Ir para conteúdo

Refrigeração Yamaha 15hp


IgorTX

Posts Recomendados

Olá pessoal, estou com um problema no meu motor de popa Yamaha de 15 2013 que está me tirando o sono, se alguém puder me dar uma dica...

o motor funciona normalmente com o orelhão ligado. porém quando vou pro rio e  ponho no barco com o peso de 2 pessoas mais as tralhas, ao ultrapassar 40% da aceleração, o rotor para de girar. Quando diminuo a aceleração ele volta a funcionar. 

um amigo me disse que o problema está na hélice, pq segundo ele ela é a responsável por mandar água pro rotor. E cá entre nós a minha hélice já está bem velha. Ainda é a original. 

o que vcs acham que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- troque de amigo

2- troque a helice, ela pode estar patinando, ou seja, girando o eixo mas nao a helice, se isso ocorrer, fara um baita barulho de rpm nas alturas, o barco da uns soquinhos e vc percebe na hora.

3- helice nao leva agua pro motor, isso qm faz eh o ROTOR, que fica dentro da rabeta, acoplado no eixo cardan na posicao vertical, troque-o, isso vai ajudar pq se der pau nessa peca, ja era o motor, troque por original, pois o paralelo eh ruim.

4- teu motor eh totalmente, mecanico, se faltar agua, e vc nao perceber, vai fundir, simples assim, entao nao deve estar faltando agua, mas trocar o rotor é essencial para que a vida dele se prolongue.

5- se o motor anda bem ate 40% da rotacao e ai ele simpelsmente PARA de ter forca etc, provavelmente seu carburador esta entupido, pois entre 50% do acelerado o gicle de alta entra em funcionamento, se o gicle ta entupido ou sujo, vc nao tem aceleracao depois dos 40-50%.

6- aproveite e troque as velas, certamente elas estao carbonizadas pela falta de combustivel ou combustivel jogado de forma errada. alem do q, em baixa rotacao carbonizam rapidamente devido ao excesso de oleo 2t nao queimado.

7- Conhece o frances Jaques? Entao... Jáques que trocou vela, rotor, limpou carburador, ja troque o oleo da rabeta e ai teu motor ta zero de novo....

 

PS: helice batida, amassada, faltando pedaco, influenciam diretamente no desempenho, consumo e vibracao do teu motor, logo, uma helice nova é interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

troque de amigo foi a melhor. kkkk

agradecendo desde já pela ajuda...

 

então vamos lá.

 

1 - O Hélice ja comprei e estou aguardando chegar. aqui na minha cidade nao tem. :(

2 -  O rotor é zero Original, troquei a 2 semanas.

3 - o motor chega a 100% com bastante explosão. muito forte, o barco anda bem em 100% do motor, porem o Rotor para quando chega aos 40%.

(isso que eu acho estranho)

4 - as velas e o oleo da rabeta foram trocados no mesmo dia do Rotor.

 

Resumindo: Motor esta em perfeito funcionamento; lenta e alta, a transição está otima. porem se passar de 40% o Rotor para.

PS: alguem sabe qual a regulagem da agulha do carburador desses motores? quantas voltas?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha  ai TX   amigao  ; c/ essa   aula  que nosso ;  mestre astra  mandou ai   joia:::

  junto c/  esse  desenho  q   é do yamaha 15 hp  2013/14    ok   

juntando  issso  ;  e se vç tiver as manhas   =   vç msmo faz o serviço como  astra disse  ok  joia:::

mas  tem muita gente aqui ;  q faz  parte  do   navio ;  tem esse motor =   e a turam logo manda mais dicas ok /

mas  ja´ta´ explicado  sobre  sistema  bomba agua/ refrigeraçao   do seu yamaha amigao    ::bassboat::

 seja bem vindo  ; abraço  :good:

 

IMG01613.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se vc ta funcionando, comeca a acelerar e o rotor do nada para, eh pq a trava dele foi visitar o capiroto, se td no motor esta funcionando so o mijo dele q ta ruim, troque o rotor novamente. se estiver alguma peça, qualquer peça, por menor q seja faltando, tem q desmontar o motor, pq ela sobe e obstrui algum encamento de refrigeracao e em algum lugar vai sobreaquecer e ate fritar teu motor.

