Ir para conteúdo

Pesca no Rio Verde - preciso de infos!


Posts Recomendados

Pessoal, gostaria de ir pescar no Rio Verde, que desagua no Paraná ali próximo de Tres Lagoas... Só que nao sei absolutamente nada a respeito.

 

Gostaria de saber de pousadas, o que tem saido, onde ficar proximo, se com um 15 dá pra chegar lá ou é longe e precisarei de algo maior? Enfim... Todas as dicas possiveis.

 

Nossa ideia (minha e do meu pai) é pescar dourados e peixes da regiao, nada especifico, alem dos dourados claro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra, também não conheço lá e tudo que ouço falar são da boca de amigos, rs. É um rio muito famoso para se pescar dourados pois tem muita pedra, corredeiras (a maioria pesca de 25 ou 40 lá) e é relativamente raso. Mas acho que pra pousadas deva ser escassas ou talvez até inexistentes na maior parte do rio . Porém, esta saindo dourados em Paulicéia no rio Paraná mesmo... na rodada (vi muitas fotos na semana passada). Cogite essa idéia pois possui muito mais infraestrutura, poder usar o 15 numa boa e mais opções de pousadas.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite senhor Astra!!! rsrs

Questionei um amigo que frequenta muito o rio Verde atrás da piapara e às vezes dourado.

Ele disse que tem um tempinho "?" que não vai, pois estão fazendo uma manutenção na barragem "?" e a água está bem suja... (não conheço o lugar)

Existe pousada, más não tem contato, pois faz acesso por uma fazenda. As últimas notícias é que de vez em quando sai um pintadinho, más dourado, piapara e piau ::nada::

Aguarde outros comentários :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pesquei no local várias vezes, todas elas com pelo menos um dourado por dia (nos piores dias).

Eu considerou o Rio Verde um refúgio dos Dourados e Piracanjubas (pesca e solte, sempre!!), até pouco tempo era ir com a certeza de fisgar vários exemplares, atualmente piorou um pouco, mas ainda acho que vale a pena.

Tem alguns ranchos próximos a Brasilândia e Aguas Claras, mas não sei se alugam. Pousada só conheço uma, mas nunca fiquei lá.

 

O Rio Verde é muito bonito, vale a pena a visita.

 

Se realmente for, providencie a licença de pesca para mato grosso do sul no site da IMASUL e dá uma olhada na legislação se for abater algum peixe, piracanjuba é proibido, acho que dourado e pintado também, cota zero.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

ricardo, qdo vc vai, onde fica? quais isca usa? qual pontos de referencia posso utilizar? da pra ir sem guia? ql é essa pousada ai?

 

Fico acampado em uma Fazenda.

Pesco com iscas artificiais e tuvira.

Quanto ao guia, acho que convêm contratar um,  pelo menos para as primeiras pescarias, pra conhecer o rio. Acho um pouco arriscado a navegação alí sem conhecer nada.

O Rio não é mto grande, é cheio de corredeiras, pedras, galhos e aquelas bancas de areia. Subindo o rio em direção a aguas claras (saindo de Brasilandia) tem uns 3 locais que a profundidade não passa de 40cm, isso dependendo do nível do rio. Enfim, acho melhor contratar um guia.

Acho que os guias de Paulicéia podem te acompanha no Rio Verde, questão de conversar.

Não tenho o contato do guia lá de Brasilândia, perdi o antigo celular.

Dá uma olhada nestes site, achei agora:

 

 

http://www.aguaclarams.com.br/pesqueiro/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra,

No início de Março fiz minha primeira viagem da vida para o Mato Grosso, pesquei justamente no Rio Verde. Porém, fui muito além de Três Lagoas - pesquei em Ipiranga do Norte, perto de Sorriso (30 horas de estrada até lá... rsrs).

O que posso dizer para ajudar é replicar as palavras da pessoa que nos hospedou em sua casa: O rio é muito vivo, e tem fartura de peixes de escama - principalmente piaus, matrinxãs (de bom porte) e pacus. Tem várias outras espécies também (tucunaré, trairões enormes, bicudas...).

