Ir para conteúdo

Os fabricantes de barcos perderam a noção das coisas ou o carro tá muito barato ?


ThiagoRossi

Posts Recomendados

Pessoal... posto aqui uma foto comparando o preço de uma Lancha (feita de alumínio como qq outro barco mais simples e, cuja tecnologia de fabricação, acredito, não se compara à de um carro). Então comparemos o preço de uma Lancha x Carro. O carro escolhido foi aquele que oferece mesmo em sua versão de saída os opcionais que hoje consideramos essenciais, pelo menos ar e direção, além de um motor 1.6. Se formos colocar o preço de um carro sem esses opcionais, a diferença ficaria ainda maior. Na verdade, poderia ser qq carro, coloquei esse pelos motivos que citei e por ter sido o primeiro que meio veio à cabeça.

Muitos podem dizer que pela produção em massa de carros, o custo da tecnologia e dos insumos, bem como da mão de obra, hoje quase toda mecanizada, barateira. E que numa fábrica de barcos é tudo artesanal, feito a mão, com exceção do corte, fica mais caro.

Não esqueçamos que estamos comparando ainda uma lancha com um carro. Se acho que o preço do carro tá caro, sem dúvida, mas isso todos sabem porque.

O que gostaria de entender é: como pode o preço de uma lancha (onde não há nada de extraterrestre em sua fabricação ser maior que o de um carro levando em consideração o que está envolvido por trás da fabricação dos 2 ?

Olhando essa lancha, nesse caso a Marajó, não tem nada mais que alumínio, ou estou errado ? O alumínio é tão caro assim ?

Se paramos pra pensar o que tem um carro, não consigo entender.

Os fabricantes de barcos perderam a noção das coisas ou o carro tá muito barato ?

A cada dia que passa fica mais caro.

Deixei de fora os bassboats por não entender do material que vai em sua fabricação e na tecnologia empregada.

 

58d3ffdae6b3b_MarajXHB20.thumb.jpg.8b8f95c21fbd6e4dbaecef45d495f052.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago eu acho que tudo que é ligado ao Lazer é mais caro, veja os preços de motores por exemplo.  Um boa comparação é ver como é nos EUA, o preço de produtos náuticos não é nada barato tb, lá carro  é bem mais barato que lanchas   O que tá .acontecendo no Brasi na verdade nos Ultimos anos o poder de compra da classe C e B caiu muito cada vez mais difícil comprar itens de lazer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Thiago eu acho que tudo que é ligado ao Lazer é mais caro, veja os preços de motores por exemplo.  Um boa comparação é ver como é nos EUA, o preço de produtos náuticos não é nada barato tb, lá carro  é bem mais barato que lanchas   O que tá .acontecendo no Brasi na verdade nos Ultimos anos o poder de compra da classe C e B caiu muito cada vez mais difícil comprar itens de lazer. 

A "D" tbm guto!!! seila:: kkkkkkkkk

Entendo e concordo com os amigos, más, se compararmos com automóveis, temos que levar em consideração a menor escala de produção e blablabla...

Tenta neste país idealizar uma pequena fabrica de quarqué coisa e vai assustá com os custos.  

Se tem algum culpado "pra mim" é o desgoverno merecido por nosso povo.

:tease:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha uns exemplos para comparar

Esse barco( lowe 5m) + um Mercury 20hp nos EUa custa US$ 3000 + 2900, U$ 5.900, ou R$20mil Reais.  Aqui um conjunto semelhante aqui não chega a R$17mil

2016-category-card_83114.jpg

 

Outro exemplo.  

Eu sei pois tenho a nota e lembro do valor do casco meu que pagamos.  Um Evinrude 15hp + Squalus 500 em 96 custava R$ 6.5 mil reais , salário minmo em 96 era de R$110, ou seja pra  comprar o conjunto era aproximadamente 60 salários mínimos,  um Gol 1000 na época custava R$10mil.   Hoje um Yamaha 15 hp + Squalus 500 custa R$14mil , ou seja  uns 17 Salários mínimos e um gol 1000 hoje custa R$35mil, se vc ver comparando com a evolução do tempo comprar produtos náuticos no passado era pra pouca gente ou seja bem pior que hj em dia.   

O que aconteceu foi que de 2012 pra cá piorou tudo principalmente pela alta do dólar e pela  estagnação do salário do pessoal que normamelnte gastava com esses produtos.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho sinceramente que a Levefort judia dos preços dos barcos deles, em média de 80 a 100% o valor dos outros concorrentes, disso vc já tira uma base, mas também só fazem isso por que o produto merece e tem suas qualidades . E se fazem é por que o mercado aceita isso e percebe e reconhece, o que por si só, devemos tirar o chapéu pra eles.

Vamos então colocar esse preço de 56 por digamos uns 40 mil?

