Ir para conteúdo

Modelo de barco de aluminio x potência de motor de popa


Posts Recomendados

Pessoal, boa tarde.

Sou novo aqui... estou precisando de uma ajuda. Pretendo comprar  um barco Savage da Metalglass de 5m com 1,68 de boca pesando 120k. Gostei deste barco pela estabilidade e segurança que proporciona, pois gosto de pescar dourados e pesco em corredeiras no rio Mogi Guaçu.

Minha dúvida, um motor Mercury 25hp Sea pro vou conseguir navegar a uma velocidade de 50km/h? Ou só conseguirei isso com um motor de 40hp?

Um abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a Savage 5013 pode pensar no 40 hp, 25 fica pouco para ela.

Se o local onde pretende navegar, Rio Mogi Guaçu, for com muitas corredeiras difíceis de transpor, como raseiras, tombos dágua, funis de pedra para passar, eu não iria de barco com console, e sim com piloto no manche, pois fica muito mais ágil para águas nestas condições.

Alguns exemplos do rio onde tenho rancho e navego:

https://www.youtube.com/watch?v=Ba4NVz7meR0

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo em genero, numero e grau com o renno e discordo em genero, numero e grau com o gilbertinho.

pra mim, motor 40 hp é para barco com manche, nao com console (pelo q entendi, pelo peso, deve ser com console que vc esta cotando) e mais, 40hp nao é um motor veloz, é um motor pra quem precisa carregar PESO sem perder a velocidade. A diferença de velocidade entre um 30 e 40 é pqna com pouco peso, com peso alto, o 40 se mantem e o 30 cai. 

Dito isso, comecemos a entender que o 40 é um motor pouco prático, pesado, exige ser fixo no barco, consome gasolina, o barco fica restringido a entrar e sair em rampa boa, etc. Ou seja, se onde vc for a descida pro rio não for quase um plano perfeito, esquece.

Outro ponto é vc ter que subir e motor rapidamente diante de pedras, aguas rasas,etc, um 15 vc faz isso com uma mao, olhando pra frente. Com um 25 vc precisa de duas maos e olhar pra tras, com o 40 vc provavelmente tera que levantar do barco, fazer uma forca monstra, sentar, acelerar, ou seja, ja saiu completamente do ponto que estava pelo menos uns 25 metros.

Por isso, motores 40 ou vc usa pra navegar grandes distancias ou em grandes represas. Fora disso, é perda de dinheiro, tempo e paciencia.

Nao sei em qual parte do mogi vai navegar, mas aqui perto de ribeirao, vc anda 100 metros em um rio com boa profundida , largura e aguas calmas, outros 100 metros em pura pedra, agua rasa, corrente rapida, etc.

 

Ou seja, esquece barco de 5 metros, motor maior de 15hp e largo. Nesses casos, um barco de 6 metros vc navega muito mais facilmente, e com calado menor.

Um barco mais leve, tb vai exigir um calado menor, assim como um motor leve ajuda uma enormidade, ou seja, o oposto do que vc ta imaginando.

Digo mais, se onde pescar for cheio de pedras, pense num barco com largura maxima de 1.40 1.45, pois facilita bastante andar entre pedras, bico fino e 6 metros.

Vc ate pode pegar um motor 25, mas vai penar com esses lugares, a ponto de desistir de ir pescar . Pior, quem usa 25 em rios assim, ou sabem pilotar com maestria e conhecem cada pedra do lugar ou vai viver no mecanico.

Se esse nao é seu caso, vai de 15-18 hp e seja feliz.

Ate pq, ao menos por aqui, o mogi vc nao pesca longe, quandio muito navega uns 15 a 20 minutos dentro dele ou uns 35 ate a foz com a junçao do pardo. ou seja, um 18 hp esta mais que bem servido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flávio, 50km/H no Savage e Seapro muito difícil, só se for sozinho e descendo rio.   Eu pesco no Pardo que é "parente" do Mogi,  ou seja rio raso  com muita pedra e acesso difícil no Rio devido aos barrancos ingremes. No seu caso esqueceria o Savage, é uma barcão mas é bom pra usar em Rios largos com marolas e deslocamentos grandes, eu  compraria um barco de 6m de preferencia uma semichata mais leve com 1.40 de boca no máxmo e um motor 15/18 hp,  é boa pra andar em corredeiras, 6m tem mais estabilidade, barco leve pra descer barrancos  remar caso seja necessário. Se pesca em 2 pessoas um de 5m vai bem tambem.  O motor 15 a 18hp primeiro que é mais leve pra descer o barranco caso for necessário segundo que é mais fácil manejar em corredeiras e pedreiras e terceiro que em rios assim, não adianta nada ter um motor muito potente se não vai navegar longas distâncias  ou impossibilitado de andar com motor aberto devido a pedras.     Eu  aqui tenho 3 barcos, e o que uso é exatamente uma Semi 6m 1.35 de boca e 85kg de peso, eu uso com Seapro pois tenho um clube onde desço na carreta, mas sempre usei 15hp. Semi sao mais estaveis que os bico fino e sao boas pra corredeiras.   Aqui na minha região o conjunto mais usado é o piramirim 6m com motor 8 ou 15. 