Os moradores locais nos deram de presente alguns peixes que tinham no freezer, pegos há algum tempo: Trairões, bicudas, pacus, piaus e matrinxãs de muito bom porte. Segundo eles, em épocas certas, pegar esses peixes grandes e em grande quantidade é normal.

Quando à nossa pescaria: Infelizmente, demos azar em pegar o rio extremamente cheio, o que dificultou demais a pescaria - ainda assim conseguimos bons piaus e alguns outros peixes (tucunaré, bicuda, pacus - mas de menor porte - devidamente soltos).

O que mais me surpreendeu, por incrível que pareça, foi o tamanho dos lambaris - Pegamos alguns que eram quase do tamanho da palma da mão! rsrs

Meu sentimento: O rio é espetacular! Muito bonito, natureza farta e peixe em abundância - se não fossem as chuvas absurdas nas duas semanas anteriores à nossa viagem, teríamos feito uma pescaria maravilhosa.

Espero ter ajudado de alguma forma. Aguardamos relatos! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Astra-Taranis

já que vai próximo a 3 lagoas, e pensa em dourados, pense em ficar em castilho ou pauliceia, ta pegando mto dourado grande lá... 5 kg pra cima... no jupiazinho e no poção

fui pra lá em março e na vara de espera no ponto de piapara no caragueijo peguei um dourado de 7kg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guto Pinto disse:

Carlos vc tá confundindo o Rio Verde afluente do Rio Teles Pires no  norte de MT com o rio Verde que deságua no rio Paraná perto de 3 Lagoas, dois Rios e bacias totalmente diferentes 

Guto, me perdoe pelo erro. Imaginei que fossem os mesmos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesco sempre no rio verde  e para falar a verdade, prefiro ele do que o Rio Parana !! Rio lindo,  não muito largo e sem aquele movimento de barcos do Paranazão.  Ótimo rio para dourados, pintados ( setembro), piracanjubas, piaparas e piaus. Desço meu barco na ponte de Brasilândia e subo o rio uns 25 a 28 km com um motor de 15 . Como disse o colega acima, subindo rio, tem alguns pontos bem rasos e algumas pontas de pau meio perigosas. Se descer o rio ( saindo da ponte ) é pior ainda para quem não conhece... nem arrisque descer se estiver seu um guia da região . Para subir,  se navegar no meio puxando um pouco para direita e indo devagar da até para arriscar caso não encontre nenhum guia. Não há pousadas na beira deste rio. Tem um condomínio do lado da ponte e não sei se há ranchos para alugar. De qualquer forma, Brasilandia fica uns 13 km da ponte e tem hotéis lá. Nao deixe para comprar iscas em Brasilandia pois lá é difícil de achar. Compre em Pauliceia ou em Três Lagoas. Se no rio Paraná as piaparas são enjoadas com relação a iscas, no rio verde, o minhocoçu reina. Lógico que levo vários tipos de iscas, mas pelo menos para mim, minhocoçu cuiabana é o que me dá maior resultado ( quantidade e qualidade). Dica : certa vez tomei um porre de tanto  pegar piapara pescando com toletinho de piramboia fininha. Para Dourados, não tem com fugir das tuviras ( da para pescas com artificial também) . Espero ter ajudado . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 13/04/2017 em 00:27, Alexandre Gomes de Almeida disse:

Pesco sempre no rio verde  e para falar a verdade, prefiro ele do que o Rio Parana !! Rio lindo,  não muito largo e sem aquele movimento de barcos do Paranazão.  Ótimo rio para dourados, pintados ( setembro), piracanjubas, piaparas e piaus. Desço meu barco na ponte de Brasilândia e subo o rio uns 25 a 28 km com um motor de 15 . Como disse o colega acima, subindo rio, tem alguns pontos bem rasos e algumas pontas de pau meio perigosas. Se descer o rio ( saindo da ponte ) é pior ainda para quem não conhece... nem arrisque descer se estiver seu um guia da região . Para subir,  se navegar no meio puxando um pouco para direita e indo devagar da até para arriscar caso não encontre nenhum guia. Não há pousadas na beira deste rio. Tem um condomínio do lado da ponte e não sei se há ranchos para alugar. De qualquer forma, Brasilandia fica uns 13 km da ponte e tem hotéis lá. Nao deixe para comprar iscas em Brasilandia pois lá é difícil de achar. Compre em Pauliceia ou em Três Lagoas. Se no rio Paraná as piaparas são enjoadas com relação a iscas, no rio verde, o minhocoçu reina. Lógico que levo vários tipos de iscas, mas pelo menos para mim, minhocoçu cuiabana é o que me dá maior resultado ( quantidade e qualidade). Dica : certa vez tomei um porre de tanto  pegar piapara pescando com toletinho de piramboia fininha. Para Dourados, não tem com fugir das tuviras ( da para pescas com artificial também) . Espero ter ajudado . 

