Ir para conteúdo

Anúncios

Seu navegador não roda arquivos SWF. Utilize algo mais moderno!

Barcos CalaçaSport Náutica FozPlaneta IscasBurinam - A sua loja de pesca virtuallife of fish

Seu navegador não roda arquivos SWF. Utilize algo mais moderno!

Pousada GermanoClassificados de BarcosREDAI - Varas especiais.

Foto

Tudo sobre Arrais Amador. Clique Aqui

• Por favor, faça o login para responder
127 respostas neste tópico

#1 Fabrício Biguá

Fabrício Biguá

Super Membro

• Administrador
  • 10.665 posts
  • LocalizaçãoÁguas Claras - DF

Postado 29/03/2009 - 23:59

Olá amigos.
Dando seguimento ao q o nosso amigo Bruca começou, foi quem deu a partida no assunto, e mais as contribuições dos nossos amigos Joelson, João Biguá, Rodrigo, Ricardo, Bigão e Felipe....resolvi criar um tópico com o máximo de informações sobre como se faz para TIRAR a habilitação para pilotar/conduzir embarcações motorizadas.

Atualmente cabe a Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil, estabelecer normas e procedimentos sobre o emprego das embarcações de esporte e/ou recreio e tividades correlatas NÃO COMERCIAIS visando à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção contra a poluição do meio ambiente marinho por tais embarcações.

Então, para irmos direto ao assunto....ARRAIS AMADOR é a habilitação necessária para se conduzir embarcações motorizadas (somente maiores de 18 anos) nos seguintes locais:
Navegação Interior 1 - aquela realizada em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações (arrais amador, veleiro ou motonauta);
Navegação Interior 2 - aquela realizada em águas parcialmente abrigadas,
onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que dificultem o tráfego das embarcações (arrais amador, veleiro ou motonauta);

arrow:: Para retirar sua carteira de Amador vc precisará dos seguintes documentos:
- Cópia Autenticada da Carteira de Identidade;
- Cópia Autenticada do CPF;
- Atestado Médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam;
- Guia de Recolhimento - GRU, Cobrança paga em rede bancária; (Ver valores abaixo)
- Cópia do Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone)

arrow:: Tudo começa preenchendo e imprimindo o requerimento diretamente no site da DPC:
https://www.dpc.mar....sc/registro.asp

arrow:: Depois vc deve procurar uma Delegacia, Capitania, Agência Fluvial, etc, mais próxima.(acesse o link acima - Clique na aba - INSCREVER-ME NA e verifique os locais)

arrow:: Providenciada e preenchida a documentação exigida, dirija-se para um dos locais de inscrição para entrega e marcação da prova de Arrais.

arrow:: Valores das taxas: (obs: NÃO PODE SER PAGA NA INTERNET)
- Para primeiro exame = R$ 40,00
- Renovação = R$ 50,00
- 2ª Via = R$ 50,00

arrow:: Depois de fazer e ser aprovado na prova é só aguardar o prazo de confecção e pegar sua habilitação. legal::
A habilitação tem validade de 10 anos.
Caso o candidato seja desaprovado só poderá realizar nova prova depois de 05 dias.

Para facilitar a vida dos nosso amigos estamos disponibilizando abaixo: (basta clicar no link para fazer o download)
arrow:: Simulado da Prova de Arrais Amador (2.84Mb); - programa a ser instalado no seu computador onde vc faz um simulado da prova.

Quem tiver interesse em estudar a NORMAM 03, q rege tudo sobre o assunto e muito mais, acesse o link abaixo.
https://www.dpc.mar....m/N_03/N_03.htm

Grande abs.
Fabrício Biguá

#2 Felipe Teixeira

Felipe Teixeira

Super Membro

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 8.296 posts
    • Tempo Online: 21h 42m 46s
  • LocalizaçãoPoços de Caldas - MG

Postado 30/03/2009 - 7:51

Boa Fabrício .... vergonha:: espero ter ajudado ! Parabens por mais um post.

riproller1.png   e1865550-4514-4273-a46e-86126b5a4750_zps  mg-1.gif

#3 DiegoRudek

DiegoRudek

Super Membro

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 1.377 posts
    • Tempo Online: 8m 29s
  • LocalizaçãoToledo - PR

Postado 30/03/2009 - 9:28

Boaa, qndo fui fazer a minha qm disse que na epoca achava alguma coisa desse tipo na internet?? asoiehoaisueh joia::: joia::: joia::: Uma pena que a prova exige pouco do piloto, que acaba largando cada anta para pilotar por ae que só não se matam ou matam outros pq tem o santo mtooo forte!!! negativo:: negativo::

