• ANÚNCIOS

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Índice do fórum Equipamentos de Pesca Náutica MOTOR DE POPA MERCURY/ SEA PRO/25 HP

MOTOR DE POPA MERCURY/ SEA PRO/25 HP

Todos os assuntos relacionandos com o mundo náutico devem ser postados aqui.
Informações sobre barcos, lanchas, motores de popa, motores elétricos, montagens náuticas, materiais para confecção de barcos, acertos diversos, acessórios e etc., tudo deve ser postado aqui.

Moderadores: Moderadores, Kid M, Xandego

Schmidt Avatar do usuário
Campe
Campe

Amigos

Estou na mesma situação...Quase fechando a compra de um Sea Pro 25(30 hp) as ainda ouço de vez em quando umas pessoas dizendo: Vai de Yamaha e até agora não me decidi sobre a compra!

Este será meu primeiro motor e não conheço nada do assunto.

Gostaria de mais opniões de vocês sobre qual seria o melhor 2TP de 25HP e se posso transportá-lo deitado no porta malas do carro?
Ah...outra dúvida, o nome leva a crer, mas... o Sea Pró é realmente marinizado e posso usr tranquilamente em canais e estuários?

Obrigado,
Abraços

Campe
Campe

Artur,

Obrigado pelas informações...mas faltou uma, por mais básica que possa parecer....ele pode ser transportado deitado?
Já estou quase decidido!

Valeu,
Um abraço
ARTUR LUCENA escreveu:
Bom dia amigo, sabe que gosto tem prá tudo.....a uns anos atraz eu tive as mesmas dúvidas..... e já estou no 4 motor da mercury, desta vez o 25/30 Sea Pro, realmente ele é marinizado pq a navegação no Japãp 90% é no mar e trata-se de um motor na linha dos motores de trabalho, que já não é o caso do Yamanha que é da classe de Lazer. Uma das diferenças é que o yamaha tem muitas peças importantes na sua montagem, que são fabricadas aqui no Brasil, já o mercury 100 Japão, outra história que deve escutar é que o sea pro 25/30 é um tohatsu, outra besteira, já abordado por aqui, em resumo, na minha opinião, é Mercury sea pro 25/30, desempenho, economia, durabilidade, sem pestanejar..
Um abraço
Artur

schmi escreveu:
Amigos

Estou na mesma situação...Quase fechando a compra de um Sea Pro 25(30 hp) as ainda ouço de vez em quando umas pessoas dizendo: Vai de Yamaha e até agora não me decidi sobre a compra!

Este será meu primeiro motor e não conheço nada do assunto.

Gostaria de mais opniões de vocês sobre qual seria o melhor 2TP de 25HP e se posso transportá-lo deitado no porta malas do carro?
Ah...outra dúvida, o nome leva a crer, mas... o Sea Pró é realmente marinizado e posso usr tranquilamente em canais e estuários?

Obrigado,
Abraços

A minha dúvida é simples!
Tenho um Mercury 15 Super (18 HP!) e ele tem uma tendência idiota do manche puxar para a esquerda, e isso faz com que meu ombro fique doendo no final do dia!!!

Esse SEA PRo 25 HP tem o mesmo problema?
- Leandro Cardoso -
Imagem

Campe
Campe

Amigos...Mais um para o clube dos Mercury Sea Pro 25...Lendo o post e com a resposta do Artur ficou mais fácil decidir.
Depois que chegar e usar posto os resultados.
Se puderem, me passem mais dicas úteis sobre este motor.
Valeu,
Abraços

schmi escreveu:
Amigos...Mais um para o clube dos Mercury Sea Pro 25...Lendo o post e com a resposta do Artur ficou mais fácil decidir.
Valeu,
Abraços

Para transportar o motor deitado, providencie uma boa almofada e deite o motor com o lado do "manche" (acelerador) p baixo. Boa sorte com seu novo motor legal:: .
Imagem
Amazônia é renovação do espírito pescador... - Pescar e soltar sempre !

