Ir para conteúdo

Refrigeração Yamaha 15hp


IgorTX

Posts Recomendados

Sim, isso mesmo,,, e tem mais "Adoçar" não é só dar uma funcionadinha la na água doce,,, se for usado no mar, tem que deixar funcionando um bom tempo, de preferencia dentro do tambor mesmo, isso porque o próprio oleo despejado na água, fica recirculando lá, não tem oque o velho mar não corroa  ! ! ! ! !! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto a remoção da válvula não resolveu. Realmente vou ter que fazer manutenção eu mesmo.... Farei tudo que vcs citaram. E desde já agradeço a força que a turma ta me dando... 

Estou postando um video da pesca de hoje com o motor ainda com o problema... Esta semana ele me paga... Kkk

 Segue o video que fiz hoje demonstrando o defeito...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Video complicado.   Motor acelera e para de mandar água e cai RPM.  Se fosse obstrução do dutos o motor ia continuar acelerando normal e  ia ferver depois.    Dá uma apertada nos parafusos do cabeçote e olhe as velas ver se não tão oxidadas ou com sinal de agua  e não tá jogando  água pra dentro  da câmara.   Se naõ fosse a diminução do "xixi" do motor ia falar que era uma bobina falhando mas isso eu nunca vi. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

assisti  umas 15 vezes o video tx kkkk    ;   estranho  viu parceiro  doeu::

mas vamos a luta e c/ calma ok tx  ??  

revise ;  e faça todos  os procedimentos  sobre a limpeza ;  nos canais  do sistema  ok  = tente antes testar  sem a valvula  / 

qdo acabar de navegar  = tente c/ uma lanterna  ver pelo buraco da vela  = se acha algum sinal de agua  dentro do cilindro  ; como guto citou  / 

será  que a junta do cabeçote ñ queimou  e está vazando ; ou pegando ar  /   ou tá pegando ar lá na bomba  de a agua  ??  

É  TX  MEU AMIGAO  = AGORA SIM SÓ DESMONTANDO C/ MUITA CALMA  = VERIFICAR TODO O SISTEMA  DE REFRI DE PONTA A PONTA ; NOS MINIMOS DETALHES  OK / 

ñ tem o porq ;  o motor ñ jogar agua    = se o circuito  de agua tá limpo ;  juntas ;  e gaxetas originais e novas  ; rotor novo  = e o serviço  tudo bem feito  ok  ???  e tudo revisado  / 

alguma coisa  tá estranho ai tx  ???  agora  só examinando ao vivo amigao  ; como disse  = bem verificado nos minimos detalhes  de ponta a ponta  ok  /

viu bem a chaveta e encaiche  no eixo carda  c/ encaiche do rotor  =  ñ tem nada gasto  ??  tudo certo  ?/  pino guia  ; aneis borrachas e tals ??

 viu  o prato  da base do rotor  ; embaixo da base do rortor  limpeza e tals  ??  

bom pelo que disse  ai  = os itens estao todos conferidos ok  / 

agora  se nada disso resolver  amigao  = vai i ter que tirar cabeçote ;  e continuar  procurar onde está o defeito ok  /  

bate ar comprimido   ao contrario  da saida do xixi  p/ dentro  ok  = mas com todo o sistema aberto  = p/ ver se sai algum resto de borracha ou detritos  e faz os procedimentos  citados no topico  ok 

e  vai rezando p/ que de certo  t x . 

repito  = enquanto ñ pegar;  c/ muita calma ; e verificar de ponta a ponta todo o sistema  ;  ñ pode partir p/ outra  verificaçao=   de outros itens  diferente  da refri ok / 

olha  ai o desenho ;  exatamente  do yamaha original 15 hp ano 2013    =   TX  SEM VISTA EXPLODIDA   ;   É Phodis NA SUA  SITUAÇAO  ;  E C/ O DEFEITO  AI  ???  