 

Bom ainda está absurdamente surreal perto dos preços dos carros, que convenhamos, no Brasil beira a um estupro em massa.

A mesma relação se faz com a tecnologia empregada em ambos, assim como a dificuldade em construi-los, menos ainda na quantidade de materiais, peso, design etc etc etc.

Porém de forma geral, nos meus (parcos mas longínquos) estudos sobre o mercado nautico nacional, posso te falar sem medo de errar, que ao menos as fabricas mais conhecidas, 90% delas poderiam reduzir seus custos de 20 a 30% apenas melhorando o processo fabril.

Via de regra, lidamos com empresas adminsitradas por pessoas desqualificadas, obsoletas, arcaicas, com processos de produção e compra tão oneroso quanto o esforço empregado por eles. E acredite, eles se esforçam muito, ralam muito, trabalham muito, muitas lágrimas e suor . Mas o resultado delas é pífio, pouco.

Isso se torna uma bola de neve, de um lado um custo alto, de outro muito esforço, isso aliado a uma gestão inadequada e compras da década de 80, encarecem o produto muito rápido. O mais difícil é faze-los entender isso.

Lembre-se que o governo cobra valores estratosféricos de impostos, e imposto incide no acerto e no ERRO também, ou seja, se o custo dele é alto, o resultado final vai nas cucuias.

Provar isso para as fábricas é dificílimo.

Eu fiz um projeto de Lean Manufactoring para 4 fábricas de barcos, enviei e pedi uma REUNIÃO para conversar sobre o assunto. Repito, conversar sobre o assunto. Sabe qual foi o resultado?

Não conseguiu sequer entender o assunto: 1 fábrica.

Colaborador entendeu , gostou e enviou pro dono: 1 fábrica

Proprietário viu, gostou e disse que era impossível (como se a fábrica dele fosse um reator nuclear): 1 fábrica

Proprietário viu, se embaralhou todo e disse que isso era coisa para um colaborador dele e nunca mais falou no assunto: 1 fábrica

Resultado positivo para marcar uma reunião: ZERO.

Daí voce tira por base como o mercado é amador, se voce fizer uma pesquisa, verá que não sou o unico a falar isso.

Ai quando vc coloca gestores que estão obsoletos aliados a historias (belas) de vida de quem começou do zero e hoje tem uma vida sussegada, fica impossível mudar esse cenário. 

Veja como na prática isso joga os preços lá em cima...

Hoje o kg do aluminio com frete incluso, poe ai na base de R$19.00, uma lancha de 450kg, deve ter ai usado uns 600kg ao todo, logo o preço da matéria prima ficaria próximos dos 11.500 reais. Se voce colocar que a matéria prima deve ser mais ou menos uns 35% do preço final, podemos fazer uma conta bem de padeiro e colocar que o preco do barco em 35 mil reais (impostos, energia etc). Que chega próximo ao valor de R$40 mil estipulados lá em cima (se voce colocar um lucro, é por ai mesmo! e olha que qdo estimei 40 mil eu chutei hein!).

Feito essa conta, vamos falar em redução de custo?

Se reduzir o custo operacional e produtivo em 30% (sim é possível! há muita perda, erros, inércia, custos pra todo lado sendo perdidos) e mais uns 5% no custo de pós venda e mais uns 5% administrativamente (aqui poderia ser uns 10% pelo que vejo nas empresas, mas aí demanda um custo grande de investimento em treinamento etc), temos uma redução de custo de ~40% no perco de custo, digamos que uns 30% no preço final, logo: R$40.000 - 30% = R$28.000 

 

Veja que R$28 mil ainda é caro para um monte de aluminio pregado, soldado e cortado. Porém muito mais digerível que os 40 mil, isso pq o imposto incide sobre os erros e custos e isso poucos gestores lembram.

 

De um lado vc tem tb um custo alto para investir em tecnologia e treinamento, consultoria, melhoria, de outro, um mercado muito pequeno que nao paga esse retorno, acaba que no final, quem se ferra é o consumidor que é obrigado a pagar dobrado em algo que nao vale. Percebe como é uma bola de neve?

Explicado isso, voltamos a comparação, uma montadora tem artificios financeiros para reduzir custos, enxutar custos e fornecedores,comprar em escala, coisa que uma fabrica de barcos (nem mesmo a levefort) não consegue.

