Welcome to Fórum Turma do Biguá

Pra nós é um enorme prazer tê-lo em nossas páginas. 
Todo o conteúdo postado por nós é aberto a todos, no entanto, para postar suas dúvidas, dicas, vendas ou para comprar um produto e etc, é necessário que você se cadastre em nosso fórum. 

Sinta-se em casa no fórum onde as turmas se encontram!

Fórum Turma do Biguá ::tudo:: 

JCKruel

Cheia do Rio Negro este ano deve superar a de 2016

9 mensagens neste tópico

Pois é...

Quando posto estas matérias, minha intenção é subsidiar eventuais interessados nas pescarias do Rio Negro para que eles façam uma analogia e comparem com as cheias anteriores. Por exemplo: em 2015 (pelos relatos) foi um período sensacional para a pesca dos tucunarés no Rio Negro!

Em tese, quanto mais encher maior quantidade de peixes saem das planícies inundáveis e na época seca fiquem nas calhas dos rios.

Creio que se tivéssemos mais tempo para estudar as cheias e se conseguíssemos estabelecer uma correlação entre a recorrência das cheias considerando também o regime de inundação para tentar adivinhar a melhor época para irmos ao Rio Negro, até que seria uma boa. Mas há quem diga que isso é impossível...

abração

Kruel

Cheia do Rio Negro em Manaus este ano deve superar a de 2016

01/06/2017 - Clipping

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) emitiu o último alerta de cheia de 2017 que indica que o nível do Rio Negro, em Manaus, deve ficar entre 28,29 e 29,46 metros. A previsão é 2 metros superior em relação à cheia registrada no ano passado. Na medição de quarta-feira (31) foi verificada a cota de 28,96 metros, faltando pouco para alcançar a cota de emergência, que é de 29 metros. Apesar disso, a cheia deste ano não deve superar a de 2012, a maior da história, quando o nível chegou a 29,97 metros. A preocupação deste ano, segundo o superintendente do CPRM, Marco Antônio Oliveira, é que as águas do Rio Negro vão ficar elevadas por um período maior.

“O processo de cheia do Rio Negro aqui em Manaus continua evoluindo. O Rio Negro encontra-se represado pelo Rio Solimões. Embora haja uma estabilização na cheia do Solimões, vai depender muito aqui pra Manaus as águas que vão descer pelo Rio Negro. Se chover dentro da média, vai ser uma cheia que vai evoluir de forma mais lenta. No entanto, é preciso alertar a população que o rio já ultrapassou a cota de alerta e esse tempo de permanência das águas altas deve continuar por, pelo menos, mais 20 a 25 dias”, ressaltou o superintendente.

A Defesa Civil do município informou que já construiu mais de 2 mil metros de passarelas em sete bairros para o caso de alagamentos. As águas já atingiram a casa do comerciante Francisco Freitas, no bairro Presidente Vargas, zona leste da cidade. “Aí você vive debaixo d’água, nesse aguaceiro, por cima de ponte, carregando garrafão de água para não ter que beber essa água suja. É um sofrimento”, afirmou o morador.

Segundo o chefe da divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Ricardo Dalarosa, choveu menos em maio em relação a abril na capital amazonense e a tendência é de diminuição nas próximas semanas.

A expectativa não é de chuvas com volumes muito elevados porque nós estamos começando a estação seca. Claro que no início da estação seca ainda temos eventos como ontem, que choveu em torno de 50 mm, em um período relativamente curto. Isso faz parte do período de transição. Alguns dias de sol forte, temperaturas elevadas e de repente uma tempestade com volume significativo”, explicou Dalarosa.

Emergência – A cheia dos rios no Amazonas levou 32 municípios a decretarem situação de emergência. Mais de 57 mil famílias já foram afetadas e os números podem aumentar, de acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil estadual, coronel Fernando Pires Júnior.

Está dentro do que era previsível: hoje temos 32 municípios em situação emergência e estamos esperando mais. Nossos olhares estão voltados para a calha do Rio Negro, especialmente Manaus, e para a calha do Rio Amazonas. A previsão é de que os rios continuem a subir nas calhas, as cotas de alerta já foram ultrapassadas e estamos esperando agora as cotas de emergência e obviamente o efeito nas famílias que vivem nessas calhas”, destacou o coronel.

A Defesa Civil do Amazonas informou que os municípios em situação de emergência estão recebendo ajuda humanitária composta de alimentos, medicamentos, kits de higiene e limpeza e hipoclorito de sódio para purificação da água. As famílias também estão sendo retiradas de áreas de risco. (Fonte: Agência Brasil)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz,

Pode ta cheio, vazio, com a ansiedade que eu to, final de outubro tamo lá de qualquer forma. Kkkkk

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, TiagoAsa disse:

Rapaz,

Pode ta cheio, vazio, com a ansiedade que eu to, final de outubro tamo lá de qualquer forma. Kkkkk

Abraços

eu tambem ahahahahha... ali e top demais, nunca vi nada parecido... RIO NEGRO E SEUS AFLUENTES... O MELHOR LUGAR DO MUNDO, PELO MENOS PARA MIM

Compartilhar este post

Link para o post

Confesso que fico tentando prometer pra mim mesmo que nao vou me preocupar com nivel de agua, que nao vou acompanhar as previsoes, mas a ansiedade eh tanta que faco isso todos os dias... ahaha! 