R1-1-1.jpg pr-1.gif
" Pra cevar peixe graúdo eu faço de tudo pra não trabaiá "

#4 Vaguinho

Vaguinho

Membro Participante

• Membro
  • PipPip
  • 53 posts
    • Tempo Online: 2m 26s
  • LocalizaçãoBrasilia - DF

Postado 30/03/2009 - 9:41

excelente tópico Fabricio, Eu ia até pedir alguma orientação, pois um amigo foi pego pela marinha, samana retrazada la na represa de Corumba IV (porto do vale) e eles deram uma notficação, ai acabou com a pescaria. Ele ja deu entrada no ARRAIS mais não esta encontrando material para estudo, agora com esse tópico ficou bem mais facil, obrigado. ABÇ Vaguinho

df-1.gif

PESQUE E SOLTE ! PRESERVAÇÃO JÁ !

#5 Eloy Fonseca

Eloy Fonseca

Super Membro

• Biguá Team
  • PipPipPipPip
  • 2.169 posts
  • LocalizaçãoCaldas Novas - GO

Postado 24/04/2009 - 17:17

Para quem estiver sem coragem de encarar a Marinha sozinho, o capitão Edvaldo dá uma força.
http://www.capitaoamador.com.br
Tem um livrão com todos os assuntos e um questinário com mais de 1000 perguntas. Dá 12hs de aula na 502sul. Fone 8151-6556

assinatura1.jpg df-1.gif
"O ócio e a cachaça afiam a foice da morte" PESQUEMOS!

#6 Lucas Nascimento

Lucas Nascimento

Super Membro

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 1.685 posts
    • :
  • LocalizaçãoValparaíso de Goiás

Postado 17/03/2010 - 13:08

Galera fiz minha prova hoje, e fui aprovado! :lol: :lol: A apostila e questionário ajudou bastante. valeu!

#7 Netto

Netto

Novato

• Membro
  • Pip
  • 14 posts
    • :
  • LocalizaçãoGuará - DF

Postado 29/09/2011 - 13:09

Pessoal, tendo em vista que faz um tempo que não postam por aqui, verifico com vocês se alguém tem material atualizado para prova de arrais e se puder me mandar por email agradeço (apostila, questionário). Qualquer coisa me mande MP. Baixei a Norman 03 e a Ripeam 72 no site de Marinha. O programinha acima não rodou no meu computadotr (windows 7) Desabafo: Na Marinha é a maior máfia para que você compre o material dos despachantes conhecidos, achei um abuso. O preço vai de 70 a 300 pilas. Não lhe falam nem onde tem a Normam 03 e Ripeam 72. Na cara dura eles mandam você comprar deles. Se for para comprar algo, compro livro.

df-1.gif

Vida longa e próspera pescaria!!!

#8 Maicon Ferreira

Maicon Ferreira

Membro Participante

• Membro
  • PipPip
  • 233 posts
    • Tempo Online: 1d 23h 40m 49s
  • LocalizaçãoBom Jesus da Lapa - BA

Postado 29/09/2011 - 21:28

no meu pc tambem não rodou o programa...
ele abre e pede o nome... dai quando clico em começar, da um erro com uma tal de dll MSJET35.DLLl

iso-8859-1QAssinatura_cF3pia.jpg Ass2-PitBull-1-3.jpg

#9 Netto

Netto

Novato

• Membro
  • Pip
  • 14 posts
    • :
  • LocalizaçãoGuará - DF

Postado 29/09/2011 - 23:16

Baixei a toda a legislação: norman, ripeam, lesta e rlesta. Vou pelo caminho tradicional.

df-1.gif

Vida longa e próspera pescaria!!!

#10 Canali

Canali

Super Membro

• Clube de Pesca Carretilha
  • PipPipPipPip
  • 5.202 posts
  • LocalizaçãoPorto Alegre - RS

Postado 11/12/2011 - 14:19

O simulador não funcionou quando instalei, então deletei e fui procurar a solução...

O esquema é o seguinte...

- Baixe o simulador ( http://www.turmadobi...rsos/arrais.zip ), mas não instale, ou seja, não clique nele depois de tê-lo baixado, primeiro siga os passos abaixo...

- Baixe o arquivo: http://joaovasconcel...rte/msjet35.dll

- Salve o arquivo na área de trabalho (algum outro lugar que você consiga achar depois)...

