Ir para conteúdo

Duvida Vara x Linha x Carretilha


Posts Recomendados

Olá, pessoal.

Gostaria de tirar uma dúvida referente ao equilíbrio ou desequilíbrio de uma Vara x linha x carretilha.

Tenho em mãos o seguinte kit:

1. Vara Vara Celta Bandit Hard BHS 661 XXH 1,98m - 50 lbs

Modelo: BHS 661XXH
Tamanho: 6'6'' - 1.98m
Nº de parte(s): 1
Potência: Pesado - Hard
Ação: Rápida
Lure Wt. (peso da isca): 25-75g
Linhas: 18-50lb
Material do cabo: Cortiça
Tipo de passador: Fuji®
Material do blank : Carbono

2. Carretilha Black Max 30 Marine Sports Direita

Manivela: Direita emborrachada
Capacidade de Linha: Mono 0.50/ 250m
Quantidade de rolamentos: 4 rolamentos em aço inox
Relação de recolhimento: 4.3:1
Sistema de anti-reverso duplo
Material do corpo: Grafite anticorrosivo
Carretel de aluminio
Sistema de freio com 6 discos: 3 aço inox + 3 em fibra de carbono
Puxadores em Borracha
Peso: aprox. 620 gramas
Drag: 18 kg / 40 Lbs
Medidas: aprox. 7cm de altura x 18cm de largura (com manivela)

3. Linha Monofilamento Fastline Onix Invisible (0,57mm - 58lb) 350m

A linha contem libragem de 58lb, a vara suportada para linha de 50lb, mesmo com drag da carretilha de 40lb, corre o risco de danificar a vara? Deveria nesse caso ser uma linha de até 50lb? mesmo seguimento seria uma Linha Fastline Onix Soft (0,47mm - 49lb).

Vi o Denis Garbo usando um kit "desequilibrado" assim em pesqueiro pegando peixes de couro (Pesque e Pague: 5ª temporada - Episódio 36, - 6'10'' e também em Pesque e Pague: 5ª temporada - Episódio 30, - 2'33'', Pesque e Pague: 5ª temporada - Episódio 31, 5'47''(http://www.fishtv.com/programas/pesque-e-pague/pescaria-variada-com-isca-artificial-e-natural-2757)), onde a utiliza uma linha Onix Invisible 0,57mm 58lb em uma carretilha Tracker 500LH e vara Stick Super 1.80m 20-40LB.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo!

 

Então primeiro ponto esqueça o que vc ve na TV, kkkk, la eles são patrocinados, se mandarem ele colocar uma carretilha em uma vara de bambu eles vão fazer e ainda vão dizer que o equipamento é top.

Segundo ponto, neste seu conjunto acho que a vara é muito leve para esta carretilha e esta linha, uma vara de 50lbs da para vc utilizar uma carretilha perfil baixo da serie 300 ou ate 200. Para carretilha e linha citados vai com uma vara de 80 libras ou mais.

 

Agora uma sugestão pessoal, se seu intuito é pegar piras em pesqueiro, usa uma carretilha da serie 300 ou no maximo uma da serie 400 que da tranquilamente sem perder esportividade.

 

Att

Joao LEonello

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabio,

Primeiramente, bem vindo ao site!

Sobre sua pergunta: não se preocupe, vc não vai de jeito algum danificar a vara só por manter essa libragem de linha. Apesar de não conhecer em detalhes seu equipamento, pelas especificações ele parece na verdade muito apropriado, por exemplo, pra uma pesca de grandes pirararas em pesqueiro (apesar que, como disse o Joao Manoel, vc tem espaço pra diminuir um pouco a carretilha).  E digo isto por vários motivos.

O primeiro e mais óbvio é pq a libragem de freio é bem menor que a da vara. Também, tenha em mente que a libragem da linha é feita em ''condições perfeitas'', e só pelo fato de vc fazer algum nó na linha vc já perde uma boa parte dessa resistência, então na prática essas 58lbs cai bastante pq a linha acaba estourando no nó com uma força bem menor. Mais que isso, também entra a habilidade na hora de trabalhar o peixe, de realmente ''sentir'' o equipamento na hora da briga do peixe, torcer a vara somente na posição correta (a vara deve fazer um ângulo de +- 45 graus com a linha, nunca mais que isso), aliviar o freio na hora da briga se sentir necessidade (importante, por exemplo, quando peixe grande chega perto do barco/barranco, pq essa é a hora que ele dá a corrida mais brusca).