 

Colocados os ovos na frigideira, como consultor essa é uma explicação técnica para o que ocorre (mas dá pra mudar!) . COmo consumidor eu te sintetizo como:

sim os caras perderam a noção do ridiculo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinão não adianta nada abaixar preço em conjuntos montados que custam mais de 80mil , esse preço é e sempre foi pra  uma classe de poucos pessoas no país, se custar 70 ,90 100 ele continuará comprando( A Hilux mesmo custando 200mil não continua líder?).    Aliás não sei pq que o Brasileiro compara tudo com carro ,  parece que é coisa mais importante da vida, por isso continuam caros aqui e não vai abaixar nunca, preço de carro no Brasil só abaixará quando ele for tratado como simples objeto de consumo e meio transporte e não de Status, social,  financeiro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pesca esportiva ou na ``pesca´´ tudo é super dimensionado, tem pousada de pesca pedindo mais de R$ 2000.00 por dia por pescador... 5 dias R$ 10.000 o custo exagerando 150 litros de gasolina 500.00 piloteiro 500.00, alimentação 500.00 e vou contabilizar mais 500.00 de despesas extras para os 5 dias da R$ 2000.00 de custo... Só que em uma voadeira vai 2 pescadores ai é outro calculo R$ 20.000 os 5 dias, não da para entender, com esse valor da de ficar o dobro de tempo em qualquer pais do mundo e com alimentação, hospedagem e passagens aéreas inclusas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, esse preço ainda sem motor? Acho que realmente perderam a noção.

No passado tive um barco dessa marca (Sabre) e ainda me lembro de um orçamento que recebi para pintura da minha embarcação... R$ 5.400,00. Lembro de ter ido a uma funilaria automotiva para comparar os preços, pediram R$2.000,00 pra pintar um carro inteiro, acredita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Guto Pinto disse:

Olha uns exemplos para comparar

Esse barco( lowe 5m) + um Mercury 20hp nos EUa custa US$ 3000 + 2900, U$ 5.900, ou R$20mil Reais.  Aqui um conjunto semelhante aqui não chega a R$17mil

2016-category-card_83114.jpg

 

Outro exemplo.  

Eu sei pois tenho a nota e lembro do valor do casco meu que pagamos.  Um Evinrude 15hp + Squalus 500 em 96 custava R$ 6.5 mil reais , salário minmo em 96 era de R$110, ou seja pra  comprar o conjunto era aproximadamente 60 salários mínimos,  um Gol 1000 na época custava R$10mil.   Hoje um Yamaha 15 hp + Squalus 500 custa R$14mil , ou seja  uns 17 Salários mínimos e um gol 1000 hoje custa R$35mil, se vc ver comparando com a evolução do tempo comprar produtos náuticos no passado era pra pouca gente ou seja bem pior que hj em dia.   

O que aconteceu foi que de 2012 pra cá piorou tudo principalmente pela alta do dólar e pela  estagnação do salário do pessoal que normamelnte gastava com esses produtos.  

Quem dera se aqui custasse o mesmo q la fora, usando oq vc citou, 5,900 doletas..não podemos fazer a conversão em real, isso e desumano...la ganham em dolar,quem ganha um salario minimo la compra um barco desse..

 

O que acontece é o que ja falaram, oferta x procura...

 

eita esporte caro essa tal pescaria...kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Odirlei Borin disse:

Quem dera se aqui custasse o mesmo q la fora, usando oq vc citou, 5,900 doletas..não podemos fazer a conversão em real, isso e desumano...la ganham em dolar,quem ganha um salario minimo la compra um barco desse..

 

O que acontece é o que ja falaram, oferta x procura...

 

eita esporte caro essa tal pescaria...kkkk 

Isso. Perfeito!

 

Lá o salário mínimo é algo como 7,25 dólares por hora trabalhada... que da em torno de 1250 dólares mensais... se fizer o contrario e converter o salário mínimo brasileiro...dá só uns 300 dólares...4x menos

 

Brasil tá todo errado... preço dessa Marajó aí é um absurdo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Odirlei Borin disse:

Quem dera se aqui custasse o mesmo q la fora, usando oq vc citou, 5,900 doletas..não podemos fazer a conversão em real, isso e desumano...la ganham em dolar,quem ganha um salario minimo la compra um barco desse..

 

O que acontece é o que ja falaram, oferta x procura...

 

eita esporte caro essa tal pescaria...kkkk 

Realmente Odirlei , essa conversão que fiz é a conversão "burra", o que quis dizer é que um barco comparando com um carro lá é até mais caro que aqui proporcionalmente .  Por exemplo esse conjunto que citei custa 6mil dolares e um corolla lá custa 15, já aqui um conjunto desse custa 15 contra 100 do mesmo carro.   

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha opiniao  SRS = 

vçs esquecem  que   =    estao no  BRASILL  ????

; ñ sao brasileiros  ; ñ se acostumaram ainda.....   :gorfei:

tudo ligado a nautica  ; e que realmente  ; é  importado  ;  top de linha   =

  ñ é barato  ;   e    sempre foi assim / 

essas comparaçoes  de  salarios  ; brasil x usa   =  me desanima  mais aindaaaa  ; tá tudo perdido msmo  :gorfei:

nautica  = um esporte  muito  $$$   ; como tantos  outros  = f1  / kart / golf  e tals ;  e tals  .....  e por ai vai  ......

abraço turma  :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Beto Caranha disse:

Isso. Perfeito!

