Ir para conteúdo

DUVIDA - Drag da carretilha para tucuna azul


BrenoB

Posts Recomendados

Bom dia amigos, estou com uma dúvida que me surgiu de uma das piores maneiras possíveis, ::nada::

estava eu (desprovido de experiência) pinchando de barranco em Três Marias, e como de costume estava pegando alguns bocudinhos entre 1 e 2kg e não esperava que entraria um dos grandes,

foi então que eu arremessei ao lado de uns arbustos por 2 vezes e nas 2 percebi um rebojo (nada grande até então), insisti e na terceira senti uma pancada como nunca havia ocorrido antes palmas::

então eu, com todo meu desespero para poder retirar o troféu da água tentei inocentemente apertar o drag, foi então que meu troféu (meu olho não tem balança, mas visualmente ele deveria ter por volta de uns 4kg) estourou minha linha e ainda me levou uma biruta suici::

queria saber mais sobre como regular o drag da carretilha, levando em conta que pego muitos tucunas pequenos mas também há a possibilidade de entrar um dos grandes,

existe um meio termo para essa regulagem? em caso de emergência, pode-se ''meter o dedo'' no carretel?

estou há 3 dias me lamentando pelo ocorrido, kkkksuici::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Breno, verifique se já não está na hora de trocar os discos de embreagem da carretilha. Com o uso, este material se desgasta e, se você guarda o material com a freio fechado, pode contribuir para um desgaste prematuro. Não sei qual a marca do material, se ele já vem com discos de carbono ou não, mas acho que uma verificada não vai ter problemas. A vantagem dos discos de carbono é uma liberação de linha de forma constante e sem trancos que podem vir a romper a linha. Se for este o seu caso, espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Erique disse:

Eu... libero o drag quase todo... se durante o trabalhar da isca, estiver saindo linha da carretilha, vou fechando..

fecho o suficiente pra isca trabalhar certinho.. o resto é dedão no carretel.. e um bom leader.. 

Obrigado pela dica @Erique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Saverio disse:

Breno, verifique se já não está na hora de trocar os discos de embreagem da carretilha. Com o uso, este material se desgasta e, se você guarda o material com a freio fechado, pode contribuir para um desgaste prematuro. Não sei qual a marca do material, se ele já vem com discos de carbono ou não, mas acho que uma verificada não vai ter problemas. A vantagem dos discos de carbono é uma liberação de linha de forma constante e sem trancos que podem vir a romper a linha. Se for este o seu caso, espero ter ajudado.

@Saverio, minha carretilha é uma titan 3000 da marine sports, comprei ela há pouco tempo para iniciar neste tipo de pescaria.

como é uma carretilha bem simples, creio que nem tenha todo esse requinte, obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual Libragem e marca da linha que tá usando antes de tudo? Acho que pra Tucuna azul ainda mais 3m que sai uns bons eu não usaria linha multi menor que 30lbs.  Se o lugar não tiver muita estrutura onde o peixe possa se enroscar regule com 3kg que tá bom demais.  Pegue uma balança digital ou o boga mesmo,  amarre a linha na balança   prenda ao maximo  o freio e veja quanto que a linha começa a soltar(  direto na carretilha não usando a envergadura da vara), acredito que a o Drag máximo da Titan deva ser 4.5kg  depois vá regulando até dar por volta de 3kg.  Agora se usa um linha de menor libragem deixe mais solta um pouco.  Bom eu faço assim, apesar que depois de um tempo é tudo no olhometro e freio dedão mesmo, kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma Titan 12000,e sei o que vc está falando,a regulagem não é tão simples,pesco hj com uma lubina Black Windows e só agora percebi como é diferente. Na Titan quando o peixe toma linha, ela sai dando uns trancos,se vc deixar o freio um pouco mais apertado costuma acontecer isso que vc relatou,já aconteceu comigo tb, sugiro como já foi dito pelos amigos deixar o freio um pouco mais solto e usar o dedão, assim vc corre menos risco dá linha estourar e com tempo e muito treino vai ficando mais simples. Abraço espero ter ajudado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só... O dedo no caretel tem que ser muito preciso... senão pode acontecer a mesma coisa, ou pior.
O certo mesmo é um freio bem regulado. Eu uso o dedo no último caso, mas tem que conhecer bem o equipo.

Ia comentar justamente sobre a regulagem do freio... ele não pode dar "socos" prá soltar a linha, tem que ser suave e sem parar. Vc poderia procurar saber se o freio da sua não é compatível com alguma outra do mercado que tenha "carbontex". É um freio de carbono excelente.

Fora isso, a bitola e qualidade da sua linha/leader tb tem que ser bons. Eu tb só pesco tucuna com linha 30Lb, com leader perto dos 0,50mm...


Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica tranquilo que vai lamentar isso por muitos anos... :gorfei: ou passa se pegar outro bitelo rindo2::

Já passei por isso muitas vezes e como sempre digo, trabalhar com material "leve" é prazeroso, más pode levar a perder o troféu da vida.

Levando em consideração que Três Marias tem azul de bom porte, eu montaria um conjunto médio. (depende de vc não perder a esportividade)  seila::

Pesco no Tietê, más tbm tenho a oportunidade de encontrar azulão TOP :yes4: e faço uso de vara 17lbs, linha multi 31mm com freio "bem" apertado lingua2:: PQ?

Acontece que AQUI quando entra um azul grande, ele tende iniciar a briga em direção as estruturas (pau, mato, cerca...) que dificulta a captura e quando o bicho vira a cara e ganha velocidade... ::fish2:choquei: haja material pra segurar.

Qdo começa a luta alegre:: procuro tirar o barco para um local mais livre de estrutura para aí sim aliviar o Drag ou o dedão mesmo rsrs. Outra boa dica é procurar trabalhar o peixe com a ponta da vara pra baixo, pois normalmente o grande encharuta a isca e salta, principalmente perto do barco... 

 

:amigo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Guto Pinto disse:

Qual Libragem e marca da linha que tá usando antes de tudo? Acho que pra Tucuna azul ainda mais 3m que sai uns bons eu não usaria linha multi menor que 30lbs.  Se o lugar não tiver muita estrutura onde o peixe possa se enroscar regule com 3kg que tá bom demais.  Pegue uma balança digital ou o boga mesmo,  amarre a linha na balança   prenda ao maximo  o freio e veja quanto que a linha começa a soltar(  direto na carretilha não usando a envergadura da vara), acredito que a o Drag máximo da Titan deva ser 4.5kg  depois vá regulando até dar por volta de 3kg.  Agora se usa um linha de menor libragem deixe mais solta um pouco.  Bom eu faço assim, apesar que depois de um tempo é tudo no olhometro e freio dedão mesmo, kkkkk

estou usando uma multi da maruri 0.23mm de 35lb,

vou fazer este ajuste e no caso de entrar outro bitelo, recorro ao dedão mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marcelo Terra disse:

Fica tranquilo que vai lamentar isso por muitos anos... :gorfei: ou passa se pegar outro bitelo rindo2::

Já passei por isso muitas vezes e como sempre digo, trabalhar com material "leve" é prazeroso, más pode levar a perder o troféu da vida.

Levando em consideração que Três Marias tem azul de bom porte, eu montaria um conjunto médio. (depende de vc não perder a esportividade)  seila::

Pesco no Tietê, más tbm tenho a oportunidade de encontrar azulão TOP :yes4: e faço uso de vara 17lbs, linha multi 31mm com freio "bem" apertado lingua2:: PQ?

Acontece AQUI que quando entra um azul grande, ele tende iniciar a briga em direção as estruturas (pau, mato, cerca...) que dificulta a captura e quando o bicho vira a cara e ganha velocidade... ::fish2:choquei: haja material pra segurar.

Qdo começa a luta alegre:: procuro tirar o barco para um local mais livre de estrutura para aí sim aliviar o Drag ou o dedão mesmo rsrs. Outra boa dica é procurar trabalhar o peixe com a ponta da vara pra baixo, pois normalmente o grande encharuta a isca e salta, principalmente perto do barco... 

 

:amigo:

 

kkkkkkk, esse peixe perdido já ta me tirando o sono fazem 4 dias,

quanto a vara, estou utilizando a maruri tactic 17lb e linha da maruri também 0.23 35lb,

valeu pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sei bem o que é isso!!
após 4 dias de pesca, no último dia e último ponto, perto da pedreira, arremessei duas vezes minha vulcan 100, na tericeira mirei bem num canto e disse, agora ele sai.... deu nem tempo de pensar, até o piloteiro falar trava que é grande, já era tarde de mais, linha na paulera e só tinha snap aberto =/

sim, era pra mais de 4 kg, segundo piloteiro!!!!

 

confesso que mesmo pra pesca de tambaqui e tambacus aqui no maeda, aprendi a usar mais dedo do que drag, mas sim, deixo regulado o suficiente para eu puxar a linha da carretilha e sair linha com certa dificuldade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkk;

Não conheço linha Maruri, tenho uma 8x mais nunca usei.   Quanto a perder peixe é normal, se ganharmos todos embates a pesca não teria graça.   Eu já perdi tucunaré azul com linha multi 50lbs ,  fazer o que tem dia que é do peixe   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...