- Clique no menu "Iniciar" a esquerda baixa da tela do computador, escreva em Pesquisa programas e arquivos "C:\WINDOWS\SYSTEM ou C:\WINDOWS\SYSTEM", dependendo seu sistema operacional, veja abaixo )

C:\WINDOWS\SYSTEM se seu sistema operacional for WINDOWS 95, 98 ou 98SE.

OU

C:\WINDOWS\SYSTEM32 se seu sistema operacional for WINDOWS NT, 2000, ME, XP, VISTA ou Seven

- Se estiver usando o Windows Seven, que é o meu caso, clique e abra a pasta System32 e deixe aberta.

- Vá até o local onde salvou o arquivo "msjet35.dll" e copie ou recorte

- Vá até a pasta System32 e cole o arquivo "msjet35.dll" (detalhe: o arquivo tem de ficar na pasta System32, não dentro de uma das subpastas que estão ali)

- Pronto, é só instalar o simulador e treinar para a prova de arrais... (para instalar o simulador, abra a pasta Arrais e depois clique em SETUP.EXE)

Obs. Se der algum erro durante a instalação, clique ignorar, comigo o simulador funcionou mesmo assim.

Comentário... Não adianta querer estudar só pelo simulador, tem que dar pelo menos uma lida boa no polígrafo... Estou fazendo média de 70~75% de acerto tendo lido o polígrafo uma vez antes...

Abraços,

Ricardo

https://www.facebook.com/ricardocanali

Vamospescarnacostarica2.jpg  cc34451d-8874-4403-aa0f-40405957dfe7_zps rs-1.gif

#11 Maicon Ferreira

Maicon Ferreira

Membro Participante

• Membro
  • PipPip
  • 233 posts
    • Tempo Online: 1d 23h 40m 49s
  • LocalizaçãoBom Jesus da Lapa - BA

Postado 12/12/2011 - 18:06

O simulador não funcionou quando instalei, então deletei e fui procurar a solução...

O esquema é o seguinte...

- Baixe o simulador ( http://www.turmadobi...rsos/arrais.zip ), mas não instale, ou seja, não clique nele depois de tê-lo baixado, primeiro siga os passos abaixo...

- Baixe o arquivo: http://joaovasconcel...rte/msjet35.dll

- Salve o arquivo na área de trabalho (algum outro lugar que você consiga achar depois)...

- Clique no menu "Iniciar" a direita baixa da tela do computador, escreva em em Pesquisa programas e arquivos "C:\WINDOWS\SYSTEM ou C:\WINDOWS\SYSTEM", dependendo seu sistema operacional, veja abaixo )

C:\WINDOWS\SYSTEM se seu sistema operacional for WINDOWS 95, 98 ou 98SE.

OU

C:\WINDOWS\SYSTEM32 se seu sistema operacional for WINDOWS NT, 2000, ME, XP, VISTA ou Seven

- Se for estiver usando o Windows Seven, que é o meu caso, clique e abra a pasta System32 e deixe aberta.

- Vá até o local onde salvou o arquivo "msjet35.dll" e copie ou recorte

- Vá até a pasta System32 e cole o arquivo "msjet35.dll" (detalhe: o arquivo tem de ficar na pasta System32, não dentro de uma das subpastas que estão ali)

- Pronto, é só instalar o simulador e treinar para a prova de arrais... (para instalar o simulador, abra a pasta Arrais e depois clique em SETUP.EXE)

Obs. Se der algum erro durante a instalação, clique ignorar, comigo o simulador funcionou mesmo assim.

Comentário... Não adianta querer estudar só pelo simulador, tem que dar pelo menos uma lida boa no polígrafo... Estou fazendo média de 70~75% de acerto tendo lido o polígrafo uma vez antes...

