Ir para conteúdo

Motor Mercury 25 HP Desengatando!!!!


Posts Recomendados

joia:::Boa tarde a todos!!!!!!

Motor Mercury 25 HP

Barco Calaça 5.5Mt , borda alta.

Veja bem , outro dia estava navegando com um amigo rio a cima por 50 km gastamos 1 hora e meia na subida e la pescamos por 2 dias até ai tudo bem. Na volta durante a descida ele começou a desengatar, isso mesmo, durante a navegação ele simplesmente desengatava, porém continuava com a alavanca para frente como se estivesse engatado, pois bem eu voltava ela pro neutro e depois engatava novamente e assim seguia viagem, so que passava um pouco acontecia de novo e assim foi acontecendo , isso ocorreu umas 4 vezes durante a descida.

Ja busquei diversas informações com mecânicos e na loja onde comprei na Araguaia Náutica e me disseram que poder duas coisas:

1 - Vácuo da Hélice , ou seja regulagem do trim, assim o barco fica cavitando. "Mas isso faria mesmo ele desengatar e continuar com a alavanco do câmbio voltada pra frente?" 

2 - Hélice patinando, porém isso ja verifiquei e parece não ser até porque o problema iria se resolver so voltando a alavanca do câmbio pra tras e pra frente?

 

 

:flood::flood:Por favor conto com a experiência dos Senhores para me ajudar a solucionar o mistério

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Vc trocou ou verifcou o Rotor da bomba dágua recentemente?   Pois as vezes o varão do cambio tá mal regulado .  

Meu amigo, acho que você acertou bem na mosca. Pior que sim eu mesmo fiz a substituição do rotor da bomba d'água recentemente e foi após isso que começou acontecer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Sea Pro é pino ou um mini chave allen, regule o curso nesse local,  o cambio puxa essa vareta mais fina que consequentemente puxa a haste de baixo, as vezes a vareta não tã puxando a haste até o fim , tem que ir testando 

11825100_876278279136631_601949668232546

Obrigado nobre companheiro, vou tentar e aviso oque houve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Wender Costa Santos disse:

Meu amigo, acho que você acertou bem na mosca. Pior que sim eu mesmo fiz a substituição do rotor da bomba d'água recentemente e foi após isso que começou acontecer isso.

Wender, tbm acho que o Gutão ta certíssimo,,,  só lembrando de cabeça aqui, tinha mesmo uma artimanha na hora da troca, pois é, refaça a desmontagem/montagem cuidadosamente, provavelmente solucionará seu problema.

Como sempre digo, se eu chego depois do @Guto Pinto, ele já respondeu o que eu ia dizer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, eita doutor bão ! ! ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wender, Inês é morta, a turma respondeu certinho, exceto os mecânicos consultados.

O varão fino referido pelo Guto apresenta três posições: uma superior, que engata uma das engrenagens alojadas na rabeta (fica uma de frente para outra, e o pinhão fica localizado entre ambas). Uma central, que é o ponto morto do sistema, e outra inferior, que engata a outra engrenagem no sentido oposto ao da primeira. O que pode ter ocorrido, é que numa eventual troca do rotor, foi deixado um espaçamento maior entre as partes da rabeta, afetando a regulagem do varão. Também pode ser que o parafuso que fixa a regulagem do varão tenha afrouxado e afetado a regulagem.

Costumo fazer o seguinte: libero de vez o varão. Com um alicate, pressiono-o para baixo até que engate a marcha (faço isso virando simultaneamente a (o) hélice com as mãos). Daí posiciono a alavanca de câmbio no ponto de engate e aperto o parafuso de regulagem do varão. Feito isso, ainda com as mãos sigo movimentando a (o) hélice enquanto alterno as marchas, checando se os engates estão firmes, sem deslizamentos, inclusive no ponto morto.

Espero ter ajudado.

Gilbertinho da Amazônia 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2017 at 20:33, Gilbertinho disse:

Wender, Inês é morta, a turma respondeu certinho, exceto os mecânicos consultados.

O varão fino referido pelo Guto apresenta três posições: uma superior, que engata uma das engrenagens alojadas na rabeta (fica uma de frente para outra, e o pinhão fica localizado entre ambas). Uma central, que é o ponto morto do sistema, e outra inferior, que engata a outra engrenagem no sentido oposto ao da primeira. O que pode ter ocorrido, é que numa eventual troca do rotor, foi deixado um espaçamento maior entre as partes da rabeta, afetando a regulagem do varão. Também pode ser que o parafuso que fixa a regulagem do varão tenha afrouxado e afetado a regulagem.

Costumo fazer o seguinte: libero de vez o varão. Com um alicate, pressiono-o para baixo até que engate a marcha (faço isso virando simultaneamente a (o) hélice com as mãos). Daí posiciono a alavanca de câmbio no ponto de engate e aperto o parafuso de regulagem do varão. Feito isso, ainda com as mãos sigo movimentando a (o) hélice enquanto alterno as marchas, checando se os engates estão firmes, sem deslizamentos, inclusive no ponto morto.

Espero ter ajudado.

Gilbertinho da Amazônia 

 

 

 

Esqueci de citar algo, esse motor começou a fazer isso após a desmontagem para verificar o rotor e também o mecânico tirou o eixo da hélice para desempenar.  Hoje pela manhã já em outro mecânico desmontou a parte de baixo na minha frente e disse estar tudo ok e zero de mais, mistério a vareta não tem regularem é apenas pinos sem rosca, agora é lavar as peças adicionar óleo novo e testar vê se vai acontecer de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2017 at 18:41, Guto Pinto disse:

Tem que ver se o curso não tá longo,  Eu tenho Seapro não lembro se é rosca ou pinos, dos outros meus é rosca aí fica fácil regular, se for pino veja se tão todos encaixados certinho. 

