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Cabo de bateria. Qual a bitola dos fios?


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Marcão,

Cabos de bateria trafegam altas amperagens, apesar da baixa voltagem. Quanto maior a distância do equipamento ou motor que demandará a energia, maior deve ser a bitola dos cabos.

Apesar de você não haver dado essa informação, oriente-se pela bitola ou diâmetro dos cabos de bateria de motores automotivos, que são projetados para suportar a amperagem exigida nos momentos de pico da demanda por energia elétrica, basicamente quando se dá a partida no motor. Importante ter em conta que em qualquer fase de operações, os cabos elétricos não podem apresentar sinais de aquecimento, devem "trabalhar" de acordo com a temperatura ambiente, em contrário há o risco de incêndio provocado por superaquecimento.

Finalmente, considere que não constitui pecado utilizar cabos de diâmetro (ou bitola) mais grossos, é garantia de que não haverá risco de incêndios. Pecado é usar cabos finos, é certeza de problemas.

Espero ter ajudado.

Abraço do Gilbertinho, pescador da Amazônia.

         

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hmmm o que o gilbertinho falou esta correto. 

o retificador de corrente só vai mandar carga pra bateria em alta rpm, e mesmo assim poucos amperes horas, é mais um alento que um remedio ! igual mobilete, qdo vc para de acelerar a luz cai de potencia, retificador é igualzinho. precisara de hooooooras pra carregar uma bateria. muitas horas.

o q eu indico é vc colocar os cabos dentro de tubos corrugados ou qqr outros material, pra que nao fiquem tao expostos. Vc pode usar cabos automotivos, que alem de mais caros sao mais maleáveis. Eu prefiro cabos residenciais, pelo simples fato que sao mais puros em sua composicao (e por isso sao mais duros e mais dificieis de serem passados).

O correto é vc utilizar o manual do produto para descobrir qual amperagem e bitola necessária. Mas nao sendo possível, voce pode utilizar uma tabela de bitola de cabos , tem varias na net, so procurar, essa aqui é beeeemmm simplista, use-a com parcimonia:

DOPPLER 002

 

Aconselho sempre comprar uma bitola maior que a indicada se for possível (as vezes não é devido ao encaixe no aparelho etc). O mais importante de tudo é ter tudo estanhado (ainda mais vc que vai usar em mar!!!! estanhado é mais que obrigação!!!).

Gosto muito desses tipos de conectores

 

Resultado de imagem

Só que ese conector ai de cima é necessario um alicate especial pra preender , o legal dele é q vc pode estanhar la dentro e ja enfiar o cabo no buraco, estanhando td ao mesmo tempo, ai so prender e passa uma termofusão , fica top top top... 

Na impossibilidade de achar esse alicate ou esse conector (que as vezes tb nao entra onde precisa!!!) vc pode utilizar outros conectores , eu uso muito esses aqui (bons pra cabos mais grossos e residenciais q sao mais duros):

Imagem relacionada

 

 

vc regula a altura pela bitola do cabo ali na porca, entao é so estanhar o cabo a parte e entao esmagar bem... eu gosto muito desses ultimos, muito práticos e confiáveis, especialmenet se vc precisar reparar algo numa emergencia, é so abrir , cortar e colocar de novo, sempre uso um pouco de esmalte ou algum trava rosca na porca pra evitar que ela se abra com a trepidacao.

 

o cabo da bateria pro motor, use o mais grosso que conseguir, provavelmente o que vai dificultar sera o capo ou o proprio retificador que é bem pqno na maioria das vezes... Mas nessa distancia ai de 2 metros, 16mm deve estar de muito bom tamanho.

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