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Teoria de funcionamento dos motores 2 e 4 tempos.


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7 respostas neste tópico

#1 DiegoRudek

DiegoRudek

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Postado 02/04/2009 - 15:13

Texto retirado do site http://www.rcmaster.com.br


O MOTOR A QUATRO TEMPOS

Pontos Mortos e Curso: Durante seu movimento no interior do cilindro, o pistão atinge dois pontos extremos que são o Ponto Morto Superior (PMS) e o Ponto Morto Inferior (PMI). A distância entre os dois pontos mortos chama-se Curso.

1. FUNCIONAMENTO DO MOTOR A QUATRO TEMPOS

O motor a pistão não parte por si só. É preciso girá-lo algumas vezes até ocorrer a primeira combustão no cilindro. O funcionamento do motor ocorre através da repetição de ciclos. Um ciclo é formado pela seqüência de quatro etapas denominadas tempos, durante os quais ocorrem as chamadas seis fases.

2. Primeiro Tempo: ADMISSÃO
O primeiro tempo chama-se ?admissão? e corresponde ao movimento do pistão do PMS (Ponto Morto Superior) para o PMI (Ponto Morto Inferior) com a válvula de admissão aberta. Nesse tempo, ocorre a primeira fase, que chama-se também ?admissão?, porque o pistão aspira a mistura de ar e combustível para dentro do cilindro. Quando o pistão chega ao PMI, a válvula de admissão fecha-se, e a mistura fica presa dentro do cilindro. O mecanismo que abre e fecha as válvulas chama-se sistema de comando de válvulas.

3. Segundo Tempo: COMPRESSÃO
O segundo tempo chama-se ?compressão?, e corresponde ao movimento do pistão PMI para o PMS com as duas válvulas fechadas. Nesse tempo, ocorre a segunda fase, que também chama-se ?compressão?, porque o pistão comprime a mistura de ar e combustível que ficou presa dentro do cilindro. À primeira vista, a compressão parece ser um desperdício de trabalho, mas sem a mesma, a combustão produziria pouca potência mecânica e a energia do combustível perder-se-ia sob forma de calor.

4. Terceiro Tempo: TEMPO MOTOR
Antes do 3º tempo, ocorre a terceira fase, denominada ?ignição?, quando a vela produz uma faísca, dando início à 4ª fase, que é a ?combustão?. O terceiro tempo (Tempo Motor), corresponde à descida do pistão do PMI para o PMS, provocada pela forte pressão dos gases queimados que se expandem. Essa é a 5ª fase de funcionamento do motor, e chama-se ?expansão? ou "explosão". O motor pode agora funcionar sozinho, pois o impulso dado é suficiente para mantê-lo girando até a próxima combustão.

5. Quarto Tempo: EXAUSTÃO
O quarto tempo chama-se ?escapamento?, ?escape? ou ?descarga?, e corresponde à subida do pistão do PMI para o PMS com a válvula de escapamento aberta. Nesse tempo ocorre a 6ª fase, que chama-se também ?exaustão?, porque os gases queimados são expulsos do cilindro pelo pistão. Quando este chega ao PMI a válvula de exaustão fecha-se, encerrando o primeiro ciclo, e então tudo se repete, na mesma seqüência.

Notas: Podemos que tempo é o conjunto das fases que ocorrem quando o pistão percorre um curso.


O MOTOR A DOIS TEMPOS


1. O motor a dois tempos recebe esse nome porque seu ciclo é constituído por apenas dois tempos, conforme, veremos no item seguinte. Mecanicamente, ele é bastante simples e possui poucas peças móveis. O próprio pistão funciona como válvula deslizante, abrindo e fechando janelas( localizadas no bloco - "camisas" ), por onde a mistura é admitida e os gases queimados são expulsos.

2. Primeiro Tempo: Admitindo que o motor já esteja em funcionamento, o pistão sobe comprimindo a mistura no cilindro e produzindo uma rarefação ou depressão no cárter. Aproximando-se do PMS, dá-se a ignição e a combustão da mistura. Ao mesmo tempo, dá-se a admissão da mistura nova no cárter, devido à rarefação que se formou durante a subida do pistão.

3. Segundo Tempo: Neste tempo, os gases da combustão se expandem, fazendo o pistão descer, comprimindo a mistura no cárter. Aproximando-se o PMI, o pistão abre a janela de exaustão, permitindo a saída dos gases queimados. A seguir abre-se a janela de transferência, e a mistura comprimida no cárter invade o cilindro, expulsando os gases queimados.

Nota: Durante o ciclo de dois tempos ocorrem também seis fases como no motor a quatro tempos, das quais quatro (admissão, compressão, ignição e combustão) ocorrem no primeiro tempo e duas (expansão e exaustão) no segundo tempo.

4. Vantagens e desvantagens: O motor a dois tempos é mais simples, mais leve e mais potente que o motor a quatro tempos, porque produz um tempo motor em cada volta do eixo de manivelas. Seu rendimento é melhor em relação ao giro final.
Além disso, seu custo é menor, sendo por isso muito utilizado em aviões ultra-leves , autogiros e motores para embarcações.

Desvantagens:

a) É pouco econômico, porque uma parte da mistura admitida no cilindro foge juntamente com os gases queimados;
b) Após o escapamento, uma parte dos gases queimados permanece no cilindro, contaminando a mistura nova admitida;
c) O motor a dois tempos se aquece mais, porque as combustões ocorrem com maior freqüência;
d) A lubrificação é imperfeita, porque é preciso fazê-la através do óleo diluído no combustível;
e) O motor é menos flexível do que o de quatro tempos, isto é, a sua eficiência diminui mais acentuadamente quando variam as condições de rotação, altitude, temperatura, etc...


Motor 2 tempos:
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Motor 4 tempos:
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Grande abraço!

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#2 Felipe Teixeira

Felipe Teixeira

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Postado 02/04/2009 - 16:09

Bela explicacao ... com animacao e tdo ! rs gostei ... abraços

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#3 Pedro Dominguete

Pedro Dominguete

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Postado 02/04/2009 - 16:18

explicação clara!
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#4 Fabrício Biguá

Fabrício Biguá

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Postado 02/04/2009 - 16:38

Só para dar uma força ao tópico Diego...

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Estou vendo se consigo instalar uma nova ferramenta no fórum...se conseguir prepare-se para jogarmos tudo quanto é vídeo em flash diretamente nas mensagens.... joia:::

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#5 Walther Volpini

Walther Volpini

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Postado 02/04/2009 - 17:00

Excelente explicação. aplauso:: palmas:: mestre::

Walther Volpini
TUCUNAS DO CERRADO

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#6 DiegoRudek

DiegoRudek

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Postado 03/04/2009 - 7:44

aii fica show heim Fabricio!!

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#7 FredWAndrade

FredWAndrade

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Postado 11/04/2009 - 22:12

Beleza de informação! Valeu!
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#8 Fabrício Biguá

Fabrício Biguá

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Postado 11/04/2009 - 23:46

Muito legal, pede pro Fabricio adicionar no topico dos motores..
Artur

Prontinho...adicionei lá no final do tutorial de manutenção e tals.... joia:::

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