Amigo em que altura do rio vc pesca?

estou querendo descer no recanto da piapara e descer o rio Paraná até chegar onde deságua o rio verde e pescar no maximo ali na boca dele mesmo por que não conheço aquela região e vou sem guia.

onde se encontram os rios pega dourado?

e tucunaré tem por aquela região também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo !  Conheço bem ali! Sou vizinho do Neguinho Viana, dono da pousada recanto piapara. Estou bem ali na beira do asfalto.  Então vamos lá.... saíndo da pousada e subindo o Rio, irá encontrar os pontos jupiazinho, buraco do major, Mata-fome, bebedouro, etc .... Para estes lados a água corre mais e acho que terá mas chance de pegar dourados,  muito embora nestes locais o pessoal curte mais a pesca de piapara, pacu e piauçu. Saindo da pousada e descendo o rio, vc chegará no ponto onde o Rio Verde desemboca no Paraná... É bom de peixe também por lá, mas provavelmente terá mais chance de pegar peixe de couro . Mesmo pousando no recanto da piapara, é muito fácil vc ir pescar no rio verde. Vc saído da pousada de carro, vire à esquerda quando chegar no asfalto... siga por 15 km até chegar na ponte do rio verde. Logo depois de passar a ponte ( uns 300m)  vc verá a sua esquerda uma entrada ( antes de chegar em um condomínio) .... é lá que desço o meu barco quando vou no rio verde. É bem tranquilo e fácil colocar o barco na água lá ( sempre vou sozinho também ( 5 min para por e tirar o barco ). Sempre dou mais sorte no Rio Verde, tanto para dourados e piaparas ... As maiores piapara que já peguei na minha vida foram do R Verde . UM CONSELHO 1 : não tente entrar no rio verde pelo rio Paraná...além de ter muita parte rasa e com muitos paus, é um verdadeiro labirinto. CONSELHO 2 : se for descer no rio Verde pela ponte que te falei, sempre suba o rio ( para baixo da ponte é meio que perigoso para quem não  conhece ). Subindo o rio verde, da para subir pelo menos 1:30 min de navegação tranquila.                                                       Com relação a Tucunarés, na própria pousada recanto da piapara, vc estará  bem servido. Tem duas Lagoas bem em frente que já da para se divertir !!! Ali na boca do rio verde com o Paraná ha um tipo de ressaca  que corre em paralelo com o rio Paraná . Já peguei bons exemplares ali .... de qualquer forma o próprio pessoal da pousada lhe dará o caminho das pedras. Se encontrar o Neguinho Viana, fale que o Alexandre da faz. Jualebru, mandou um abraço para ele !!! Boa pescaria e depois me conta como foi !!!!                                                FOTO DA BOCA DO RIO VERDE E DA RESSACA PARALELA AO RIO PARANÁ ( tucunare ) 

IMG_5009.PNG

       FOTO PONTE DO RIO VERDE E DO LUGAR ONDE SE DESCE O BARCO IMG_5011.PNG

      FOTO DAS LAGOAS EM FRETE A POUSADA RECANTO DO TUCUNARE IMG_5008.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Alexandre Gomes de Almeida disse:

