Ir para conteúdo

Tudo sobre Arrais Amador. Clique Aqui


Posts Recomendados

Olá amigos.

Dando seguimento ao q o nosso amigo Bruca começou, foi quem deu a partida no assunto, e mais as contribuições dos nossos amigos Joelson, João Biguá, Rodrigo, Ricardo, Bigão e Felipe....resolvi criar um tópico com o máximo de informações sobre como se faz para TIRAR a habilitação para pilotar/conduzir embarcações motorizadas.

Atualmente cabe a Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil, estabelecer normas e procedimentos sobre o emprego das embarcações de esporte e/ou recreio e tividades correlatas NÃO COMERCIAIS visando à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção contra a poluição do meio ambiente marinho por tais embarcações.

Então, para irmos direto ao assunto....ARRAIS AMADOR é a habilitação necessária para se conduzir embarcações motorizadas (somente maiores de 18 anos) nos seguintes locais:

Navegação Interior 1 - aquela realizada em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações (arrais amador, veleiro ou motonauta);

Navegação Interior 2 - aquela realizada em águas parcialmente abrigadas,

onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que dificultem o tráfego das embarcações (arrais amador, veleiro ou motonauta);

arrow:: Para retirar sua carteira de Amador vc precisará dos seguintes documentos:

- Cópia Autenticada da Carteira de Identidade;

- Cópia Autenticada do CPF;

- Atestado Médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam;

- Guia de Recolhimento - GRU, Cobrança paga em rede bancária; (Ver valores abaixo)

- Cópia do Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone)

arrow:: Tudo começa preenchendo e imprimindo o requerimento diretamente no site da DPC:

https://www.dpc.mar.mil.br/Sisama/requerinsc/registro.asp

arrow:: Depois vc deve procurar uma Delegacia, Capitania, Agência Fluvial, etc, mais próxima.(acesse o link acima - Clique na aba - INSCREVER-ME NA e verifique os locais)

arrow:: Providenciada e preenchida a documentação exigida, dirija-se para um dos locais de inscrição para entrega e marcação da prova de Arrais.

arrow:: Valores das taxas: (obs: NÃO PODE SER PAGA NA INTERNET)

- Para primeiro exame = R$ 40,00

- Renovação = R$ 50,00

- 2ª Via = R$ 50,00

arrow:: Depois de fazer e ser aprovado na prova é só aguardar o prazo de confecção e pegar sua habilitação. legal::

A habilitação tem validade de 10 anos.

Caso o candidato seja desaprovado só poderá realizar nova prova depois de 05 dias.

Para facilitar a vida dos nosso amigos estamos disponibilizando abaixo: (basta clicar no link para fazer o download)

arrow:: Simulado da Prova de Arrais Amador (2.84Mb); - programa a ser instalado no seu computador onde vc faz um simulado da prova.

Quem tiver interesse em estudar a NORMAM 03, q rege tudo sobre o assunto e muito mais, acesse o link abaixo.

https://www.dpc.mar.mil.br/normam/N_03/N_03.htm

Grande abs.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boaa, qndo fui fazer a minha qm disse que na epoca achava alguma coisa desse tipo na internet?? asoiehoaisueh joia::: joia::: joia:::

Uma pena que a prova exige pouco do piloto, que acaba largando cada anta para pilotar por ae que só não se matam ou matam outros pq tem o santo mtooo forte!!!

negativo:: negativo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

excelente tópico Fabricio,

Eu ia até pedir alguma orientação, pois um amigo foi pego pela marinha, samana retrazada la na represa de Corumba IV (porto do vale) e eles deram uma notficação, ai acabou com a pescaria.

Ele ja deu entrada no ARRAIS mais não esta encontrando material para estudo, agora com esse tópico ficou bem mais facil, obrigado.

ABÇ

Vaguinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Para quem estiver sem coragem de encarar a Marinha sozinho, o capitão Edvaldo dá uma força.

http://www.capitaoamador.com.br

Tem um livrão com todos os assuntos e um questinário com mais de 1000 perguntas. Dá 12hs de aula na 502sul. Fone 8151-6556

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 1 ano depois...

