Ir para conteúdo

Anzol Simples em iscas Artificiais. Você é contra ou a favor?


Polones

Posts Recomendados

Pessoal, já faz quase um ano que não compro isca artificial e me deparei com essa nova ideia de pesca esportiva ao procurar algumas iscas para comprar.

Pelo que puder ver, esta sendo disponibilizado iscas artificiais com anzol simples para tentar remediar os danos no peixe durante a pesca esportiva.

O anzol tem o olho em linha reta para facilitar o trabalho da isca.

Pergunto.

Você usaria anzol simples em suas iscas artificiais? 

Lures_Rapala_Australia.png.jpg

 

vmc_hook_range_7237.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usaria! Aliás, já uso em iscas artificiais para pesca de dourados. Na época não pensei na questão dos danos causados ao peixe, mas sim na eficiência da fisgada. Percebi que o dourado escapava fácil com garateias, daí troquei por anzóis 7/0. Não atrapalhou o nado das iscas e melhorou a fisgada. Bom, pensando no estrago ao peixe, acho que a ideia é muito válida. É de cortar o coração quando uma das garateias atinge o olho do peixe. Acontece muito com tucunaré que pula demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Marcelo Terra disse:

Não usaria...

Fala pra quem quer minimizar ou remediar os danos aos peixes, que sei de muitos lugares onde possam estar tirando redes da água. :good:

:amigo:

Não entendi sua resposta.

Isso seria apenas para a consciência de cada pescador ao fisgar o peixe, seria um paliativo.

 

8 horas atrás, Henrique Mendonça disse:

Eu usaria! Aliás, já uso em iscas artificiais para pesca de dourados. Na época não pensei na questão dos danos causados ao peixe, mas sim na eficiência da fisgada. Percebi que o dourado escapava fácil com garateias, daí troquei por anzóis 7/0. Não atrapalhou o nado das iscas e melhorou a fisgada. Bom, pensando no estrago ao peixe, acho que a ideia é muito válida. É de cortar o coração quando uma das garateias atinge o olho do peixe. Acontece muito com tucunaré que pula demais...

Confesso que já aconteceu isso comigo de o peixe perder o olho, na ocasião também me senti mal e fiquei com aquele sentimento na hora de que direito eu tinha de deixar um animal cego.  

 

7 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Para peixes de boca muito dura,como o dourado por exemplo,esse método funciona bem...Para os demais eu não trocaria.

Não se trata se melhorar ou piorar a pescaria, unica e exclusivamente em minimizar os danos.

6 horas atrás, Eder Nascimento disse:

Como foi dito está isca foi desenvolvida para peixes como dourado.  Não acredito que tenha sido pensado em minimizar os danos e sim na fisgada. Ela da muito resultado na pescada do rei do Rio.

Mesmo que não tenha sido desenvolvida para o bem querer do peixe e sim para fisgada, isso já um caso de reflexão o quão "pescador esportivo nos somos".

 

3 horas atrás, Mauricio Andrade disse:

Eu usaria, mas teríamos que verificar até que ponto ajuda/prejudica na fisgada, pq por exemplo caso um peixe ataque do lado contrário da isca pode ser que não seja fisgado.

Acredito então que a resposta vai variar de acordo com a pescaria :good:

Concordo plenamente que em alguns casos a chance de fisgar o peixe seria prejudicada, mas o ponto aqui seria a integridade do peixe.

3 horas atrás, TiWillian disse:

Eu acho que diminui em 66% as chances de captura! 

Mas mesmo assim, você concorda que seria um caso de ser um "pescador mais esportivo" e que se importaria mais com o peixe e não com resultados.

2 horas atrás, Andre slompo disse:

@Polones

O mais importante, onde vc achou para comprar o anzol com olho reto? não consigo encontrar aqui no Brasil

Só achei no Aliexpress e no ebay para vender, estou usando anzol normal mesmo da maruseigo chinu por enquanto.

 

Recado a todos os colegas desde tópico,

Eu sei que esse novo paradigma traz muito desconforto para alguns pescadores, talvez em alguns anos isso se torno o padrão como está se tornando o "pesgue e solte", eu mesmo na minha juventude nunca soltei um único peixe e matava todos sem dó.

Hoje em dia dificilmente levo algum peixe para comer, os que estão ameaçados de extinção como o Dourado, a captura pelo menos no meu estado(São Paulo) é proibida. Costumo comprar na peixaria file de tilápia, gosto muito.

Quem sabe em algum momento no futuro a maioria aceite a ideia de que ser um "pescador esportivo" vá muito além de soltar o peixe.