Boa noite amigo !  Conheço bem ali! Sou vizinho do Neguinho Viana, dono da pousada recanto piapara. Estou bem ali na beira do asfalto.  Então vamos lá.... saíndo da pousada e subindo o Rio, irá encontrar os pontos jupiazinho, buraco do major, Mata-fome, bebedouro, etc .... Para estes lados a água corre mais e acho que terá mas chance de pegar dourados,  muito embora nestes locais o pessoal curte mais a pesca de piapara, pacu e piauçu. Saindo da pousada e descendo o rio, vc chegará no ponto onde o Rio Verde desemboca no Paraná... É bom de peixe também por lá, mas provavelmente terá mais chance de pegar peixe de couro . Mesmo pousando no recanto da piapara, é muito fácil vc ir pescar no rio verde. Vc saído da pousada de carro, vire à esquerda quando chegar no asfalto... siga por 15 km até chegar na ponte do rio verde. Logo depois de passar a ponte ( uns 300m)  vc verá a sua esquerda uma entrada ( antes de chegar em um condomínio) .... é lá que desço o meu barco quando vou no rio verde. É bem tranquilo e fácil colocar o barco na água lá ( sempre vou sozinho também ( 5 min para por e tirar o barco ). Sempre dou mais sorte no Rio Verde, tanto para dourados e piaparas ... As maiores piapara que já peguei na minha vida foram do R Verde . UM CONSELHO 1 : não tente entrar no rio verde pelo rio Paraná...além de ter muita parte rasa e com muitos paus, é um verdadeiro labirinto. CONSELHO 2 : se for descer no rio Verde pela ponte que te falei, sempre suba o rio ( para baixo da ponte é meio que perigoso para quem não  conhece ). Subindo o rio verde, da para subir pelo menos 1:30 min de navegação tranquila.                                                       Com relação a Tucunarés, na própria pousada recanto da piapara, vc estará  bem servido. Tem duas Lagoas bem em frente que já da para se divertir !!! Ali na boca do rio verde com o Paraná ha um tipo de ressaca  que corre em paralelo com o rio Paraná . Já peguei bons exemplares ali .... de qualquer forma o próprio pessoal da pousada lhe dará o caminho das pedras. Se encontrar o Neguinho Viana, fale que o Alexandre da faz. Jualebru, mandou um abraço para ele !!! Boa pescaria e depois me conta como foi !!!!                                                FOTO DA BOCA DO RIO VERDE E DA RESSACA PARALELA AO RIO PARANÁ ( tucunare ) 

IMG_5009.PNG

       FOTO PONTE DO RIO VERDE E DO LUGAR ONDE SE DESCE O BARCO IMG_5011.PNG

      FOTO DAS LAGOAS EM FRETE A POUSADA RECANTO DO TUCUNARE IMG_5008.PNG

Fala amigão muito obrigado pelas dicas. Eu pensei em descer direto no rio verde mesmo mas como não conheço fiquei com medo de navegar sozinho lá pq todo mundo fala que é muito perigoso.

pra cima da ponte é mais tranquilo para navegar? 

Qual profundidade média?

e quanto vc sobe para achar os dourados?

estou armando para ir este feriado pra lá.

se tiver mais alguma dica será muito bem vinda.

o Viana não fica mais na pousada pois esta arrendada e já peguei bons tucunarés nas duas lagoas, mas quero desbravar mais pra baixo onde não conheço.

abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza amigão? Então o Viana tinha arrendado para o meu primo ( mas já devolveu )  kkkk Em julho o Viana estava lá, inclusive conversei com ele, embora esteja ficando  mais na cidade em função do problema na perna ..... Com relação ao Rio verde, o maior perigo é da ponte para baixo, sentido rio Paraná. Em alguns pontos é muito raso  e com muitos paus. Tem lugar que vc não sabe se está na calha ou num rego de água, além de ser um verdadeiro labirinto..... Da ponte para cima é bem tranquilo e da para navegar com toda segurança!! Eu subo o rio verde uns 28 km contatos da ponte (GPS) ... Da mais ou menos 1 hora com motor 15 hp .... Neste trajeto pode marcar o meio Rio pendendo um  pouco mais para direita e ir tranquilo, sem preocupação. Pedras não tem. Há um galho a uns 10 km da ponte que está no meio do rio, mais ele é totalmente visível pois fica uns 2 metros acima do nível da água. De qualquer forma, navegando no centro para a direita do rio, não pegará paus, pedras ou aguas rasas.... Pode ir tranquilo que tomando os cuidados normais de navegação, não terá nenhum contra tempo, mesmo não conhecendo o local  !!  Dizem que entre setembro e outubro é muito bom de pintado mas tem muito dourados no rio verde. Já peguei dourado bem do lado da ponte, mas lá para cima é bem melhor, inclusive para as piaparas e piracanjubas  !! Iscas: Minhocuçu cuiabana, camarão, caramujo e tuvira...............  Abraço 

