Ir para conteúdo

Adaptação "Técnica" Hélice cubo fino em cubo médio


Posts Recomendados

Fala galera,

Eu tenho um motor Jonhson 45HP,  a medida da hélice dele é 13 3/4 x 15 cubo médio. Com essa configuração de hélice eu não conseguia passar dos 4300rpm velocidade +/- 30mph com o trim um furo abaixo do máximo mais alto.

Cheguei a comprar uma hélice de passo menor 14 x 13, porém como o diâmetro da hélice era maior, o resultado foi pior do que tava. E não achei nenhum outro modelo de hélice que servia para esse motor devido ao diâmetro do cubo.

Foi então que decidi testar uma hélice passo 10 x 15 do Yamaha 40, como o cubo da hélice é mais fino, então ventilou bastante devido aos gases do escapamento e não deu para avaliar o resultado.

Ai decidi fazer uma "luva de redução" para direcionar os gases para o centro da hélice, e o resultado foi melhor do que esperado. Esta chegando a 28mph porém esta estourando 6000rpm com 60% da aceleração.

Já encomendei uma hélice nova 10 3/4 x 17 que creio que vai casar certinho, dando uma faixa maior de aceleração e para trabalhar melhor o rpm.

Segue as fotos abaixo do trampo.

IMG-20170419-WA0020.jpg

IMG-20170419-WA0022.jpg

IMG-20170419-WA0019.jpg

IMG-20170419-WA0018.jpg

IMG-20170419-WA0026.jpg

IMG-20170419-WA0024.jpg

IMG_20170420_180408043.jpg

IMG_20170420_180416876.jpg

IMG_20170420_175913465.jpg

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Que trampo hein.   Vc viu mesmo se nao existe passo pra esse motor, ele deve usar as mesmas hélices do 40 e 50hp Jonhson.

Fala ae @Guto Pinto,

Vi sim, esse motor é a mesma rabeta do 115hp, só que de 15". Ai as hélices são as mesmas. Liguei na Sorabo falei com o pessoal lá e sem opções mesmo, a menor é a passo 13 porém o diâmetro é de 14" que ficou um lixo.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Meu amigo tem um Johson 70hp hélice passo 17 chega a 35mph  num casco lotus 15 pés  bem pesado .  Mas vai postando os resultados.  Passo 15 estourando giro, qual barco é?

Tenho uma Classic 150 da Pantanaltica de 15 pés, originalmente o casco é para motor de 30hp, porém quando comprei falei para fabrica reforçar a estrutura e espelho de popa para motorização até 50hp. Mas pelo peso do motor ta gerando muito arrasto, afundando muito a rabeta.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, também achava isso.

O camarada do fórum tem uma igual com motor 40 3 cilindros da Mercury e também não conseguiu chegar nas 35mph. Talvez seja o projeto do casco que não colabora. rs...

Mas no geral o casco é bem estável e espaçoso, estou satisfeito.

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 milhas?  Tiago barco de alumínio tem uma limitaçao de velocidade devido a hidrodinâmica dele então ele vai andar até um certo ponto depois disso nem adianta supermotorizar.  Só pra ter uma idéia um 40hp com manche num barco bem leve difícilmente ultrapassa 60km/H( 35milhas).  O Paulin aqui do fórum tem um Flash bass 5.5 com Mercury 55hp Seapro também no manche com jack plate e tudo e chega a 37milhas. Eu acho que por ter comando e ser reforçado 35 milhas é  o esperado de máximo pra esse seu conjunto barco e motor.   45milhas num alumínio tem que ser motor acima de 100hp e olhe lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

45 milhas?  Tiago barco de alumínio tem uma limitaçao de velocidade devido a hidrodinâmica dele então ele vai andar até um certo ponto depois disso nem adianta supermotorizar.  Só pra ter uma idéia um 40hp com manche num barco bem leve difícilmente ultrapassa 60km/H( 35milhas).  O Paulin aqui do fórum tem um Flash bass 5.5 com Mercury 55hp Seapro também no manche com jack plate e tudo e chega a 37milhas. Eu acho que por ter comando e ser reforçado 35 milhas é  o esperado de máximo pra esse seu conjunto barco e motor.   45milhas num alumínio tem que ser motor acima de 100hp e olhe lá

Errei, já corrigi o texto para 35mph. Não chega a 35mph por nada. Acho que ele consegui com o 40 foi 55km/h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

A bom  entendi. Brasil é complicado, nos EUA tem todos tipos de hélices, passo, material.  Aqui ficamos muito limitados.  Hélice do Johson 70hp nao cabe? 