Pessoal, tendo em vista que faz um tempo que não postam por aqui, verifico com vocês se alguém tem material atualizado para prova de arrais e se puder me mandar por email agradeço (apostila, questionário). Qualquer coisa me mande MP.

Baixei a Norman 03 e a Ripeam 72 no site de Marinha.

O programinha acima não rodou no meu computadotr (windows 7)

Desabafo: Na Marinha é a maior máfia para que você compre o material dos despachantes conhecidos, achei um abuso. O preço vai de 70 a 300 pilas. Não lhe falam nem onde tem a Normam 03 e Ripeam 72. Na cara dura eles mandam você comprar deles. Se for para comprar algo, compro livro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

O simulador não funcionou quando instalei, então deletei e fui procurar a solução...

O esquema é o seguinte...

- Baixe o simulador ( http://www.turmadobigua.com.br/diversos/arrais.zip ), mas não instale, ou seja, não clique nele depois de tê-lo baixado, primeiro siga os passos abaixo...

- Baixe o arquivo: http://joaovasconcelos.com.br/suporte/msjet35.dll

- Salve o arquivo na área de trabalho (algum outro lugar que você consiga achar depois)...

- Clique no menu "Iniciar" a esquerda baixa da tela do computador, escreva em Pesquisa programas e arquivos "C:\WINDOWS\SYSTEM ou C:\WINDOWS\SYSTEM", dependendo seu sistema operacional, veja abaixo )

C:\WINDOWS\SYSTEM se seu sistema operacional for WINDOWS 95, 98 ou 98SE.

OU

C:\WINDOWS\SYSTEM32 se seu sistema operacional for WINDOWS NT, 2000, ME, XP, VISTA ou Seven

- Se estiver usando o Windows Seven, que é o meu caso, clique e abra a pasta System32 e deixe aberta.

- Vá até o local onde salvou o arquivo "msjet35.dll" e copie ou recorte

- Vá até a pasta System32 e cole o arquivo "msjet35.dll" (detalhe: o arquivo tem de ficar na pasta System32, não dentro de uma das subpastas que estão ali)

- Pronto, é só instalar o simulador e treinar para a prova de arrais... (para instalar o simulador, abra a pasta Arrais e depois clique em SETUP.EXE)

Obs. Se der algum erro durante a instalação, clique ignorar, comigo o simulador funcionou mesmo assim.

_____________________________________________________________________________

Comentário... Não adianta querer estudar só pelo simulador, tem que dar pelo menos uma lida boa no polígrafo... Estou fazendo média de 70~75% de acerto tendo lido o polígrafo uma vez antes...

Abraços,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O simulador não funcionou quando instalei, então deletei e fui procurar a solução...

O esquema é o seguinte...

- Baixe o simulador ( http://www.turmadobigua.com.br/diversos/arrais.zip ), mas não instale, ou seja, não clique nele depois de tê-lo baixado, primeiro siga os passos abaixo...

- Baixe o arquivo: http://joaovasconcelos.com.br/suporte/msjet35.dll

- Salve o arquivo na área de trabalho (algum outro lugar que você consiga achar depois)...

- Clique no menu "Iniciar" a direita baixa da tela do computador, escreva em em Pesquisa programas e arquivos "C:\WINDOWS\SYSTEM ou C:\WINDOWS\SYSTEM", dependendo seu sistema operacional, veja abaixo )

C:\WINDOWS\SYSTEM se seu sistema operacional for WINDOWS 95, 98 ou 98SE.

OU

C:\WINDOWS\SYSTEM32 se seu sistema operacional for WINDOWS NT, 2000, ME, XP, VISTA ou Seven

- Se for estiver usando o Windows Seven, que é o meu caso, clique e abra a pasta System32 e deixe aberta.