Barco que uso aqui no pardo  .  Ela atinge em torno de 43kmh com 3 pessoas e tralha com um 15 super tohatsu 18 pode esperar entre 35 e 40 se nao tiver pesado. .

20160429_150045.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto, bom dia.

Muito obrigado pela dica... valeu mesmo. Você tem razão quando cita a altura da barranca do rio mogi guaçu, no meu caso tenho uma rampa de estrutura metálica com motor elétrico para descer e subir o barco, facilita bastante.

Vi um barco igual a esse seu do fabricante Mogi Mirim, me falaram que é muito bom, mas nada como ter a opinião de quem usa.

Um abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A todos que enviaram suas dicas, meu muito obrigado!!

Astra e Renno, vocês descreveram exatamente o rio mogi guaçu como é, valeu pela dica do tipo de barco e motor, iria comprar uma embarcação errada.

Para eu chegar na corredeira que gosto devo navegar uns 40 minutos com motor 25hp, pesco na região de Rincão/SP.

Um abraço a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flavio, sobre o barco Amazonas da Mogi Mirim são muito bons e reforçados. Lembrando que o modelo amazonas tem duas versões, o modelo comum com 1,40m de boca e o modelo Super com 1.50m de boca. Eu já estou na minha quarta Amazonas, sendo uma com console e motor 50 hp e três com piloto no manche, sendo uma 500 comum, uma 500 Super, e hoje tenho uma 550 Super para a pesca de tucunas. Segue fotos da atual.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flávio meu tio tem um Amazonas 600 normal com 1.40 de boca, o barco é excelente, muito estável e vai bem tanto um 15 como 25, ele fez com chapa 1.5mm no fundo e 1.2 na lateral,  pesa uns 100kg, a vantagem dos barcos da Mogi que vc pode personalizar como disposição de bancos , comprimento, espessura chapa etc.    Um barco que anda com preço muto bom é no mesmo estlo é  o Piapara da Uai náutica, dá uma olhada na Loja Multibarcos.  

479968_335336506574154_1359953432_n.jpg?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/12/2016 at 19:27, Astra-Taranis disse:

concordo em genero, numero e grau com o renno e discordo em genero, numero e grau com o gilbertinho.

pra mim, motor 40 hp é para barco com manche, nao com console (pelo q entendi, pelo peso, deve ser com console que vc esta cotando) e mais, 40hp nao é um motor veloz, é um motor pra quem precisa carregar PESO sem perder a velocidade. A diferença de velocidade entre um 30 e 40 é pqna com pouco peso, com peso alto, o 40 se mantem e o 30 cai. 

Dito isso, comecemos a entender que o 40 é um motor pouco prático, pesado, exige ser fixo no barco, consome gasolina, o barco fica restringido a entrar e sair em rampa boa, etc. Ou seja, se onde vc for a descida pro rio não for quase um plano perfeito, esquece.

Outro ponto é vc ter que subir e motor rapidamente diante de pedras, aguas rasas,etc, um 15 vc faz isso com uma mao, olhando pra frente. Com um 25 vc precisa de duas maos e olhar pra tras, com o 40 vc provavelmente tera que levantar do barco, fazer uma forca monstra, sentar, acelerar, ou seja, ja saiu completamente do ponto que estava pelo menos uns 25 metros.

Por isso, motores 40 ou vc usa pra navegar grandes distancias ou em grandes represas. Fora disso, é perda de dinheiro, tempo e paciencia.

Nao sei em qual parte do mogi vai navegar, mas aqui perto de ribeirao, vc anda 100 metros em um rio com boa profundida , largura e aguas calmas, outros 100 metros em pura pedra, agua rasa, corrente rapida, etc.

 

Ou seja, esquece barco de 5 metros, motor maior de 15hp e largo. Nesses casos, um barco de 6 metros vc navega muito mais facilmente, e com calado menor.

Um barco mais leve, tb vai exigir um calado menor, assim como um motor leve ajuda uma enormidade, ou seja, o oposto do que vc ta imaginando.

Digo mais, se onde pescar for cheio de pedras, pense num barco com largura maxima de 1.40 1.45, pois facilita bastante andar entre pedras, bico fino e 6 metros.

Vc ate pode pegar um motor 25, mas vai penar com esses lugares, a ponto de desistir de ir pescar . Pior, quem usa 25 em rios assim, ou sabem pilotar com maestria e conhecem cada pedra do lugar ou vai viver no mecanico.

Se esse nao é seu caso, vai de 15-18 hp e seja feliz.

Ate pq, ao menos por aqui, o mogi vc nao pesca longe, quandio muito navega uns 15 a 20 minutos dentro dele ou uns 35 ate a foz com a junçao do pardo. ou seja, um 18 hp esta mais que bem servido.