 

como funciona um rotor:

em ponto morto ou desligado, a agua entra pelos furinhos da rabeta (onde vc poe o orelhao), enche uma camara de agua, essa camara esta mergulhado o rotor, q esta acoplado/atrelado/preso ao eixo cardan (que nunca para de girar). com isso as pas do rotor por movimento de inercia e centrifuga, jogam toda agua por um caninho que sobe ate o motor. ou seja, qto mais acelera, mais agua sobe, mas sempre tem agua passando.

 

se alguma peca do rotor quebra, ela pode ser sugada pelo caninho e parar no motor.

 

como é preso o rotor? 

o rotor eh preso por uma roda dentada e um pino travante, ou seja, o pino entra no dente dessa roda e portanto, trava o rotor ao eixo cardan.

 

se o pino ou a trava partirem, o rotor ira girar apenas ate uma certa rotacao, onde a fricção, atrito e força da agua lá dentro irão freiar o rotor e o eixo cardan irá girar em falso.

 

minha opinião:

a) O PT tinha que ser exterminado

b) o rotor partiu ou quebrou e portanto, só consegue girar com satisfação enqto o atrito e a velocidade do cardan nao vencem o atrito do rotor, depois disso, o rotor esta trabalhando folgado ou solto. troque o rotor de novo. as vezes deu falha na peça, mal montagem, escapou, sei la, pode ter ocorrido um problema simples ou a peça defeituoso, troca de novo no mesmo lugar e pede garantia, troque apenas por original.

 

acessarios-rotor-motor-de-popa-m_6c4fc18  tai a foto de um rotor yamaha, viu o dente/ chanfro no eixo? provavel que foi ai o ocorrido. rotor original é de metal por dentro, paralelo eh plastico ou borracha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha opiniao resumindo  aqui  =

fazer o serviço c/ tecnicas   especializadas  ;  vista explodida  =  de acordo  c/ ano e modelo motor  ok  

repetindo  o q  já  foi citado  =  USE  APENAS PEÇAS ORIGINAIS   ( GENUINAS )  ainda  mais no sistema de refrigeraçao  ( ROTOR )  .....  

um pequeno rotor  =  se torna muito caro $$$$  ....    meu amigo  depois  que o motor fundiu  ok  ::nada::

 defeito  de montagem  = antes  ; durante ;  e depois  ;  e peças paralelas  ::nada::

muita calma nessa hora  TX   ....    desmontar  tudo ;  e tirando fotos  p/ vç ñ se perder =  do passo a passo  ;   tendo em maos  = a vista explodida do motor ;  como dito; se vç  precizar;  tambem   fica garantido  que ñ faltou ; nem sobrou peças   né ?/  :gorfei:

fica esperto   = ñ vai fundir o motor em alta  = por causa da bomba d agua  ::nada::

abraço  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, tem membro do Fórum que é f...

É o caso do Astra, que faz a gente rir até quando o assunto é muito sério, como o caso presente, que representa uma grande ameaça ao saldo bancário de um colega pescador, quer pela compra de peças originais e pagamento de mão-de-obra, quer pelas despesas que poderá ter com o reboque do barco com o motor todo fudi..quer dizer, fundido, por falta de refrigeração. A bem da verdade, também gosto muito de entremear algumas "tiradas" ao que posto, caso contrário o FTB fica parecendo um site da terceira idade (ou melhor idade, como querem os que ainda não ficaram velhos), mas quando chegar a hora vão mudar de ideia, isso é certo, daí o discurso muda para "a pior idade".

Concordo com tudo o que o Astra comentou, em especial nos parágrafos que aludem ao PT e ao Jaques. Só faltou, na parte que tecnicamente se aproveita de seus comentários, a questão de um elemento (não falo de bandidos nem de pilhas) que ficou a descoberto: a base do rotor, que se apresentar desgaste excessivo por conta de navegação em águas muito arenosas pode contribuir ou mesmo responder pelo problema.

Mas veja bem: o "quinzinho", como todos os motores, é composto por diferentes linhas, como a de combustível. A que interessa para o caso é a de arrefecimento. Aí cabe fazer um check-up completo nela, de ponta a ponta. O defeito vai aparecer na certeza, e uma vez corrigido, vai evitar que uma hora dessas você acabe fritando a máquina, o que sempre acontece em locais onde não há socorro por perto. É a Lei de Murphy.

Ah, por último e mais importante, não esqueça de comprar um bom par de remos.

Abraço do Gilbertinho, pescador de lobó da Amazônia      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho acontecer isso, normalmente quando um rotor está ruim em lenta ele sai pouca água mas em alta melhora,  já aconteceu comigo umas 4x.  Agora em alta falhar?  Desmonte o rotor denovo, as vezes a chavetinha que prende o rotor ao cardã nao ficou muito bem encaixada, se é que colocaram.  E não esqueça de dar uma olhada na valvula termostática, é raro mas ela pode travar ainda mais em motores que forem usados em agua salgada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  bacana  ;  basico ;  e bem  explicado  =  o video     gutao     :good:   valeu  parceiro ....      

judiaçao =   o mecanico ;  QUE PELO VISTO  DEVE SER UM CARA MUITO BACANA  =  ia refrescar a moringa  ; pescar e tals  ; coitado    =    o ROTOR   MIOUUU  .....   ?????      ::nada::  

  olha ai TX = agora sim  amigao  ; só prestar atençao     ; e força no manche  ok  ::bassboat::

DEPOIS   SE POSSIVEL POSTA OS RESULTADOS ;  E O DESFECHE   DO MOTOR  YAMAHA    P/ TURMA OK TX  ??  joia:::

abraço  :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera boa noite, entao, hoje verifiquei o rotor e o mesmo está em perfeitas condições.

porem, pude perceber que a Válvula Termostática estava com muitos detritos de borracha de um antigo rotor que esfarelou. e acredito que estava obstruindo a passagem da agua quando tinha aumento de pressão. inclusive a válvula já era.

na foto da pra ver a quantidade de borracha q tinha na passagem da água.

 

amanha farei um teste no rio e conto pra vcs se resolveu o problema...

IMG_20161031_193928627.jpg

IMG_20161031_193931569_HDR.jpg

IMG_20161031_193956396.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se tem detritos ai, tem dentro do motor, logo, abre td e arruma, trabalho chato e caro mas é a unica coisa a ser feita.

mecanico que troca o rotor esfarelo e nao da revisao no resto é mecanico pessimo, troque tb de mecanico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @IgorTX

Tente primeiro dar uma empurrada com água (use o orelhão com bastante pressão) e ou, ar comprimido, sem o termostato (DESTAMPADO), tbm sopre a cânula de saída e passe um fio grosso para se certificar estar livre ... 

Percebesse que, quando aumenta a velocidade, com o aumento de pressão do rotor, os pedaços sobem e param na válvula termostática, seguramente vai melhorar e ou sanar seu problema quando fizer a limpeza !!!

Eu, pessoalmente, não vejo a necessidade do uso da válvula termostática em areas que nem tem inverno, mas já sabe né .... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei Guto, mas o motor é vendido assim, sem muitas modificações, para ser usado no mundo todo, mas aqui no brasil, tem lugar que com o chuveiro desligado água sai é quente   kkkkkkkkkkkkkkkk, aqui do Sudeste pra baixo, a gente espera mais de cinco minutos pra sair acelerando, lá na Bahia 45 segundos já da ...:gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou te contarrrr     viuuuuu    .............   MAIS  EU PENÇEI QUE ESTAVA TUDO CONFERIDO  ?????????????   :wild:

como podem fazer um serviço no sistema  de refrigeraçao   =   e a valvula  termotatica  =  es´ta nessas condiçoess  ????  ::nada::

me poupe  ,,,,,,,,,,,,,,,,,:wild:

tx  amigao  ; mais calma ; ainda  agora ;  nessa hora  ok  doeu::

é oq  os mestres disseram  =  canais ;   e dutos DO SISTEMA REFRI =   obstruidos  = SE É QUE O RESTO =  de todo sistema  de refri  =  FOI FEITO  DE ACORDO  MSMO   né  ????   doeu::

MINHA  OPINIAO  TX = 

DESMONTAR VAI TER QUE DESMONTAR OK  = MAS TALVEZ Ñ TUDO / 

tente  c/ ar comprimido  e lavadora de alta pressao   =   usando no sentido contrario  =  da captaçao  de agua  na rabeta  = bater ar e presao d agua  pelo alojamento da valvula termo ;  e outros orificios  / 

importante  TX  = TIRE A TELA DA ENTRADA CAPTAÇAO  NA RABETA OK  / e limpe da msma forma  = siga os passos ;  ao contrario por onde a agua passa  ;limpando tudos os caminhos  ok 

tentar  limpar o maximo possivel =  os dutos e canais  onde a agua percorre  = SEMPRE NO SENTIDO CONTRARIO /  depois no sentido a fovor tambem  ok / 