Lembrando que não estou julgando ninguém, apenas é um novo conceito de preservação ao pescar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu seria hipócrita se dissesse que iria utilizar para minimizar os danos...blablabla

Estou sempre em busca de melhorar minhas técnicas, melhorar os equipamentos, conhecer melhor o universo das IA em busca de meus recordes e fazer uso do anzol ao invés das garateias seria o caminho inverso. (salvo se aparecer algo/técnica nova). 

Sou um apaixonado pelos rios, natureza de modo geral e  faço tudo que posso em nome da preservação...

Vejo e recebo critica por expor minhas pescarias em relatos e vídeos, mesmo mostrando que pratico a pesca esportiva 100%. Aí aparece um relato de "famoso" tratando o peixe de qualquer modo, com o peixe embarcado por um período incoerente e a mesma pessoa aplaude... vejo muitos que erguem a bandeira do pesca&solte mas na prática ::nada::

 

Sem hipocrisia :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Armando Ito disse:

já usei ... as vezes uso ... as vezes não ... unica e exclusivamente pensando em eficiência de fisgada ... "minimizar os danos" ? ... blink::

Um exemplo para o nosso uso em pesca.

O pescador esportivo esta usando anzol simples na isca artificial, afim de mininizar a probabilidade de arrancar o olho do peixe.

Significado de minimizar

 

Citar

 

V. tr., 
reduzir ao mínimo;
tornar mínimo;
diminuir;
fig., 
considerar de pouca importância;
fazer pouco de;
subestimar.

 

Exemplo do uso da palavra Minimizar:

Para minimizar os efeitos da ressaca, beba água antes de dormir.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizem que para alguns peixes melhoram a fisgada principalmente na pescaria de Dourados, nunca testei sou meio cético enquanto a isso. Agora usar artificial com anzol para minimizar os danos no peixe affs muita viadagem pro meu gosto, coisa de pescador Nutella, esses mimimimi enche o saco :girl_prepare_fish:

Postar um exemplo:

As garateias pegou em um local que possivelmente iria matar o peixe, paciência fazer o que, abri a bitela pelas costas, escamas para o lado do fogo, fiz um belo de um assado bem temperado acompanhado com bastante cerveja só o ouro. Não vou ficar chorando por causa de um peixe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo que dependendo como é fisgado ou como a pessoa pesca, garatéia pode trazer muitos danos ao peixe. porem eu vejo o lado de, se for fisgado perfeitamente, um unico anzol no canivete do peixe, ok.... trará menos danos.... mas se pegar na pele ou outros locais, pode ser pior, pois o peixe terá apenas um ponto para absorver toda a energia do peixe.... assim rasgando muito mais facil a pele....

 

não sei se faz sentindo, mas vejo assim. e como normalmente um anzol pode até ser fisgado bem, porém o solto fica pulando e enroscando em todo o corpo do peixe.... imagina o estrago, pode até ser maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Polones disse:

Não entendi sua resposta.

Isso seria apenas para a consciência de cada pescador ao fisgar o peixe, seria um paliativo.

 

Confesso que já aconteceu isso comigo de o peixe perder o olho, na ocasião também me senti mal e fiquei com aquele sentimento na hora de que direito eu tinha de deixar um animal cego.  

 

Não se trata se melhorar ou piorar a pescaria, unica e exclusivamente em minimizar os danos.

Mesmo que não tenha sido desenvolvida para o bem querer do peixe e sim para fisgada, isso já um caso de reflexão o quão "pescador esportivo nos somos".

 

Concordo plenamente que em alguns casos a chance de fisgar o peixe seria prejudicada, mas o ponto aqui seria a integridade do peixe.

Mas mesmo assim, você concorda que seria um caso de ser um "pescador mais esportivo" e que se importaria mais com o peixe e não com resultados.

Só achei no Aliexpress e no ebay para vender, estou usando anzol normal mesmo da maruseigo chinu por enquanto.

 

Recado a todos os colegas desde tópico,

Eu sei que esse novo paradigma traz muito desconforto para alguns pescadores, talvez em alguns anos isso se torno o padrão como está se tornando o "pesgue e solte", eu mesmo na minha juventude nunca soltei um único peixe e matava todos sem dó.

Hoje em dia dificilmente levo algum peixe para comer, os que estão ameaçados de extinção como o Dourado, a captura pelo menos no meu estado(São Paulo) é proibida. Costumo comprar na peixaria file de tilápia, gosto muito.

Quem sabe em algum momento no futuro a maioria aceite a ideia de que ser um "pescador esportivo" vá muito além de soltar o peixe.

Lembrando que não estou julgando ninguém, apenas é um novo conceito de preservação ao pescar.

Minimizar danos?

