Ir para conteúdo

Situação do Rio Araguaia


Posts Recomendados

Pessoal . Alguem esteve recentemente na regiao do araguaia la no cristalino. Proximo as Pousadas Asa Branca E Pousada cristal???????

Estou buscando informações para marcar uma pescaria ano proximo mas estou ouvindo que o rio esta secando a  cada dia que fizeram clandestinamente varios canais de irrigação e estão acabando com o Araguaia.

Vi uma materia sobre a lagoa da confusão que estão transportando botos e pirarucus de caminhão para outros locais pous estão morrendo dentro dos lagos ja quase secos.

Obrigado se alguem puder informar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto a poucos dias postaram aqui no fórum um relato sobre esta região e lembro que foi dito muito sobre o nível das águas. Se eu achar o link coloco aqui para vc, mas acredito que as coisas vão melhorar e a dificuldade lá mesmo vai continuar sendo a luta contra os botos danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Eder Nascimento disse:

Adalberto a poucos dias postaram aqui no fórum um relato sobre esta região e lembro que foi dito muito sobre o nível das águas. Se eu achar o link coloco aqui para vc, mas acredito que as coisas vão melhorar e a dificuldade lá mesmo vai continuar sendo a luta contra os botos danca::

Valeu meu amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adalberto vi hoje no facebook uma postagem do pessoal da pousada cristal com uma piraíba e realmente o rio parece estar bem baixo. Manda uma mensagem no face da pousada que o pessoal lá é bem tranquilo e responde rapidinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse um amigo: muito boto é pouco broto são os males do Araguaia........é boto tem é muito, são ladrões imbatíveis de isca, mas fazer o que, não quer enfrentar dificuldades vai pro pesque-pague............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me parece que esse ano a seca foi atípica no Araguaia,muito forte mesmo,e isso prejudicou a pescaria por lá esse ano.

Quanto à esses canais de irrigação,eles existem sim,e ao longo dos anos,vem fazendo estragos no rio mesmo.

Porém,isso é um processo lento...Todo ano o Araguaia fica um pouco mais raso,mas acredito que isso seja um mal reversível,caso esse problema seja sanado.

Mas com certeza,se nesse verão tivermos muita chuva por lá,o que faltou no verão que passou,o Araguaia voltará a encher bastante.

Pode ter certeza que mesmo com a forte seca desse ano,o Araguaia continua vivo,e muito vivo....Aliás,um dos mais belos e piscosos rios do Brasil.

Cardumes são vistos com muita frequência,e a quantidade de peixes é grande. Acontece que com a seca,fica difícil chegar à alguns lagos do Cristalino e Araguaia,dificultando a pesca dos tucunas e aruanãs, e no rio, os botos ficam ainda mais "alvoraçados" pois todos os peixes que eles querem e todos os pescadores (consequentemente comida) estão no canal do rio,além de que,tenho certeza que esses bichos já aprenderam que onde tem barco,tem comida,por isso as vezes a dificuldade de se pescar em certos lugares.

Veja se consegue marcar pra final de abril ou começo de maio.Nessa época,a chance de pegar o rio num nível bom de água (nem cheio,nem seco) é grande, e consequentemente chances de uma boa pescaria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Cristiano

3 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

O que me parece que esse ano a seca foi atípica no Araguaia,muito forte mesmo,e isso prejudicou a pescaria por lá esse ano.

Quanto à esses canais de irrigação,eles existem sim,e ao longo dos anos,vem fazendo estragos no rio mesmo.

Porém,isso é um processo lento...Todo ano o Araguaia fica um pouco mais raso,mas acredito que isso seja um mal reversível,caso esse problema seja sanado.

Mas com certeza,se nesse verão tivermos muita chuva por lá,o que faltou no verão que passou,o Araguaia voltará a encher bastante.

Pode ter certeza que mesmo com a forte seca desse ano,o Araguaia continua vivo,e muito vivo....Aliás,um dos mais belos e piscosos rios do Brasil.

Cardumes são vistos com muita frequência,e a quantidade de peixes é grande. Acontece que com a seca,fica difícil chegar à alguns lagos do Cristalino e Araguaia,dificultando a pesca dos tucunas e aruanãs, e no rio, os botos ficam ainda mais "alvoraçados" pois todos os peixes que eles querem e todos os pescadores (consequentemente comida) estão no canal do rio,além de que,tenho certeza que esses bichos já aprenderam que onde tem barco,tem comida,por isso as vezes a dificuldade de se pescar em certos lugares.

Veja se consegue marcar pra final de abril ou começo de maio.Nessa época,a chance de pegar o rio num nível bom de água (nem cheio,nem seco) é grande, e consequentemente chances de uma boa pescaria.

 

Muito obrigado Cristiano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcio Baccarini Viegas disse:

Como disse um amigo: muito boto é pouco broto são os males do Araguaia........é boto tem é muito, são ladrões imbatíveis de isca, mas fazer o que, não quer enfrentar dificuldades vai pro pesque-pague............

Marcio se fosse para ir a pesc pague ja teria ido. Se vc puder ajudar otimo. Senão dispenso seus comentarios maldosos. Afinal aqui é um forum de amigos para dividir ideias,sugestões e ajudas ......

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô que stress......a gente faz uma brincadeira e já é entendido como maldade. Fiz um comentário sem direcionamento pessoal, apenas pontuando que as dificuldades existem em todos os lugares.......me ajuda aí ô, que clima pesado....VIRGE MARIA. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!No cristalino eu não fui porém, estive na ilha do bananal  em junho 20/06,  em lugares onde sempre tinha em média 1,8 2,0 metros de profundidade, na época não passou do joelho. Infelizmente foi esta a situação,  e a chuva por lá está muito pouca até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Abel disse:

Boa tarde!No cristalino eu não fui porém, estive na ilha do bananal  em junho 20/06,  em lugares onde sempre tinha em média 1,8 2,0 metros de profundidade, na época não passou do joelho. Infelizmente foi esta a situação,  e a chuva por lá está muito pouca até o momento.

Valeu Abel muito agradecido meu amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...