 

Lá o salário mínimo é algo como 7,25 dólares por hora trabalhada... que da em torno de 1250 dólares mensais... se fizer o contrario e converter o salário mínimo brasileiro...dá só uns 300 dólares...4x menos

 

Brasil tá todo errado... preço dessa Marajó aí é um absurdo!

Beto, eu morei 15 anos lá........ qdo num trabalho, autônomo, recebendo pouco, era uma media de 10 dólares por hora (ralando no trampo braçal, "Carpintaria " ... ) ! ! ! e normalmente o "patrão"(seu contratante), não deixava a gente fazer hora extra! (qlqr coisa acima de 40 horas semanais) mas tinha época que a gente trampava até mais de 60 horas/semana,,,,,   então, conta simples, 10 x 40 = 400 $.... se vç fizesse 10 horas extras, aí se tornava "hora e meia" de salário, ou seja 10+5 = 15$- hora ! aí com 50 horas, daria 550 $ por semana, $2.200 por mês ! ! ! isso tudo há vários anos atrás já 

na Flórida, eu adquiri um barquinho véio (de alumínio) com um a carretinha véia por $300 doletas,, o barco era de 4 mts, lavei, lixei, polí, instalei carpete náutico, Minn Kota Edge 55lbs de pedal e sonar Hummingbird dos baratinhos, bateria de "Ciclo profundo",,, NÃO investi 600 doletas !!! . . anunciei e vendi por $2000 mil !

Toda semana, eu ia no "Wall Mart" e comprava 2, 3, 4 ou 5 iscas, custeavam em torno de $4 ou $5 dólares CADA * !,, Rapalas eram minhas favoritas,,, veja bem, praticamente "TODO" fim de semana, isso sem contar os passeios nos "BassPro-Shops" da vida, que aí sim, eram raros, pois dava vontade de ficar morando lá dentro ! ! !  Agora eu te pergunto ? quem que compra 4 ou 5 RAPALAS todo domingo aqui no brasil ???  Ooooooo saudades...................

Meu primeiro "carro" lá, foi um Acura 1988, paguei $1.200,00 dólares... isso em 97'

Imagem relacionadaImagem relacionada

Lá tem barcos caros sim, novos, ZERO ! na loja, mas também tem "Bass boats" no chão, no Junkyard ! olha só, até dói o coração.........

Resultado de imagem para old bass boat junkyard

ou então, se tentarmos achar um "Pontoon" velho para comprar aqui no Brasil... como este ! nunca vai encontrar !!!!!!!!!!!!!

vp4834716_1_large.jpgvp4834716_5_large.jpg

por $3.900,00 doletas ! ! ! ahhhhh é de dar dó ...

Aqui no Brasil é fogo mesmo ...  chorei:: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos...respeito todas as opiniões e acredito q todas elas tenham um pouquinho (ou um montão) de razão.

Mas só faço uma pergunta...Quem aí se arriscaria a abrir uma fábrica de barcos neste País?!?!
Ué...o lucro não é exorbitante?!?! Não é fácil?!?! As q temos são todas atrapalhadas??!?! 
Se o lucro e o sucesso são certos, pq ninguém mais abre?!?!....rsrsr

É simples...

É pq neste País tudo é do avesso. Quem aqui coloca na ponta do lápis o valor do investimento inicial (valor de um lote, ITBI mais alto ainda, taxas e mais taxas), além do custo de construção e etc...jamais abriria um negócio.....Ah...mas vai muito mais além disso....:tease:
Alvará de funcionamento...
Funcionários caríssimos (pro empresário é super caro)...pior, pouquíssimos especializados.
Direitos trabalhistas q só existem aqui.
Propaganda caríssima...
Frete caríssimo..
Financiamento?!?! Quem tem lucro é o banco...

Se for seguir apenas o q os "Planos de Negócio" indicam, o empresário quebra no primeiro ano.

Tudo aqui é complexo e difícil...e não adianta falar q não é.
Se for para se investir 5 ou 10 milhões numa fábrica de barcos, é melhor aplicar o dinheiro e ganhar 1% ao mês (o q pode dar 100 mil por mês sem fazer nada..rsrs), a investir o dinheiro num mercado como o nosso.

E outra...antes, com o dólar barato, achávamos os conjuntos americanos baratíssimos...Hj, com o dólar acima dos R$ 3,00...Os barcos de lá tem o mesmo preço q os daqui.

E onde eu acho q está a maior desvantagem aqui no Brasil?!?! 
Nos juros...Lá, nos EUA, se financia um conjunto de pesca com juros de 2,5% AO ANO...quando q aqui no Brasil cobram a bagatela de 3% a 5.5% AO MÊS.....Ah, e aqui os juros são juros sobre juros...rsrs

A única coisa q dá lucro no Brasil é abrir banco...Assim vc será um agiota legalizado pq dá bilhões de mão beijada pro Governo. 

