAGUAIA É REALMENTE FASCINANTE...

 

SÓ UMA OBSERVAÇÃO..PQ QUE O ANZOL PARA PIRARARA TEM QUE SER O 12/0...SEMPRE USEI O 10/0 COM SUCESSO..

 

ABRAÇOS..

Obrigado @Odirlei Borin. Em relação ao anzol mais indicado ser o 12/0, falo em função da opinião dos guias Zé e Joao Coquinho (Excelentes guias por sinal, muito indicados) e ao observar que colocando a isca de piranha ou cabeça de tucunaré, ficava uma ponto muito pequena do anzol 10/0 para a fisgada.

Creio que uso do 10/0 seja mais adequado em iscas brancas e menores, o que acha? Bom que se me der uma dica não deixo minha caixa de 10/0 atoa hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Kid M disse:

Pescaria bem legal, com diversidade de peixes e alguma fartura !

Rio abaixo do cota mínima desejada deve ter criado problemas de acesso em alguns lugares...

Não vi falar das piranhas, que com essa quantidade de água, deveriam estar mais que ativas !

Parabéns

Obrigado @Kid M, esqueci de mencionar o período que pescamos entre 06 e 12/09/2015.

Realmente o rio estava baixo, mas conseguimos atravessar a barra do Cristalino sem muitas dificuldades. Em contato com a pousada nesse mesmo período em 2016 parece que a coisa estava bem pior e o pessoal gastando 4 horas para subir o rio.

Pegamos alguns lagos bem baixos no Cristalino mas fizemos a pescaria de barranco e foi muito produtiva Kid, dá para pescar no Araguaia em setembro.

Agora no Rio Araguaia mesmo acabando não pescando muito por causa dos botos que estavam frenéticos, parece que não davam tempo nem das piranhas chegarem na isca. Nosso barco não teve nenhuma isca que foi roubada pelas piranhas 98% boto e duas ações (de acordo com o guia) de pirararas.

Um abraço e ano que vem to lá de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Eder Nascimento disse:

Belo relato, mas esses botos do Araguaia tem atrapalhado muito, motivo pelo qual eu não animei em investir em uma pescaria por esses lados ainda, preferi guardar para Amazônia, meu pai já esteve no Araguaia duas vezes este ano e nas duas o astro foi o boto. kkkk

@Eder Nascimentotive uma dúvida muito grande na definição deste roteiro e confesso que fiquei surpreso positivamente com o Rio Cristalino principalmente. A beleza da região é de impressionar e tinhamos uma variedade e quantidade de peixes impressionante por barco no dia. Agora esperamos voltar em outra época e explorar mais o Rio Araguaia, correr na direção das pirararas.

Um abraço e tendo a oportunidade nao deixe de ir ao Cristalino que vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fabricio.Passos disse:

@Eder Nascimentotive uma dúvida muito grande na definição deste roteiro e confesso que fiquei surpreso positivamente com o Rio Cristalino principalmente. A beleza da região é de impressionar e tinhamos uma variedade e quantidade de peixes impressionante por barco no dia. Agora esperamos voltar em outra época e explorar mais o Rio Araguaia, correr na direção das pirararas.

Um abraço e tendo a oportunidade nao deixe de ir ao Cristalino que vale a pena.

Claro Fabricio , com certeza um dia terei o prazer de pescar neste lugar mágico (mesmo com os botos kkk). Mas como a grana esta muito curta tive que optar um lugar e meu sonho é Amazônia, então em 2017 estarei por lá. E BH que calor é esses? Para refrescar só indo para Três Marias pescar um pouco.praia::

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Alex Carvalho disse:

Belo relato, amigo!!

 

Parabéns!!! :good:

Vlw meu amigo.

21 horas atrás, Simões disse:

 

 Pescar sempre e bom. joia:::

Parabéns pescador ::fisherman pelo relato, ficara guardado para sempre em sua mente.

Forte abraço  :amigo:

Simões

Sendo dúvida Simões, ainda mais que foi a primeira pescaria fora com meu pai. 

Um abraço

19 horas atrás, Olimpio de Campos disse:

Beleza Fabricio, muita alegria nos sorrisos de todos, parabéns (pescar em familia realmente é um divisor de aguas - abc)

Vlw Olimpio, montamos um grupo pequeno mas todos muito amigos e ai a pescaria fica muito mais prazerosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Xandego disse:

Muito bacana Fabrício.