As opçoes que tem da sorabo são as abaixo:

  382761 45/140 T 14 X 11 C.MEDIO.
J045 391.668 45/140 T 14 X 13 C.MEDIO.
J028 391.198 45/140 T 13.3/4 X 15 C.MEDIO.
J029 391.199 45/140 T 13.1/4 X 17 C.MEDIO.
J030 390.896 45/140 T 13 X 19 C.MEDIO.
J031 389.788 45/140 T 12.3/4 X 21 C.MEDIO.

A que veio com o motor foi a de passo 15, porém o rpm não passava de 4300, ai testei a passo 13 que não mudou quase nada.

Ai fiz a gambi de usar uma hélice de diâmetro menor com passo maior para ganhar giro, ai com a hélice de passo 15 com diâmetro de 10" consegui ganhar rpm e não perdi tanta velocidade, ai como ta estourando o rpm em +/- 60% de acelerador aberto, vou colocar uma de passo 17 com diâmetro de 10" também que teroricamente vai me dar um pouco mais de velocidade e vou conseguir trabalhar com o rpm de acordo.

Não sei o pq cargas dágua esse motor não da rendimento com a hélice original, ja medimos compressão, vela, bobina, dei uma geral no carburador, limpeza e troca de todos os reparos, troquei todos os reparos da bomba de combustível.

O motor pega, funciona e é econômico. Só queria fazer ele trabalhar com uma faixa de rpm melhor.

Abraços

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tiago amigao  = pelo que entendi ;  e vi as fotos  ; vç fez uma reduçao  p/ encaichar na boca do torpedo ok  

p/ casear c/ o cubo do helice referido  ok  

como fixou a bucha de reduçao q fez ;   no torpedo  ???

creio que sobre o trampo do torpedo ficou top  ok 

mas e o helice novo  ;  no trampo novo  = tem algum resultado  ??? ja´testou por acaso  ??

abraço ; boa sort  amigao  :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ae @Fabio Giovanoni, tudo em ordem?

Isso mesmo, a peça de alumínio é apenas uma redução devido ao diâmetro menor do cubo da outra hélice, para direcionar corretamente os gases do escapamento.

A fixação da bucha, alem de ter entrado bem justo, foram fixados com parafuso inox com porcas travante, um de cada lado do torpedo para garantir que não se solte. Na foto ainda não estava com os parafusos.

O teste foi feito apenas com a hélice de passo 15 - [medidas 10x15], chegou aos 6000rpm e 28mh com +/-60% de aceleração.

Sexta passada chegou a nova hélice 10 3/4 x 17, já ta instalada, porém ainda não testei. Creio que terei uma faixa maior de (% de acelerador x rpm) assim ganhando um pouco de velocidade.

Minha ideia era justamente fazer o motor trabalhar o melhor possível com relação a % de aceleração X RPM.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tiago  amigao  ; ñ sou expert em nada ok  joia:::

só uma dica  = se fosse eu faria  essa bucha c/ rosca  e c/ loctite  fixada no torpedo  ok 

cada um cada um né  ; gosto é gosto = como sempre digo  .... 

sem os parafusos e porcas parlock  como vç disse ai ok 

fica uma coisa lisa  e ñ vai perder resistencia  e ñ atrapalha em nada ok  /

tambem  gostei de sua ideia e do trampo ok  palmas::

só ñ concordo como vai fixar  = minha opiniao  ok 

outra coisa  = ñ deixe a bucha entrar muito justa = prenssada do torpedo ok  = creio ser perigoso trincar a boca do torpedo  ok 

por isso disse fazer rosca e travar c/ loctite ok  = sem dizer que fica tudo livere sem os parafusos e porcas ok 

estou acompanhando   o topico  joia:::

boa sort amigao  ; abraço  :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabio Giovanoni disse:

tiago  amigao  ; ñ sou expert em nada ok  joia:::

só uma dica  = se fosse eu faria  essa bucha c/ rosca  e c/ loctite  fixada no torpedo  ok 

cada um cada um né  ; gosto é gosto = como sempre digo  .... 