A gente torce pra ta no jeito, mas se nao tiver vamos estar la do mesmo jeito... :good:

Mas respondendo o tema do topico, eh muito dificil estabelecer um padrao. Acompanho varios topicos que falam do tema, mas a conclusao eh que por mais experientes em termos de viagens pro paraiso (Amazonia querida), em pesquisas, em conhecimento do regime das aguas e etc... eh muito dificil alguem estabelecer um padrao e cravar. Seria sensacional.

Masssss... eh por isso que somos viciados! Essa expectativa eh o que alimenta o pescador! danca::

Compartilhar este post

Link para o post

é rio negro é algo que so DEUS pra explicar , qndo fui em 2015 mais especifico em final de setembro pensei antes : putssss o rio negro teve uma das maiores cheias estamos ferrados!!! chegando la ja estava era seco, tinha lugar que barco ja nao passava, praia pra todo lado..... Mas o grande ponto foi a vazante que foi constante e sem chuvas de grnade escala , este ano tambem parece er da mesma forma de 2015 o grande X da questao seja, vai chover em maior quantidade na epoca de estiagem??? isso é o que complica e so da pra saber isso la pra setembro ,mais ai meus amigos ja compramos nosso pacote a muito tempo.. Alias oq estou fazendo aqui? ja comprei meu pacote a 3 meses ,estao vendo agente nao se segura e tem que ficar vendo esses topicos kkkkkkk , mas faz parte.... bora arremessar e pronto.. o resto é obra de DEUS!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente @Marcos Vinicius de Oliveir,

Eu também já faz 3 meses que fechei o pacote, na verdade pros meros mortais, acho muito difícil conseguir ir em cima da hora, pois além do alvará da patroa, tem os custos do preparativo da viagem, e o mais importante conseguir férias do serviço.

Esse ano é a primeira vez que vou, mas sempre foi um sonho conhecer a amazônia, não só pelos peixes, mas sim pelo próprio beleza da natureza.

Abraçoss

Compartilhar este post

Link para o post

Lascou......de novo !........rsrsr 

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, TiagoAsa disse:

Realmente @Marcos Vinicius de Oliveir,

Eu também já faz 3 meses que fechei o pacote, na verdade pros meros mortais, acho muito difícil conseguir ir em cima da hora, pois além do alvará da patroa, tem os custos do preparativo da viagem, e o mais importante conseguir férias do serviço.

Esse ano é a primeira vez que vou, mas sempre foi um sonho conhecer a amazônia, não só pelos peixes, mas sim pelo próprio beleza da natureza.

Abraçoss

o Rapaz tudo isso ai é vdd mesmo, minha dica é fique tranquilo desfrute de tudo que esta a sua volta ,pq aquele lugar é o paraiso eu nao me esqueco de nenhum momento ,o peixe é o principal nao podemos ser hipocritas mas as amizade, o barulho da helice zuando a agua, as risadas,as trapalhadas,aquela agua cor de coca cola é pra ser vislumbrado e curtido da mesma forma do peixe...... vou dia 30/09 , e nossa viagem ja começou no primeiro encontro com churrasco , 1 reuniao por mes regada a picanha ,refri, videos da pescaria , fotos .... otima pescaria para vc e sua turma...... Este ano ainda vai ser melhor e ao mesmo tempo sofrido por deixar o primeiro herdeiro em ksa ,saudade ja bate desde agora , mas fazer oq quis vir pra familia que ama pescar ,cabe a ele agora aprender rsrssrs senao fica....haushauhsu

abracos....

Compartilhar este post

Link para o post

Quando se trata de pescaria ... todo mundo acha que é um pouquinho louco ... mas na verdade este é o nosso grande lazer, melhor dizendo, NOSSO PRAZER.

Grande Kruel,

Intitular a nossa loucura de  "Pesca Esportiva"  têm uma grande parcela da sua assinatura.

Grande abraço !

Segue minha humilde colaboração sobre o Rio Negro.

59346944bebeb_NivelRioNegro.jpg.d470345e7db615d773fb2270120de0a6.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Sobre nós

O Fórum Turma do Biguá (FTB) surgiu no ano de 2006. Na época os poucos fóruns de pesca que existiam estavam voltados a divulgação de produtos e marcas, ocasião em que o FTB foi criado com a intenção de reunir amigos e grupos de pesca de todo o Brasil sem vinculação a qualquer empresa ou produto..

Cadastre-se

Se cadastrando no fórum você terá acesso a conteúdos exclusivos e ainda poderá postar sua dúvida, opinião, ajuda e etc..