Ir para conteúdo

VALENTE RIO GRANDE


Posts Recomendados

Galera,um breve relato de 2 dias de pescaria na minha queria Colombia,interior de SP,no valente rio Grande....Rio esse que pesco à mais de 20 anos,e como não poderia deixar de ser,infelizmente fui acompanhando sua decadência devido à matança absurda de peixes aos longos dos anos.Posso afirmar que as melhores pescarias de minha vida foram ali....Dourados,barbados,pintados,piaparas,corvinões e outros aos montes...Mas como todo rio perto de grandes centros urbanos,ele foi (e continua) cruelmente devastado pelo homem.

Mas minha paixão por esse rio não é a toa.Mesmo com toda degradação que sofre,constantemente faço boas pescarias nele,sobretudo de tucunarés,mas nesse início de 2017,tive a grata surpresa de ver grande quantidade de pintadinhos sendo fisgados em meio a pescaria de corvinas.Vira e mexe eles atacam nossos lambaris,e nos enchem novamente de esperança que esse rio possa voltar à ser aquele velho rio Grande de outrora.

Em cerca de 3 horas de pescaria,eu e meu parceiro fisgamos 3 pintadinhos e cerca de 25 belas corvinas,na qual separei 2 pra fazer aquele assado com a família.

 

DSC00849.JPGDSC00845.JPGDSC00853.JPGDSC00850.JPGDSC00892.JPG

 

E no dia seguinte,atrás dos tucunas,conseguimos muitos amarelinhos na CURISCO 70 e no fim da tarde um azul já de respeito e um exótico apaiari,ambos nas FLASH cor cinza da ALBATROZ, pra encerrar nossa pescaria.

Como sonhar não é proibido,mesmo vendo as coisas cada vez mais difíceis nessa região,ainda carrego no peito a esperança de voltar à fazer memoráveis pescarias nesse rio.

Abços à todos!

DSC00264.JPGDSC00263.JPG

DSC00893.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- vc teve sorte, muita sorte mesmo. 

a) sorte em pegar os peixes, pq os relatos que tenho tido ai da regiao é de pura desolação.

b) sorte em nao ser pego.... Nao tanto pela florestal mas sim pelos bandidos, ai em Colombia esta tendo inumeros assaltos a mao armado dentro do rio com calibres altos, nego chega como pescador, levanta com 12 ou fuzil na mao... qdo vc ta com sorte, te deixam pelado numa margem qualquer afastada, qdo ta com azar, vira ceva de peixe.

2- esses peixes sao frutos de 3 anos de muita seca onde o povo deixou de ir no grande e depois de um ano *2016*  que teve muita fartura de agua. Isso aliado a outros dois fatores:

a) repovoamento pela CESP e por privados

b) alguns criadouros estourados e barragens particulares e pesque pagues na mesma situacao.

 

que bom que saiu feliz, gostaria de q mais gente saisse assim, eu fui 4x no grande em diversos pontos e so sai com a careca vermelha...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Astra-Taranis disse:

1- vc teve sorte, muita sorte mesmo. 

a) sorte em pegar os peixes, pq os relatos que tenho tido ai da regiao é de pura desolação.

b) sorte em nao ser pego.... Nao tanto pela florestal mas sim pelos bandidos, ai em Colombia esta tendo inumeros assaltos a mao armado dentro do rio com calibres altos, nego chega como pescador, levanta com 12 ou fuzil na mao... qdo vc ta com sorte, te deixam pelado numa margem qualquer afastada, qdo ta com azar, vira ceva de peixe.

2- esses peixes sao frutos de 3 anos de muita seca onde o povo deixou de ir no grande e depois de um ano *2016*  que teve muita fartura de agua. Isso aliado a outros dois fatores:

a) repovoamento pela CESP e por privados

b) alguns criadouros estourados e barragens particulares e pesque pagues na mesma situacao.

 

que bom que saiu feliz, gostaria de q mais gente saisse assim, eu fui 4x no grande em diversos pontos e so sai com a careca vermelha...

 

A questão dos furtos de motores e barcos sempre existiu nessa região.Fazer o que???? Estamos no Brasil....

Mas falar que pescar nessa região é perigoso devido assaltos a mão armada é exagero...Temos casa,estou todo mês em Colombia e vejo tudo o que acontece por aqui.Houve sim caso como você falou abaixo de Colombia,na região de Guaraci,porém fatos isolados.Acredite,é mais fácil você ter uma tarrafa jogada dentro do seu barco por um "pescador profissional" do que ser assaltado nesse rio. A questão da segurança lá é como em todo o resto do Brasil,ou seja,imprevisível...Mas se esse for o problema,lhe tranquilizo...Pode ir sem medo,claro que sempre com conhecedores da região e não deixe motor ou barco pousar na beira do rio.