- Vá até o local onde salvou o arquivo "msjet35.dll" e copie ou recorte

- Vá até a pasta System32 e cole o arquivo "msjet35.dll" (detalhe: o arquivo tem de ficar na pasta System32, não dentro de uma das subpastas que estão ali)

- Pronto, é só instalar o simulador e treinar para a prova de arrais... (para instalar o simulador, abra a pasta Arrais e depois clique em SETUP.EXE)

Obs. Se der algum erro durante a instalação, clique ignorar, comigo o simulador funcionou mesmo assim.

_____________________________________________________________________________

Comentário... Não adianta querer estudar só pelo simulador, tem que dar pelo menos uma lida boa no polígrafo... Estou fazendo média de 70~75% de acerto tendo lido o polígrafo uma vez antes...

Abraços,

Ricardo

Valeu ai pela dica Ricardo...

instalei aqui da mesma forma que vc e deu certo...

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sr's,

Decidi estudar para a prova de arrais amador palmas:: , porém no link que tem na primeiras postagem sobre a NORMAM 03, está quebrado e não consigo baixá-los.

Se alguém tiver os PDF's ou material de estudo pra me passar, fico grato.

Canali, o que seria o Poligrafo?

Abraços,

Gilmar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao amigo Fabricio ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Se fizer oque o Canali disse funciona sim,,,, pena que no meu Notebook as perguntas/respostas, muitas vezes nao aparecem por completo mau:: mas na maioria das vezes da p/ responder ate mesmo sem estudar, mas vale a pena dar uma boa lida no poligrafo joia::: :amigo: tchau::

Abrasssss

Ricardo Arrais :gorfei:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas gurizada,

Fiz a prova hoje... Lhes digo uma coisa, tem que estudar e muito (se possível, além do polígrafo - que pelo que notei é a fonte de inspiração para o simulador - devorem também outras fontes de informação, como apostilas fornecidas por clubes náuticos e legislação náutica em geral, por exemplo)

Eu já havia praticamente decorado as perguntas do simulador, estava fazendo média superior a 85%, porém na hora da prova a coisa complicou... Surgiram diversas questões que eu não havia tido contato nem na literatura e muito menos no simulador, de 40 perguntas tive certeza plena somente de umas 15, mais umas 5 duvidosas e o resto foi chute absoluto... Esse foi o comentário geral no término da prova, foi bastante complicada... Se atingi 50% para passar foi na sorte, isso que não me considero bobo navegando...

O resultado só sai depois do dia 29 e se tiver passado carteira só em fevereiro, sem direito a autorização provisória nesse período...

Outra notícia, parece que a partir de 2012 o mínimo para aprovação será 70%!!!

Então.... Estudem!!!

Abraços,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá amigos.

Dando seguimento ao q o nosso amigo Bruca começou, foi quem deu a partida no assunto, e mais as contribuições dos nossos amigos Joelson, João Biguá, Rodrigo, Ricardo, Bigão e Felipe....resolvi criar um tópico com o máximo de informações sobre como se faz para TIRAR a habilitação para pilotar/conduzir embarcações motorizadas.

Atualmente cabe a Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil, estabelecer normas e procedimentos sobre o emprego das embarcações de esporte e/ou recreio e tividades correlatas NÃO COMERCIAIS visando à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção contra a poluição do meio ambiente marinho por tais embarcações.

Então, para irmos direto ao assunto....ARRAIS AMADOR é a habilitação necessária para se conduzir embarcações motorizadas (somente maiores de 18 anos) nos seguintes locais:

Navegação Interior 1 - aquela realizada em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não sejam verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações (arrais amador, veleiro ou motonauta);

Navegação Interior 2 - aquela realizada em águas parcialmente abrigadas,

onde eventualmente sejam observadas ondas com alturas significativas e/ou combinações adversas de agentes ambientais, tais como vento, correnteza ou maré, que dificultem o tráfego das embarcações (arrais amador, veleiro ou motonauta);

arrow:: Para retirar sua carteira de Amador vc precisará dos seguintes documentos:

- Cópia Autenticada da Carteira de Identidade;

