Olá amigos do FTB!
Passamos por uma drástica mudança de plataforma, caso você tenha algum problema com seu cadastro, perfil, mensagens e etc, por gentileza nos informe.
arrow:: Sala das Dicas/Sugestões/Reclamações

Caso tenha problemas com sua senha de login, por gentileza siga o tutorial abaixo.
arrow:: Como RESETAR/RECUPERAR sua senha?!?!

 

Welcome to Fórum Turma do Biguá

Pra nós é um enorme prazer tê-lo em nossas páginas. 
Todo o conteúdo postado por nós é aberto a todos, no entanto, para postar suas dúvidas, dicas, vendas ou para comprar um produto e etc, é necessário que você se cadastre em nosso fórum. 

Sinta-se em casa no fórum onde as turmas se encontram!

Fórum Turma do Biguá ::tudo:: 

Olá amigos do FTB!
Passamos por uma drástica mudança de plataforma, caso você tenha algum problema com seu cadastro, perfil, mensagens e etc, por gentileza nos informe.
arrow:: Sala das Dicas/Sugestões/Reclamações

Caso tenha problemas com sua senha de login, por gentileza siga o tutorial abaixo.
arrow:: Como RESETAR/RECUPERAR sua senha?!?!

 

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
DiegoRudek

Teoria de funcionamento dos motores 2 e 4 tempos.

8 mensagens neste tópico

Texto retirado do site http://www.rcmaster.com.br

O MOTOR A QUATRO TEMPOS

Pontos Mortos e Curso: Durante seu movimento no interior do cilindro, o pistão atinge dois pontos extremos que são o Ponto Morto Superior (PMS) e o Ponto Morto Inferior (PMI). A distância entre os dois pontos mortos chama-se Curso.

1. FUNCIONAMENTO DO MOTOR A QUATRO TEMPOS

O motor a pistão não parte por si só. É preciso girá-lo algumas vezes até ocorrer a primeira combustão no cilindro. O funcionamento do motor ocorre através da repetição de ciclos. Um ciclo é formado pela seqüência de quatro etapas denominadas tempos, durante os quais ocorrem as chamadas seis fases.

2. Primeiro Tempo: ADMISSÃO

O primeiro tempo chama-se ?admissão? e corresponde ao movimento do pistão do PMS (Ponto Morto Superior) para o PMI (Ponto Morto Inferior) com a válvula de admissão aberta. Nesse tempo, ocorre a primeira fase, que chama-se também ?admissão?, porque o pistão aspira a mistura de ar e combustível para dentro do cilindro. Quando o pistão chega ao PMI, a válvula de admissão fecha-se, e a mistura fica presa dentro do cilindro. O mecanismo que abre e fecha as válvulas chama-se sistema de comando de válvulas.

3. Segundo Tempo: COMPRESSÃO

O segundo tempo chama-se ?compressão?, e corresponde ao movimento do pistão PMI para o PMS com as duas válvulas fechadas. Nesse tempo, ocorre a segunda fase, que também chama-se ?compressão?, porque o pistão comprime a mistura de ar e combustível que ficou presa dentro do cilindro. À primeira vista, a compressão parece ser um desperdício de trabalho, mas sem a mesma, a combustão produziria pouca potência mecânica e a energia do combustível perder-se-ia sob forma de calor.

4. Terceiro Tempo: TEMPO MOTOR

Antes do 3º tempo, ocorre a terceira fase, denominada ?ignição?, quando a vela produz uma faísca, dando início à 4ª fase, que é a ?combustão?. O terceiro tempo (Tempo Motor), corresponde à descida do pistão do PMI para o PMS, provocada pela forte pressão dos gases queimados que se expandem. Essa é a 5ª fase de funcionamento do motor, e chama-se ?expansão? ou "explosão". O motor pode agora funcionar sozinho, pois o impulso dado é suficiente para mantê-lo girando até a próxima combustão.

