Ir para conteúdo

Motor MERCURY 40HP com comando. Como pilotar sem power trim?


Posts Recomendados

IMG_4373.PNGGalera, boa noite!

Pesquizei bastante sobre o tema e não consegui nada a respeito de colocar power trim no motor de 40HP da mercury. Como irei colocar comando no meu brazuca new 550 esta semana, terei que pilotar ele sem trim até vir o que irei encomendar nos EUA começo do ano que vem. 

A minha pergunta é, temos que pilotar ele destrado, e a marcha ré? Terei muita dificuldade? Pois agora no manche seguramos com um dos braços. E no caso do comando?

poderiam ajudar?

Outro detalhe é o trim que estou pensando em colocar. Alguém conhece? já viu ele pelo brasil? Segue foto para

se puderem ajudar. Eu agradeço.

 

Editado por Marcelo Pupim
Agora a foto foi kkk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelão,

Também tenho um quarentinha EO 2T da Mercury, e piloto com ele destravado, como sempre fiz com motores de menor potência que tive.  Tenho motores de maior potência, todos com trim, que permite um ajuste fino da máquina, otimizando velocidade e desempenho. Porém, esse recurso mantém o motor travado, e uma batida na rabeta pode trazer sérias consequências. Já pensei em modificar o trim deixando a rabeta destravada para prevenir esse risco nesses motores maiores.

Em relação à sua preocupação com a ré no motor destravado, nunca tive problemas com isso, mesmo em motores de menor potência, é ir com cuidado, acelerando de leve. Leve também em conta que ninguém usa a ré com aceleração alta, até em função do perfil da popa.

Assim, considero desnecessário o trim em motores até 40 HP, e creio que a Mercury pensa do mesmo modo, caso contrário teriam colocado nos 40. 

Vai um abraço do

Gilbertinho, pescador da Amazônia 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo seu 40 é no manche simples?   Ou seja sem misturador, partida elétrica , comando e relógios que vem no EO?  Caso positivo acho muito mais interessante vender seu motor e já comprar um 50hp que já vem com  comando(original) , relógios ( velocimetro e conta giros) , partida e misturador automático.  Comprar todos esses itens a parte vai gastar uma grana boa.    Se o barco é pra rabeta 15 polegadas é só parafusar mais auto.  

Agora se seu motor já tem partida e os acessóros dá uma procurada  no Ebay, ou sites americanos lá eles vendem trim genéricos que servem em qualquer motor. 

Só vou corrigir o Gilberto, todo motor com trim ele desarma caso ocorra uma colisão ou água rasa .  O problema que num motor pesado e potente se tiver em alta velocidade se tiver travado ou não o estrago é feio diferente de um 15 ou 25 num barquinho de 5m. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra ter idéia .  Caixa de comando original Mercury custa R$2500, Tacometro e Velocimetro R$800.  Partida elétrica paralela nacional R$1800.  Já vai gastar de inicio uns R$5mil , mais o Power Trim que deve ser uns R$2mil pra mais.   Ou seja vai investir em tudo uns R$  8 mil no seu motor , pra ter partida e trim não orignais e sem misturador de oleo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guto Pinto meu motor não tem misturador. Na verdade nem vi isso ainda kkkk

tem partida elétrica apenas. Fiz uma cotação dos instrumentos da willtec fica em 900 reais. O comando com volante e tudo ficará em 2 mil já instalado. Portanto acho que vale a pena. 

Com relação ao trim, já vi no eBay o problema é as taxas. Vou deixar para colocar ano que vem, pois irei ao EUA e trago sem risco de taxa.

Realmente tinha lido ué destravava.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sendo bastante justo e sincero: nao coloque o console.

Ao todo, tudo que ira gastar nao vai compensar, sem contar que vai andar sensivelmente menos e consumir mais.

 

40 é motor pra pilotar no manche, qdo vc poe um console vc muda muito a distribuicao de peso interna, esse motor nao tem potencia (nem peso) pra anular essa distribuicao ruim.

Vai andar igual um seapro ou menos.

ademais, qdo for vender, qqr um perceberá que é um motor de manche adaptado e vai desvalorizar o seu conjunto (ou nem comprar).

mas se ainda assim a vontade é muito maior, pense em como o guto indicou: guarda a grana, investe num 50 ou 60 ! Aí vc estará melhor servido. Ja com tudo original e bem instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Misturador automatico  Marcelo é o que vem no modelo EO, coloca o oleo 2T dentro do motor, ele mesmo faz a mistura.     Mas se o desejo de transformar o barco for grande, boa sorte  e aproveite devagar vai montando e curtindo como gosta, e depois posta mas fotos como ficou.   O que quiz dizer é que já vi muitas pessoas fazem essas adaptações, gasta grana e logo já trocam o conjunto por um maior, é muito mais fácil vender seu conjunto e comprar um original com comando e um motor maior estilo Big Fish 5014 Sport com 50 ou 60 , mesmo usado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @Astra-Taranis 

Sabe como funciona a ansiedade kkk

Realmente concordo com vc quase em tudo, apenas que é pesado para pilotar o motor com peso no barco. Meu ombro arrebentou em 3 dias de pesca. Ele já tem partida elétrica. Acho que não vou gastar muito mais. Se fosse partida manual poderia ser mais oneroso.