Pescaria diversificada!

O Val é um cara muito prestativo, pousada bacana e muito bem localizada joia:::

Verdade Xandego, escolhi apenas algumas fotos para mostrar a diversidade, estavamos pegando uma média de 50 peixes por dia com a pescaria 100% superfície.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fabricio.Passos disse:

Obrigado @Odirlei Borin. Em relação ao anzol mais indicado ser o 12/0, falo em função da opinião dos guias Zé e Joao Coquinho (Excelentes guias por sinal, muito indicados) e ao observar que colocando a isca de piranha ou cabeça de tucunaré, ficava uma ponto muito pequena do anzol 10/0 para a fisgada.

Creio que uso do 10/0 seja mais adequado em iscas brancas e menores, o que acha? Bom que se me der uma dica não deixo minha caixa de 10/0 atoa hehehe

Então..já usei os 12/0, e as perdas das ações são iguais as 10/0..pelo menos para mim..

Ultimamente tenho pescado mais piraibas, e quando paro nos pontos para pirarara, não troco os anzois...comecei a usar os 10/0 observando o guia que pesco (Tatinha), dei um encastoado com 12/0 pra ele e vi ele trocando o anzol por um menor (isso em ponto de pirarara), ai eu questionei, pq..ele falou q o 10/0 é mais fino e mais facil de penetrar na boca do peixe, e quando se usa isca viva, demora mais para morrer..blz....os guias são cheios de mania..primeira vez minha no araguaia eu perdi umas 6 ações com 12/0..kkkkk

 

abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/10/2016 at 14:00, Odirlei Borin disse:

Então..já usei os 12/0, e as perdas das ações são iguais as 10/0..pelo menos para mim..

Ultimamente tenho pescado mais piraibas, e quando paro nos pontos para pirarara, não troco os anzois...comecei a usar os 10/0 observando o guia que pesco (Tatinha), dei um encastoado com 12/0 pra ele e vi ele trocando o anzol por um menor (isso em ponto de pirarara), ai eu questionei, pq..ele falou q o 10/0 é mais fino e mais facil de penetrar na boca do peixe, e quando se usa isca viva, demora mais para morrer..blz....os guias são cheios de mania..primeira vez minha no araguaia eu perdi umas 6 ações com 12/0..kkkkk

 

abraços..

Pois é Odirlei Borin, eu fiquei meio na dúvida agora. Mas o tatinha é bem famoso na pesca dos grandes peixes de couro e time que tá ganhando não se mexe ne? kkkkk

Em 20/10/2016 at 20:37, Dair Helaehil disse:

Muito legal o relato.Saiu bons tucunas.E boa diversidade de especies

Parabens

Muito obrigado Dair, realmente a variedade é grande viu. Olha que deixei de postar fotos de piranha, jacundá e corvinas que nós pegamos. Meu pai não gosta de tirar foto de peixe pequeno e ai fiquei sem registrar as espécies.

Um abraço

Em 20/10/2016 at 22:25, Ibrahim disse:

Fabrício,

 

Show de pescaria, Parabéns!!!

Vlw @Ibrahim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fui para estas bandas no final do mes de julho/2016  e so se consequia navegar no cristalino

junto ao barranco onde o canal mudava de um lado para outro com o rio cheio de bancos de areias

eu fiquei na pousada cristalino dentro do cristalino, mas o welighton da pousada cristal, ele fica em são miquel 

ele foi muito atencioso e prestativo comigo, os piloteiros dele são mais baratos que os das outras pousadas,

apesar do que eu mais gosto e de acampar e de peixes como piau, pacu e tucunare, por isto fiquei dentro do cristalino, 

acampado, mas tenho interesse em ficar no val um dia, pois é um pessoal muito atencioso e prestativo.

Em Fio Velasco eu fiquei na pousada Jaburu ao lado da fio velasco, apesar de serem apenas 2 guartos ,

são quartos grandes que cabem ate 7 pessoas com ar condicionado com cafe, almoço e janta, o

dono é o Manoel que tambem é piloteiro muito gente boa, ele e sua familia sua esposa e 2 filhas e uma neta

, seu fone é 996092240.046.JPG052.JPG436.JPG310.JPG282.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...