Com relação aos peixes,não acredito que esses pintados apareceram devido a seca.Aliás,nesses 3 anos de seca foi um dos períodos em que mais se matou pintado por lá,de anzol,tarrafa,espinhel e toda maneira que você imaginar,mas mesmo assim,sempre alguns desses peixes dando as caras,mas não nesses tamanhos tão pequenos e grande quantidade. Não tenho conhecimento de soltura de pintados nesse reservatório,que pertence a FURNAS.Aliás,a última soltura de peixes que tivemos conhecimento no reservatório de Marimbondo foi a uns 4 anos,sobretudo de curimbas e alguns pacus. E é claro que o turismo de pesca caiu muito,digo não só nos últimos 3 anos,mas sim nos últimos 5 a 6 anos.Com a decadência da região,obviamente muita gente deixou de ir,o que particularmente acho bom,pois quem sabe dessa maneira alguma autoridade local acorde e veja finalmente a gravidade da situação.

Mas com toda essa triste situação,posso lhe garantir na mais estranheza certeza que a situação possa causar: O RIO GRANDE AINDA TEM PEIXE.

Difícil acertar,mas não impossível...

Abço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fui ai algumas vezes... peguei piaparas, pintado, corvina grande... barbadinho então... aos montes.... isso há uns 4 anos. Depois ouvi muitos comentários sobre a escassez de peixe.

Mas fico muito feliz em saber que os pintadinhos estão presentes na área.

Quem sabe volto um dia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rio Grande assim como quase todos rios de SP inclusive o Pardo onde pesco só pega peixe quem vai com certa frequência e acaba conhecendo melhor onde os peixes estão e os pontos, Parabéns pelo relato,  mas em pescaria esporádicas o fator sorte é muito importante, Colômbia de 10 anos pra cá foi muito dizimada, já fiz pescarias top lá no começo dos anos 2000. Mas sem duvida nenhuma a Região  é a mais piscosa do rio Grande junto com Orindiúva em se tratando de espécies migradoras como Dourado, Pintado ,  Piaparas e Piauçus principalmente pelo Rio Pardo que deságua ali . 

Astra pelo que sei  ali em Colômbia  na Piracema é permitida a pesca com isca viva abaixo da Ponte entre Colômbia e Planura, desde que use Lambari com Nota fiscal e abate permitido apenas da Curvina, porém não é raro entrar Barbados ou Pintados .  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal Cristiano!

Vou com frequência pescar ai em Colombia, mas na parte de cima da represa e desço o barco no clube náutico. Ultimamente temos acetado bons tucunas azuis tb, mas penamos bastante até pegar as manhas e ainda temos muito para aprender do local.

Qto aos assaltos, na última vez q fui  (Novembro) estávamos meio encanados tb, mas fomos abordados pela PM fazendo ronda no Sapucai. Foi a primeira vez q vi algum policiamento/fiscalização por lá.

Abço e parabéns pela pescaria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ThiagoRossi disse:

Já fui ai algumas vezes... peguei piaparas, pintado, corvina grande... barbadinho então... aos montes.... isso há uns 4 anos. Depois ouvi muitos comentários sobre a escassez de peixe.

Mas fico muito feliz em saber que os pintadinhos estão presentes na área.

Quem sabe volto um dia ?

Isso mesmo Thiago,infelizmente a matança só cresce nessa região,mas por incrível que pareça o rio continua vivo...Com uma boa dose de sorte,ainda é possível boas pescarias por aqui.

Abços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guto Pinto disse:

Rio Grande assim como quase todos rios de SP inclusive o Pardo onde pesco só pega peixe quem vai com certa frequência e acaba conhecendo melhor onde os peixes estão e os pontos, Parabéns pelo relato,  mas em pescaria esporádicas o fator sorte é muito importante, Colômbia de 10 anos pra cá foi muito dizimada, já fiz pescarias top lá no começo dos anos 2000. Mas sem duvida nenhuma a Região  é a mais piscosa do rio Grande junto com Orindiúva em se tratando de espécies migradoras como Dourado, Pintado ,  Piaparas e Piauçus principalmente pelo Rio Pardo que deságua ali . 

Astra pelo que sei  ali em Colômbia  na Piracema é permitida a pesca com isca viva abaixo da Ponte entre Colômbia e Planura, desde que use Lambari com Nota fiscal e abate permitido apenas da Curvina, porém não é raro entrar Barbados ou Pintados .  

Isso mesmo Guto,você está corretíssimo.Como em qualquer rio que sofre com depredação,é muito mais fácil ter sucesso na pescaria quem está sempre por lá,como é meu caso.Você acaba estando no lugar certo,na hora certa.Claro que com uma boa dose de sorte,quem vai esporadicamente pode acertar também um pescaria,sobretudo nos meses quentes,onde se pode pegar boa quantidade de tucunas,inclusive peixes de bom porte,acima da barragem,e abaixo,além das corvinas,no mês de outubro,boa quantidade de barbadinhos e alguns maiores,pintadinhos e pra quem curte pescaria de ceva,de vez em quando acerta umas piaparinhas e bons piauçus.

