Ir para conteúdo

Helice original Yamaha 40 FETL (4 tempos) com Power Trim


SLTERUEL

Posts Recomendados

Boa noite, estive afastado do site por um tempo por motivos particulares mas estou de volta.

Estou com uma lancha Fluvimar Marlim (Boto) 500 e motor Yamaha 40 FETL 4 tempos, conjuntinho parece um brinquedo...

Bom o fato é que quando comprei o proprietério anterior disse que bateu o helice original e havia trocado, até ai tudo bem.

Foi colocado um helice 11 1/8x12.   Ja pesquisei muito na internet e nao consigo achar um comentario sobre qual o tamanho original para meu motor, ja que vou compra rum helice reserva. 

Com a embarcação leve ele atinge 5.800 rpm, já quando muito pesada em media 5.200 rpm, mas em media 5.500 e com uma velocidade final de 50km (gps via celular)

A pergunta é: compro um helice 11 1/8 x 13?  pra tentar ganhar um pouco de velocidade...

Algum abençoado pode me informar qual o helice original desse modelo de motor? (nao achei na internet mesmo......)

Abraço a todos...

Sergio

20160831_201243[1].jpg

20160831_201356[1].jpg

20160831_201345[1].jpg

20160903_130504[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Seu barco está exatamente na faixa ideal estipulada pela Yamaha: 

Faixa máxima de rotação (rpm)   5500/6000

 

ou seja, independente de qual era a helice original, a que está agora casou como uma luva nela, e vc deve usa-la e repo-la na mesma medida, a menos que ande com muito mais peso.

Caso vc abaixar o passo, vc pode estrapolar os 6000 rpm e isso vai danificar seu motor a longo prazo. Isso obviamente com o barco leve. 

Caso vc ande sempre carregado e estiver abaixo dos 5500 sempre, ai vale a troca da helice por uma menor.

Se mesmo assim quiser testar um passo menor, no intuito de chegar nas 6000 rpm exatas leve e subir um pouco esse rpm carregado, é possível, mas para isso, mantenha o rpm sempre abaixo das 6000, .

 

Em média cada passo vc ganha/perde entre 250 e 300 rpm, o que te deixaria andando no limite qdo vazio e um pouco mais otimizado (veja nao disse nem melhor, apenas otimizado) carregado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ñ sou expert  ; apenas minha opiniao  joia:::

motor 40 hp     4t   modelos  FET ...    original  11 1/8 13  /

 

 como astra disse ai  =  se tá c/ um helice  11 1/8  12   ;

   e o rpm  ;   tá  dentro  dos padroes  joiaa  ;;;;;::bassboat::

 na real  =  só teste ;  e teste   ; definir   sua carga total   =

ou navega  ; LEVE   c/  uma configuraçao   helice  ;  ou   PESADO  ;  c/ outa  ok/ 

ou tem 2  helices    p/ cada caso  ; ou ate 3  p/ teste ;  e reserva tambem  .....

acredito  que o ganho  entre os helices citados  ; ñ vai ser grande coisa    =   que vç espera  em velocidade  ok / 

vamos ver oq a turma tem p/ dizer   né ??

abraço  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...