 Não sei se meu barco pode ser colocado o motor de 50, vou checar. Mas de qualquer maneira vou colocar o comando e passar ele para 50, como muitos tem feito. 

O trim já tirei da cabeça.

Vou apenas dar um up no barco.

Daqui uns anos pulo para algo maior.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Misturador automatico  Marcelo é o que vem no modelo EO, coloca o oleo 2T dentro do motor, ele mesmo faz a mistura.     Mas se o desejo de transformar o barco for grande, boa sorte  e aproveite devagar vai montando e curtindo como gosta, e depois posta mas fotos como ficou.   O que quiz dizer é que já vi muitas pessoas fazem essas adaptações, gasta grana e logo já trocam o conjunto por um maior, é muito mais fácil vender seu conjunto e comprar um original com comando e um motor maior estilo Big Fish 5014 Sport com 50 ou 60 , mesmo usado. 

Entendo. Vou tentar e ver se não tomo muito fer... kkkkk

mas não vou gastar muito. 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na pratica a diferenca entre o 40 e 50 é pouca... sao o mesmo motor com carburacao e periféricos melhorados.. mas é o mesmo motor, vc ganha mesmo é por vir td de fabrica, detalhezinhos q fazem diferenca, alem claro de revenda, preco final, originalidade, bla bla bla bla

ja o 55 e o 60 sao o mesmo bloco, entao vc ganha bem em torque e velocidade.

Assim como o 75 e o 90 sao o mesmo motor (mas nesse caso há uma diferenciacao um pouco - nao muito- maior de um pro outro).

 

eu esperaria, é como o guto falou, maioria q faz, logo compra outro maior, vc se depara numa realidade: 40 nao é motor pra console.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcelo  amigao  =  minha opiniao  aqui  = 

   msmo conceito =   de guto ;  e astra  ok /

mas =  ñ esqueçendo  que = gosto é gosto  ;  e cada um    ; cada um  né  ....   joia:::

boa sorte ;  camarada ; seja feliz ;  e otimas pescas ::bassboat::

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom @Astra-Taranis @Fabio Giovanoni e @Guto Pinto.

Agradeço demais. E estou quase certo que vou tomar lambada. Porém preciso arriscar. Não estou dando conta de pilotar no manche. Como minha pescaria é apenas tucunaré e em lago, vou arriscar. Se andar devagar, e acredito que vá andar, pois como vcs que tem muito mais experiência estão dizendo. Vou tntar equilibrar o peso já na fabrica onde eu vou colocar o console.

Vou arriscar, e podem ter certeza, as dicas não foram em vão. Vou aproveitar para tentar diminuir ao máximo o peso que irá no motor.

Perder grana, já é quase certo, na verdade nunca ganhei dinheiro vendendo carro, moto, isso sempre foi assim. Vou tentar vender mais semente para contrabalancear a conta kkkk

O trim já larguei mão kkkkkk, agora o console vou arriscar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcelo  parceiro  =  qual seria o peso  final  da embarcaçao  ?  

e  o peso final de pesca  ; e navegaçao  (  carga total )  ? 

acho que ;  se  for  fazer  oq vç pretende  =   uns do principais acertos ;     é  o helice né .... como guto citou ok /

boa sorte  marcelo   ::bassboat::

abraço :good:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Saudações Marcelo ; eu também tinha na mente que colocar console e comando a distancia seria oneroso e não traria vantagem. em 1998 um amigo viajou para os EUA e trouce um protótipo de painel de comando adaptável a qualquer pequeno barco. solicitou se eu poderia confeccionar e instalar para o barco dele. O painel é tão simples que desenvolvi melhorias e só não coloquei em linha de produção porque utilizei material reciclado que faz parte da ideia e não permitiu galvanizar.  É confeccionado a partir  de  trÊs curvas metálicas de 90° e duas que dependeram do modelo do barco e inclinação do painel que o proprietário  desejar. Utilizei por 15 anos e vendi no equipamento em 2014. Ao contrario do que se pensa é muito mais fácil equilibrar a carga e vazio atinge o planeio muito rápido . á diversas opções de caixas de direção mas da Ultra flex  supera qualquer caixa não hidráulica e consegue comprar no ML .abaixo de r$ 500,00 . Caixa de comando de marchas se possivel compre de uma alavanca porque ela engata a marcha e acelera movendo a alavanca para frente e caso engate por acidente algo na alavanca ela tende a reduzir e não acelerar que é o caso das caixas de duas alavancas. dá para instalar acredito que com R$ 1500,00 a R$ 2000,00 e com certeza aconselho a quem puder que instale. Compre um console e divirta-se. um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sandro R. S. Buzatti muito obrigado.

na verdade já mandei fazer. Não sei bem a marca das peças que estão colocando, pois fechei pacote completo, com aumento da plataforma traseira, console, luz de navegação, fiz algumas mudanças no local da bateria e coloquei uma caixa térmica. Também estou colocando carpete no barco. Mas seus comentários me animaram ainda mais. Depois vou colocar fotos do barco pronto. Está previsto para ficar pronto dia 15.

abracos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...