Amigo,se você como nós,não quer prejudicar nossa fauna aquática,apenas solte a maioria dos peixes.Só isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o autor do post, nos apresentou um conceito novo, ainda me lembro, quando o rubinho apresentou um conceito novo, de soltar peixe, era nutelagem, frescura, etc, etc...

Hoje, criticamos quem não aderiu à aquela moda...

Hoje, ninguém tem obrigação de concordar, e podemos / devemos questionar a real validade dessa tendência.

Agora cuidado com ad hominem, tudo que é novo geralmente provoca rejeição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andre slompo disse:

Pessoal, o autor do post, nos apresentou um conceito novo, ainda me lembro, quando o rubinho apresentou um conceito novo, de soltar peixe, era nutelagem, frescura, etc, etc...

Hoje, criticamos quem não aderiu à aquela moda...

Hoje, ninguém tem obrigação de concordar, e podemos / devemos questionar a real validade dessa tendência.

Agora cuidado com ad hominem, tudo que é novo geralmente provoca rejeição

Ok André vc esta certo, exagerei na minha resposta, hj estamos sendo bombardeados por tanto mimimi do politicamente correto q estou sem paciência para algumas idéias.

Bem minha opinião é que acho q não terá diferença significante a utilização de anzol em vez de garateias em relação aos danos no peixe. Só com a experiência para realmente ver alguma diferença. O pesque e solte utilizando iscas artificiais padrão já é bastante eficiente na % de sobrevivência do peixe, por exemplo tenho uma represa com bastante tucunas pesco sempre lá apenas com artificial até hj não vi nenhum peixe morto devido a captura e o manuseio para as fotos, o índice lá está 100% de sobrevivência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andre slompo disse:

Pessoal, o autor do post, nos apresentou um conceito novo, ainda me lembro, quando o rubinho apresentou um conceito novo, de soltar peixe, era nutelagem, frescura, etc, etc...

Hoje, criticamos quem não aderiu à aquela moda...

Hoje, ninguém tem obrigação de concordar, e podemos / devemos questionar a real validade dessa tendência.

Agora cuidado com ad hominem, tudo que é novo geralmente provoca rejeição

Após ler seu comentário fui procurar o significado de "ad hominem" na Wikipedia e entendi bem o que você disse.

Na juventude eu cheguei a acompanhar o conceito totalmente "extravagante" na época de pescar e soltar o peixe, realmente era uma mudança de paradigma e fez o maior rebuliço nos grupos dê pescadores de quão "sem sentido" era essa prática de pescar e soltar, isso era sem cabimento para esmagadora maioria dos pescadores na época.

Eu estou chegando numa fase da vida que basta estar "a beira do rio" que ja me dou por satisfeito nos dias de hoje.

Farei duas citações para pensamentos posteriores.

"Hoje, ninguém tem obrigação de concordar, e podemos / devemos questionar a real validade dessa tendência."

- Andre Slompo

 
"A compreensão de outrem somente progredirá com a partilha de alegrias e sofrimentos."
- Albert Einstein
 
a83fa972a21bccb7901a30e658469f7d.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que não seria muito mais fácil usar apenas uma garateia na isca, se o problema é evitar que o peixe seja fisgado por uma garateia e a outra fique presa no corpo dele, o uso de apenas uma garateia acabaria com esse problema. Ao usar os dois anzóis teremos o mesmo problema, quem garante que um dos anzóis não irá se prender ao olho do animal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Claro que precisa haver "bom humor" sempre, até por se tratar da essência de qualquer fórum ! :rofl:

Da mesma forma, é também necessário respeitar o posicionamento alheio, mesmo que ele seja antagônicoblink::

Aqui não tratamos de verdades, e sim, no máximo, de pontos de vista, razão pela qual devemos ter em mente que preservar o ambiente (este) é tão bom quanto pescar... Respeitemos as diversas formas de manifestação, sem que precisemos contestá-las ! No máximo discordar, e sempre com a elegância de alguém bem educado.  :drinks:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Comprei 3 Rapala X rap que já vem com anzóis substituindo as garateias. Pretendo comprar pelo AliExpress mais anzóis para substituir as garateias de várias iscas artificiais que uso de vez em quando, pois pesco quase que exclusivamente na técnica do JJ sem garateia, somente assist hook. Se perder algum peixe por este motivo, não tem problema, vou continuar pinchando até pegar outro. Mais uma vantagem: com anzol simples, cabem mais iscas na caixa, basta proteger a ponta dos anzóis com um pedaço de capa de fio de luz descascado que o risco de acidentes diminui muito. Depois posto o site que vende os anzóis específicos para substituição, pois eles possuem o olho em posição diferente dos anzóis normais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...