Abraços,

Ricardo

Valeu ai pela dica Ricardo...
instalei aqui da mesma forma que vc e deu certo...
abraços...

iso-8859-1QAssinatura_cF3pia.jpg Ass2-PitBull-1-3.jpg

#12 Gilmar Prestes

Gilmar Prestes

Membro Participante

• Membro
  • PipPip
  • 177 posts
    • Tempo Online: 31m
  • LocalizaçãoCuritiba - PR

Postado 14/12/2011 - 18:46

Sr's, Decidi estudar para a prova de arrais amador palmas:: , porém no link que tem na primeiras postagem sobre a NORMAM 03, está quebrado e não consigo baixá-los. Se alguém tiver os PDF's ou material de estudo pra me passar, fico grato. Canali, o que seria o Poligrafo? Abraços, Gilmar

pr-1.gif

><)))))º> Com o tempo você descobre que pescar não é apenas pegar peixes. <º)))))><

#13 Canali

Canali

Super Membro

• PipPipPipPip
  • 5.202 posts

Postado 14/12/2011 - 22:47

É este Gilmar...

http://www.30mm.com.... ... AMADOR.zip

Abraço,

Ricardo

#14 Ricardo Arrais

Ricardo Arrais

Membro Participante

• Membro
  • PipPip
  • 201 posts
    • Tempo Online: 8d 2h 38m 54s
  • LocalizaçãoSanta Cruz da Conceicao - SP

Postado 15/12/2011 - 16:53

Ao amigo Fabricio ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::
Se fizer oque o Canali disse funciona sim,,,, pena que no meu Notebook as perguntas/respostas, muitas vezes nao aparecem por completo mau:: mas na maioria das vezes da p/ responder ate mesmo sem estudar, mas vale a pena dar uma boa lida no poligrafo joia::: :amigo: tchau::
Abrasssss
Ricardo Arrais :gorfei:

sp-1-1-2-1-1-1-1.gif    ::bassboat::    Eu preferia estar PESCANDOOOO . . .   ::fisherman  

#15 Canali

Canali

Super Membro

• PipPipPipPip
  • 5.202 posts

Postado 15/12/2011 - 20:34

Buenas gurizada, Fiz a prova hoje... Lhes digo uma coisa, tem que estudar e muito (se possível, além do polígrafo - que pelo que notei é a fonte de inspiração para o simulador - devorem também outras fontes de informação, como apostilas fornecidas por clubes náuticos e legislação náutica em geral, por exemplo) Eu já havia praticamente decorado as perguntas do simulador, estava fazendo média superior a 85%, porém na hora da prova a coisa complicou... Surgiram diversas questões que eu não havia tido contato nem na literatura e muito menos no simulador, de 40 perguntas tive certeza plena somente de umas 15, mais umas 5 duvidosas e o resto foi chute absoluto... Esse foi o comentário geral no término da prova, foi bastante complicada... Se atingi 50% para passar foi na sorte, isso que não me considero bobo navegando... O resultado só sai depois do dia 29 e se tiver passado carteira só em fevereiro, sem direito a autorização provisória nesse período... Outra notícia, parece que a partir de 2012 o mínimo para aprovação será 70%!!! Então.... Estudem!!! Abraços, Ricardo

#16 Canali

Canali

Super Membro

• PipPipPipPip
  • 5.202 posts

Postado 25/01/2012 - 16:46

A título de informação... Acabou de chegar meu arrais!!! alegre:: Abraço, Ricardo

#17 Luidson Souza

Luidson Souza

Membro Participante

• Membro
  • PipPip
  • 235 posts
    • Tempo Online: 39m 13s
  • LocalizaçãoBrasília - DF

Postado 25/01/2012 - 17:09

Olá amigos.
Dando seguimento ao q o nosso amigo Bruca começou, foi quem deu a partida no assunto, e mais as contribuições dos nossos amigos Joelson, João Biguá, Rodrigo, Ricardo, Bigão e Felipe....resolvi criar um tópico com o máximo de informações sobre como se faz para TIRAR a habilitação para pilotar/conduzir embarcações motorizadas.

Atualmente cabe a Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil, estabelecer normas e procedimentos sobre o emprego das embarcações de esporte e/ou recreio e tividades correlatas NÃO COMERCIAIS visando à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção contra a poluição do meio ambiente marinho por tais embarcações.

Então, para irmos direto ao assunto....ARRAIS AMADOR é a habilitação necessária para se conduzir embarcações motorizadas (somente maiores de 18 anos) nos seguintes locais:
Navegação Interior 1 - aquela realizada em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações (arrais amador, veleiro ou motonauta);
Navegação Interior 2 - aquela realizada em águas parcialmente abrigadas,
onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que dificultem o tráfego das embarcações (arrais amador, veleiro ou motonauta);

arrow:: Para retirar sua carteira de Amador vc precisará dos seguintes documentos:
- Cópia Autenticada da Carteira de Identidade;
- Cópia Autenticada do CPF;
- Atestado Médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam;
- Guia de Recolhimento - GRU, Cobrança paga em rede bancária; (Ver valores abaixo)
- Cópia do Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone)

arrow:: Tudo começa preenchendo e imprimindo o requerimento diretamente no site da DPC:
https://www.dpc.mar....sc/registro.asp

arrow:: Depois vc deve procurar uma Delegacia, Capitania, Agência Fluvial, etc, mais próxima.(acesse o link acima - Clique na aba - INSCREVER-ME NA e verifique os locais)

arrow:: Providenciada e preenchida a documentação exigida, dirija-se para um dos locais de inscrição para entrega e marcação da prova de Arrais.

