Ir para conteúdo

Refrigeração Yamaha 15hp


IgorTX

Posts Recomendados

Boa Noite galera, enfim finalizei o processo de limpeza. deu muito trabalho como a turma ja havia comentado. mas ja esta tudo no lugar, amanha estarei colocando a eletronica e fixando o motor na base.

 

coloquei as juntas novas e descarbonizei o motor.~( inclusive so tinha 1 junta de cabeçote desse modelo, dei sorte)

tive um parafuso do cabeçote que nao saiu nem por reza braba, acabou quebrando dentro da rosca, mas ja retifiquei e saquei o parafuso. não encontrei parafuso do mesmo tamanho e medida em inox. dai fiz uma adaptação com um parafuso de 2 lados, coloquei porcas e boa. futuramente vou substituí-los.

algo que nao mencionei a vocês é que mexo com motores 2 tempos a muito tempo, trabalho com aeromodelismo e automodelismo. mas motor de poupa foi a primeira vez.

nao vi dificuldade. muito pelo contrário, motor simples e muito bem organizado. eletronica muito simplificada. 

 

nao deu pra tirar mais fotos, pois com as mãos sujas nao da pra fazer... mas tirei 3 fotos, amanha mostro mais do resultado...

 

abraço

IMG_20161105_170748242.jpg

IMG_20161105_170758725.jpg

IMG_20161105_182555059.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  é mecanico  tambem tx  ???   trabalha c/ que tipo de motores  2t  parceiro  ????  curte tomar uma groselha tambem ;  amigao  :gorfei:....

e ai tx  qual era o defiro ; onde erá o local  ???  QUAL A CAUSA DO PROBLEMA  ???   ERÁ NO CABEÇOTE  ??  OU OQ ??

ñ tem fotos do cabeçote ; da  junta  ??/  

cabeçote  ñ empenou  ???  está toleravel  ???

QTO GASTOU DE PEÇAS  ??  E  PRODUTOS  =  NO   TRATO DA LIMPEZA  ??  

tinha muita  crosta e detritos  ; como foi  amigao ??  

pelas fotos   = bacana  ; fez um bom trabalho = meus parabens  ok / TX joia:::

mass???  pelo que vi = foram 3 parafusos do cabeçote ;   quebarados  ??  confere ??  teve mais outro  ???   teve que fazer rosca ou ñ  ???

  eu preocupado c/ esse YAMAHA  DO  TX  = e  o cara =  é mecanico de 2 t  ; nem sabia  ....:gorfei::gorfei:   

por isso desmontou  rapidinho ;  e pois a mao na massa  :gorfei::gorfei:   ;   bacana  parceiro joia:::...

TX  AMIGAO  = CONTA AI  P/ TURMA  RAPAZ  ????  

conta o desfecho   do serviço e do motor  ; camarada  ; queremos saber né  ??

 estamos acompanhando  ; torcendo p/ que tudo fique legal ;  e  seu motor  ;  fique novo   ::bassboat::

abraço  :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite amigos, segue umas fotos e Videos da finalização do serviço.

na foto da junta podem perceber o quanto ela estava estragada.

mandei a foto do produto que usei no auxilio da limpeza, junto com ele usei WD e K80 no cabeçote e no bloco. deixando de um dia para o outro, todo o serviço foi feito com muito critério e respeitando a condição do motor, pois o mesmo ja tinha mais de 2 anos parado e tomou muito esquente devido ao seu problema de aquecimento e mal uso do antigo proprietário. e falando em aquecimento. o motor aparentemente resolveu o problema, nao pude leva-lo no rio pra testar, mas no reservatório de água(improvisado) o mesmo se comportou perfeitamente bem sem problemas.

Limpei o carburador e fiz toda limpeza com k80. verifiquei com cautela as membranas e todas estavam em perfeito estado.

o Cabeçote estava em condições precárias, e com muito resíduo de areia e cristal de sal, resíduo de junta, Areia e borracha do Rotor que esfarelou.

Material Usado:

Juntas do Cabeçote e do sistema de Refrigeração, custo 90 Reais o conjunto....

1 lata de WD

1 Lata de K80

1 Veda Escape  ( usado no escapamento) pois nao tinha a junta, tive que usar a antiga .

1 Flushing ( Limpa Carter, o da Foto) usei para limpeza do motor e blocos e peças em geral.

 

Serviços Extra:

Saque de 2 Parafusos do Bloco ( precisou reabrir a rosca), valor R$60,00

 

 

 

Considerações Finais:

A parte elétrica estava muito armengada, refiz a fiação deixando o mais próximo do original, com engate sob mangueira e bem isolado. 

o funcionamento do motor está como um relógio, e o Rotor Jogando muita água.

o motor não aquece e está pegando de primeira.

provavelmente na Terça Feira estarei indo pescar e fazer um video mostrando o resultado no rio.

 

Agradeço desde já a todos que me ajudou e compartilhou suas experiencias. 

tenha certeza que foi de grande utilidade.

agradecer ao meu Brother Fabio que dedicou parte do tempo corrido a me ajudar, grande abraço meu amigo, Deus te ilumine e guarde sempre. vc é parceiro de verdade...

 

queria deixar uma mensagem a quem vier a ter esse problema; não economize, mande dar uma geral em seu motor. se nao puder fazer, pague um bom mecânico e de confiança;

seu motor voltará a ser novo. sem dor de cabeça nas pescarias... 