ARTUR LUCENA escreveu:
Bom dia, a questão do motor puxar para a esquerda não é uma situação só do seu Mercury 15 Hp, existe uma norma internacional que obriga os fabricantes a deixarem um pendulo nos motores, em geral para a esquerta, para obrigar em caso de acidentes (falta de piloto ) a fazerem uma manobra de 360 graus sem piloto, o chamado Man Off Board, mas em alguns casos vc pode amenizar isso, se teu motor tiver o para fuso de pressão, abaixo do corpo do motor, no pé onde começa a rabeta, ali vc pode deixar mais acentuado essa situação ou apertar de vez, da uma olhada e fala depois, Já nos motores maiores 25 hp pracima o problema pode ser acima da helice tem um anodo que serve de correção de rota, é só regular a posição.
Um abraço

Potcher escreveu:
A minha dúvida é simples!
Tenho um Mercury 15 Super (18 HP!) e ele tem uma tendência idiota do manche puxar para a esquerda, e isso faz com que meu ombro fique doendo no final do dia!!!

Esse SEA PRo 25 HP tem o mesmo problema?

Valeu pelas informações!!!!
mestre::
- Leandro Cardoso -
Imagem

Campe
Campe

Lamana,

Obrigado pela dica...
Agora não vejo a hora de testá-lo.

Abraços

Lamana escreveu:
schmi escreveu:
Valeu,
Abraços

Para transportar o motor deitado, providencie uma boa almofada e deite o motor com o lado do "manche" (acelerador) p baixo. Boa sorte com seu novo motor legal:: .

MERCURY É MERCURY!

ouvi dizer até hoje só um mercury da região que encomodou pq o elemento simplesmente esquceu do óleo rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::
culpa da cachaça diz ele
Imagem

" Pra cevar peixe graúdo eu faço de tudo pra não trabaiá "

ARTUR LUCENA escreveu:
E ai Diego, voc\~e que esta morando ai perto dos los Hermanos, eu ando procurando uma escada para subir numa canoa de borda alta...se souber de alguma que possa ser colocada e removida na lateral perto do piloto, me fala..
Um abraço..

PS: e como andam os estudos??

diegorudek escreveu:
MERCURY É MERCURY!

ouvi dizer até hoje só um mercury da região que encomodou pq o elemento simplesmente esquceu do óleo rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::
culpa da cachaça diz ele

vishh Artur pela lateral ainda não vi, mas daqui uns dias estou indo pro exterior novamente e dou uma fuçada rindo3:: rindo3::
pela lateral não fica meio perigoso subir?
sempre subo pela popa do motor, ae não tem perigo de pender e beber um gole d'agua ehhehehe
para popa tem sim, agora para lateral da para desenvolver uma dobravel que aperta na borda com o peso da pessoal.

abraços!!
Imagem

" Pra cevar peixe graúdo eu faço de tudo pra não trabaiá "

A pergunta é o seguinte: como é a troca de junta? fiquei sabendo que só isso faz o motor aumentar 5hp de potência.. qual o custo? onde faz a troca? comecei a ficar interessado. rsd
Pescar é um modo apaixonante de curtir a natureza.
Só mate o suficiente para alimentar a ti e a tua familia.
Artificial... é o canal!

Campe
Campe

Amigos,

Parece que finalmente vou estrear meu motor.
Dia 30 estou indo para Panorama para por o bicho na água.
Na volta eu posto os resultados...Eita ansiedade!!!

Abraços
Schmi

opa para imagens tenta esse
http://www.imageshack.us/
bem facil de usar, depois de postar a foto copia o link direto, vem no forum e na hora de escrever tem um intem "IMG" abaixo do assunto, vc clica e cola o link entre os dois /img

então para a Patagonia vamos para Trevelin, Chubut na Argentina. Estava vendo os pontos de pesca perto que são Circuito Lago Rosario-Sierra Colorada e tbm vamos para El Chaltén, de carro ainda por cima ehhehehehe.
Tem tbm a que te falei programada pra Suiça, sendo mais pra frente.

posta a foto da escadinha pra ver cmo eh ela
não tem lugar para fazer uma na popa?

Abraços

ARTUR LUCENA escreveu:
Não consigo anexar imagens as mensagens.....que coisa complicada.....