arrow:: Valores das taxas: (obs: NÃO PODE SER PAGA NA INTERNET)
- Para primeiro exame = R$ 40,00
- Renovação = R$ 50,00
- 2ª Via = R$ 50,00

arrow:: Depois de fazer e ser aprovado na prova é só aguardar o prazo de confecção e pegar sua habilitação. legal::
A habilitação tem validade de 10 anos.
Caso o candidato seja desaprovado só poderá realizar nova prova depois de 05 dias.

Para facilitar a vida dos nosso amigos estamos disponibilizando abaixo: (basta clicar no link para fazer o download)
arrow:: Simulado da Prova de Arrais Amador (2.84Mb); - programa a ser instalado no seu computador onde vc faz um simulado da prova.

Quem tiver interesse em estudar a NORMAM 03, q rege tudo sobre o assunto e muito mais, acesse o link abaixo.
https://www.dpc.mar....m/N_03/N_03.htm

Grande abs.
Fabrício Biguá

Só uma dica Fabrício, a autenticação dos documentos poderá ser feita na hora e sem custo, bastanto levar apenas as cópias, abraços Luidson

df-1.gif

Tucunaré, quanto mais sem educação melhor!

#18 Eduardo Sone

Eduardo Sone

Super Membro

• Membro
  • PipPipPipPip
  • 2.439 posts
    • Tempo Online: 3d 21h 16s
  • LocalizaçãoÁguas Claras - DF

Postado 29/02/2012 - 11:51

Fala, galera!
Seguinte... Acabei de voltar da Capitania dos Portos aqui de Brasília. Fiz minha enscrição para fazer a prova de Arrais Amador. Prova só em 03/05/2012 doeu:: .
A procura por aqui está maior que o habitual, desseram-me. Motivo: a partir de julho ou agosto deste ano será exigida a comprovação de que o candidato fez aula prática de pilotagem (não me lembro quantas horas aulas), o que certamente irá encarecer o processo.
Perguntei tbm sobre o assunto do Jet Ski (Nova legislação para Arrais x Motonauta), mas não souberam me dizer como ficará, apenas confirmaram que mudará.
Não sei como está o processo para tirar Arrais na Capitania da sua região. Então sugiro que quem tem intenção de tirar, apresse-se!!!!
Abração

Edu
(Se Deus quiser, habilitado em breve rsrsrsrs)

Obs1. Leve apenas as cópias simples do comprovante de residência e da CNH. Lá eles dão o CONFERE COM ORIGINAL.
Obs2. Levando a cópia do CNH (em que supõe-se que está fisicamente apto), você fica isento de apresentar atestado de aptição física.
Obs3. Qualquer dúvida que tiverem, liguem direto na Capitania de sua região https://www.dpc.mar....br/cda/rela.htm

tucuna-assinatura-sone.gif?t=1266971856   df-1.gif

#19 Giuliano Americano

Giuliano Americano

Super Membro

• TucunaVivo
  • PipPipPipPip
  • 1.213 posts
  • LocalizaçãoMorro da Garça - MG

Postado 29/02/2012 - 13:33

Ainda bem que a minha acabou de chegar... Parece que a coisa vai complicar mesmo!!!!
Giuliano Americano
Imagem Postada
Pesca Esportiva - Pratique o Pesque & Solte!!!!

#20 Ednaldo Semprebom

Ednaldo Semprebom

Membro Participante

• Membro
  • PipPip
  • 89 posts
    • Tempo Online: 24m 31s
  • LocalizaçãoIbiporã - PR

Postado 29/02/2012 - 16:46

em relação ao que o amigo Eduardo Sone disse, o curso sera de 10hs pilotando barco com alguém já com arrais e no jet quem vais expedir este certificado é o pessoal de clubes e lojas náuticas, pelo menos foi isso que entendi. tenho uma apostila de arrais, quem quiser me passe o email, que mando em anexo ::fishing

pr-1.gif

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos