Ir para conteúdo

[DJI] Spark. O compacto de bolso.


Posts Recomendados

Amigos...tenho recebido alguns emails e MP da turma me perguntando sobre o novo lançamento da DJI, o Spark.

A ideia da empresa foi o de lançar o drone muitíssimo portátil e de fácil usabilidade. Na verdade eles criaram um "selfie drone"...rsrs...

 

Andei olhando uns vídeos e observando alguns comentários, e, em minha opinião, o aparelho é bem "legalzinho", mas, pelo preço sugerido ($499 só o drone/$699 com controle)...não o compraria como um drone de alto desempenho.

Particularmente achei a jogada da DJI fantástica. Se hoje os drones já são uma febre, imagine lançar um "dronezinho" show de bola tendo como pegada a possiblidade dele ser pilotado por qualquer leigo em drone!??! Sim, essa foi a jogada fantástica da empresa.
Tentem imaginar a quantidade de exibidos e estrelinhas da internet (claro q tb teremos os usuários normais q o comprarão) que não irão comprar esse bicho achando que irão conseguir fotos e vídeos fantásticos com ele?!?! Achei uma jogada de mestre q certamente irá gerar bilhões em faturamento pra empresa.

Voltando ao drone Spark.

Compara-lo a linha Mavic e Phantom seria uma ofensa, é sério. Apesar de ser bem compacto e leve, as hastes dele não são retrateis, ou seja, ele aberto chega a ocupar mais espaço q um Mavic. Agora, é certo q ele é mais leve, mais estreio e mais compacto. Se ele retraísse as hastes, aff...aí ninguém segura a empresa, pois ele seria do tamanho de um telefone celular "plus".

A autonomia de bateria (16min) do Spark é bem menor que a do Mavic (27min).
Alcance tb é menor, assim como velocidade final, qualidade da câmera, quantidade de eixos do gimbal e por aí vai.

Em termos de máquina, o Spark perde feio.  

Quanto a usabilidade.
Aqui achei o aparelho bem interessante. Ele tem os mesmos comandos da linha Phantom e Mavic, e outros mais. Vi q ele pode ser pilotado pelo controle c/ telefone, ou apenas pelo telefone, mas tb vi q ele pode ser pilotado por gestos. Se isso funciona direito será animal demais.

Agora, por experiência própria, acredito q uma pilotagem autônoma NUNCA será tão boa quanto a manual. Talvez o termo NUNCA seja muito pesado, mas ainda vai demorar muito para termos uma pilotagem autônoma perfeita.
O que achei mais interessante foi o fato dele utilizar protetores de hélice. Como a propaganda da empresa está focada na utilização do drone em ambientes fechados ou acompanhando de perto o seu utilizador, nada melhor q protetores de hélice para evitar a quebra da aeronave ou o de lesionar alguém. Tem ainda a questão dos obstáculos...Por melhor q sejam os sensores, fios de energia, galhos secos de árvores e etc, podem não ser reconhecidos. Diferenças de nível no terreno tb podem atrapalhar o voo autônomo do drone.

Por mais q os sensores de colisão da DJI seja bons, pilotar em ambientes fechados, principalmente com baixa luminosidade, podem ser um problema uma vez q os sensores precisam de luz para funcionar corretamente. Mas a DJI é tão foda, que certamente o software de voo do Spark deve ser muito show de bola.

Bem, de forma resumida, o Spark é uma boa opção sim, principalmente para aqueles que não tem muita intimidade com pilotagem, mas tb tenho quase certeza de que ele não tem esta facilidade toda de pilotagem. Por melhor q sejam os sensores, eles não conseguem acompanhar um alvo com perfeição.

Agora, uma coisa é certa...este será o drone dos blogueiros...:gorfei:

Deem uma olhada neste vídeo abaixo para entenderem o quanto os drones da DJI são animais.

 

Aqui o link direto do site da DJI, onde o Spark é apresentado.
http://www.dji.com/spark?from=homepage_banner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito @Fabrício Biguá, mas concordo contigo. No dia que em que eu puder ter meu drone penso mesmo no Phantom. Falta muito para este dia chegar, então as coisas pode evoluir.

Mas eu ficaria feliz demais com um phantom 4.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Nascimento...eu tb sou fã do Phantom 4. Ele é mais rápido e aguenta o tranco sob forte ventania. 

Desta vez usei meu Mavic no Tocantins e gostei muito mesmo da imagem. Mas a grande pegada do Mavic é a portabilidade...Dá uma olhada agora na minha mochila de equipamentos.

18766849_1341325269254113_6225149510692946176_o.jpg

 

Olha o tamanho do drone ali no canto esquerdo...rsrs..Antes tinha q levar uma bolsa deste tamanho (maior na verdade) só para o Phantom.

E para de choradeira...Divide esse trem aí e pronto...em 3 dias o drone estará na tua mão...rsrsr 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabrício Biguá disse:

@Eder Nascimento...eu tb sou fã do Phantom 4. Ele é mais rápido e aguenta o tranco sob forte ventania. 

Desta vez usei meu Mavic no Tocantins e gostei muito mesmo da imagem. Mas a grande pegada do Mavic é a portabilidade...Dá uma olhada agora na minha mochila de equipamentos.

18766849_1341325269254113_6225149510692946176_o.jpg

 

Olha o tamanho do drone ali no canto esquerdo...rsrs..Antes tinha q levar uma bolsa deste tamanho (maior na verdade) só para o Phantom.

E para de choradeira...Divide esse trem aí e pronto...em 3 dias o drone estará na tua mão...rsrsr 

Só equipamentos top Fabrício. Primeiro estou dando uma UP na minha tralha de pesca, mas já peguei uma Hero 5 black.

Mas o drone esta nos planos também, kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...