Voltando aos barcos....São caros?!?!? Sim, são caríssimos...Mas quero ver quem se arrisca a produzir alguma coisa neste País...:suicide: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Amigos...respeito todas as opiniões e acredito q todas elas tenham um pouquinho (ou um montão) de razão.

Mas só faço uma pergunta...Quem aí se arriscaria a abrir uma fábrica de barcos neste País?!?!
Ué...o lucro não é exorbitante?!?! Não é fácil?!?! As q temos são todas atrapalhadas??!?! 
Se o lucro e o sucesso são certos, pq ninguém mais abre?!?!....rsrsr

É simples...

É pq neste País tudo é do avesso. Quem aqui coloca na ponta do lápis o valor do investimento inicial (valor de um lote, ITBI mais alto ainda, taxas e mais taxas), além do custo de construção e etc...Ah...mas vai muito mais além disso....
Alvará de funcionamento...
Funcionários caríssimos (pro empresário é super caro)...pior, pouquíssimos especializados.
Direitos trabalhistas q só existem aqui.
Propaganda caríssima...
Frete caríssimo..
Financiamento?!?! Quem tem lucro é o banco...

Se for seguir apenas o q os "Planos de Negócio" indicam, o empresário quebra no primeiro ano.

Tudo aqui é complexo e difícil...e não adianta falar q não é.
Se for para se investir 5 ou 10 milhões numa fábrica de barcos, é melhor aplicar o dinheiro e ganhar 1% ao mês (o q pode dar 100 mil por mês sem fazer nada..rsrs), a investir o dinheiro num mercado como o nosso.

E outra...antes, com o dólar barato, achávamos os conjuntos americanos baratíssimos...Hj, com o dólar acima dos R$ 3,00...Os barcos de lá tem o mesmo preço q os daqui.

E onde eu acho q está a maior desvantagem aqui no Brasil?!?! 
Nos juros...Lá, nos EUA, se financia um conjunto de pesca com juros de 2,5% AO ANO...quando q aqui no Brasil cobram a bagatela de 3% a 5.5% AO MÊS.....Ah, e aqui os juros são juros sobre juros...rsrs

A única coisa q dá lucro no Brasil é abrir banco...Assim vc será um agiota legalizado pq dá bilhões de mão beijada pro Governo. 

Voltando aos barcos....São caros?!?!? Sim, são caríssimos...Mas quero ver quem se arrisca a produzir alguma coisa neste País...:suicide: 

Como diz o fabiao... Comandante!

 

Acho que voce tem muita razão no que comentou, mas apenas abordou uma parte do problema.

Quem tem coragem de abrir uma fábrica de barcos no Brasil? 

EU!, EU adoraria! Só não tenho dinheiro ehehhe

O problema dessa visão (se é que seja um problema), é que você nivelou por cima, quando falamos de um barco tipo marajo, são poucas fábricas que vendem e quando vendem, não passam de 1 a cada 2 meses (exceto a Levefort que é um ponto fora da curva e sobrevive praticamente dos barcos tops).

 

A grande maioria, ou total maioria, vive de vender barcos simples, de canoas, para 15/25hp, onde o mercado é altamente canibal, trabalha com um amadorismo visceral, guerra de preços (que eu já expliquei aqui no forum e só causa problemas).

NEsse mercado, possivelmente, os ganhos de uma fabricante variam entre 5 a 10% no máximo por unidade bem vendida, ou seja, na visão deles, MEIA NOTA ou sem desconto algum. O que é raro, muito raro de acontecer. Em números absolutos, entre 300 e 800 reais dependendo da fábrica e embarcação.

Ou seja, é muito pouco. Muito mesmo, na prática, a maioria ganha entre 150 e 500 reais de lucro. 

Como nosso mercado é muito pqno em termos de vendas de barcos e com todos os problemas que enumerou, inclusive dificuldade absurda de investir, uma fabriqueta pra soltar 1 barco por dia, 22 barcos por mes, trabalha com um lucro final de R$11.000 se nada der errado (o que é dificil).

Só que colocar 1 barco / dia demanda uma estrutura de médio porte (frente ao mercado nautico nacional), ou seja, de novo, a grande maioria das fabricas não consegue isso. Diria que das mais "conhecidas" ou "divulgadas"  nas lojas de ecommerce e foruns, nao mais que 10 fabricantes conseguiriam fazer isso, e desses 10, talvez só metade consegue fazer isso durante o ano inteiro. 1 mes ou 2 conseguiriam, masi que isso nao suportariam e teriam inumeros problemas.

