Ir para conteúdo

Material Adequado para o Araguaia (jun/17)


Diomedes.Reitman

Posts Recomendados

Boa tarde pescadores,

Este ano vou conseguir realizar meu tão almejado sonho: Pescar no Araguaia.

Consegui reunir uma turma de três pescadores e vamos para a Pousada Asa Branca II no início de junho/2017.

Minha dúvida está sobre o equipamento. Alguém poderia me dizer se já utilizar algo parecido? E se estaria suficiente?

Estou levando basicamente 4 tipos de materiais, para os diferentes tipos de peixes:

  • Piraíba: Vara Intergrren 120 lb e carretilha Mariner Sports Black Master 60 plus, com linha 0.92mm
  • Pirarara: Vara Mariner Sports Evolution 80lb, carretilha Penn 341, com linha 0.85mm. Seria viável uma cama com multifilamento?
  • Para Cacharas, cachorras e pirarucus: Vara Pesca Brasil Millenium 30 lb, carretilha Mariner Sports Big Game FW, com linha multifilamento 0.28mm Pesca Brasil
  • Para tucunarés, arunãs e douradas: Vara Mariner Sports Evolution 15-30lb, Carretilha Brisa 10000, linha multifilamento Onix 0.35mm

Agradeço a quem tiver paciência em me ajudar sobre o equipamento. Principalmente sobre a vara para tucunaré.

Abs.

 

Diomedes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Diomedes.

Eu também vou no Araguaia (em Tocantins) no início de julho. Para tucunaré, eu vou utilizar vara de 20 libras. A Evolution é uma vara de ótima qualidade, mas sendo ela maciça, pessoalmente acho pesada para pincho. E 15-30 libras está super dimensionada para os tucunarés do Araguaia. Em setembro do ano passado, eu utilizei varas de 25 lb para os açus do Uatumã e atenderam perfeitamente. E saiu tucuna de 11 kgs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, companheiro.

Então, pesco no Araguaia faz uns 17 anos. Na minha opinião, o equipamento seria o seguinte.

Para a pesca de Piraíbas, será necessário uma vara de no mínimo 100lb, carretilha com bom drag (costumo pescar com Penn) que comporte em torno de no mínimo 300m de linha 0.92.(monofilamento)

Já para a pesca de Pirararas, não precisa de 300m de linha, acho q com uns 150 à 200 (monofilamento) dependendo do local, já estará bem amparado. Carretilha com bom drag e vara de 80 a 100lb.

Nos dois casos, anzois 12/0, castor e chumbadas. (chumbadas maiores para a pesca de pirarara), você pode optar, como disse por uma cama de linha multifilamento. Eu particulamente não gosto.

Para a pescaria de Cachorras, eu junto com os mandubés, já que tem bastante por lá. Uma vara de 15 à 17lb já estaria de bom tamanho, com uma carretilha/ molinete que suporte em torno de 80m de linha (multi). É muito difícil vc se deparar no araguaia com as cachorras largas, então a maioria vai ser facão, espécie que não cresce muito.

Lá você também poderá encontrar com as douradas, podendo chegar até 6kg, 7kg, maiores que eu já vi. Vara 20lb a 25lb, carretilha/molinete que comporte 100m de linha 0.30 ou 0.35(multi) se preferir, eu usaria uma linha 0.35, que este equipamento já estaria de bom tamanho para as cacharas.

Na questão dos tucunas, vara 17lb, carretilha com 80m de linha 0.28 ou 0.30 (multi) os tucunas da região são pequenos, dificilmente irá se deparar com um exemplar de 4 a 5kg.

Quanto as pirarucus, nunca  peguei. Mas a pescaria dele é nas lagoas, juntamente com os tucunas, acredito que uma vara 30lb, com uma carretilha com bom drag e que comporte boa quantidade de linha, para você brigar no lago é de suma importância.

Espero ter te ajudado um pouco. 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma sugestão !

Equipamento para Piraíba e Pirarara pode ser o mesmo, pois não dá para escolher qual vai bater !

Se for para usar duas varas no secretário, passa a correr o risco (que vale a pena) !

Pescaria embarcado, não precisa de tanta linha assim, pois o piloteiro põe o bote em cima !

Material para os tucunas e assemelhados na região do Cristalino e demais lagos deve ser bem leve, pois os exemplares dificilmente chegam aos 3,5 quilos !

Pesca de pirarucu também é coisa tranquila, pois eles pegam em lagos onde é possível por o bote em cima após a fisgada !

Peguei um num dos lagos do rio Cristalino com vara de 14 lb e linha multi de 30 lb (PP) - sem problemas para um peixe de uns 45 quilos...

58c55b3c9320b_Xande29.jpg.9fe85940b300cb8c2ab97d56c0ef597d.jpg 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2017 at 08:45, Diomedes.Reitman disse:

Bom dia pessoal.

Valeu pelas dicas e pela presteza.

Irei pescar 4 dias lá.

Grande abraço a todo, depois posto as fotos de lá.

 

Fala pescador.

Fiz um texto para ajudar os amigos que irão pela primeira vez:

Qualquer dúvida é só falar.

Abraços e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tucunare, vara muito pesada. Lá não tem peixe tão grande. Eu iria de vara 17 libras - 20 libras

Pirarara e Piraiba dá para ser mesmo equipamento, mas com linha de monofilamento 0,90 mm, que normalmente eu pesco. Azol 10 ou 12 / 0

AS varas pesadas estão de bom tamanho, se fosse usar ficaria com a 120libras

Anzois encastroados com cabo de 90 libras, não esquece.

 

qualquer coisa manda mp.

 

abçs boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...