DEPOIS  MONTAR  SEM  A VALVULA E C/ TUDO BEM LIMPO  = TESTAR   =  SE DEU SORTE  E LIMPOU  joia::: = TUDO CORRENDO PERFEITO  / 

depois do teste  tudo beleza = PONHA UMA VALVULA TERMO NOVA;  E ORIGINAL  OK  = E SE O ROTOR DA BOMBA Ñ FOR ORIGINAL  = JA´TROQUE  JA´  OK  ;  e depois  que helice e fabricante  vç vai usar ???  

DEPOIS DISSO  SE  Ñ TIVER TUDO CORRENDO BEM C/ O SISTEMA DE REFRI  ; MEU AMIGO  E CONTINUAR A OBSTRUÇAO  DA AGUA  = DESMONTA DE  NOVO  É TIRA O CABEÇOTE  ; É POR AI VAI   CAMARADA ......   NA INTENÇAO  DE SEMPRE DESENTUPIR   A PASSAGEM D AGUA OK  /  por falta de revisao na valvula  ?????   que zica por causa  de uma valvula  ; tá vendo só ???  

E ISSO  TX   =   MAS  QUE SITUAÇAO  ESSA VALVULA EM  CAMARADA  ::nada::   

veja bem  que  vasciloooo  ;   amigao  ????   as  vezes  por =    1 rotor  mais barato  = e por má vontade ;   falta  de  conheçimento ; do mecanico  e tals  =  OU MSMO  NO SEU CASO  NÉ  ??? 

OLHA AI A SITUAÇAO  QUE A VALVULA DO SEU MOTOR =   E OLHA AGORA NOQ DEU  ; A DOR DE CABEÇA  ???  

PORQ ??  

PORQ Ñ FOI CONFERIDO ;  E FEITO  EXATAMENTE   ; COMO DEVERIA SER FEITO  =  A REVISAO NO SISTEMA DE REFRI    OK  

C/ TODA CERTEZA ;  SE TIVESSE FEITO  TODA REVISAO  COMPLETA   NO SISTEMA =

´NA PRIMEIRA VEZ QDO  FOI TROCADO ROTOR;  E FEITO BOMBA D AGUA  = NADA DISSO ACONTECIA  OK/

FODAA  TX   = agora é c/ vç  ;  e seu mecanico de confiança  =  e reze  p/ dar certo ; e ñ ter que desmontar de verdade ????  

só ñ se apavore  = tente c/ carinho ;  que  se deus quiser vai dar certo ok tx  = sem ter que abrir tudo   = só q  faça tudo certo desta vez  pelo amor de deus ok ??/

depois conta p/ turma o resultado  ok  tx  joia:::

abraço boa sorte :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ser sincero, dificilmente algum mecanico retira valvula termostática em revisão pra inspeção, ao não ser como nesse caso que o rotor estava bom e mesmo assim o motor estava aquecendo, não vamos cruxificar as pessoas sem antes saber a rotina de manutenção.   Eu já troquei rotor um monte de vezes de motores  e nunca vi abrirem a valvula termostatica .    Se é um procedimento que deveria ser feito de rotina no manual do motor aí  é outra coisa, mas não lembro de ter visto.  Valvula termostática em motor de popa é um item muito raro de dar pau principalmente em motores de uso em água doce.

Outra coisa se que muitos usam eu também tenho, mas não gosto de orelhão nem ver, aquilo nunca acopla direito a pressão não é a mesma de um motor submerso, eu já derreti rotor de motor usando aquilo, nunca mais, hoje qdo funciono motor é dentro de tambor, dá mais trabalho ocupa espaço, mas a refrigeração funciona perfeitamente.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Concordo com o que disse, tem que ser muito bem acoplado mesmo, ou vai jogar água pelos lados.....

O carrinho é top, mas somente para motores pequenos, com motores parafusados, como o meu 40, até que não fica difícil, a gente usa o barco inteiro como alavanca, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Agora em questão de mecaniquiçe, eu sei fazer tbm muiiiiiiiiita coisa, e já não perco mais tempo falando sobre o que o mecânico fez ou deveria ter feito...... nem lendo e nem discutindo, não sei como é que o Dr aguenta kkkkkkkkkkkkkkkk, Gutão meu herói, premio $@ko de OURO para vc kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guto =  vou ser sincero mestre  = ñ estou generalizando  niguem  ; que fique bem claro p/ todos   aqui    ;  muito menos crucificar ;  sem saber;  ou conheçer a real  =    sou  da msma classe  =  mecanico  ok /  e todos nós tecnicos e mecanicos  = enfrentemaos cada defeito no dia dia  = que só por deus  meu amigao ????  depois vem falar de engenheirooo  x motorrr  kkkkkkkk     

QUEM TRABALHA;   E VIVE NO MEIO   -  DIA ; DIA  =   SABE BEM  COMO FUNCIONA;  E   OQ QRO DIZER OK  TURMA /  

estou apenas tentando contribuir ;  e ajudar   =  nas duvidas ; e  soluçoes  ;  e  principalmente =  NA  PREVENÇAO  /

 DIFICILMENTE  algum mecanico  ????   retira tampa;  ou valvula p/ inspeçao  ok  ; concordo  c/ vç  / ::nada::                     só na hora do vamo ve  né  :gorfei:... JA´É TARDE  ,,,,,,

 a ñ ser ;  como no caso de aquecimento;  ou o defeito citado no topico  ;e tals  ??  tarde p/ verificar né  ???::nada::

mas  eu  prefiro ;  cobrar  do cliente a  junstas ou ; gaxetas  da tampa  valvula ;  ou no caso a propria valvula ;aditivos  e mangueiras e tals ; conforme seja o motor     /  e sempre verificar sem duvidas   /

E  O MAIS IMPORTANTE  = SE Ñ TEM UM TANK DE AGUA DE ACORDO ; P/ TESTAR  SERVIÇOS   ;  SISTEMA AGUA ;  AQUECIMENTO  ;IGNIÇAO  ;carburaçao  e tals  =  SOBRA P/ O CLINTE =  NA HORA DA NAVEGAÇAO ;  Ñ IMPORTA QDO ;  E  ONDE  ????? é fato  doeu:: 

 motores 2t   desses nipe  =  tem que ser testado   ;  retestado em baixa  ; media ;  e alta  ;  sem duvidasss  ..... em um tank na oficina de acordo      /        ou melhor e ideal  = navegando / 

UM MOTOR  PRECISA  RESPONDER  ;  QDO   ; E A QUALQUER MOMENTO   Q   VÇ NECESSITAR   SEM NENHUM TIPO DE PERTUBAÇOES  OU DEFEITOS  OK  / 

no meu caso se estou revisando  =   o sistema de refrigeraçao  = tenho que seguir todo o circuito  =  por onde a agua entra  ;  passa  ; sai  ;ou recircula    ; e dutos  ; mangueiras  ; valvulas e tals  ;/ conferir tudo  de ponta;  a ponta  p/ garantir ;  em todo o momento;  a perfeita  ; e ideal  refrigeraçao    do motor  joia::: sem erros ; sem defeitos  ok  ......:good:

agora  esperar acontecer???   p/ depois verificar  ????doeu::

o grande segredo  ; e a tatica de jogo  = nos motores  de popa  ;   que  vç msmo  ;  sempre diz guto  é  =  revisao  preventiva  ;  periodica  =   bomba dagua ;  (  rotor original  ; valvula termostatica  )   /    velas  ; oleo rabeta e filtros; helice de acordo  ; mix e tals  ;    e funcionar de 15 em 15 dias o motor  palmas::

 outra coisa =  que   acontece  tambem ;  EM CERTOS CASOS    =  C/  CERTOS   MECANICOS    =    SE QUER ;  LEVANTA ;  OU TIRA A BASE DO ROTOR ; ou msmo troca essa   se necesario  ???  P/ VERIFICAR OU LIMPEZA  ???  doeu::

simplesmente  =   TROCA ROTOR ;  E CONCLUI O SERVIÇO ????  doeu::       continuando =  

COMO TAMBEM   ; Ñ  VERIFICA  ;  COMO ESTÁ A PASSAGEM DE AGUA PELO SISTEMA ;  E A VALVULA  ;  E MANGUEIRAS  ; E OUTROS ITENS  DO SISTEMA  OK  =

 É COMO NO CASO AQUI  = O MOTOR JA TRABALHAVA  C/ A VALVULA DETONADA  ;  SÓ FOI SABER AGORA ; PORQ Ñ  CIRCULAVA AGUA   ??? doeu:: e teve que abrir  p/ vereficar / 

SE ESTÁ NO MANUAL;   OU Ñ  = EU ME GARANTO  MESTRE  joia:::=  SE  ALGO ACONTECER  PODE CRER IRMAO  =  ERRO Ñ É MEU  AQUI TUDO CORRETO E VERIFICADO = TESTADO E RETESTADO  OK  .... SEM DUVIDAS  .....  GARANTIDO joia:::

mestre  guto  = raro dar defeitos em valvulas  originais     = e mais dificil ainda  se o motor usado em agua doce  =  concordo plenamente

  mas repito  ; eu verifico  sempre  ; prefiro antes;  do q  DEPOIS QUE ACONTEÇA  

 fica tudo garantido    = o motor  ; o dono  ; e eu  .....joia:::  faço isso  em todos os motores  ; mso principio  em todos os itens do conjunto  /  

TX AMIGAO  ESSE MOTOR YAMAHA  =  FAZ MUITO TEMPO QUE É USADO EM AGUA SALGADA  ??  

ESSA VALVULA   =  SABE SE JA FOI TROCADA ??  

ABRAÇO  PESSOAL  :good:

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo com td q o fabio disse, menos ligar o motor a cada 15 dias, em motores 4t sim concordo, em motores 2t, nao... motor 2t trabalha bem apenas em media e alta rotacao, oq  no orelhao nao eh possivel, nem mesmo no tanque eh igual estar no rio, logo, ligar na lenta, deixar la um pouco, so carboniza o motor... mas enfim, isso eh gosto particular, eu acho q esgotado td certo, feito direito, pode guardar decadas, o meu jonson mesmo ficou 15 anos parado, nao deu nada nele e continua ficando hibernado longos tempos e td certo.

 

agora eu insisto que nao é a valvula que esta prejudicando o motor em pleno funcionamento, pois esse motor eh totalmente mecanico, nao ha uma unica ligacao, forma de seguranca, etc que faca na falta da valvula ou mal funcionamento dela o motor diminuir o ritmo. Isso só é possivel em motores que tem o minimo de eletronica, que nao eh o caso de nenhum motor 2t (exceto etecs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou muito prático nas minhas coisas ,  o que acontece que realmente se for pra ver tudo da refrigeração aumenta preço, pode estragar alguma peça, e um monte de coisa e infelizimente peça de motor de popa não dá pra comprar em qq lugar, normalmente tem que pedir esperar correio entregar e o cliente fica esperando, por isso que as oficinas normalmente estão abarrotadas de motores e o mecanico tá mexendo num ou outro o resto tudo esperando peça.  

Então como o motor do tópico, com certeza motor tava ruim pra refrigerar, abriu e constatou que bomba dágua fregmentou, com certeza limparam passaram um ar, trocaram o rotor por um novo colocaram num tanque voltou a refrigerar denovo e boa. 

A ultima vez que troquei rotor, já sabendo do empecilho eu pedi a peça antes  levei no meu mecanico e em 15 minutos ele trocou, funcionou no tambor ficou OK  e boa. Se fosse fazer revisão nele todo  e esperar o rotor chegar motor ia fica um mês lá. 

Astra valvula pode dar problema sim tivemos um colega do forum que teve uma termostática de um Seapro que juntou zinabre por causa da agua do mar, o motor aquecia e a valvula tava travada.  Como disse é muito raro, mas pode ocorrer, e esse diagnótico é feito sempre depois que constatam que a peça principal que falha  está boa que no caso é o rotor.

Manual do motor dz pra funcionar a cada 30 dias não é a toa, eu tb não consigo , já tive motor que ficou 3 anos sem ligar e funcionou de cara,  mas não é o correto, esgotar funciona mas sempre sobra resto de gasolina no fltro e na cuba, pouco mais sobra, rotor resseca, e em caso mas graves se o motor for guardado em lugar umido pode até oxidar pistão camisa e ficar travado . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...