sem os parafusos e porcas parlock  como vç disse ai ok 

fica uma coisa lisa  e ñ vai perder resistencia  e ñ atrapalha em nada ok  /

tambem  gostei de sua ideia e do trampo ok  palmas::

só ñ concordo como vai fixar  = minha opiniao  ok 

outra coisa  = ñ deixe a bucha entrar muito justa = prenssada do torpedo ok  = creio ser perigoso trincar a boca do torpedo  ok 

por isso disse fazer rosca e travar c/ loctite ok  = sem dizer que fica tudo livere sem os parafusos e porcas ok 

estou acompanhando   o topico  joia:::

boa sort amigao  ; abraço  :good:

 

Show Fabio,

O bucha esta, justa mas não foi necessário entrar na porrada, pensei em fazer a bucha com rosca, mas a rosca que tem na boca do torpedo estava corroída, ai me sobrou a opção do parafuso, mas usei um bem pequeno, usei broca de 1,5mm, apenas para garantir que a bucha não se solte.

Estou pensando em remover a pintura da rabeta e polir, assim fica algo diferente. E faz lembrar as rabetas de competição. kkkkk

Abraçoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tiago ; nada de porrada  =  prensar  na prensa  =  ñ entrar na martelada   c/ impacto  ok joia:::

judiaçao a rosca interna da boca   torpedo  ;  ter  estragado ....

ainda estou cabreiro c/ essa fixaçao da bucha c/ parafuso  viu amigao  ....

creio que parafuso de 1,5  é pouco  ; local de muita vibraçao  como vc sabe  ok 

ñ confio nas porcas  travantes  = ela vao soltar pode crer  camarada ....

tambem em vez  de 2 parafusos  poderia ser 3  parafusos  =  presos em forma de triangulo ok  = mas eu ñ faria assim  ...

bom;  se ñ tem escolha né  = limpe bem as superficies de contato  da bucha e  a boca torpedo  vista prensando c/ loctite  = confio mais na cola doq nos parafusos  ok 

tambem coloque loctite alto tork ;  em todos parafusos e porcas  ok ....

rapaz  eu ñ furaria o torpedo  ; p/ por parafusos passantes c/ porca   ok  ;

diminiu a ressitencia  ; podendo trincar  =  lembre tambem caso pegue um toco e tals  ...

temos que penssar em todos os detalhes né amigao ....

p/ ñ perder o serviço nem investimento  = e ficar bom  o conjunto  né /

vamo q vamo  ; boa sort  ;;; ::bassboat::

abraço :good:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tiago  ; só reveja  q se precisar  manutençao  no cambio e rabeta/ torpedo  =  a bucha tem que ser movel ok  joia:::

entao unica forma p/ soltar a loctite é c/ calor  = ali tem os retentores  ; ñ pode esquentar  ok  ; mas se souber fazer =  sem problemas  ....

ñ esqueça dese detalhe  muito importante  ....

se a bucha  fosse ficar fixa  = tres pontos de solda tig   bem feito  ja´era top  ok /  pois a rosca está danificada ....

mas  vç sabe que ideal seria msmo a bucha rosqueada ok  / 

agora oq poderia fazer tambem  é  = ou pontear c/ solda a ponta dos parafusos  = só p/ ñ soltar  c/ vibraçoes  e tals  ...  

qdo tiver que tirar  só escarear  onde foi ponteado os parafusos ;   e tirar a porca ok /

agora fica ao seu criterio  amigao  = só reveja  os detalhes  ;  e  vamos esperar os testes ok  joia:::

boa sort   amigao  ;  estou torcendo p/ que de tudo certo ok ; abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre a pintura da rabeta inferior =

 poderia  =  se for do seu gosto ;  fazer tipo igual nos motores stinger racing  ok 

ou pinta só rabeta  de outra cor  ; ou como vç disse ai  =  só polir   ok  

motor ;  e rabeta superior de uma cor  = rabeta inferior de outra cor ;  ou só polida  /

vai do gosto  de cada um  né ....

caso for polir  = use  removedor profissional  ; depois termine de polir c/ escova fina latonada  

; acabamento =  com a  toca ;  ou boneca de polir  ok /

e depois do acabamento  =  se quiser tambem pode envernizar   ; pois no aluminio cru ; e polido vai manchar e ficar opaco  ok /

tambem fica a seu criterio  né  ....

tamos ai amigao  ; força  na rabeta  ;  e tudo de bom  joia:::

abraço :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...