Enfim, passando a regua, temos duas coisas importantes a se ter na cabeça:

1- levefort é levefort, é um ponto fora da curva totalmente, mérito deles. O resto trabalha numa outra realidade e todos que irão entrar no mercado, padecerão na triste realidade. Nesse ponto, quando falamos na realidade, o buraco é mais embaixo.

2- Pra vc sair da triste realidade e criar algo diferente, precisará de pelo menos um país crescendo a (vagarosos) 3% ao ano pra gerar uma demanda simples e tentar arriscar a sorte, do contrário, o que vamos ver é preço alto, produção bizonha, custos elevados, mercado acanhado e toda uma sequencia de adjetivos que corroboram o que temos hoje.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/03/2017 at 15:56, Guto Pinto disse:

Na minha opinão não adianta nada abaixar preço em conjuntos montados que custam mais de 80mil , esse preço é e sempre foi pra  uma classe de poucos pessoas no país, se custar 70 ,90 100 ele continuará comprando( A Hilux mesmo custando 200mil não continua líder?).    Aliás não sei pq que o Brasileiro compara tudo com carro ,  parece que é coisa mais importante da vida, por isso continuam caros aqui e não vai abaixar nunca, preço de carro no Brasil só abaixará quando ele for tratado como simples objeto de consumo e meio transporte e não de Status, social,  financeiro. 

palmas::

É isso. 

Sigo o relator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o preço do barco.

Acho que é um caso específico, por se tratar de um barco consagrado de uma empresa consagrada. Inegável que é um casco procurado por pessoas mais abastadas e que podem pagar pelo preço. 

A imensa maioria do mercado é formado por barcos de menor custo para motorização entre 15 a 25hps. Nessa categoria os preços são bem acessíveis ainda, com uma vastidão de fabricantes e um bom mercado de usados. 

Os top de linha sempre serão para os mais endinheirados. Bass boat então, nem vou comentar.:wild:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra...concordo contigo...Vc foi de uma precisão cirúrgica.

Agora, não sei se vc escuta os boatos por aí de que a Levefort está quebradinha da Silva...Claro q várias são as causas q levam uma empresa a quebrar (q pode não ter nada a ver com a produção em si).

Admiro muito a sua técnica ou a sua visão de consultor de mercado, até porque, eu também tento de todas as formas entender o que se passa ao meu lado antes de dar o "tiro"...mas acredito que 99% dos consultores de mercado (seja de qual área q for), ou são empresários quebrados ou serão empresários quebrados....rsrs. Basta uma rápida conversa com professores/analistas do SEBRAE para vc descobrir quase todos já quebraram 1 ou mais empresas....rsrs

E não culpo os caras...na verdade estamos num País q só os loucos ou endinheirados se arriscam.

Dinheiro faz dinheiro....e este meu amigo, é a única coisa q não temos...:gorfei:

 

Em 26/03/2017 at 20:07, Rodrigo Yamaki disse:

Os top de linha sempre serão para os mais endinheirados. Bass boat então, nem vou comentar.:wild:

Negativo meu amigo...empréstimo no banco também resolve o problema...kkkkkkkk....
Mas é sério...basta ir pulando de galho em galho que em pouco tempo estaremos na copa da árvore. Jamais sonhei em ter o barco q tenho...mas com os sócios certos, trabalho e foco, tá lá o bichão na garagem. ::bassboat::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do barco de aluminio pra lanchinha até que foi fácil.

Mas pra Bass o pulo é muito alto. Não só pelo casco mas principalmente por todo o aparato de equipamentos. Sem falar no preço do motor.

Pra mim ainda é um sonho muito distante. Fico mesmo só a apreciar as inovações. 

Abs joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Astra...concordo contigo...Vc foi de uma precisão cirúrgica.

Obrigado Comandante!

Agora, não sei se vc escuta os boatos por aí de que a Levefort está quebradinha da Silva...Claro q várias são as causas q levam uma empresa a quebrar (q pode não ter nada a ver com a produção em si).

Isso é novidade para mim, até agora não tinha ouvido falar nada, mas a Levefort hoje é uma empresa atualizada, grande, provavelmente, possui um corpo denso de diretores e pessoas que conseguem trazer muita informação e as malícias de mercado. O que quero dizer com isso?

Que eles compraram/criaram marcas mais populares ao longo dos anos, o que fornece para eles a possibilidade de despejar no mercado produtos mais simples e baratos sem necessariamente abdicar do que conquistaram com a marca Levefort, ficando esta muito mais focada em suas lanchas maiores que de fato em squalus, marujo, apolus etc... 

Como você ponderou, nem sempre uma dificuldade acontece por causa dos produtos ou só de um problema. Tanto é que apenas a Martinelli vende uma quantidade de levefort por mes que já deixaria qualquer fábrica de barcos com inveja. 