IMG_5015.JPG

IMG_5016.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Viana ( Recanto da Piapara), tinha alguns barcos sim ........ Mas como a pousada passou pela mão de varias pessoas nos últimos tempos, é melhor dar uma ligada lá, ai eles te confirmam...

Eu subo estes  28km que falei e fico pescando apoitado piapara/Piracamjuba, mas sempre solto uma linha mais longa com uma tuvira kkk..... Durante o dia venho descendo na rodada e parando em alguns pontos promissores que conheço..... A artificial ( eu iria de meia agua)  é também uma boa pedida, pois o rio Verde não é tão largo ( é nem tão fundo)  e da para cobrir bem os barrancos e estruturas .........

Aproveitando o tópico, dois amigos meus não poderão ir para Barcelos/AM em novembro próximo ( dia 04/11 a 11/11). Temos duas vagas em aberto.... se interessarem, será um prazer!!!! PS: Sou apenas um pescador. Não trabalho com turismo de pesca ( sou advogado) e portanto não estou ganhando nada com este convite! Possíveis interessados deverão fazer os respectivos acertos diretamente com a operadora!!!  Gostaria apenas de ir com a capacidade total do barco ( seis pescadores kkk), sendo certo que com 4 pescadores ( já pagamos) o barco sairá normalmente. Nome da Operação ( Tucuna Amazon Boat  de propriedade do pescador da revista pesca e cia Maicon Bianc e João vitor).

abraço

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Viana ainda tem barco pra alugar e tá 40 reais a diária mas como vc disse é impossível subir o rio verde pelo Paraná que é o acesso que tenho pelo Viana, e que provavelmente vou pra lá sábado.

mas queria alugar um barco mais pra cima do labirinto do rio verde, mais próximo à ponte, se alguém souber de alguém que aluga barco nessa região compartilhem o contato por favor.

e realmente este tópico está muito bom, vamos compartilhar mais informações.

abraco a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkk......... mas tem vários locais ali próximo da ponte para dourados, pintados, piaus de kg e piaparas.......

Não precisada andar tanto não kkkk E que pescador tem mania de andar muito no rio kkk

abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal.

Estive no recanto da paipara este final de semana (no Viana) e a pousada está praticamente abandonada, os quartos não tem luz, nem água no chuveiro, é uma pena pois o lugar é muito bonito.

Mas isso é o de menos na pescaria, pois fiquei só no rio....

fui rodar tuvira atras de dourados, e o pessoal falou que era somente a noite que pegava e realmente tinha muita gente tentando a noite mas não pegamos nada, até por que o lugar está muito batido, tinha muitos barcos tanto de dia quanto a noite, seja poitado pescando piapara, seja rodando tuvira ou batendo tucunaré, tinha muita gente.

no fim desci até onde deságua o rio verde e peguei alguns tucunarés azuis  no remanso do rio.

mas fiquei muito chateado pois o pessoal que arrendou lá já falou que vão devolver a pousada, os barcos estão bons, mas peixe la está muito difícil.

e quem pega algum mata tudo independente do tamanho, e conversando com estes pescadores percebo que eles não têm noção de quanto crítico estão nossas espécies de peixes, eles simplesmente falam "este ano está ruim de peixe" mas não percebem que isso já está piorando a cada ano que passa, e que logo não teremos mais nada pra pescar.

É uma realidade muito triste, mas a falta de informação faz com que essa situação se agrave cada vez mais.

Estou triste mas empolgado para ir atras dos dourados no rio verde mesmo, pra cima da ponte.

Alguem tem ido e sabe se pesca de dia ou a noite lá?

Quais são os melhores horários e locais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...