REPARE BEM  NA MONTAGEM DA BOMBA  E ROTOR  ; ANEL  ;  PINO GUIA ; CHAVETA  ; VERIFICAR TUDO ; E TODOS OS DUTOS E CIRCUITOS DE AGUA COMO CITADO  OK  / 

abraço tx boa sorte amigao  :good: 

tamos nessa :good:

IMG01711.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

saudações amigo ,aqui no Rio Grande do Sul como em qualquer lugar muito arenoso ha um desgaste grande entre o corpo do motor e a hélice na parte onde gira próximo ao motor na área de encache . A descarga em vez de sair pelo hélice  escapa nesta fresta aumentada pelo desgaste da areia e causa perda de atrito da hélice com a água tipo cavitação .ao baixar o giro normaliza e retorna em determinado giro. Se quiser verificar esse defeito e se for este o caso arrume uma garrafa pet do diâmetro da parte posterior da hélice ,rebaixo do encache e recorte um pequeno anel da pet e instale apertado na hélice. só um anel fino sem trancar o giro da hélice. Espero ter ajudado; esse defeito deu dor de cabeça no passado e para resolve-lo se for o caso terá de ir a um torneiro mecânico e fazer um anel para fixar no motor e não no hélice para resolver definitivo e poder trocar a hélice no quando necessitar.Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas orientações, em especial ao Fábio. Segue um 2° vídeo que fiz, acho q o primeiro deu a impressão que o motor baixava a rotação automaticamente, mas ali foi eu reduzindo a velocidade pra mostrar que o rotor volta quando diminui. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- eu verificaria ANTES do rotor, se vc pegou alguma alga algo assim, pode estar entupido

2-  faria o jato de ar inverno, verificaria todos os tubos possiveis, isso ai ta com cara de algo obstruindo, qdo aumenta a pressao ele tampa tudo.

3- pode ser o que falaram acima  que o rotor esta folgado, ai so trocando a peca inteira mesmo, pq mesmo com calço logo vai dar problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TX  amigao  tranquilo ok  :good: aqui nosso navio é um laboratorio de experiencias   ; todos os dias aprendemos   c/ a turma camarada  joia:::

sinto  ;  vç ñ estar perto  aqui  viu  =   ia resolver isso p/ vç sem duvida  tx  joia:::

ñ é nenhum bicho  de 7 cabeças  o sistema de refri desse seu yamaha  ok  = nada eletronico ou c/ sensores  /  tudo simples mecanico  /  

entao tx  = ñ tem outra coisa  no seu motor  ;  a ser examinado ;  e concluido  pelo que vejo  = alem do sistema de refri  né amigao / 

agora se eu fosse vç  tentaria  ver se tem algo obstruindo a circulaçao  de agua  e depois sim começava desmontar e verificando parte por parte  = desde a captaçao  ate a saida do xixi  ( agua piloto ) 

e descendo tambem ate a saida  do  exxesso agua  q sai  por baixo qdo está =  em  alta  ok  /  verefique e faça os procedimentos  em todo o caminho por onde a agua passa  ; verifique todas as juntas ;gaxetas; e peças de borracha  e de ligaçao  intermediaria  dos dutos  ;por onde agua passa  ok  / 

o problema  é  no sistema de refrigeraçao  = c/ toda certeza tx  /  

depois de ter feito tudo  corretamente e  tudo limpo  =  se ñ der certo  = ai  vai ter que desmontar como falei / 

ou tambem pode ser feito ja´ = nessa 1 desmontagem  ok  =   uma junta cabeçote  ; uma da tampa valvula  e as gaxetase aneis da rabeta inferior e dos suporte  superior  ok  / 

ai é  o certo  viu  tx  = tudo verificado exatamente como tem que ser  = tudo novo  =  serviço perfeito  =  TÁ  CONCLUIDO  O SISTEMA DE REFRI E GARANTIDO  OK  =  E SE CASO CONTINUIE O DEFEITO   = QUE Ñ VAI CONTINUAR  = JA SABE  E ESTÁ TRANQUILO =  SABE OQ FOI FEITO  NA CERTEZA SEM DUVIDAS  OK joia:::

olha os desenhoos  do seu motor tx  = espero que de uma luz amigao  = 

tamos nessa  tx ; abraço  :good:

 

 

 

 

IMG01720.jpg

IMG01722.jpg

IMG01724.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc insistir em andar em rpm máximo, o motor esquenta?    Pensei que o motor tava cortando quando vc dava o máximo.   Acho que agora com o vídeo dá pra ter alguma noção, ou a tampa do rotor tá trincada ou com folga ou infelizmente ou o motor "aspirou" o resto do rotor antigo, torcer pra não ser o segundo pois em alguns casos tem que demontar o motor por completo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem teria uma foto;  de um bloco ( camisa de força  )  que poderia postar aqui  ??? desse yamaha  15 hp ?

ñ tenho nenhum motor;  aberto aqui ;  nem foto  do yamaha ??

seria interessante;  postar uma foto  ;  do bloco de topo  ; sem cabeçote  ok  /

p/ todos verem ;  as galerias ;  e dutos de  circulaçao  da agua  = pelo bloco motor  joia:::

tenho  unica foto aqui  ; mas é de um johnson  muito antigo  =  

tx amigao   = olha como é  o sistema por onde a agua circula   =  

se ñ der certo  ;  fazendo  aquilo que falamos  ; vai ter que desmontar ; como guto citou  ; infelismente  /

repare os caminhos pelos furos no bloco  = por onde agua passa  ok  

tem os furos  onde vai os parafusos ( prisioneiros  )  do cabeçote  ; e  o   q   ñ    sao dos prisioneiros  = É ONDE A AGUA PASSA OK /

 EM ALGUM LUGAR; NO SEU MOTOR   =   DESSE CIRCUITO ( CAMINHO  DA AGUA  ; TEM OBSTRUÇAO  =  DE RESTO;  DE ROTOR ANTIGO  ; SAL ; BORRACHA  RESSECADA ; DETRITOS  E TALS OK  

ENTAO REZE P/ DAR CERTO  ;  A   LIMPEZA    Q  FALAMOS   ;   FAZER  ANTES DE COMEÇAR A DESMONTAR  joia:::

estou acompanhando ate o fim  ;   o desfecho ;  do seu yamaha  ok  tx  ; vamos na fé  camarada  ; vai ficar bom  ok  ;  é só fazer tudo corretamente ; e bem feitinho  joia:::

 abraço  :good:

 

 

IMG00887.jpg

IMG00896.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guto  = trabalhei  um breve tempo ;  naquele  outro navio ;   que vç  fazia parte tambem  ok  joia:::      enfim   tive que sair  = uns tipinhos  kkkk ....  mais comediaaaa  doq  tudo   ;   :gorfei::gorfei::gorfei:...... 

mas tem muita gente  boa  la´ sem duvidas  ok  (  é aquele esquema  = SEMPRE  VAI TER OS TIPOSS    = A RAÇA  É Phodis COMO SEMPRE DIGO  ....:gorfei::gorfei:   =  SOLUÇAO  = EXTERMINIO ,,,:gorfei: :gorfei:

BOM DEIXA P/ A NATUREZA ; QUE ELA CUIDA DOS  COMEDIAS  OK  joia:::

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

VAMOS AO QUE INTEREÇA ;   É  MUITO MAIS IMPORTANTE  OK  =  

 

 cheguei   ver as fotos  daquele sea pro   que cita aqui no topico  GUTO   = tava bem feio  na minha opiniao  ok  / 

parecia ate craca  ;   kkkk.....   mas  ñ   lembro ; que ano era aquele sea pro  ??  mas  é  como a maioria já sabe  =  motor  de mar ;  se  ñ for  adoçado  corretamente  = ::nada:: ::nada::

outra coisa  =  no sea pro  ;  uma parte do circuito  de refri  é de inox ; e em certos casos  ; podendo ser de latao ou bronze tambem EM OUTROS MOTORES E MODELOS  OK ...

e os yamaha  sao  de aluminio   que  é  =  o proprio corpo  da rabeta ; SEM ESSE REVESTIMENTO  /    

 por isso  ;  é outras peças ;   e fatores  =   o mercury  / tohatsu  sea pro  =  sao mais pesado  =  do q os yamaha / 

abraço pessoal :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2016 at 06:37, Fabio Giovanoni disse:

assisti  umas 15 vezes o video tx kkkk    ;   estranho  viu parceiro  doeu::

mas vamos a luta e c/ calma ok tx  ??  

revise ;  e faça todos  os procedimentos  sobre a limpeza ;  nos canais  do sistema  ok  = tente antes testar  sem a valvula  / 

qdo acabar de navegar  = tente c/ uma lanterna  ver pelo buraco da vela  = se acha algum sinal de agua  dentro do cilindro  ; como guto citou  / 

será  que a junta do cabeçote ñ queimou  e está vazando ; ou pegando ar  /   ou tá pegando ar lá na bomba  de a agua  ??  

É  TX  MEU AMIGAO  = AGORA SIM SÓ DESMONTANDO C/ MUITA CALMA  = VERIFICAR TODO O SISTEMA  DE REFRI DE PONTA A PONTA ; NOS MINIMOS DETALHES  OK / 

ñ tem o porq ;  o motor ñ jogar agua    = se o circuito  de agua tá limpo ;  juntas ;  e gaxetas originais e novas  ; rotor novo  = e o serviço  tudo bem feito  ok  ???  e tudo revisado  / 

alguma coisa  tá estranho ai tx  ???  agora  só examinando ao vivo amigao  ; como disse  = bem verificado nos minimos detalhes  de ponta a ponta  ok  /

viu bem a chaveta e encaiche  no eixo carda  c/ encaiche do rotor  =  ñ tem nada gasto  ??  tudo certo  ?/  pino guia  ; aneis borrachas e tals ??

 viu  o prato  da base do rotor  ; embaixo da base do rortor  limpeza e tals  ??  

bom pelo que disse  ai  = os itens estao todos conferidos ok  / 

agora  se nada disso resolver  amigao  = vai i ter que tirar cabeçote ;  e continuar  procurar onde está o defeito ok  /  

bate ar comprimido   ao contrario  da saida do xixi  p/ dentro  ok  = mas com todo o sistema aberto  = p/ ver se sai algum resto de borracha ou detritos  e faz os procedimentos  citados no topico  ok 

e  vai rezando p/ que de certo  t x . 

repito  = enquanto ñ pegar;  c/ muita calma ; e verificar de ponta a ponta todo o sistema  ;  ñ pode partir p/ outra  verificaçao=   de outros itens  diferente  da refri ok / 

olha  ai o desenho ;  exatamente  do yamaha original 15 hp ano 2013    =   TX  SEM VISTA EXPLODIDA   ;   É Phodis NA SUA  SITUAÇAO  ;  E C/ O DEFEITO  AI  ???  

REPARE BEM  NA MONTAGEM DA BOMBA  E ROTOR  ; ANEL  ;  PINO GUIA ; CHAVETA  ; VERIFICAR TUDO ; E TODOS OS DUTOS E CIRCUITOS DE AGUA COMO CITADO  OK  / 

abraço tx boa sorte amigao  :good: 

tamos nessa :good:

IMG01711.jpg

Que prato e esse que vc se referiu na mensagem passada? Na figura ilustrativa, o item 15 não tem. Será q pode ser isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2016 at 16:45, IgorTX disse:

Obrigado a todos pelas orientações, em especial ao Fábio. Segue um 2° vídeo que fiz, acho q o primeiro deu a impressão que o motor baixava a rotação automaticamente, mas ali foi eu reduzindo a velocidade pra mostrar que o rotor volta quando diminui. 

 

Não querendo tirar o foco do problema , mas notei no vídeo que está navegando com seu motor sem uma corda de apoio que fica amarrada no motor e no barco , servindo assim para não perder o motor em caso de o mesmo escapar indo para água . Notei que o cordão corta corrente do motor está engatado justamente onde deveria estar amarrado a ponta da corda de segurança .

Parece um detalhe bobo , mas isso pode prevenir uma baita dor de cabeça futura se o motor escapar e ir para o fundo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tx  amigao  me desculpa ;  falei prato  ; errei  =   o correto é  PLACA   EXTERNA DA BOMBA  =   PEÇA N; 16   NA VISTA OK  

A PEÇA N; 15   É  O ANEL O´RING    = FICA  ENTRE  A PLACA EXTERNA DA BOMBA  ;  E O ALOJAMENTO DA BOMBA  OK  ( anel de vedaçao  )

SE Ñ TEM  O ANEL  N; 15  QUE ESTÁ AI NO DESENHO   = É PORQ  ESTÁ FALTANTO  NÉ ;;;;;  doeu::

E SE FOR ISSO  =  É POR AI QUE ESTÁ  PEGANDO AR  ; E VAZANDO AGUA  OK  ;  

prestar atençao  doeu::            

 tambem p/ verificar tudo oq citamos  = ñ é rapido  viu tx  ???  

certeza que tem coisaaaa  aii    ????   oq será que fizeram  né  :gorfei:

tamos ai  tx  ; abraço  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia colegas... seguinte:

ontem passei o dia todo revisando o motor,

tirei a Rabeta verifiquei novamente o rotor e lubrifiquei,

fiz uma severa limpeza com o compressor e com pressão de água.

batendo sempre no sentido inverso e as vezes no sentido da saída tambem.

saiu 2 pequenos pedaços de borracha, fui todo confiante num rio aqui proximo,  achando que aqueles pedaços seriam o vilão da historia. porem sem sucesso.

motor ainda esta com o problema.:suicide:

 

agora o que me resta fazer é abrir o motor ( parte dele, a de refrigeraçao)

hoje mesmo ja começo o processo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

igor tem um video no youtube q mostra EXATAMENTE o servico que tera que fazer:

ta meio corrido mas da pra ter uma nocao, uma coisa que eu faria sem duvidas ja q vai ter que desmontar essa encrenca inteira era limpar muito bem toda parte de exaustao, inclusive no final com lixa fina afim de polir tudo, se for mais a fundo e abrir os pitoes etc, ja limpe as valvulas, sedes, pistoes etc... da uma put@ trampo, mas o resultado final é otimo! vc vai ganhar performance e melhorar consumo ! vale a pena ! 