ARTUR LUCENA escreveu:
Eu tenho uma que eu fiz, é retrátil, vou tirar umas fotos pra vc entender...mas eu queria uma coisa mais organizada...
Quanto a subir pela popa, via motor..eu fiz muito isso, até mandei colocar uma mão francesa ao lado do motor, fixa no casco, fora da linha dagua e coloquei antiderrapante da 3m (lixa)..ai um pé na rabeta, outro na mão francesa e já tava dentro, até ficar tonto e escorregar e cair pra dentro da canoa e se lascar todo, ruim 3 dias...doendo tudo,,tenho 1.78m 83kg, imagina o tombo
depois eu posto as fotos,
um abraço

Ps: Vai pro exterior, pra onde???

diegorudek escreveu:
ARTUR LUCENA escreveu:
E ai Diego, voc\~e que esta morando ai perto dos los Hermanos, eu ando procurando uma escada para subir numa canoa de borda alta...se souber de alguma que possa ser colocada e removida na lateral perto do piloto, me fala..
Um abraço..

PS: e como andam os estudos??

diegorudek escreveu:
MERCURY É MERCURY!

culpa da cachaça diz ele

vishh Artur pela lateral ainda não vi, mas daqui uns dias estou indo pro exterior novamente e dou uma fuçada rindo3:: rindo3::
pela lateral não fica meio perigoso subir?
sempre subo pela popa do motor, ae não tem perigo de pender e beber um gole d'agua ehhehehe
para popa tem sim, agora para lateral da para desenvolver uma dobravel que aperta na borda com o peso da pessoal.

abraços!!

Campe
Campe

Amigos,

O novo motor foi pra água neste feriado, usei por umas 5 horas em 3 dias e voltei com mais dúvidas do que antes de estreá-lo, rindo3:: rindo3:: rindo3::

Leigo é uma m$rd@, chorei::

Segui as dicas de vocês e do manual em relação a mistura de oleo e gasolina 25:1 e da velocidade reduzida durante este período de amaciamento, porém achei o motor um pouco lento e amarrado, mesmo quando acelerava no máximo durante uns 15 segundos não me parecia a supermáquina que todos falam e pergunto:

Isto é normal, o motor no ínicio é assim mesmo e só depois de amaciado é que anda de verdade?

Ou será que existe algum problema, nem que seja o Comandante, seila::

Ah...depois de uns 25 minutos de uso o motor desenvolvia um pouco mais.

Agradeço a ajuda mais uma vez,

Abraços
Schmi

Schimi...hehee....vc viu as dicas de amaciamento de motor?!?! Cara, nas primeiras horas é desaconselhável acelerar o motor 100%.
A mistura de óleo na gasolina na primeiro tanque deve ser de 1 litro/25lt....

O motor tem q estar alinhado com o barco...Vc fez essa checagem??? Chegou a mexer na angulação dele em relação a linha d'água??

E calma....durante as primeiras horas o bicho é mais frouxo mesmo...ou melhor, é mais amarrado...hehee...Lá pela primeira revisão, quando vc trocar a junta pra 30hp e o bicho começar a se soltar, é q vc verá a diferença.... joia:::
Imagem

"O peixe está lá, misturado a água. Cabe ao bom pescador separar os dois."
Fabrício Biguá

Olha Só Shin...como o Fabrício disse...depois de amaciar, o bicho envenena...

Eu amaciei o meu direitinho, conforme o manual, mas depois de 4 horas...deu umas arrochadas a mais nele... ele ficou super economico e com boa velocidade...
Agora, já vi o mesmo motor que não andava nada e bebia mais que o PI....kkkkkk

Vai na fé..que logo verás a diferença...
O capitalismo acabou com a vida em Marte!

Campe
Campe

Fala Fabrício,

Usei a proporção de 25 litros de gasolina para 1 de Quicksilver e segui o manual que diz:

"De 10 min. a 1 hora, acelerar <1/2 aprox.3000 rpm, apos 1 hora até completar 10 horas, acelerar 3/4 aprox.4000 rpm.A pártir da 1º hora, a aceleração máxima é permitida por 1 minuto a cada 10 minutos e após a 2º hora, a aceleração máxima é permitida por um curto espaço de tempo"( O que fica vago para quem lê).