Quanto ao equilíbrio do equipamento, não está somente na libragem deles mas muito mais no quanto o equipamento, como um todo, está adequado à situação de pesca. Por exemplo, em pesca de tucunaré açu é comum usar vara de 25lbs com linha de 65, 80 lbs, e com a escolha adequada de cada componente (vara, carretilha e linha) o equipamento mesmo assim está balanceado em virtude da situação de pesca.

No seu caso particular, por exemplo, seu equipamento estaria desbalanceado se vc pescasse com sua carretilha black max numa vara de 15, 20lbs. Ou ainda se tentasse usar seu equipamento pra pescar tilápias. Novamente, tenha em mente também a situação de pesca e o ''traquejo'' do pescador na hora da briga.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Boa tarde amigo!

 

Então primeiro ponto esqueça o que vc ve na TV, kkkk, la eles são patrocinados, se mandarem ele colocar uma carretilha em uma vara de bambu eles vão fazer e ainda vão dizer que o equipamento é top.

Segundo ponto, neste seu conjunto acho que a vara é muito leve para esta carretilha e esta linha, uma vara de 50lbs da para vc utilizar uma carretilha perfil baixo da serie 300 ou ate 200. Para carretilha e linha citados vai com uma vara de 80 libras ou mais.

 

Agora uma sugestão pessoal, se seu intuito é pegar piras em pesqueiro, usa uma carretilha da serie 300 ou no maximo uma da serie 400 que da tranquilamente sem perder esportividade.

 

Att

Joao LEonello

Muito obrigado, João.

Na verdade, tenho 1 vara de 30 lbs, 1 vara de 40 lbs e 2 varas de 50 lbs (4 varas) e 3 carretilhas de perfil baixo + 1 perfil redondo.

Para as varas de menor libragem estou usando as carretilhas de perfil baixo, entao sobrou uma vara de 50lbs que pensei em usar com essa perfil redondo, mas... fiquei com esse receio de quebrar a vara de 50lbs.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guilherme Lima disse:

Oi Fabio,

Primeiramente, bem vindo ao site!

Sobre sua pergunta: não se preocupe, vc não vai de jeito algum danificar a vara só por manter essa libragem de linha. Apesar de não conhecer em detalhes seu equipamento, pelas especificações ele parece na verdade muito apropriado, por exemplo, pra uma pesca de grandes pirararas em pesqueiro (apesar que, como disse o Joao Manoel, vc tem espaço pra diminuir um pouco a carretilha).  E digo isto por vários motivos.

O primeiro e mais óbvio é pq a libragem de freio é bem menor que a da vara. Também, tenha em mente que a libragem da linha é feita em ''condições perfeitas'', e só pelo fato de vc fazer algum nó na linha vc já perde uma boa parte dessa resistência, então na prática essas 58lbs cai bastante pq a linha acaba estourando no nó com uma força bem menor. Mais que isso, também entra a habilidade na hora de trabalhar o peixe, de realmente ''sentir'' o equipamento na hora da briga do peixe, torcer a vara somente na posição correta (a vara deve fazer um ângulo de +- 45 graus com a linha, nunca mais que isso), aliviar o freio na hora da briga se sentir necessidade (importante, por exemplo, quando peixe grande chega perto do barco/barranco, pq essa é a hora que ele dá a corrida mais brusca).

Quanto ao equilíbrio do equipamento, não está somente na libragem deles mas muito mais no quanto o equipamento, como um todo, está adequado à situação de pesca. Por exemplo, em pesca de tucunaré açu é comum usar vara de 25lbs com linha de 65, 80 lbs, e com a escolha adequada de cada componente (vara, carretilha e linha) o equipamento mesmo assim está balanceado em virtude da situação de pesca.

No seu caso particular, por exemplo, seu equipamento estaria desbalanceado se vc pescasse com sua carretilha black max numa vara de 15, 20lbs. Ou ainda se tentasse usar seu equipamento pra pescar tilápias. Novamente, tenha em mente também a situação de pesca e o ''traquejo'' do pescador na hora da briga.

Abraços

Guilherme, muito obrigado pela receptividade.

Por isso mesmo fiquei na dúvida, pois a resistência do equipamento não se dá somente com base em suas libragens, correto? Digamos que... se todos estiverem bem alinhados, tudo bem, mas caso não, existem outros fatores como o drag suportado pela carretilha... caso o drag seja superior à libragem da linha e da vara... é fato que a vara ou linha se romperão, correto?

