Ir para conteúdo

Sobre iscas artificiais


Posts Recomendados

Instagram.png

 

Falar de Iscas artificiais é um pouco complexo para podermos tratar e dizer que é assim que funciona 100% é assim que tem que ser feito para que sua pescaria tenha sucesso.

Este caso não existe, deixamos bem claro que não existe uma receita de bolo que se você seguir a risca irá ter a certeza que irá conseguir o seu troféu e capturar o peixe que pretende.

Mas deixando de lado esse assunto vamos falar um pouco agora sobre as diferenças e algumas iscas e seus respectivos trabalhos "recomendados".

 

A pesca com isca artificial é bem diferente da pesca praticada com as naturais. No caso com as naturais, você esta praticando um a pesca de espera, onde o peixe é atraído pela isca, seja pelo cheiro ou pelo tato do peixe. Mas as iscas artificiais fazem com que o pescador pratique uma pesca mais dinânica onde você pescador tentará imitar o movimento de um peixe real em um pedaço seja de plástico ou de madeira ou até mesmo de metal.

Com estes trabalhos das iscas você irá despertar outros sentidos no peixe com que farão que o mesmo irá atacar a isca, seja estes sentidos como proteção dos filhotes, domínio territorial, reflexo, irritabilidade, curiosidade e claro o instinto predador da espécie que está a procura. Então o trabalho com sua isca será muito importante para que você capture este peixe.

Assim como o trabalho das iscas, outros fatores são determinantes no sucesso ou não deste tipo de pescaria. Precisão dos arremessos tem importância relevante, assim você poderá alcançar o ponto exato onde aquele predador pode estar caçando ou até mesmo mantendo seus filhotes seguros.

As condições externas, como temperatura, variações climáticas e pressão atmosférica são fatores que podem definir o sucesso uma pescaria, isto sem falar em cor e altura das águas, que também são importantes.Claro que não devemos esquecer que em pescaria não existe nenhuma regra. Mas, apesar disto, através de estudos e observações, podemos estabelecer certos critérios para a escolha do tipo de peixe objetivo, bem como o local e iscas que poderão ter sucesso em cada um de nossos arremessos.
As iscas artificiais possuem tipos de trabalho diferentes entre si. Basicamente são divididas em iscas de superfície, meia água, de fundo ou metálicas.

ISCAS DE SUPERFÍCIE

As iscas de superfície são iscas que trabalham na superfície da água ou até cerca de 30 cm de profundidade. Elas aliam a emoção da pesca com o visual do ataque dos peixes às iscas. A pesca de superfície pode ser considerada das mais emocionantes. Além disto, este tipo de isca precisa que o pescador varie seus movimentos atraindo o predador.

ISCAS DE MEIA-ÁGUA

Como o próprio nome diz, estas iscas forma feitas para trabalhar entre a linha da superfície e até cerca de 1,20m de profundidade (sendo que após esta profundidade já é considerada isca de fundo), dependendo da característica da isca, espessura da linha e velocidade de recolhimento.

A maior parte destas iscas é provida de barbelas (apêndice frontal que, com a pressão da água, adquirem um movimento imitando o nado dos peixes, além do que fazem as iscas, quando tracionadas, afundarem mais ou menos, dependendo do tamanho da barbela) mais longas e com maior inclinação. Além destas, ainda existem as de barbela mais curta, que não flutuam, fazendo com que o pescador tenha que arremessar a isca, deixá-la afundar até a profundidade desejada e só depois iniciar o trabalho.

Estas iscas podem ser trabalhadas de diversas formas, inclusive aproveitando-se do fato de na maioria das vezes estas iscas serem flutuantes. Pode-se obter uma grande movimentação de superfície, trabalhando-se com fortes puxões de ponta de vara, fazendo-as nadar uma curta distância e depois deixá-las flutuar novamente, reiniciando o trabalho logo após, imitando um peixinho caçando ou ferido.

ISCAS DE FUNDO

São iscas destinadas a buscar os peixes junto aos locais de maior profundidade. Especialmente eficientes para os peixes que habitam os fundo rochosos, tocas, parcéis, ou em ocasiões quando os peixes não estão muito ativos.

Basicamente são anzóis lastreados com chumbo, bronze ou outro metal, enfeitados por pelos, penas, plástico macio ou a combinação entre eles.

A posição do olho onde se amarra a linha possibilita aos jigs, grubs e shads permanecerem com o anzol virado para cima, evitando enroscos. Por este motivo, deve ser evitado o uso de presilhas.

No caso das minhocas artificiais e outras “softbaits”, a ponta do anzol deve ficar embutida no corpo da isca. Este procedimento possibilita ser trabalhada entre galhadas, troncos e outras estruturas onde o peixe costuma caçar.

ISCAS METÁLICAS

Tem seu trabalho baseado em um misto de reflexos e vibrações. São possíveis de serem trabalhadas em várias profundidades, dependendo da velocidade de recolhimento.

Apesar das iscas metálicas tradicionais serem basicamente cromadas, hoje encontramos muitas variações no padrão de cores que podem ser douradas, acobreadas, opacas ou estampadas e coloridas.

 

Post completo para vocês meus amigos encontra-se AQUI lá tem umas imagens ilustrando.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa explicação Marco Túlio! No site fica ainda melhor de ler com os recursos de navegar entre os modelos das iscas com fotos.

Este tópico responde a primeira parte daquela dúvida recorrente aqui no fórum: "Qual a melhor isca artificial", pelo menos nos modelos e trabalhos. Agora na hora de comprar temos um milhão de marcas, modelos e cores e ai a coisa pega e arrumamos briga com as esposas kkkk

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...