Sobre a legislação local,é permitido a pesca abaixo da ponte que liga SP-MG até o limite da barragem de Marimbondo,usando somente lambari com nota fiscal e abatendo peixes exóticos,como foi feito nessa pescaria.Ao contrário do que o Astra disse, a  policia ambiental só pega mesmo quem pesca errado.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fabio Giovanoni disse:

  que  bacana  ; amigao rochinha    palmas::

belezinhas de pintadinhos  ; tambem  curti  o   ; APAIARI ;    E AS  BELAS CORVINAS  ;  CHIKKK joia:::

valeu essa pescaria ; parabens   amigao  ;;;;;; ::bassboat::

abraço :good:

Obrigado Fabio,abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, André V Shinzato disse:

Muito legal Cristiano!

Vou com frequência pescar ai em Colombia, mas na parte de cima da represa e desço o barco no clube náutico. Ultimamente temos acetado bons tucunas azuis tb, mas penamos bastante até pegar as manhas e ainda temos muito para aprender do local.

Qto aos assaltos, na última vez q fui  (Novembro) estávamos meio encanados tb, mas fomos abordados pela PM fazendo ronda no Sapucai. Foi a primeira vez q vi algum policiamento/fiscalização por lá.

Abço e parabéns pela pescaria!

André,acima da barragem,lá no nautico onde você pesca,ainda tem muito tucuna...Nesses meses quentes é uma pescaria muito produtiva,a grande maioria peixes pequenos,mas sempre sai uns bons pelo meio.Pesco lá com frequência,e já acertei muitos troféus por lá,em pontos no rio Grande como as 3ILHAS e no rio Uberabinha,além também das corvinas e tucunas do Sapucaí.

Lá em cima a fiscalização é menos frequente mesmo...Raríssimas as vezes em que se vê polícia por lá...Abaixo da barragem,a fiscalização é mais frequente.Mas não vejo motivo pra se deixar de ir por medo de assalto.Pesco aqui a quase 20 anos e conheço todo mundo que nasceu nessa beira de rio kkk,e a história é a mesma: PERIGO EXISTE EM QUALQUER LUGAR...CABE A NÓS APENAS NÃO FACILITARMOS...

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristiano Rochinha acredito que sua experiência fez toda diferença, pelo que os amigos tem relatado.

Belas Corvinas heim!!! E ainda saiu um azul realmente de respeito.

Os pintadinhos foi  na artificial???? Que show !!!

Esta de parabéns, ah e uma corvina assada é bom demais.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eder Nascimento disse:

@Cristiano Rochinha acredito que sua experiência fez toda diferença, pelo que os amigos tem relatado.

Belas Corvinas heim!!! E ainda saiu um azul realmente de respeito.

Os pintadinhos foi  na artificial???? Que show !!!

Esta de parabéns, ah e uma corvina assada é bom demais.

 

Abraço

Eder,os pintados e corvinas foram no lambari.

Abço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eder Nascimento disse:

@Cristiano Rochinha acredito que sua experiência fez toda diferença, pelo que os amigos tem relatado.

Belas Corvinas heim!!! E ainda saiu um azul realmente de respeito.

Os pintadinhos foi  na artificial???? Que show !!!

Esta de parabéns, ah e uma corvina assada é bom demais.

 

Abraço

Eder,os pintados e corvinas foram no lambari.

Abço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristiano Rochinhacomo é bom ver no meio dessa avalanche diária de relatos com pesca predatória, dimunuição de cardumes e pescarias ruins, um alento mostrando que a natureza tem a capacidade de se recuperar mesmo sem o apoio humano. Sofro muito com o Rio Paraopeba, afluente do São Francisco, mas que em função da proximidade com a capital e falta de fiscalização está agonizando a muito tempo. Lembro com saudade de pescarias memoráveis nesse paropeba e hoje agente brigando para pegar um mandi pratinha.

Espero poder compartilhar um dia uma experiência boa como a sua aqui no nosso quintal. 

Abraço e boas pescarias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Fabricio.Passos disse:

@Cristiano Rochinhacomo é bom ver no meio dessa avalanche diária de relatos com pesca predatória, dimunuição de cardumes e pescarias ruins, um alento mostrando que a natureza tem a capacidade de se recuperar mesmo sem o apoio humano. Sofro muito com o Rio Paraopeba, afluente do São Francisco, mas que em função da proximidade com a capital e falta de fiscalização está agonizando a muito tempo. Lembro com saudade de pescarias memoráveis nesse paropeba e hoje agente brigando para pegar um mandi pratinha.

Espero poder compartilhar um dia uma experiência boa como a sua aqui no nosso quintal. 

Abraço e boas pescarias

Fabricio,

Acho que assim como eu,você teve pescarias memoráveis em um rio que não deixam você de desistir desse lugar...O sonho sempre se mantém vivo.

Vamos continuar rezando pra que nossos queridos rios um dia voltem a ser o que já foram.

Abços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...