Mas de tudo... se o drag da carretilha é inferior à libragem da vara e da linha... a carretilha tende a soltar linhas antes do rompimento da vara, certo?

A idéia era juntar essa vara Celta Bandit com a carretilha perfil redondo e deixar no suporte pescando de fundo com com uma boinha usando um chicotinho pra baixo... em busca de algum peixe de couro.

É que com esse "conjunto" eu formaria 4 conjuntos, e puderia utiliza-los simultaneamente, cada qual com um tipo de pesca, até mesmo para praticar e ganhar mais experiencia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Fábio,

Mesmo sem maiores "intimidades" com carretilhas, permita-me apresentar uma outra visão que deve sempre ser levada em conta !

Pelo que entendi, a busca é por um equipamento mais equilibrado para uso em "pesque & pague", não é ? Essa é a premissa !

Quando estamos tratando de pescarias em rios ou locais silvestres, é mais "preocupante" o procedimento de cansar o peixe, principalmente em função das galhadas e obstáculos submersos, onde qualquer enrosco se torna "fatal" para o rompimento da linha. Por conta disso, é que há sempre uma preocupação presente em levar "a briga" para "o limpo" (meio da área, onde via de regra é mais fundo...), pois dá para trabalhar melhor o peixe até seu embarque.

Numa pescaria de "pesque & pague", quase sempre a área submersa é limpa, com poucos obstáculos, e mais que isso, não permite "a fuga" do peixe ferrado para locais onde possa se esconder ou "partir" ! Com isso, ou melhor, em função disso, busque nessas circunstâncias usar um material mais leve, que não possibilite transformar o conjunto num verdadeiro "guindaste"... Esportividade é o que gera a adrenalina ! Não se esqueça disso...

Nada contra o equilíbrio das tralhas, aliás, esse é um dos segredos do conjunto adequado, não importando seu "calibre". Pescar com tralha muito pesada é sempre menos esportivo do que com uma mais leve, e quase sempre estamos em busca de ação e emoção, não é mesmo ? Os conceitos de "equilíbrio" que postou estão mais que corretos. E como a pescaria é de espera, e já existe o material, só posso lhe desejar boa pescaria ! :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kid M disse:

Prezado Fábio,

Mesmo sem maiores "intimidades" com carretilhas, permita-me apresentar uma outra visão que deve sempre ser levada em conta !

Pelo que entendi, a busca é por um equipamento mais equilibrado para uso em "pesque & pague", não é ? Essa é a premissa !

Quando estamos tratando de pescarias em rios ou locais silvestres, é mais "preocupante" o procedimento de cansar o peixe, principalmente em função das galhadas e obstáculos submersos, onde qualquer enrosco se torna "fatal" para o rompimento da linha. Por conta disso, é que há sempre uma preocupação presente em levar "a briga" para "o limpo" (meio da área, onde via de regra é mais fundo...), pois dá para trabalhar melhor o peixe até seu embarque.

Numa pescaria de "pesque & pague", quase sempre a área submersa é limpa, com poucos obstáculos, e mais que isso, não permite "a fuga" do peixe ferrado para locais onde possa se esconder ou "partir" ! Com isso, ou melhor, em função disso, busque nessas circunstâncias usar um material mais leve, que não possibilite transformar o conjunto num verdadeiro "guindaste"... Esportividade é o que gera a adrenalina ! Não se esqueça disso...

Nada contra o equilíbrio das tralhas, aliás, esse é um dos segredos do conjunto adequado, não importando seu "calibre". Pescar com tralha muito pesada é sempre menos esportivo do que com uma mais leve, e quase sempre estamos em busca de ação e emoção, não é mesmo ? Os conceitos de "equilíbrio" que postou estão mais que corretos. E como a pescaria é de espera, e já existe o material, só posso lhe desejar boa pescaria ! :good:

Olá, Kid.

Justamente, esse kit seria mais para pesque & pague, acredito que eu não teria coragem de colocar esse kit com Celta Bandit 50lb e linha 57lb em locais silvestres à procura dos grandes peixes de couro, com certeza eu teria dissabores no equipamento, para tal, precisaria de uma vara com libragem maior.

Realmente, a esportividade é que gera adrenalina.

Muito obrigado, Kid.

Forte abraço!!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, seja bem vindo!