Prezado Astra,

Pergunto respeitosamente qual a diferença entre as respostas do Rennó e a minha quanto à pergunta objetiva do Flávio, já que o amigo concorda literalmente com um e discorda literalmente de outro. Se eu não estiver pirando, as respostas objetivas são exatamente as mesmas, exceto pelo Rennó haver citado (corretamente) que o comando deveria ser no manche, aspecto que não adentrei em razão de o Savage ser fabricado sem console (modelo 5513, de 5 metros de comprimento e 1,68 de boca, como referido pelo Flávio).

O segundo comentário do Rennó não respeita à pergunta feita pelo Flávio, só adentra outras possibilidades de aquisição, o que não foi objeto da pergunta e, caso fosse, aconselharia o Campineiro, da Mogi-Mirim (se tiver as mesmas características da versão tradicional da Levefort), que me serviu muito bem quando pescava nas corredeiras do Itiquira, em Mato Grosso, onde morei por duas décadas. Pra ter uma ligeira ideia, um bote com motor 15 com 2 pessoas não conseguia subir, só deslizava lateralmente ao sabor das pontas d'água. Já um 25 permitia ir a montante com boa margem de manobra e segurança.

Gilbertinho 

Gilbertinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flavio,já que vc vai dar uma olhada na mogi-mirim de uma olhada no modelo mandi tbm,tenho um de 5 mts com motor sea pro que é show de bola,mandei fazer ele com plataforma e ficou com 1,50 de boca,eu uso ele nessas mesmas condições,sou douradeiro tbm mas no Paraná hehehehe,o barco é bem largo de fundo livre o que ajuda bastante no seu calado e se por ventura chegar a bater de lado em uma pedra não ira virar fácil,o de 6mts pouco ira mudar em questão de desempenho de velocidade que ká entre nós esse modelo de barco é um dos mais rápidos da categoria,desenvolve muito bem com motor 25 hp.Na verdade se fosse hoje pegaria o de 6 mts e pode crer que é um senhor barco,pegue com poupa fechada.O povo da região fica tudo babando no barco quando encosto ele. A respeito de motor 40 ele é muito pesado,vai ter que ter muito cuidado pois se chegar a pegar em uma pedra o estrago será grande,não que nos outros não ira estragar mas no 40 o estrago será maior devido ao seu peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flávio questão de nomenclatura,  basicamente existem 3 tipos de Bico, o Chato, o Semichato( meia quilha) e Fino( quilhado) e 3 tipos de fundo, o Chato, o Meia Lua ou em U e o em V que pode ser de diferentes graus, V Raso V profundo etc...   Mesclando tipo de bico e tipo de fundo.  Normalmente o fundo em V com Bico Quilhado e Proa Lançada( alta)  são melhores pra regiões  com muita marola , grandes represas , regiões litoraneas, pois batem menos , navegam melhor, porém normalmente tem um calado maior e balaçam mais parados( um dos motivos que normalmente são mais largos) e precisam de motores maiores, exemplo são o Marfim da Levefort, Boto , Savage da Metalglass, Miraguaia da Pety e Robalo da Mogi .  Existem os bicos finos com fundo chato, como o Squalus, Sargo, Marujo, Karib, Aruak, são barcos que enfrentam melhores marolas que os Semichatos e chatos e balançam menos que os de fundo  em V.   Os Semichatos e Chatos tem mais espaço interno , tem calado menor, são mais estáveis  porém em regiões com grandes corredeiras ou marolas batem demais .      Um coisa a se atentar , é que não só a boca larga que dá estabilidade, mas principalmente largura do fundo, o Mandi mesmo citado pelo Fernado tem boca de 1.45 mais tem um fundo de 1.10 e 1.20 por isso é estável, assim como seus irmãos Marujo e Karib ,   outro fato é o comprimento, quanto mais comprido mais estável, eu mesmo tenho um barco de 7m com apenas 1.30 de boca e 90cm de fundo que é muito mais estável que muito barco com 1.50 de boca e 5m, só não uso muito ele por ser pesado demais.    E hj já existem as Semichatas com fundo em V raso , ou seja tem mais espaço interno e navegam melhor em marola, como o Big Fish 5014,  Flash Bass, porém são barcos mais apropriados pra pesca com isca artificial em represas como o tucunaré na minha opinião  .   Particicularmente pra pequenas corredeiras e rios com pedras prefiro os de fundo chato,  o bico vai de gosto.   Porém não existe receita de bolo , tem que ver onde mais vai navegar , o estilo de pesca e o motor que vai usar e se possível experimente alguns barcos seja de pousadas, amigos, veja o que o pessoal da região costuma usar, o que pode ser bom pra mim, pode não ser pra outro.    Eu acho as semichatas muito versateis, pois tem estabilidade e espaço, não precisam de motores grandes e navegam bem na maioria dos Rios.     

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto,

Muito obrigado, deu uma boa clareada no que realmente preciso... pois vou navegar em um rio (mogi guaçu) com 100m de largura na média e corredeiras com muitas pedras.

Gostei bastante da ideia do barco amazonas 600 semi-chata, mas já me falaram deste barco Mandi muito bem, vou ver os dois.

Um abração Flavio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...