Hoje a empresa tem um marketing bem criativo, rápido, antenado, por exemplo a questão dos selos que eles criaram, puro marketing, mas agrega muito ao barco, é um marketing que sabe lidar com a engenharia, como por exemplo a criação do marfim freestyle.. Foi uma jogada de mestre! Tiro o chapéu !

Dito isso, e ainda pela surpresa da notícia que me deu, acredito que a Levefort, assim como milhares de empresas com lastro financeiro, estão sim pedindo recuperação judicial. 

Não gosto dessa manobra, sou contra, mas vamos ser sinceros? É uma baita manobra de gestão. Pede a recuperação, a lei te dá um monte de benefícios a curto, médio e longo prazo, suas dívidas são postergadas (pensa num belo empréstimo que iria vencer e agora vc tem 10 anos pra pagar? show nao?), há linhas de crédito para esse tipo de situação no mercado que são verdadeiras mães caridosas frente ao que se consegue naturalmente indo a um banco. Os órgãos do governo (saqueadores ou não), irão te dar uma folga e ainda parcelar todos os impostos e dívidas.

Não precisa ser um gênio, apenas ter estomago. A empresa tem um monte de incentivos, dá um chute nos impostos por 10 anos, parcela isso e a cada 2 ou 4 anos tem os famosos REFIS que te livram das multas, dão descontos etc... Sua divida de 20, cai pra 10 e ainda parcela em 100 meses... Durante todo esse tempo vc gira a empresa sem o governo te esmirilhando e forma um império forte e com lastro financeiro... Uma coisa é pagar 10 mil por mes faturando 100 mil, outra é pagar  esses 10 mil em 100 meses daqui 5 anos quando vc estiver faturando 1 milhão. Po, é no mínimo contra-senso não realizar isso.

Uma empresa como a Levefort, com nome no mercado, clientes , revendedores, tem mais é que pensar nessa possibilidade, embora eu seja contra ehhehe...Mas aí são princípios, ego, respeito a si e não assertividade profissional ... 

Vamos ver se mais alguém tem essa informação ou o que a LEvefort vai fazer pros próximos tempos... 

Admiro muito a sua técnica ou a sua visão de consultor de mercado, até porque, eu também tento de todas as formas entender o que se passa ao meu lado antes de dar o "tiro"...mas acredito que 99% dos consultores de mercado (seja de qual área q for), ou são empresários quebrados ou serão empresários quebrados....rsrs. Basta uma rápida conversa com professores/analistas do SEBRAE para vc descobrir quase todos já quebraram 1 ou mais empresas....rsrs

E não culpo os caras...na verdade estamos num País q só os loucos ou endinheirados se arriscam.

Dinheiro faz dinheiro....e este meu amigo, é a única coisa q não temos...:gorfei:

Obrigado novamente pela delicadeza , de fato essa é uma triste realidade (que muito lentamente tem mudado), a grande maioria dos consultores são empresários frustrados ou vão fazer algum erro crasso. Tem muitas explicações para isso, desprepro, desespero, falta de conhecimento, atualização, obsolescencia, enfim, dá pra preencher muitas razões.

Quebrar uma ou mais empresas não é nem um problema ! Se quer saber, acho que pode ser muito vantajoso até. (antes que se assuste, não , eu não quebrei e nem pretendo quebrar ninguém ehehhee) Mas há algumas coisas que acontecem que você só entende a dimensão da realidade quando você está na prática no meio dos leões. Assim como a internet usável consiste pouco mais de 6% de toda a internet, acredito que o mesmo ocorra dentro do sistema empresarial.

A deep web também é muito mais densa, pesada, canibalista e impensável e no deepbusiness também. O que é triste, pois como você pode perceber nos inúmeros escandalos da lavajato, mensalao, bndes, carne fraca e todo resto, a coisa é tão grande , macabra, desrespeitosa que o pobre coitado que tá lá trabalhando direitinho, nem sabe o que tá acontecendo, vai todo feliz comprar o melhor da carne pra família e come só a fina nata da podridão. O mesmo acontece nos negócios, quem trabalha honestamente, nem tem idéia do que é por baixo dos panos e é muito grande.

Quando o profissional conhece a "deepbusiness"ele descobre tudo isso, portanto, o cara quebrar, não é tão ruim assim. Basta ele se negar ou não a fazer. Eu me nego. Mas sei lidar com isso ...

Mas voltando ao seu comentário, de fato, conversar com consultores é de dar pena, seja sebrae, sejam os tais "especialistas" do mercado, é de chorar... Nível é baixíssimo, parece que vomitam tudo que escutam e leem, só que escutam a metade e só leem os títulos das matérias, dói mesmo.