Possuo a vara Celta Bandit Hard 50 lbs e acho excelente para pescar piras em pesqueiro, pois é muito resistente e de ação rápida! Além disso, tenho outras varas de 17 e 35 lbs dessa mesma marca (Celta), pois gosto muito do Custo x benefício oferecido, acabamento de qualidade e blanks que considero bons! Também utilizo em um molinete de grande porte a linha Onix invisible, de mesma libragem mencionada. Ela tem uma resistência muito boa, porém tem uma memória fora do comum, parece uma mola kkkkkk! Em relação à carretilha de perfil alto, eu prefiro as Okumas, mesmo que dos modelos mais simples (Ex: Classic, Magda Pro) aos mais caros (Ex: Convector, Solterra)... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço a vara, mas Black 30 é grande, se quer esse modelo prefira a Black 20 que é menor e pega 100m de linha 0,70 contra 100 de 0.80 da 30, A Black 20 é praticamente do mesmo tamanho de uma Abu 7000( eu tenho as duas) mas não sei a isca que costuma usar em pesqueiro, se for iscas leves esqueça arremessar longe com essa carretilha.   Prefiria carretilha tipo a Pacifica 400 ou Fierro 6000 se o intuito não é gastar muito, ou até uma Titan Big Game elas tem um arremesso melhor e pegarão aproximadamente 100m dessa linha 57, que acredito que dá e sobra pra pescar em pesqueiro desde que não tenha muita estrutura submersa nem grande quantidade de pescadores pois vc pode atrapalhar os outros brigando muito tempo com o peixe.   Coloque uma linha Dayanna Maxforce que é mto resistente e é barata. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Gabriel Bessa disse:

Boa noite, seja bem vindo!

Possuo a vara Celta Bandit Hard 50 lbs e acho excelente para pescar piras em pesqueiro, pois é muito resistente e de ação rápida! Além disso, tenho outras varas de 17 e 35 lbs dessa mesma marca (Celta), pois gosto muito do Custo x benefício oferecido, acabamento de qualidade e blanks que considero bons! Também utilizo em um molinete de grande porte a linha Onix invisible, de mesma libragem mencionada. Ela tem uma resistência muito boa, porém tem uma memória fora do comum, parece uma mola kkkkkk! Em relação à carretilha de perfil alto, eu prefiro as Okumas, mesmo que dos modelos mais simples (Ex: Classic, Magda Pro) aos mais caros (Ex: Convector, Solterra)... joia:::

Olá, Gabriel, muito obrigado.

Essa vara estava dando "sopa" na casa de pesca, com um preço bem em conta então os olhos brilharam e pam... veio parar em casa hahaha.

A dúvida em questão é que ganhei essa carretilha e como tinha essa vara sem carretilha... pensei: "Pq sim? pq não? talvez? será? e se quebrar em um arremesso? libragem acima do máximo indicado na vara.. hum.. não sei" então resolvi vir aqui perguntar hahaha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Guto Pinto disse:

Não conheço a vara, mas Black 30 é grande, se quer esse modelo prefira a Black 20 que é menor e pega 100m de linha 0,70 contra 100 de 0.80 da 30, A Black 20 é praticamente do mesmo tamanho de uma Abu 7000( eu tenho as duas) mas não sei a isca que costuma usar em pesqueiro, se for iscas leves esqueça arremessar longe com essa carretilha.   Prefiria carretilha tipo a Pacifica 400 ou Fierro 6000 se o intuito não é gastar muito, ou até uma Titan Big Game elas tem um arremesso melhor e pegarão aproximadamente 100m dessa linha 57, que acredito que dá e sobra pra pescar em pesqueiro desde que não tenha muita estrutura submersa nem grande quantidade de pescadores pois vc pode atrapalhar os outros brigando muito tempo com o peixe.   Coloque uma linha Dayanna Maxforce que é mto resistente e é barata. 

Olá, Guto!!!

Sim, a Black 30 é grandinha... é que ganhei essa carretilha quando estava pensando em comprar uma... estava de olho na Titan.. mas... como "cavalo ganhado não se olha os dentes" hahaha, pensei que poderia formar com ela um kit unindo-a à Celta Bandit 50lbs. As iscas seriam "beijinho", "massa", "lesma", "minhocuçu"," "pedaços de peixes" etc...

Essa Dayana Maxforce não conheço, mas buscando aqui na internet, é bem mais em conta que a Onix :).

Muito obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...