 

PS: Lembrando a todos que eu só fiz o serviço pq ja mexo com motor 2 tempos, tenho uma certa experiencia com eles. mesmo sendo de outra área que é motor de Aviao e de Carro de Controle remoto, me arrisquei a fazer o serviço mesmo sendo a primeira vez mexendo com motor de poupa.

Obrigado a Todos!!!

em breve mandarei um vídeo "Torcendo o Bigode" no rio...

IMG_20161106_111458356.jpg

IMG_20161106_111513003.jpg

IMG_20161106_111520884.jpg

IMG_20161106_111534959.jpg

IMG_20161106_111540196.jpg

IMG_20161106_111545272.jpg

IMG_20161106_113849499.jpg

IMG_20161106_125951962.jpg

IMG_20161106_130056184.jpg

IMG_20161106_115920368.jpg

IMG_20161106_124631109.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GRANDE TX  =  PARCEIRO;   E AMIGAO  ;  CHIKKKKK,,,,,, MSMO   BOM TRABALHO  palmas::

 ......MEUS  PARABENSSS   ; TIRO O CHAPEU ;  P/ VÇ  CAMARADA ;    palmas:: 

melhor retorno   = que podia  acontecer p/ mim  ; muito gratificante msmo ;   ok  tx  ; valeu meu irmao  :amigo:

qro agradecer =por confiar;  em minha pessoa ;  e em meu profissionalismo ;  amigao  :good: 

e tambem  qro agradecer ;  a todos da turma ; que  colaborou  tambem     ;  VALEU GALERA  joia:::

fico muito feliz ;   que tudo correu bem  =  e graças  ;A VÇ MSMO  TX    =  seu YAMAHA TÁ NOVO   ; CHIKKKK  ;  ::bassboat::

VALEU  TX  ;   BACANA  PARCEIRO ; TAMOS NESSA  AMIGAO :amigo:

abraçao  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá amigos, desculpem ressuscitar o tópico, mas vi que o Igortx não encontrou o exato defeito que estava causando a falha na circulação, e sim ele revisou todo o motor e o defeito sumiu, acontece que meu Yamaha 15 fhms está apresentando o mesmo problema, até aproximadamente 70% de aceleração a água circula normalmente, acima disso a circulação para, quando retorno a lenta a circulação reinicia normalmente, quero dizer que já desmontei o motor completamente, troquei todas as juntas, rotor, fiz a limpeza total internamente e o problema continua, qualquer amigo que por acaso tenha tido o mesmo problema e ou tenha alguma dica será recompensado eternamente nas minhas orações hehehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz  ; rafael  ; por acaso ñ é vç que esta´va   restaurando um motor  igualzinho  da sua foto  joia:::

desculpa  a pergunta  ?  ;  mas eu  estava acompanhando  o restauro  do seu motor ; queria ver ele roncando  ;legal né ?? o desfecho ?? 

mas  sobre  seu YAMAHA  15 HP  

  vç  ja fez tudo como manda o figurino  ; ja era p/ tar redondinho né ???  

estranho rafael  doeu::

abraço :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Fabio Giovanoni disse:

rapaz  ; rafael  ; por acaso ñ é vç que esta´va   restaurando um motor  igualzinho  da sua foto  joia:::

desculpa  a pergunta  ?  ;  mas eu  estava acompanhando  o restauro  do seu motor ; queria ver ele roncando  ;legal né ?? o desfecho ?? 

mas  sobre  seu YAMAHA  15 HP  

  vç  ja fez tudo como manda o figurino  ; ja era p/ tar redondinho né ???  

estranho rafael  doeu::

abraço :good:

 

Sim sou eu mesmo, o restauro do Evinrude vai ser feito devagarinho, aos poucos vou postando qualquer evolução no projeto ok.

Quanto ao Yamaha, eu acredito que devo estar deixando passar algum detalhe, pois também já desmontei e limpei o motor inteirinho, precisamos de alguém que conheça a fundo todo funcionamento do sistema de refrigeração desse motor, tanto em baixas quanto em altas acelerações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok rafael   = cuida bem daquele  envirude  12 hp ;   raridade  ok   joia:::

sobre seu  15 hp yamaha  = alguma coisa ñ esta certo  amigao  =  pode crer  ::nada::

acompanhou a  =  vista explodida  ;   e manual tecnico  ; na execuçao  do serviço  ?? 

verificou  o helice  tambem  ??  ñ patina  ??  por acaso ??    =   já que vç  disse  que fez tudo né  ??/

yamahas  15 hp  fmhs   é basico né  ;  olha ai   ; parte bomba d´agua   ok    amigao  joia:::

espero que ajude  ;;;;::bassboat::

abraço  :good:

 

 

IMG02117.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2017 at 19:48, Rafael H Bianchini disse:

Descobri o problema da falta de circulação em alta velocidade, era "apenas" o angulo do motor, foi só abaixar o pino de regulagem um furo para baixo e o problema sumiu!

Fazer o que, erro de principiante hehe!  

Então a entrada de captação de água do motor estava ficando fora dágua em alta rotação é isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2017 at 23:32, Anderson Luis Ribeiro Blas disse:

Então a entrada de captação de água do motor estava ficando fora dágua em alta rotação é isso ?

Sim , em alta velocidade o casco do barco sobe tanto que o motor começava a puxar ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...