- Cópia Autenticada do CPF;

- Atestado Médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam;

- Guia de Recolhimento - GRU, Cobrança paga em rede bancária; (Ver valores abaixo)

- Cópia do Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone)

arrow:: Tudo começa preenchendo e imprimindo o requerimento diretamente no site da DPC:

https://www.dpc.mar.mil.br/Sisama/requerinsc/registro.asp

arrow:: Depois vc deve procurar uma Delegacia, Capitania, Agência Fluvial, etc, mais próxima.(acesse o link acima - Clique na aba - INSCREVER-ME NA e verifique os locais)

arrow:: Providenciada e preenchida a documentação exigida, dirija-se para um dos locais de inscrição para entrega e marcação da prova de Arrais.

arrow:: Valores das taxas: (obs: NÃO PODE SER PAGA NA INTERNET)

- Para primeiro exame = R$ 40,00

- Renovação = R$ 50,00

- 2ª Via = R$ 50,00

arrow:: Depois de fazer e ser aprovado na prova é só aguardar o prazo de confecção e pegar sua habilitação. legal::

A habilitação tem validade de 10 anos.

Caso o candidato seja desaprovado só poderá realizar nova prova depois de 05 dias.

Para facilitar a vida dos nosso amigos estamos disponibilizando abaixo: (basta clicar no link para fazer o download)

arrow:: Simulado da Prova de Arrais Amador (2.84Mb); - programa a ser instalado no seu computador onde vc faz um simulado da prova.

Quem tiver interesse em estudar a NORMAM 03, q rege tudo sobre o assunto e muito mais, acesse o link abaixo.

https://www.dpc.mar.mil.br/normam/N_03/N_03.htm

Grande abs.

Fabrício Biguá

Só uma dica Fabrício, a autenticação dos documentos poderá ser feita na hora e sem custo, bastanto levar apenas as cópias, abraços Luidson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fala, galera!

Seguinte... Acabei de voltar da Capitania dos Portos aqui de Brasília. Fiz minha enscrição para fazer a prova de Arrais Amador. Prova só em 03/05/2012 doeu:: .

A procura por aqui está maior que o habitual, desseram-me. Motivo: a partir de julho ou agosto deste ano será exigida a comprovação de que o candidato fez aula prática de pilotagem (não me lembro quantas horas aulas), o que certamente irá encarecer o processo.

Perguntei tbm sobre o assunto do Jet Ski (Nova legislação para Arrais x Motonauta), mas não souberam me dizer como ficará, apenas confirmaram que mudará.

Não sei como está o processo para tirar Arrais na Capitania da sua região. Então sugiro que quem tem intenção de tirar, apresse-se!!!!

Abração

Edu

(Se Deus quiser, habilitado em breve rsrsrsrs)

Obs1. Leve apenas as cópias simples do comprovante de residência e da CNH. Lá eles dão o CONFERE COM ORIGINAL.

Obs2. Levando a cópia do CNH (em que supõe-se que está fisicamente apto), você fica isento de apresentar atestado de aptição física.

Obs3. Qualquer dúvida que tiverem, liguem direto na Capitania de sua região https://www.dpc.mar.mil.br/cda/rela.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em relação ao que o amigo Eduardo Sone disse, o curso sera de 10hs pilotando barco com alguém já com arrais e no jet quem vais expedir este certificado é o pessoal de clubes e lojas náuticas, pelo menos foi isso que entendi.

tenho uma apostila de arrais, quem quiser me passe o email, que mando em anexo ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então vou mandar aqui mesmo, rsrsrs luidsonsouza@hotmail.com aguardo o envio e obrigado por compartilhar, abraços...

Agora entendi tudo!!!!! :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei:

Você tá atrás é do material para prova de arrais que o EDNALDO disse possuir!!! kkkkkkkk

É que vc digitou EDUARDO.... pensei que fosse comigo kkkkkkkkkk

Que coisa, não rs. manda uma MP para ele mesmo rs.

Abraxx

Edu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...