E foi isso que fiz...

Acho que tá tudo certo, só estranhei ele ter que esquentar uns 15 minutos para andar um pouco mais e mesmo assim, fraco! legal:: .

Ah...Chequei o alinhamento e mexi também na angulação que nos primeiros 10 minutos estava fora e depois acabei acertando.

Valeu, legal:: legal:: legal::

Abração

Fabrício Biguá escreveu:
Schimi...hehee....vc viu as dicas de amaciamento de motor?!?! Cara, nas primeiras horas é desaconselhável acelerar o motor 100%.
A mistura de óleo na gasolina na primeiro tanque deve ser de 1 litro/25lt....

O motor tem q estar alinhado com o barco...Vc fez essa checagem??? Chegou a mexer na angulação dele em relação a linha d'água??

E calma....durante as primeiras horas o bicho é mais frouxo mesmo...ou melhor, é mais amarrado...hehee...Lá pela primeira revisão, quando vc trocar a junta pra 30hp e o bicho começar a se soltar, é q vc verá a diferença.... joia:::

Campe
Campe

È Marquinhos....
Acho que fiz tudo certo...tirando o excesso de algas em Panorama que dava umas travadas de vez em quando,hehehe de resto foi conforme manual.

Vou completar as 10horas de uso e fazer a revisão e a troca de junta para dar aquela envenenada e vamos ver no que dá.

Valeu,
Abraços

Marquinhos escreveu:

Eu amaciei o meu direitinho, conforme o manual, mas depois de 4 horas...deu umas arrochadas a mais nele... ele ficou super economico e com boa velocidade...

schmi escreveu:
È Marquinhos....
Acho que fiz tudo certo...tirando o excesso de algas em Panorama que dava umas travadas de vez em quando,hehehe de resto foi conforme manual.

Vou completar as 10horas de uso e fazer a revisão e a troca de junta para dar aquela envenenada e vamos ver no que dá.

Valeu,
Abraços

Marquinhos escreveu:

Ah....e se algo agarrar no eixo do hélice segura mesmo...Mas aos poucos o motor vai se soltando.

Qual o seu barco, e e qual o peso total dele??? Tem idéia?

Campe
Campe

Fala Fabrício,

Não tenho mais barco não...o dinheiro tava curto e só deu para comprar o motor,kkkkkk

Brincadeiras a parte eu não comprei o barco, por enquanto, quando vou pescar costumo alugar os barcos de 6 metros borda alta e a marca e o peso vai de acordo com a disponibilidade da marina ou da pousada...Hoje eu tenho problema de espaço e para mantê-lo em uma marina o custo não compensaria pela quantidade de vezes que tenho tempo de pescar e pela distância das mesmas de minha casa.

Quanto as algas em Panorama... estava quase que impossível navegar, tinha mais algas e plantas do que água,rs

Fabrício Biguá escreveu:
schmi escreveu:
È Marquinhos....

Valeu,
Abraços

Marquinhos escreveu:

Ah....e se algo agarrar no eixo do hélice segura mesmo...Mas aos poucos o motor vai se soltando.

Qual o seu barco, e e qual o peso total dele??? Tem idéia?

Boa Noite Schmidt, estou com o mesmo problema, mas deu umas esticadas com a maquina ecomeçou a melhorar ...se andar como pede o manual o motor até afoga devido a quantidade de oléo...ele fica bem chocho..em baixa velocidade nem dá para andar ...falei com um piloteiro ele me falou para andar um pouco pesado no gás ...fiz um pouco de cada ..lento e devagar ..para não abusar ..vamos ver nas proximas vezes...foi uma fumaceira danada :gorfei: :gorfei: :gorfei: :gorfei: ..mas está sem a troca da junta do 30 ..depois de amaciar vou fazer a troca para ver o resultado...