Os tais gurus da mídia (rádio, TV, jornais, etc) tem muita gente boa, mas o distanciamento deles para com a realidade (possivelmente pq qdo viram gurus acabam só dando palestras, entrevistas etc, e ficam longe das cadeiras e mesas de uma empresa) é tamanho que chega a ser risível. Até minha esposa outro dia (é advogada!) soltou um  "AH VAI A MERDA !" enquanto ouvíamos a CBN e um dos maiores gurus brasileiros teve uma "desinteria verbal" (plagiando o ministro do STF ehehhe).

Até hoje, de fato, que eu posso virar e falar: "esse é bom, esse é consultor de verdade, esse é de tirar o chapéu", só conheci um, um mineiro que dá consultoria pra vale e mineradoras. A casa dele é um sobrado, toda parte térrea são arquivos de aço e prateleiras de aço cheias de livro, o cara devora tudo, é de uma cabeça que só de dizer bom dia pra gente já demonstra que conhece mais do dia que a gente ehehhee . O resto meu amigo... É tudo resto. E olha que eu vi muito consultor.

E nem adianta falar das consultorias  big4, estão longe de serem bons. Falta respeito, humildade, etc... Falo isso, pois já estive do outro lado, fiquei com tanta raiva que literalmente no meio da apresentação (em que fui convidado por um dos maiores empresários do país) falei metade de uma receita de bolo e nenhum deles percebeu, tamanha falta de atenção e interesse ehehhehe

Daí você tira por base o pq das consultorias, consultores serem exatamente assim como você mencionou. São pouquíssimos que se interessam, ralam, procuram, gostam do que fazem, maioria é só um meio para conseguir arrumar outro emprego numa empresa qualquer.

Enfim, passa o rodo que não é sobre o tópico ehehehhe

Agora se você quiser entrar no mercado náutico estou a inteira disposição! Venho estudando o mercado desde 2012/13, e tenho muita vontade, só me falta a grana ehehhehe Vende esse bass boat aí e a gente já começa com uma fabriquinha legal! ehehehe

Grande abraço a todos! (tomar que o Kid não fique nervoso porque eu usei a paleta de cores ehehhe)

A

13 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Negativo meu amigo...empréstimo no banco também resolve o problema...kkkkkkkk....
Mas é sério...basta ir pulando de galho em galho que em pouco tempo estaremos na copa da árvore. Jamais sonhei em ter o barco q tenho...mas com os sócios certos, trabalho e foco, tá lá o bichão na garagem. ::bassboat::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa @Astra-Taranis...é por aí mesmo...

Agora, abrir fábrica ou empresa no Brasil?!?!? Jamais...rsrrs
E vender meu barco para investir numa fábrica pra ter dor de cabeça?!?! Ah...e trabalhar igual um cachorro sarnento para daqui 10 anos conseguir comprar outro bassbboat pra ir pescar?!?! rsrs...Q nada...com pouco vamos longe.

Aqui no fórum, q já está tudo estabelecido e rodando certinho, não tenho coragem de abrir uma empresa pra buscar clientes anunciantes. Rapaz, desisti de mexer com gente...rsrs.

É melhor ir ganhando pouquinho e sempre, q ser rico daqui 3 ou 4 anos e quebrar daqui 10...rsrs. Já desisti deste País...rsrs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabrício Biguá esse é o maior legado do PT: desistiram do país ou pior, nem deram chance dos jovens terem esperanças... E acho isso tão forte que não vejo como mudar a não ser uma nova geração. Ao menos a minha, não tem esperança com nada. Somos o oposto dos babyboomers... Mas entendo perfeitamente, pra ser sincero, se hoje eu tivesse 500 mil pra investir, possivelmente, ficaria quieto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2017 at 09:49, Fabrício Biguá disse:

Boa @Astra-Taranis...é por aí mesmo...

Agora, abrir fábrica ou empresa no Brasil?!?!? Jamais...rsrrs
E vender meu barco para investir numa fábrica pra ter dor de cabeça?!?! Ah...e trabalhar igual um cachorro sarnento para daqui 10 anos conseguir comprar outro bassbboat pra ir pescar?!?! rsrs...Q nada...com pouco vamos longe.

Aqui no fórum, q já está tudo estabelecido e rodando certinho, não tenho coragem de abrir uma empresa pra buscar clientes anunciantes. Rapaz, desisti de mexer com gente...rsrs.

É melhor ir ganhando pouquinho e sempre, q ser rico daqui 3 ou 4 anos e quebrar daqui 10...rsrs. Já desisti deste País...rsrs 

Gostei desse seu comentário.  Incrível. Esses dias minha auxiliar me perguntou se eu não tenho vontade de fazer um doutorado, ser famoso é reconhecido pelo Brasil? Q questionei o porque disso, ela me disse, pra ser rico é reconhecido!! Legal né??  Disse com toda certeza, eu quero poder pegar meu barquinho todo final de semana e poder pescar, kkkkk . Dinheiro é bom!!! Mas não traz tudo que precisamos. 

 

Até

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...