Esqueci de citar algo, esse motor começou a fazer isso após a desmontagem para verificar o rotor e também o mecânico tirou o eixo da hélice para desempenar.  Hoje pela manhã já em outro mecânico desmontou a parte de baixo na minha frente e disse estar tudo ok e zero de mais, mistério a vareta não tem regularem é apenas pinos sem rosca, agora é lavar as peças adicionar óleo novo e testar vê se vai acontecer de novo.doeu::doeu::doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Fabio Giovanoni disse:

estranho  wender  = sera que deu zica la em baixo no cambio  ???  

foi revisado  caixa de engrenagem  amigo ??  c/ certeza ??? 

abraço  :good:

 

Pior que ele abriu na minha frente ta tudo zerado, segundo ele tinha apenas duas arroelas que foram colocadas invertida pelo outro mecânico, agora é por na água e ver oque vai acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Wender,

Se o teste der certinho, foi. Caso contrário, vela os seguintes pontos:

1) Se não há regulagem no eixo de transmissão do motor à caixa de câmbio, tem de haver no varão que une o eixo ao manche. Dê uma boa alhada nisso;

2) Caso não encontre problemas nesse varão, verifique se há folga (por desgaste) em todo o sistema de engate;

3) Faça a operação que recomendei, virando o hélice* com as duas mãos do ponto morto às marchas, para ver se o engate de cada engrenagem (frente e ré) acopla certinho, sem deslizamentos. Cuidado para engates parciais, que em marcha podem desengatar. Dá pra perceber se os engates são precisos, dá até um peque estalido quando a engrenagem se encaixa corretamente;

4) Se tudo fracassar, cheque a rabeta e as juntas, para certificar-se que não há brechas ou folgas que estejam distanciando o eixo de transmissão da caixa de marchas;

5) Caso tudo isso não resolva, veja se consegue o diagrama expandido da rabeta, para saber se nada falta ou sobra, e se também todos os componentes e peças estejam em conformidade.

6) Finalmente, se nada disso der certo, só uma ressonância magnética poderá esclarecer o que está havendo de errado.

*o hélice é uma terminologia adotada apenas para barcos. Em se tratando do mesmo componente quando se trata de aeronáutica, ventiladores, etc, o substantivo é feminino, nesse caso, a hélice. Daí quando digo que a Marinha complica ao chamar de bombordo o lado esquerdo do barco (para quem está dentro dele) e boreste o lado direito (sem falar nas demais aberrações terminológicas) dizem que sou louco. Paciência. Quem se atreve a contestar o pessoal que usa farda?, não é? Acho que hora dessas vou criar um tópico sobre isso, é tudo muito louco. 

Abraço do Gilbertinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 22/01/2017 at 21:22, Gilbertinho disse:

Olá Wender,

Se o teste der certinho, foi. Caso contrário, vela os seguintes pontos:

1) Se não há regulagem no eixo de transmissão do motor à caixa de câmbio, tem de haver no varão que une o eixo ao manche. Dê uma boa alhada nisso;

2) Caso não encontre problemas nesse varão, verifique se há folga (por desgaste) em todo o sistema de engate;

3) Faça a operação que recomendei, virando o hélice* com as duas mãos do ponto morto às marchas, para ver se o engate de cada engrenagem (frente e ré) acopla certinho, sem deslizamentos. Cuidado para engates parciais, que em marcha podem desengatar. Dá pra perceber se os engates são precisos, dá até um peque estalido quando a engrenagem se encaixa corretamente;

4) Se tudo fracassar, cheque a rabeta e as juntas, para certificar-se que não há brechas ou folgas que estejam distanciando o eixo de transmissão da caixa de marchas;

5) Caso tudo isso não resolva, veja se consegue o diagrama expandido da rabeta, para saber se nada falta ou sobra, e se também todos os componentes e peças estejam em conformidade.

6) Finalmente, se nada disso der certo, só uma ressonância magnética poderá esclarecer o que está havendo de errado.

*o hélice é uma terminologia adotada apenas para barcos. Em se tratando do mesmo componente quando se trata de aeronáutica, ventiladores, etc, o substantivo é feminino, nesse caso, a hélice. Daí quando digo que a Marinha complica ao chamar de bombordo o lado esquerdo do barco (para quem está dentro dele) e boreste o lado direito (sem falar nas demais aberrações terminológicas) dizem que sou louco. Paciência. Quem se atreve a contestar o pessoal que usa farda?, não é? Acho que hora dessas vou criar um tópico sobre isso, é tudo muito louco. 

Abraço do Gilbertinho

OK, MONTAMOS TUDO E NÃO VERIFICAMOS NADA, A NÃO SER UMA ARRUELA LA NO EIXO QUE SEGUNDO O MECÂNICO ELA ESTAVA INVERTIDA, OU SEJA EM UMA POSIÇÃO ERRADA E SEGUNDO ELE FOI MONTADO ERRADO POR OUTRO MECÂNICO QUANDO TIROU PARA DESEMPENAR O EIXO DO HÉLICE. POIS BEM FOI TUDO MONTADO, LEVEI O MOTOR PRO RIO , ANDEI 44 KM MEDIDOS NO GPS ELE GASTOU APENAS 9 LITROS "BÃO DE MAIS" E NÃO DEU MAIS NADA, VAI SABER OQUE ACONTECEU NE? PACIÊNCIA, O PROBLEMA É QUE DA OUTRA VEZ ANDAMOS CERCA DE 70 KM PRA ELE APARECER ISSO E SE EM UMA OUTRO PERCURSO LOGO ELE VOLTE A FAZER.

 

MOTOR É MUITO NOVO PRA ISSO, ANO 2014 USO APENAS 3 VEZES AO ANO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...