Abraços Zé Roberto

Bom Dia Shimidt , eu acho que não forçei o motor muito não , porque não andava tão rapido , deve se pelos motivos que vc me passou , achei bem amarrado, mas o acelerador adou bem colodado ..só que não por muito tempo...um piloteiro já me passou que tem que esticar o bicho para desenvolver mesmo .....sei lá ....sei que eu estava navegando quando o barulho parecia que ia mudar eu reduzia e andava em ritimo mais lento. e assim foi o dia inteiro ..parava , pescava depois sai dava umas esticadas ...gastei meio tanque..sei que cheguei em casa ...no outro dia tinha uma possa de oléo no chão !!!...deve ser a quantidade de oléo a mais.....HAAA outra coisa no final do dia ele até que já estava andando um pouquinho mais ..pelo menos parecia ...tenho medo de trocar a junta e abusar rsrsrrs sou meio ignorante gosto de forçar as coisar vou usar mais um tanque aí vou trocar a dita cuja ( junta ) ...acho que assim não vai deixar eu forçar o bichinho RSRSRSR...o cara dá loja ficou falando .." NÃO É PRA FORÇAR É PARA ANDAR CONFORME O MANUAL" não da para fazer tudo igualzinho o manual ..acho que fiz mais ou menos ..sei lá fiquei navegando.......no começo estava sem confiança !!!.no final já deu para confiar no menino ...uma coisa boa é que pega muito facil na primeira puxada..mas se tiver alguma dica pode me passar ..sou meio recruta ...sei que jonhson 15 eu andava no gás direto , chegava no meio dia o bicho estava espumando.....andava legal pena que não tinha tanta velocidade..foi por isso que troquei.

Motor muito bom, anda muito vou pescar em Bertioga e sempre sobra gasolina e anda muito, enfrenta as marolas com raça rasga a agua com tudo !!!

Amigos tenho um SEA PRO 25, na verdade ele é un "trintão"...segundo os representantes da Mercury, foi concebido assim devido a carga tributária e etc.. O fato é que somente a troca da junta, que no motor sai de fábrica com apenas uma pequena abertura... o motor vai voar. Tenho o meu há 2 anos e, claro que bebe um pouco mais que o de 15HP, mas como disse.... pouco .....nada que espante. Esses 7% ou 10% a mais compensam na hora de furar as marolas da Serra da Mesa, que aqui pra nós heim..... muuuuuuuuito perigosas. Outro ponto...alguns mecânicos sugerem trocar o hélice por outro com passo maior.....isso eu deixo aqui para discussão!!!! Alguém tem algo a dizer? Abraços.

Lendo os post de cada um reparei um certo cuidado que muitos na maioria não fazem na prática... certo ????
Já tivemos um motor deste e logo na 2 ou 3 pescaria já fomos trocando a junto e pau na cabeça dos pistões :gorfei: :gorfei: :gorfei:
Se formos levarmos o manual na ponta do lapis vamos perceber que a coisa não funciona 100% daquela maneira...como trabalho com motores de motos de competição posso fazer algumas considerações importantes legal:: legal::
Nos tempos do meu pai diabo:: as industrias não utilizavam recursos como os de hoje em dia... então hoje praticamente não existe motores que precisam de amaciar ou " ajustar ", pois as peças utilizadas já são de materias super testados e com as devidas medidas para que a vida útil delas sejam maiores... ou seja... pode pegar um carro ou um motor de barco e utilizar ele normal como se já tivesse 10 anos.... o que não pode é o contrário, um motor com 10 anos de uso colocar no rala que as peças não vão suportar a sobrecarga, pois já tem um desgaste do uso... ::tudo:: ::tudo::
Eles pedem para fazer isso para evitar uma garantia logo dentro do prazo do fabricante... mas raramente acontece....
Mas vai na fé.... pode colocar o óleo normalmente na medida correta que não terá problemas... é melhor andar na alta do que muito óleo na gasolina forçando o motor, vai é esquentar o danado atoa... tchau:: tchau::

Se eu estiver errado já era.... pois fizemos isso em todos os nossos hehehehehe viola::
Imagem

eu tenho um mercury 15 super..comprado em dezembro de 2010..não tem 30 horas de uso....mas to me coçando pra vender ele e entrar num 25 sea pro...

AnteriorPróximo

Voltar para Náutica