5. Quarto Tempo: EXAUSTÃO

O quarto tempo chama-se ?escapamento?, ?escape? ou ?descarga?, e corresponde à subida do pistão do PMI para o PMS com a válvula de escapamento aberta. Nesse tempo ocorre a 6ª fase, que chama-se também ?exaustão?, porque os gases queimados são expulsos do cilindro pelo pistão. Quando este chega ao PMI a válvula de exaustão fecha-se, encerrando o primeiro ciclo, e então tudo se repete, na mesma seqüência.

Notas: Podemos que tempo é o conjunto das fases que ocorrem quando o pistão percorre um curso.

O MOTOR A DOIS TEMPOS

1. O motor a dois tempos recebe esse nome porque seu ciclo é constituído por apenas dois tempos, conforme, veremos no item seguinte. Mecanicamente, ele é bastante simples e possui poucas peças móveis. O próprio pistão funciona como válvula deslizante, abrindo e fechando janelas( localizadas no bloco - "camisas" ), por onde a mistura é admitida e os gases queimados são expulsos.

2. Primeiro Tempo: Admitindo que o motor já esteja em funcionamento, o pistão sobe comprimindo a mistura no cilindro e produzindo uma rarefação ou depressão no cárter. Aproximando-se do PMS, dá-se a ignição e a combustão da mistura. Ao mesmo tempo, dá-se a admissão da mistura nova no cárter, devido à rarefação que se formou durante a subida do pistão.

3. Segundo Tempo: Neste tempo, os gases da combustão se expandem, fazendo o pistão descer, comprimindo a mistura no cárter. Aproximando-se o PMI, o pistão abre a janela de exaustão, permitindo a saída dos gases queimados. A seguir abre-se a janela de transferência, e a mistura comprimida no cárter invade o cilindro, expulsando os gases queimados.

Nota: Durante o ciclo de dois tempos ocorrem também seis fases como no motor a quatro tempos, das quais quatro (admissão, compressão, ignição e combustão) ocorrem no primeiro tempo e duas (expansão e exaustão) no segundo tempo.

4. Vantagens e desvantagens: O motor a dois tempos é mais simples, mais leve e mais potente que o motor a quatro tempos, porque produz um tempo motor em cada volta do eixo de manivelas. Seu rendimento é melhor em relação ao giro final.

Além disso, seu custo é menor, sendo por isso muito utilizado em aviões ultra-leves , autogiros e motores para embarcações.

Desvantagens:

a) É pouco econômico, porque uma parte da mistura admitida no cilindro foge juntamente com os gases queimados;

b) Após o escapamento, uma parte dos gases queimados permanece no cilindro, contaminando a mistura nova admitida;

c) O motor a dois tempos se aquece mais, porque as combustões ocorrem com maior freqüência;

d) A lubrificação é imperfeita, porque é preciso fazê-la através do óleo diluído no combustível;

e) O motor é menos flexível do que o de quatro tempos, isto é, a sua eficiência diminui mais acentuadamente quando variam as condições de rotação, altitude, temperatura, etc...

Motor 2 tempos:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Motor 4 tempos:

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bela explicacao ... com animacao e tdo ! rs gostei ...

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para dar uma força ao tópico Diego...

Imagem PostadaImagem Postada

Estou vendo se consigo instalar uma nova ferramenta no fórum...se conseguir prepare-se para jogarmos tudo quanto é vídeo em flash diretamente nas mensagens.... joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente explicação. aplauso:: palmas:: mestre::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aii fica show heim Fabricio!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza de informação!

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal, pede pro Fabricio adicionar no topico dos motores..

Artur

Prontinho...adicionei lá no final do tutorial de manutenção e tals.... joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Sobre nós

O Fórum Turma do Biguá (FTB) surgiu no ano de 2006. Na época os poucos fóruns de pesca que existiam estavam voltados a divulgação de produtos e marcas, ocasião em que o FTB foi criado com a intenção de reunir amigos e grupos de pesca de todo o Brasil sem vinculação a qualquer empresa ou produto..

Cadastre-se

Se cadastrando no fórum você terá acesso a conteúdos exclusivos e ainda poderá postar sua dúvida, opinião, ajuda e etc..