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

igor tem um video no youtube q mostra EXATAMENTE o servico que tera que fazer:

ta meio corrido mas da pra ter uma nocao, uma coisa que eu faria sem duvidas ja q vai ter que desmontar essa encrenca inteira era limpar muito bem toda parte de exaustao, inclusive no final com lixa fina afim de polir tudo, se for mais a fundo e abrir os pitoes etc, ja limpe as valvulas, sedes, pistoes etc... da uma put@ trampo, mas o resultado final é otimo! vc vai ganhar performance e melhorar consumo ! vale a pena ! 

boa sorte.

Obrigado Astra, vai ser muito útil... comecei ja a desmontar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que baile  tá dando  tx  doeu::      os passos  =   é exatamente  como no video   ; que astra   postou   ok  joia:::

tambem agora  aprende  de uma vez só né  :gorfei:??/

ainda deve ter detritoss  ::nada::   viu como saiu  =  pouco mais saiu  palmas::

veja mp  que te mandei amigao  / 

boa sort abraço  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mãos a obra...

 

alguma sugestão do que verificar ? nao achei detritos do antigo rotor...

pra completar um dos parafusos da rabeta espanou e nao sai... tirei o motor com a rabeta no lugar. vou tentar tirar ele amanha com o dia a favor. nao tenho um lugar bem iluminado pra trabalhar. por tanto to finalizando por hoje. amanha pegarei um compressor de um amigo emprestado pra fazer a limpeza.

 

olha como esse motor tomou esquente!!! chega ta preto ao redor da vela.

Meu Deus...

2016-11-04_18-41-40_HDR.jpg

2016-11-04_18-42-00_HDR.jpg

2016-11-04_18-42-18_HDR.jpg

2016-11-04_18-42-48_HDR.jpg

IMG_20161104_181739821.jpg

IMG_20161104_181746196.jpg

IMG_20161104_181751796.jpg

IMG_20161104_183302759.jpg

IMG_20161104_183310085.jpg

IMG_20161104_183318818.jpg

IMG_20161104_184108550.jpg

IMG_20161104_184112867.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rapaz, esquentou com gosto... mas tem algo ai de errado, tem q achar essas borrachas!, limpar td, taca solupan nesse escape ai e muita limpeza...

 

qto ao parafuso espanado, nao tem segredo, broca , depois verifique se a rosca ainda pega torque, senao vai ter que embucha-lo (torneiro mecanico faz isso pra vc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tx ja falo ja amigao = se estiver c/ preça de fazer o serviço e fechar o motor p/ amha =  esquça ; ñ é assim que funciona  ok  

 

ja disse muita calma nesssa hora amigao  = tem muitas coisas a ser feita  ; e ñ vai ser no dia ok  

que parafuso quebrou  que ñ to vendo  =  ja´tirou o cabeçote  

cuidado  onde vai meter broca  ai   =  ai ai ai   ????   

tem que ter a manha  = porq se a broca quebrar na fura  =  ::nada::

tx vç tem ferramentas  e  manja um pouco de mecanica  =  entao vá c/ calma  ok  

primeiro  marque tudo  p/ ñ se perder na montagem depois  

agora é limpeza  e preparaçao  p/ depois de tudo limpo polido  = verificado  = começar a montar  /

agora tem que fazer tudo certo p/ ñ perder;  as peças novas na montagem  =  juntas /  gaxetas  ;  aneis;  mangueiras e tals  /

tenha calma e va limpando tudo e vereficando tudo nos minimos detalhes  =  depois que tirar  o cabeçote  = vai ter que medir p/ saber se empenou  ok / 

entao tx  sem pressa que ñ é como vç tá pençando ok  amigao  joia::: vai ter serviço p/ uns dias  = se fizer tudo certo  / 

tamos ai tx  ; força  na limpeza  ;  material = luvas  ou sulupan que astra receitou  ;  ou  escova de latao  ;  aditivado  ;  e tals  =

importante é limpar ;  tirar as carepas ;  detritos  e carbonizaçao / 

abraço boa sorte :good:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...